Cartilha do MPPE orienta na identificação de violência contra mulher

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou a cartilha com orientações sobre a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. O objetivo central da ação é garantir que seja de conhecimento público as principais informações acerca de casos de violação de direitos da mulher. Desta forma, o documento reúne orientações
práticas sobre a temática que vão desde a identificação dos tipos de violência sofridas pela mulher até contatos que podem ser acionados em casos de emergência.

Chantagem, xingamentos, isolamento dos amigos e da família, ou até mesmo empurrão. São formas de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha, mas muitas vezes não identificadas por quem sofre com elas. Fazer com que a própria mulher se perceba vítima é um dos desafios no enfrentamento a este tipo de crime.

“Conhecimento é poder. Lendo a cartilha, uma vítima pode começar a refletir sobre seu relacionamento. Ou alguém pode identificar o relacionamento de uma amiga e conversar com ela. Precisamos dar conhecimento não só às vítimas, mas à população em geral. Até pouco tempo, a violência contra a mulher era algo do âmbito
privado. Hoje, por força de lei, é assunto da sociedade. É um problema de todos nós, que gera consequências”, disse a procuradora de Justiça do MPPE, Sineide Canuto.

Com textos e ilustrações, a intenção é de que esse material
seja compartilhado pelas redes sociais e aplicativos. “Os filhos dessa violência têm uma tendência de reproduzir os atos violentos, não só com as companheiras, mas com a sociedade. Essas mulheres vão lotar o serviço de saúde, necessitando de serviços de psicologia e psiquiatria. Elas também terão problemas no trabalho. A gente precisa falar sobre isso. A gente tem de meter a colher”, disse a promotora de justiça, Geovana Belfort, uma das autoras da cartilha.

Nas informações contidas, destacam-se: os tipos de violência, onde a mulher pode pedir ajuda, o que está previsto na Lei Maria da Penha e como se dá o ciclo da violência.

A cartilha está disponível para download na página oficial  do MPPE. “No plano da repressão criminal, no ataque aos crimes que já ocorreram, como na prevenção, os índices são muito altos. Como em qualquer crime, não temos esperança de erradicar completamente, mas precisamos reduzir a incidência”, reforçou Sineide Canuto.
Participaram do processo de elaboração, promotoras de Justiça, psicólogas e assistentes sociais do MPPE.

Unifavip Wyden inaugura Clínica-Escola Veterinária, em Caruaru

O Centro Universitário Unifavip | Wyden inaugura, no próximo dia seis de fevereiro, às 15h30, a Clínica-Escola Veterinária Professor Maurício Garcia, que funcionará no bairro Universitário. Será o primeiro equipamento deste modelo no Estado com uma estrutura de mais de três mil metros quadrados de área construída, instalações modernas e equipadas com o que há de mais atual na medicina veterinária do País.

“Não conheço aqui no Estado e ouso dizer até mesmo na região Nordeste, uma clínica veterinária com o porte e a quantidade de serviços voltados para a medicina veterinária. É uma honra para nós poder fazer parte deste momento”, afirmou o coordenador do curso de medicina veterinária do UNIFAVIP I WYDEN, Júnior Mário Baltazar.

A Clínica-escola possui três blocos cirúrgicos, sendo um para pequenos animais, um para equinos e outro para bovinos; além de serviços de radiografia, ultrassonografia, exames anatomopatológicos, laboratório clínico veterinário, enfermaria, consultórios para atendimento ambulatorial em pequenos e grandes animais, baias e diversos ambientes acadêmicos para aulas práticas aos alunos do curso de veterinária. O local já é considerado referência em cirurgia na região, por conta do porte e da capacidade de atendimento.

A expectativa é de que o equipamento traga um grande impacto positivo para a população de Caruaru e cidades vizinhas, principalmente para a população mais carente, já que a maioria dos serviços é gratuita. “Nós estamos ansiosos para iniciar as atividades da nossa Clínica-escola. Temos total consciência do impacto que ela causará na região, em termos de acesso a serviços veterinários que até então são escassos. Este é um sonho antigo que se torna realidade para nossa satisfação, da comunidade acadêmica e especialmente da população”, comemorou o diretor geral do UNIFAVIP I WYDEN, Ricardo Ciriaco.

A clínica funcionará das 8h às 18h e terá capacidade mensal de 325 atendimentos, entre consultas, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, necropsias, exames histopatológicos e procedimentos cirúrgicos.

Sobre o homenageado

A clínica-escola recebeu o nome do professor Maurício Garcia, em reconhecimento aos trabalhos à frente da Direção da Adtalem Education Group, onde exerceu, até julho de 2019, o cargo de vice-presidente de Inovação e Ensino, no Brasil.

Maurício Garcia tem quase 40 anos de carreira, é veterinário, Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou em diversos grupos educacionais públicos e privados no Brasil, na Índia e nos Estados Unidos. Além disso, realizou projetos, cursos e estágios em instituições como a Universidade de Milão, a Escola Nacional de Alfort, em Paris, a Universidade de Montreal no Canadá e a Universidade de Stanford nos Estados Unidos.

“Decidimos homenagear este ilustre veterinário, que tanto nos ajudou no planejamento acadêmico de nossa instituição, especialmente quando da implantação do curso de medicina veterinária aqui em Caruaru”, enfatizou a diretora regional do UNIFAVIP I WYDEN, Mauricelia Vidal Montenegro.

Serviço

A solenidade de inauguração acontecerá no dia seis de fevereiro, às 15h30, na clínica-escola, que fica na Rua Cantor Tim Maia, S/N, às margens da PE-095 (próximo ao buffet Renato Machado).

Paulo Câmara leva obras de Infraestrutura a Caruaru e Agreste

Em agenda pelo Agreste do Estado, o governador Paulo Câmara levará ações na área de Infraestrutura e Recursos Hídricos para a população da região nesta quarta-feira (22). Pela manhã, o governador inaugura o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Jucati, São Pedro e Neves, beneficiando os municípios de Garanhuns e Jucati, no Agreste Meridional. Com um investimento de R$ 6 milhões, a iniciativa vai levar água para cerca de 15 mil habitantes, sendo 100% da população urbana da cidade de Jucati e das localidades de Neves (distrito) e São Pedro (em Garanhuns).

Em seguida, no município de Belo Jardim, no Agreste Central, o governador assina a ordem de serviço para requalificação dos 30 quilômetros da PE 166 (Estrada de Serra dos Ventos). A iniciativa, que faz parte do Programa Caminhos de Pernambuco, conta com um investimento de R$ 23 milhões.

Já em Caruaru, Paulo Câmara assina a ordem de serviço para requalificação e complementação da rede coletora do sistema de esgotamento sanitário, uma obra que representa um montante de R$ 3 milhões e vai beneficiar 90 mil habitantes (30% da população urbana da cidade). O governador visita ainda a obra de expansão do sistema de esgotamento sanitário Alto do Moura e Rendeiras, a obra de requalificação de estações elevatórias de esgoto do SES Caruaru e as obras do Parque Janelas para o Rio.

Finalizando o dia, o governador estará em Bezerros, onde visita as obras do sistema de esgotamento sanitário do município. A primeira etapa da implantação conta com um investimento de R$ 43 milhões (obra e materiais), beneficiando cerca de 19 mil habitantes

Estudantes terão até domingo para concorrer a 237 mil vagas do programa

Mais de 474 mil estudantes já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os dados são das 18h30 desta terça-feira, 21 de janeiro. As inscrições, que podem chegar até dois cursos por estudante, já são mais de 826 mil. O período de inscrições fica aberto até as 23h59 de domingo, 26.

O Sisu é a principal forma de acesso ao ensino superior público com uso da nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer, é preciso não ter zerado a redação na edição de 2019 do exame. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. O procedimento de inscrição é gratuito e deve ser feito na página do programa na internet.

Ao se inscrever, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.Inicialmente, a data final de inscrições seria sexta-feira, 24.

Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes. Já os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro. As outras datas do cronograma do Sisu são:

matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;
lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;
manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O edital completo está na página do Sisu e a retificação com a prorrogação do prazo, na edição do DOU desta terça-feira, 21 de janeiro.

Sisu – O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame. Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu, pode tentar uma vaga pelos vestibulares tradicionais.

Há ainda o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para financiar o valor da graduação.

Cai o comprometimento da renda de consumidores inadimplentes com o pagamento de dívidas

Caiu de 70% para 68% o número de consumidores inadimplentes com mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas (atrasadas ou não) no 2º semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados fazem parte da Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, feita pela Boa Vista, durante o 2º semestre de 2019.

Já outros 22% dos consumidores inadimplentes têm de 25% a 50% de renda comprometida com dívidas enquanto 10% afirmam que o comprometimento da renda é de até 25%. O gráfico a seguir ilustra os números.

Nível de endividamento

Ainda de acordo com a pesquisa, 39% dos consumidores inadimplentes afirmam estar muito endividados, contra 40% em 2018. 28% estão mais ou menos endividados, 31% um pouco e 2% afirmam não ter dívidas em aberto.

Quando questionados sobre a dificuldade de pagar as contas em dia, 27% dos consumidores classificaram a missão como muito difícil, uma queda de 8 p.p. (pontos percentuais) em relação ao segundo semestre de 2019. Outros 52% classificaram como difícil, 18% como fácil e, por fim, 2% como muito fácil.

Ao saberem da negativação, 30% dos consumidores inadimplentes procuraram ajuda financeira em bancos, 29% em financeiras, 24% com parentes ou familiares e 17% com amigos ou colegas. Em média, sete em cada 100 conseguiram a ajuda esperada, principalmente com amigos e familiares.

De quanto é a dívida?
Em relação ao valor total das dívidas que causaram a restrição, 45% dos consumidores afirmam que o valor é de até R$ 3.000, uma queda de 6 p.p (pontos percentuais) em relação ao período equivalente de 2018. Dentre eles, 16% possuem dívidas de até R$ 1.000 e 29% de R$ 1.000 a R$ 3.000. Outros 55% possuem dívidas maiores que R$ 3.000.

Motivo da restrição

A pesquisa também questionou os consumidores sobre os motivos da inadimplência. O desemprego foi apontado como a principal causa por 36%, seguido da diminuição da renda (21%), o descontrole financeiro (17%), empréstimo do nome para terceiros (13%), despesas extras com saúde e educação (10%) e atraso no recebimento do salário ou aposentadoria (3%).

14% dos consumidores pretendem pagar as dívidas que geraram a restrição num prazo menor do que 30 dias, uma queda de 6 p.p. em comparação ao registrado no segundo semestre de 2018. 39% entre 30 a 90 dias, 24% entre 90 e 180 dias, e 23% acima de 180 dias.

Ainda em relação ao total de devedores, 38% dos que pretendem pagar irão quitar o valor total devido. Outros 62% irão pagar após a tentativa de renegociação ou obtenção de desconto no valor devido.

Metodologia

Cerca de mil pessoas, em todo o Brasil, responderam à pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente realizada por meio de questionário eletrônico, ao longo do 2º semestre de 2019, pela Boa Vista. Seus objetivos: identificar as reais condições do consumidor em honrar com seus compromissos financeiros; medir o nível de endividamento e o comprometimento da renda com o pagamento das contas. Os resultados consideram 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Geleia caseira para comercialização é tema de curso gratuito

Como já é tradição, a Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza semestralmente o Projeto Capacita, que tem o objetivo de oferecer cursos para ajudar na profissionalização de alunos e comunidade em geral durante o período de férias. E um dos cursos que serão ofertados aos participantes é o de “Elaboração de geleias caseiras para comercialização”, que será realizado pelo curso de Nutrição e acontece no dia 28 deste mês, das 19h às 22h.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site. O participante deve levar, no dia do curso, 1 kg de alimento não-perecível, que será recebido no Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE). Esses alimentos serão doados à população de comunidades carentes. A atividade será realizada no laboratório de técnica dietética da Faculdade. O participante deverá estar vestido com roupa branca, calçando sapato fechado e portando jaleco.

O tema do curso será ministrado pela docente dos cursos Nutrição e Farmácia da UNINASSAU, mestra em Saúde Humana e Meio Ambiente e nutricionista, Francyelle Amorim Silva. Ela explica que durante o curso de produção de geleias caseiras para a comercialização, será abordada a função dos componentes da geleia, em especial o papel da pectina e o processo de obtenção da mesma, como irá acontecer o processo de formação da geleia e algumas estratégias para a comercialização e marketing do produto.

“Tendo em vista que as perdas de frutas na agricultura são elevadas, tanto do ponto de vista da produção quanto do consumo, se faz necessário o desenvolvimento de novos produtos para servir de estímulo aos pequenos agricultores e as famílias que precisam de uma renda extra, a aumentar o seu potencial produtivo e até mesmo competitivo, uma vez que o desperdício de frutas em estado avançado de maturação pode ser advindo do desconhecimento de como aproveitar esses insumos”, afirma a professora.

Assim, conclui a docente, a sustentabilidade é a palavra-chave do curso, já que “a utilização de frutas, que antes iriam ser desperdiçadas, toma uma nova forma, passando a constituir um novo produto bastante rentável, uma vez que o mercado de doces, geleias e compotas possui um público diversificado encontrado nos mais diversos segmentos”.

ARTIGO — O dia a dia do empreendedor com (e sem) uma secretária remota

Rachel C. F. Neves*

Em meus artigos sempre destaco a importância das funções de uma secretária remota, mas dessa vez decidi deixar essa explicação um pouco mais realista e vou contar uma história sobre a rotina de um empreendedor sem uma secretária remota. E depois, de um empreendedor com esse profissional.

A história começa com o personagem “Jacinto Cansado”, que não tem o serviço de secretária remota. Ele é um empresário que já acorda atrasado e preocupado com todas as coisas que deixou acumuladas do dia anterior. Afinal, é uma “EUpresa”, que depende de si mesmo para organizar, planejar e executar as tarefas. Vamos acompanhar a semana de Jacinto:

Segunda-feira, 16 de novembro, 7h da manhã. Jacinto acorda, checa seus e-mails e vê um pedido de orçamento de um potencial cliente nos Estados Unidos. O e-mail chegou no dia 11, há 5 dias. E o cliente pede urgência no retorno, pois decidirá a empresa que irá contratar até o dia 18, ou seja, Jacinto tem apenas dois dias.

Jacinto sente que perdeu para a concorrência. Mas, não se dá por vencido e decide ligar para o seu potencial cliente e mesmo com seu inglês “fraco” o convence a recebê-lo para discutir a proposta em reunião presencial, para o dia seguinte!.

Jacinto Cansado teria um dia cheio de compromissos com seus clientes atuais, mas, com o foco em conquistar este novo cliente, decide adiar os compromissos da tarde para preparar tudo que precisa para chegar nos Estados Unidos.

Apesar de deixar alguns clientes insatisfeitos, ele consegue comprar passagem e reservar hotel (tudo bem mais caro, por não conhecer as ferramentas corretas, além de ser tudo de última hora).

No final do dia, Jacinto já sente um cansaço extremo quando se lembra que não fez a apresentação para o cliente. Começa a apresentação às 20h e termina quase 2h da manhã. Literalmente o dia de Jacinto foi além da própria segunda-feira. Inclusive, como a viagem está marcada para às 7h, ele tem de estar no aeroporto às 5h, então Jacinto já sente que vai parecer um “zumbi” no dia seguinte.

Jacinto Muito Cansado acorda atrasado e no pulo, mas consegue pegar seu voo. Durante o voo vai fazendo os ajustes que precisa na apresentação. Inclusive, alguns erros no inglês. Afinal, seu inglês está longe do ideal.

Depois de mais de dez horas de voo, que poderiam ter sido em sete, Jacinto chega aos Estados Unidos, chama um Uber, mas descobre que pegou o voo para o aeroporto mais distante do escritório e demora quase 1h para chegar lá. Do outro aeroporto, seria 15 minutos.

Jacinto liga para o cliente (para avisar sobre o atraso, uma bela gafe com americanos) e aproveita para tirar um cochilo. Ele está esgotado, mas já sente que o sofrimento está acabando e tudo vai valer a pena.

Faz a reunião com o cliente que diz o famoso “vou pensar”. Ele sabe que não foi tão bem na reunião, afinal, apesar de sua empolgação, ele estava um “caco”.

Jacinto já sente que perdeu uma grande oportunidade. Agora só resta finalmente descansar. Então, ele pega outro Uber para ir ao hotel. Esse sim, perto do aeroporto. Do outro aeroporto, claro. Mais 1h para pensar na vida.

Jacinto já sente que deveria ter alugado um carro. Sairia mais barato. E, com tempo para pensar, também percebe que tinha milhagens acumuladas e que poderia ter ido de graça para os Estados Unidos.

Então, cansado, Jacinto dorme e sonha com uma realidade bem diferente. Sonha que tem uma secretária remota para ajudar no seu dia a dia. Com isso, o e-mail que chegou no dia 11 foi lido no dia 11 mesmo, uma vez que a secretária alerta imediatamente o empresário sobre o contato de seu potencial cliente.

Empolgado, ele se apressa e pede que ela agende uma viagem para os Estados Unidos. Mas a secretária remota sugere algo diferente: “Posso ligar para entender a demanda e a necessidade de ir mesmo aos Estados Unidos?”

Após a ligação, o cliente fica satisfeito com a abordagem e impressionado com o profissionalismo da empresa. Ele ainda confidencia à secretária que a empresa de Jacinto era inicialmente a sua terceira opção entre os fornecedores, mas foi para o topo da lista. Assim, Jacinto já sente que saiu na frente nesta concorrência.

Com uma semana para planejar a viagem, a secretária antecipa os compromissos de Jacinto, para que ele não viaje com nenhuma pendência com seus clientes atuais. Além disso, ela prepara uma apresentação envolvente, com técnicas de storytelling (capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras para estreitar a relação com o cliente) e em inglês de verdade, por se tratar de uma profissional trilíngue.

Com conhecimento, networking e recursos tecnológicos, está tudo pronto para a viagem de Jacinto. Passagem comprada com as milhagens disponíveis, para o aeroporto mais próximo do cliente, hotel reservado pelo melhor custo-benefício e carro com direito a cashback (porcentagem em reembolso).

A experiência dessa profissional que geralmente participa de clubes de fidelidade ainda pode gerar frutos. Por exemplo, reservar um restaurante para a reunião de negócios, com jantar grátis e no local preferido do cliente.

No final do jantar, Jacinto já sente que ganhou o cliente, só pede que a secretária formalize o orçamento, prepare o contrato e envie no dia seguinte. Tudo que Jacinto sempre sonhou. Mas ele acorda, volta para a realidade e ao ver que foi um sonho, se arrepende por não ter feito nada disso antes. Já sente que precisa urgentemente de ajuda.

Se você também sente o mesmo, chegou a hora de procurar uma secretária remota. E no final, você vai se tornar o “Jacinto que dei sorte”.

*Rachel C. F. Neves é franqueada responsável pela unidade cidade de São Paulo da D.Zortéa Secretariado Remoto, sendo Secretária Executiva Remota Trilíngue. Entre suas características tem uma excelente comunicação verbal e escrita, relações interpessoais fundamentadas na empatia e no profissionalismo e a interculturalidade faz parte do desenvolvimento pessoal dela, com experiência no estrangeiro, visitando diversos países e culturas em três continentes.

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para grupo de teatro “Mulheres em Cena”

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), abriu novas vagas para a oficina de teatro “Mulheres em Cena”. A iniciativa é direcionada tanto para as usuárias da SPM e do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, quanto para estudantes de escolas públicas e público feminino em geral. A atriz e diretora Paula Monteiro é a instrutora das aulas.

Durante as ações serão trabalhados exercícios, jogos teatrais, leitura e interpretação de textos, além de montagem de esquetes que já estão sendo apresentadas em eventos promovidos pela SPM, de acordo com as temáticas propostas. Para se inscrever, basta se dirigir à sede da secretaria, que fica localizada na Rua Padre Rolim, número 40, Bairro Maurício de Nassau, das 8h às 17h.

O curso é gratuito, exclusivo para mulheres e exige idade mínima de 16 anos. É necessário levar os documentos: RG, CPF e Nis (ou Cartão do Sus). As aulas com as novas integrantes devem começar em fevereiro.

Solidariedade movimenta cidades no Brasil

Oficinas, atividades lúdicas e integração com espaços importantes para as comunidades. Há 15 anos os jovens que estão cursando o Ensino Médio nos Colégios Maristas e no Marista Escolas Sociais vivem a experiência do voluntariado e realizam visitas, troca de experiências, atividades e ações em áreas periféricas dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Neste ano, cerca de 500 voluntários, entre jovens e educadores, estão envolvidos na Missão Solidária Marista, que acontece entre os dias 19 e 01º de fevereiro. As ações, que estão em sua décima quinta edição, acontecem simultaneamente nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná entre os dias 19 e 25 de janeiro. A partir de 26 de janeiro a 01º de fevereiro, os jovens estarão em Ponta Grossa (PR) e São José, (SC).

De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Desde 2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens. Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Além de colocarem a mão na massa em ações para melhorar a estrutura de espaços públicos das comunidades, os jovens passam todo o período da Missão, hospedados em casas de famílias que moram nas comunidades. “Com certeza, esse é o ponto alto da experiência para os jovens, que criam laços para a vida e, além de ajudarem a comunidade, também ressignificam muitos sentimentos e valores. Mais do que a marca que deixam nos territórios, os estudantes também vão embora transformados”, salienta Bruno.

Ações e conscientização

Na capital paulista, na Zona Leste, as atividades incluem oficinas de empreendedorismo no Galpão da ZL e no Parque Jacui, oficinas de plantio e jardinagem com o Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas, técnicas de reciclagem com os catadores de lixo da ONG Guerreiros de Deus, e nas ações da Pastoral da Criança. Em Curitiba, no Fazendinha os jovens vão conversar sobre advocacy – prática de cidadania que argumenta em prol da defesa de causas e direitos para influenciar políticas públicas – revitalizar a quadra do Colégio São Miguel e participar de oficinas no Hospital Cajuru e de reciclagem de lixo.

Em São José, (SC), os estudantes vão participar de atividades relacionadas à ecologia e ao meio ambiente, conhecendo ONGs de catadores de material reciclável e atuando no horto florestal da comunidade. Já em Paiçandu, no interior do Paraná, as mulheres da comunidade receberão oficinas sobre empoderamento feminino. Os alunos terão contato com a cooperativa de catadores e promoverão reformas em espaços comunitários. Em Ponta Grossa (PR), no bairro do Santa Mônica e educação de qualidade estará em pauta. Os estudantes vão conhecer as lideranças da região e reformar os muros e quadra de um centro municipal de educação infantil.

Pernambuco investiga duas mortes com suspeita por arboviroses

As mortes de dois idosos, de 69 e 70 anos, na primeira semana deste mês, causadas possivelmente por arboviroses estão sendo investigadas em Pernambuco. O primeiro óbito foi registrado no dia 6 de janeiro no Recife, e o segundo, dois dias depois, no dia 8 de janeiro, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana da capital pernambucana. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde por meio de boletim epidemiológico.

As investigações dos casos estão sob responsabilidade dos municípios onde houve as mortes. De acordo com a SES, nos próximos dias o Estado lançará o novo plano de ações para controle das arboviroses programadas para o ano de 2020.

Segundo o boletim, que reúne notificações do período entre os dias 5 a 11 de janeiro, houve uma redução de mais de 60% no número de casos notificados. Com relação a dengue, foram notificados 173 casos em 41 municípios. Do total, 14 já foram confirmados e 19 descartados. No mesmo período de 2019 foram notificados 568 casos, números que foram reduzidos em 69,5%.

Já nos casos relacionados à chikungunya foram 33 registros em 16 municípios. Dos 33, uma suspeita foi confirmada e outras nove descartadas. No ano passado, no mesmo período, 119 casos foram notificados, o que representa uma redução de 72,2%.

O menor número de notificações foi com relação a zika. Apenas um caso foi registrado e ainda não foi confirmado. Em 2019, 67 casos foram notificados, resultando em uma redução de 98,5%.

A avaliação, que confirma ou descarta uma notificação, é realizada perante investigação domiciliar e hospitalar do óbito e da discussão de cada caso no Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses.

Ainda de acordo com o boletim, até o momento, 34 municípios estão em situação de risco de surto das doenças, e 91 em situação de alerta.

Folhape