Governo garante R$ 12,9 milhões para melhorias na gestão de resíduos sólidos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), garantiu R$ 12,9 milhões para execução de projeto que visa a construção de unidades de triagem de materiais recicláveis e estações de transbordo em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesta quinta-feira (30), a Seduh se reuniu com representantes dos municípios e cooperativas para oficializar a disponibilidade dos recursos e informar sobre as próximas etapas.

Os recursos também contemplarão a capacitação de catadoras e catadores de materiais recicláveis das cooperativas/associações da RMR. Entre associações e cooperativas, hoje existem 27 organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis formalizadas. O objetivo é a melhoria no gerenciamento das unidades e galpão de triagem.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, a aprovação do projeto é fruto de um trabalho bem planejado. “Esse foi um trabalho conjunto do Estado com os municípios, pautado por planejamento. Nós temos uma carteira de projetos pronta e tivemos a oportunidade de identificar uma fonte de recursos. Nos candidatamos e agora comemoramos essa conquista que trará grandes benefícios para a gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana”, declarou o secretário.

No total, a Seduh captou recurso no valor de R$ 12.923.608,98, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O montante vem do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do MJSP, que, em agosto de 2019, lançou Edital para escolha de projetos que versassem sobre a promoção e reparação de bens e direitos relacionados a interesses difusos e coletivos, distribuídos em cinco eixos temáticos. Um dos eixos tratava do financiamento de ações voltadas para a promoção da recuperação, conservação e preservação do meio ambiente. Puderam participar do Edital órgãos e pessoas jurídicas de direito público estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como por consórcios públicos.

O projeto da Seduh, apresentado na linha temática de ações de manejo e gestão de resíduos sólidos, prevê a construção de 10 unidades de triagem e uma estação de transbordo na RMR, distribuídas nos seguintes municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Paulista e Recife. A secretaria estadual ficará com a responsabilidade de gerir a execução do projeto, enquanto os municípios serão os responsáveis pela disponibilidade do terreno, licenciamento, alvará de construção, apoio aos catadores e fiscalização das obras.

De acordo com o secretário executivo de Políticas e Parcerias da Seduh, Marcelo Sandes, a efetivação do projeto aproximará ainda mais o Estado do que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei n° 12.305/2010). “Com esses equipamentos prontos, vamos ter uma quantidade muito maior de resíduos sendo reciclados na Região Metropolitana. E tudo isso, gerando inclusão socioeconômica e melhorando o resultado econômico-financeiro daquilo que vai para aterro, que receberá, de fato, apenas rejeitos”, explicou.

Com a estruturação física das unidades de triagem e participação das cooperativas e associações, espera-se um importante incremento no aproveitamento dos materiais recicláveis. Hoje, a RMR apresenta um percentual modesto de coleta seletiva, variando de 2,5% a 3% de materiais reciclados coletados em relação ao gerado. Com a conclusão das obras, a previsão é que o número chegue aos 10%. Outros benefícios serão a geração de renda para os catadores, a redução do consumo de energia, matérias-primas e recursos naturais e a diminuição da geração de gás metano, proporcionando o envio apenas de rejeitos (materiais inservíveis e sem valor econômico) para os aterros sanitários.

A próxima etapa é a elaboração do Edital de Licitação, que deve ser publicado até o final de abril. Em seguida, vem o processo licitatório, que dura, em média, seis meses. Dessa forma, as obras devem ser iniciadas até o final de 2020 e concluídas até 2024.

Acic divulga calendário anual de eventos para 2020

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) está lançando, nesta quinta-feira (30), seu calendário anual com os principais eventos previstos para 2020. Feiras, palestras, circuitos gastronômicos, seminários e encontros fazem parte da agenda. O objetivo de divulgar antecipadamente as ações é permitir que associados, entidades, imprensa e população de maneira geral possam se programar para as capacitações e iniciativas que contribuem com a qualificação dos setores e movimentam a economia.

“Com base na nossa missão de promover o desenvolvimento de Caruaru e região através do associativismo, em parceria com as 22 câmaras setoriais e núcleos especiais que compõem a Acic, criamos um calendário de eventos com base nas escutas e necessidades dos segmentos. Iniciamos as ações no dia 23 de janeiro e finalizaremos em novembro, com o Salão Imobiliário”, explica a diretora executiva da Acic, Carolina Campos.

Destaque para a Festa do Centenário da Acic que será realizada no dia três de abril, com convite extensivo para todos os associados, que somam quase dois mil. Além do jantar festivo, a Associação tem desenvolvido um calendário paralelo de iniciativas alusivas aos 100 anos da Entidade, elaborado pela Comissão Especial do Centenário, presidida pelo sócio benemérito Bernardo Barbosa.

Entre as novidades deste ano, estão o CaruaruAgro, o “Me Usa” e o I Meeting de Comunicação do Agreste. O CaruaruAgro, que será realizado de 02 a 04 de abril, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, consiste em uma exposição de insumos e serviços voltados para agronegócio. O “Me Usa”, no dia 26 de abril, levará integrantes da Câmara Setorial de Arquitetura e Urbanismo e os acadêmicos da área a visitarem uma praça da cidade e ocupá-la com workshops para a comunidade. Já o I Meeting de Comunicação do Agreste reunirá nomes expressivos da comunicação no Estado e profissionais de relevância nacional para dialogar sobre o tema.

Os tradicionais eventos do calendário da Associação também já estão com as datas definidas. A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana completa 15 anos e terá duas edições realizadas em março e julho. A Agreste Tex 2020 acontece de 24 a 27 de março. Os circuitos do Hambúrguer e do Café serão promovidos de 20 de abril a 20 de maio e de 15 de agosto a 15 de setembro, respectivamente.

No segundo semestre, haverá a segunda edição do MUDE – Mulheres Dinâmicas e Empreendedoras, em setembro. As ações de saúde acontecem em outubro: 6ªAgresteMED, 9ª Semana de Saúde Bucal e 12ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama.

Credenciamento Baile Municipal de Bezerros

A Secretaria de Turismo e Cultura (Seturc) informa aos veículos de comunicação que desejam credenciamento para o Baile Municipal de Bezerros, que solicitem o mesmo até a sexta-feira, 1º de fevereiro, enviando por e-mail nome do veículo e respectivos nomes dos profissionais. Vale lembrar que serão disponibilizados dois crachás por cada veículo.

Sesc realiza ações gratuitas de saúde em Caruaru

O Sesc realiza nesta sexta (31/01) e na segunda (03/02) ações gratuitas de saúde e beleza em Caruaru, numa parceria com o Senac. A primeira será na Via Parque, área de lazer que fica na Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade, das 18h30 às 21h; a segunda será em frente ao Sesc Caruaru para atender os frequentadores da Feira da Sulanca, das 8h às 11h.

Durante as ações, serão oferecidas aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos masculinos. Também serão realizados corte de cabelo e design de sobrancelha.

O Sesc e o Senac também farão a divulgação dos serviços das duas instituições ao público. “Esta é uma maneira de apresentar todos os serviços que as instituições têm para os caruaruenses e cidades vizinhas, e também uma forma de promover um momento de bem-estar e qualidade de vida para o público”, informa Conceição de Paulo, assistente social do Sesc Caruaru.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 21 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Ações de Saúde do Sesc em Caruaru

Informações: (81) 3721.3967

31/01, das 18h30 às 21h – Via Parque (Av. Rui Barbosa, Centro)

03/02, das 8h às 11h, – Feira da Sulanca (Rua Rui Limeira Rosal, em frente ao Sesc)

Abertura de empresas cresce 25,5% em novembro de 2019, revela Serasa Experian

Novembro de 2019 registrou aumento de 25,5% no total de novos empreendimentos, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foram registradas 257.697 aberturas, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Quando comparado com outubro/19, o índice apresentou queda de 16,2%, a maior registrada na variação mensal. O acumulado entre janeiro e novembro de 2019 indica 2,9 milhões de novas empresas, representando uma alta de 23,3% no ano.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “com a geração de empregos formais ainda em marcha lenta na economia brasileira, o empreendedorismo tem sido uma válvula de escape para o desenvolvimento de atividades econômicas”. Este fato explica o forte crescimento, principalmente, de novos Microempreendedores Individuais, que já chegou a 2,4 milhões até novembro de 2019.

Região Norte apresenta maior número de novas empresas em um ano

O volume de novos negócios foi maior na Região Norte, com aumento interanual de 36,3% em novembro/19, seguida pela Região Nordeste (27,3%), Centro-Oeste (26,3%), Sul (24,8%) e Sudeste (24,2%). Dentre os Estados, o que apresentou a maior variação foi o Amapá, com 73,2% na comparação com novembro/18, seguido pelo Amazonas (59,9%) e Roraima (51,8%). Espírito Santo aparece em último, com alta de 15,1%.

Serviços permanece sendo o setor que mais cresce

As empresas do setor de Serviços apresentaram variação de 29,7% entre novembro de 2018 e 2019, seguido por Indústrias (21,0%) e Comércio (11,8%). No acumulado do ano o setor também se destaca, com crescimento de 27,0%, enquanto os demais tiveram variações de 13,0% (Comércio) e 18,4% (Indústria).

MEIs representam maioria das novas empresas

Em novembro de 2019, a maior parte das companhias abertas foram de Microempreendedores Individuais, representando 80,2% do total com 206.744 empreendimentos. Houve variação de 23,9% com relação ao mesmo mês do ano anterior. As Sociedades Limitadas foram que as mais cresceram neste período, com alta de 50,9% – 22.622 em 2019 ante 15 mil no penúltimo mês do ano anterior. As Empresas Individuais apresentaram aumento de 7,4%, com 12.833 novos negócios no mês analisado e os demais portes registraram 15.498 mil aberturas no período.

IEL oferece capacitação em única ferramenta de planejamento, programação, controle e produção para empresas

O começo de um novo ano é o período ideal para que pessoas físicas e jurídicas planejem estrategicamente suas ações para os próximos meses: aproveitar a dinâmica ainda tranquila para avaliar o que não deu certo no período que passou e repensar processos e fluxos que possam contribuir para o alcance de resultados mais expressivos, impulsionando a competitividade. Para que as empresas da região saiam na frente, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) dá início às suas capacitações anuais promovendo o curso Planejamento, Programação, Controle e Produção (PPCP), em Caruaru.

A capacitação tem como objetivo apresentar ferramentas do PPCP aos profissionais do Agreste, para que eles possam planejar e controlar o processo de fabricação de suas empresas e ainda a utilização dos recursos necessários para a produção, aplicando efetivamente os que estão disponíveis. A partir da metodologia aplicada, os inscritos estarão aptos a estabelecer a quantidade a produzir, definir e prover o material a ser usado, quantificar a necessidade de mão-de-obra e mensurar o prazo de execução de forma organizada, para melhor atender os clientes.

Com 12 horas de capacitação, o curso contará com nove abordagens: Introdução, Planejamento estratégico e indicadores, Planejamento de materiais, Sistema de produção, Decisões e impactos do PPCP, Previsão de demanda, Dimensionamento de recursos, Programação e sequenciamento e Ganhos. Além disso, um estudo de caso fará com que os participantes consigam entender na prática como os conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia das empresas. O profissional poderá identificar as melhores práticas associadas ao business e definir os GAP’s para um possível novo modelo.

Convidado do IEL para ministrar a oficina, Jullius Menino tem vasto conhecimento em ferramentas Lean e Gestão de Manufatura, atuando na área há mais de 15 anos. Seu currículo conta com passagens em empresas multinacionais como AMBEV, MARS, REXAM e IMPSA, sempre dentro das áreas de melhoria, gestão e planejamento. Além disso, é auditor das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Tem domínio nas ferramentas VSM, Kaizen, 5S, Cultura Lean, Six-Sigma, TPM, Hoshin, Kanban, Heijunka, entre outras, e experiência em áreas como Qualidade, PCP, Produção, Planejamento Estratégico e Engenharia Industrial.

Esta é a segunda vez que o Sistema FIEPE aborda o tema na região. “Tivemos uma excelente aceitação na primeira turma, em 2019, e, por isso, resolvemos abrir uma nova, para que mais organizações participem e entendam, logo no início do ano, que é preciso otimizar e gerenciar seus processos de produção, a fim de atender às necessidades de seus clientes com qualidade, atendimento dos prazos e aumentar a sua produtividade”, ressaltou a coordenadora de operações do IEL, Julienny Mary.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail: regional.agreste@sistemafiepe.org.br, do site www.iel.org.br ou do telefone 3722-5667 e o investimento é de R$ 280, que pode ser dividido em até três vezes nos cartões. A FIEPE fica na Rua Padre Félix Barreto, 79, no bairro Maurício de Nassau.

Serviço:

Curso PPCP- Planejamento, Programação, Controle e Produção

Datas: 18 e 19 de fevereiro

Horários: 13h às 17h (1º dia) e 8h às 17h (2º dia)

Local: Auditório da Unidade Regional Agreste do IEL

Valor: R$ 280 (divide em até 3x sem juros)

Raquel Lyra prestigia posse da procuradora-geral do Mistério Público de Contas

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve presente, na manhã desta quinta-feira (30), na posse de Germana Laureano, que foi reconduzida ao cargo de procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPCO). A solenidade foi realizada na sede do Tribunal de Contas do Estado, no Recife.

Raquel Lyra desejou sorte e ressaltou a importância de Germana na condução do MPCO. “Uma mulher firme, que vai conduzir o cargo, mais uma vez, com seriedade e competência”, falou a prefeita. Germana foi reconduzida ao cargo para o biênio 2020/2021.

Acic divulga calendário anual de eventos para 2020

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) está lançando, nesta quinta-feira (30), seu calendário anual com os principais eventos previstos para 2020. Feiras, palestras, circuitos gastronômicos, seminários e encontros fazem parte da agenda. O objetivo de divulgar antecipadamente as ações é permitir que associados, entidades, imprensa e população de maneira geral possam se programar para as capacitações e iniciativas que contribuem com a qualificação dos setores e movimentam a economia.

“Com base na nossa missão de promover o desenvolvimento de Caruaru e região através do associativismo, em parceria com as 22 câmaras setoriais e núcleos especiais que compõem a Acic, criamos um calendário de eventos com base nas escutas e necessidades dos segmentos. Iniciamos as ações no dia 23 de janeiro e finalizaremos em novembro, com o Salão Imobiliário”, explica a diretora executiva da Acic, Carolina Campos.

Destaque para a Festa do Centenário da Acic que será realizada no dia três de abril, com convite extensivo para todos os associados, que somam quase dois mil. Além do jantar festivo, a Associação tem desenvolvido um calendário paralelo de iniciativas alusivas aos 100 anos da Entidade, elaborado pela Comissão Especial do Centenário, presidida pelo sócio benemérito Bernardo Barbosa.

Entre as novidades deste ano, estão o CaruaruAgro, o “Me Usa” e o I Meeting de Comunicação do Agreste. O CaruaruAgro, que será realizado de 02 a 04 de abril, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, consiste em uma exposição de insumos e serviços voltados para agronegócio. O “Me Usa”, no dia 26 de abril, levará integrantes da Câmara Setorial de Arquitetura e Urbanismo e os acadêmicos da área a visitarem uma praça da cidade e ocupá-la com workshops para a comunidade. Já o I Meeting de Comunicação do Agreste reunirá nomes expressivos da comunicação no Estado e profissionais de relevância nacional para dialogar sobre o tema.

Os tradicionais eventos do calendário da Associação também já estão com as datas definidas. A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana completa 15 anos e terá duas edições realizadas em março e julho. A Agreste Tex 2020 acontece de 24 a 27 de março. Os circuitos do Hambúrguer e do Café serão promovidos de 20 de abril a 20 de maio e de 15 de agosto a 15 de setembro, respectivamente.

No segundo semestre, haverá a segunda edição do MUDE – Mulheres Dinâmicas e Empreendedoras, em setembro. As ações de saúde acontecem em outubro: 6ªAgresteMED, 9ª Semana de Saúde Bucal e 12ª Campanha de Prevenção das Doenças da Mama.

55% dos consumidores deixariam de pagar financiamentos e despesas diversas em caso de queda na renda

De acordo com a pesquisa Perfil do Consumidor, realizada pela Boa Vista, 55% dos consumidores, com o nome sujo ou não, deixariam de pagar primeiro os financiamentos, que são contas pagas com boletos e carnês, e despesas diversas em caso de diminuição da renda familiar. Em seguida, 34% deixariam de pagar o cartão de crédito, enquanto 11% atrasariam o pagamento de empréstimo e cheque especial. A pesquisa ouviu pouco mais de 2.100 consumidores em todo o Brasil durante o 2º semestre de 2019.

Considerando apenas os consumidores com restrição, 47% apontaram as contas originadas por boletos, carnês e demais despesas diversas como as primeiras contas a não ser pagas. Os que não pagariam o cartão de crédito são 40%, e os que deixariam de pagar empréstimos e cheque-especial, 13%.

Já levando em conta somente os consumidores adimplentes, ou seja, que não possuem restrição, 61% atrasariam primeiro os boletos, carnês e despesas diversas, 28% o cartão de crédito e apenas 9% deixariam de pagar contas de empréstimos e cheque-especial.

Motivos

Dentre os consumidores em geral, com restrição ou não, que deixariam de pagar boletos, carnês e contas diversas, 70% o fariam pela possibilidade de negociação posterior, e 30% por priorizarem outras contas.

Entre quem não pagaria o cartão de crédito, 71% porque podem negociar depois e 29% por priorizarem outras contas. Já entre quem deixaria de pagar empréstimos e cheque-especial, 67% podem negociar a dívida posteriormente e 33% priorizariam o pagamento de outras contas.

Contratação de empréstimo

Questionados sobre o que levariam em conta na hipótese de contratação de empréstimo para a quitação de uma dívida, 58% dos consumidores em geral apontaram a taxa de juros, 38% o valor das parcelas e 3% o prazo de pagamento.

Considerando apenas os consumidores adimplentes, 71% levariam em conta a taxa de juros, enquanto 26% apontaram o valor das parcelas e 3% o prazo de pagamento.

Já entre os consumidores inadimplentes, 55% levariam em conta o valor das parcelas, 42% a taxa de juros e 3% o prazo de pagamento.

Metodologia

Pouco mais de 2.100 consumidores, segmentados em inadimplentes e adimplentes, responderam à Pesquisa Perfil do Consumidor realizada de modo online ao longo do 2º semestre de 2019 pela Boa Vista, em todo o território nacional. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Estratégia para o comércio de rua é tema de curso em Caruaru

Empreender por necessidade ainda é uma realidade para os negócios que estão começando no país. Segundo dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgados no ano passado, 37% dos negócios brasileiros em fase inicial eram por ‘necessidade’: são pessoas que abriram um empreendimento porque estavam desempregadas ou porque precisavam aumentar a renda familiar. E quando a oferta é grande, fica difícil fazer negócio. Com o foco em ajudar esses pequenos empreendedores a ter mais chances de lucratividade, a unidade do Senac em Caruaru está com inscrições abertas para o curso Estratégia de Vendas para o Comércio de Rua.

Com carga horária de 15 horas, o curso será ministrado entre 5 e 19 de fevereiro, sempre com aulas às quartas e quintas, das 19h às 22h. O conteúdo programático contemplará assuntos como técnica de vendas, negociação, preço do produto, estratégia de marketing, planejamento, estabelecimento de metas e ações. O investimento é de R$150, que podem ser parcelados no cartão de crédito.

Para a instrutora do Senac, Talita Andrade, é importante fazer o curso porque o mercado está muito competitivo e é fundamental manter um diferencial e fidelizar o seu cliente para ter o controle do negócio. “Se capacitar para oferecer o melhor ao seu cliente é estar um passo à frente do seu concorrente. Agregar valor não só no produto como também em conhecimento para fortalecer o seu negócio”, reforçou Talita.

SERVIÇO

Estratégia de Vendas para o Comércio de Rua – 15h

05 a 19/02/2020 – Qua e Qui – 19h às 22h

Investimento: R$ 150

Onde: Unidade do Senac em Caruaru, localizada na Av. Maria José Lyra, 140 – Indianópolis, Caruaru – PE
Inscrições e informações: (81) 3727.8259