“Caruaru Brincando nas Férias” leva diversão para a criançada

O projeto itinerante “Caruaru Brincando nas Férias” passará por diversas comunidades caruaruenses durante o mês de janeiro. Neste sábado (11), a iniciativa chega ao Residencial Luiz Bezerra Torres, das 7h30 às 10h; e ao Residencial Alto do Moura, das 15h às 17h30. As crianças e jovens poderão se divertir de graça com brincadeiras e jogos esportivos como futsal, voleibol, pega-congelou, amarelinha, bicho de toca, barra-bandeira, junto à equipe de profissionais e estagiários de Educação Física que participam.

A ação está sendo promovida pela Prefeitura de Caruaru, através da Gerência de Esporte e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). O projeto itinerante de férias escolares foi iniciado no ano passado e divertiu as comunidades por onde passou.

Programação:

11.01 – Praça do Residencial Luiz Bezerra Torres – 7h30 às 10h

11.01 – Escola do Residencial Alto do Moura – 15h às 17h30

18.01- Praça da Sagrada Família no José Carlos de Oliveira – 7h30 às 10h

18.01 – Praça Arlindo João de Moura – Salgado – 15h às 17h30

19.01 – Monte Bom Jesus – 15h às 17h30

25.01- Rafael – Zona Rural – Escola Cesarina Moura – 7h30 às 10h

25.01- Serra dos Pintos – Zona Rural – 15h às 17h30

Processo seletivo oferece 124 vagas para a Secretaria de Saúde

A Prefeitura Municipal de Caruaru lançou mais uma seleção pública simplificada. Dessa vez as vagas estão disponibilizadas para a Secretaria de Saúde, serão 124 vagas, com a exigência de ensino fundamental, médio e técnico.

As inscrições serão realizadas até o dia 13 de janeiro. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site https://selecoes.caruaru.pe.gov.br

As inscrições serão feitas, através do endereço eletrônico já citado, ou presencialmente, das 8h às 16h na Secretaria de Administração (Praça Pedro de Souza, 30, Nossa Senhora das Dores, Caruaru-PE.

PMC comemora os bons resultados do programa Caruaru Cidade Limpa em 2019

Desde 2017 a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos, implantou o sistema de Coleta Seletiva. Hoje, o serviço atende mais de 60 condomínios cadastrados, o que representa 12 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos mensalmente e encaminhados para as associações de catadores do município.

Outros serviços são oferecidos pela Secretaria de Serviços Públicos para o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como a coleta de alimentos nas feiras de bairros. O material recolhido segue para a compostagem onde é transformado em adubo para as praças e parques da cidade.

Para 2020 está prevista a entrega de um galpão de triagem, que irá ampliar os serviços de armazenamento e distribuição de materiais recicláveis e colaborar com uma política ambiental, diminuindo os desperdícios e reaproveitando o material reciclável.

O processo começa com o recolhimento dos recicláveis de forma gratuita por um caminhão apropriado. O serviço pode ser agendado pelo número 3701-1455. Além disso, 60 Ecopontos são encontrados em vários pontos da cidade. Neste locais, a população pode fazer a entrega voluntária de material. Outra serviço oferecido, mas nesse caso para volumes maiores, como móveis e eletrodomésticos sem uso, é o Cata-Treco.

O serviço funciona também por agendamento, pelo número da Coleta Seletiva.

Mas o trabalho não para por aí. A população também vai receber um espaço para fazer o descarte de pequenos entulhos de construção civil, evitando assim que sejam depositados de forma irregular em vias públicas, rios e canais da cidade.
Esses resíduo desde o ano passado vem sendo reaproveitados com parceria da iniciativa privada, a primeira usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Caruaru.

Atualmente são destinadas 2 mil toneladas por mês de entulhos das obras públicas da cidade. Todo material é britado e destinado para ser reutilizado em outras obras.

Conselheiros tutelares e suplentes recebem capacitação inicial obrigatória

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, iniciou suas atividades de docência do ano de 2020 com o curso de Formação para os Conselheiros Tutelares, os quais tomarão posse dos seus respectivos cargos no próximo dia 10 de janeiro. Essa capacitação faz parte da Escola de Governo.

A formação é obrigatória para os conselheiros e suplentes eleitos, os quais terão a oportunidade de trocar experiências, sanar dúvidas e expandir seus conhecimentos na área dos direitos humanos com foco na proteção dos direitos da criança e do adolescente do município de Caruaru. As aulas estão sendo ministradas no auditório da Secretaria de Saúde, até a próxima sexta-feira (08), das 08h às 12h e das 13h às 17h e, no sábado (09), haverá o encerramento do curso, das 08h às 12h.

“Essa ação visa não somente promover maior qualificação aos agentes públicos municipais, mas também integrar o Conselho Tutelar e suas atribuições junto às ações dos demais órgãos da gestão municipal. Desse modo, será possível uma atuação conjunta em prol do atendimento das necessidades da população caruaruense”, afirmou o gerente da Escola de Governo, Armando Silva.

Servidores da Prefeitura Municipal de Caruaru nascidos em janeiro devem se recadastrar

Os servidores da Prefeitura Municipal de Caruaru nascidos em janeiro estão convocados a realizar o seu recadastramento. Para isso, os aniversariantes do mês devem acessar o site oficial da Prefeitura e preencher os dados. Caso haja alguma alteração de informações, o servidor deve anexar o documento correspondente e, no final, deve imprimir a declaração de vínculo e apresentar-se ao setor de RH da sua secretaria entregando a declaração. Quem não se recadastrar poderá ter seu salário bloqueado.

O link para o recadastramento dos servidores públicos fica localizado na aba “Serviços on-line” > opção “Servidor” > Recadastramento Servidor, ou no endereço: recadastramento.caruaru.pe.gov.br.

Presidente do STF visita Tribunal de Justiça de Pernambuco na quarta-feira (08)



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, estará, nesta quarta-feira (8), no Recife, para o primeiro encontro com dirigentes dos órgãos do Poder Judiciário das áreas estadual, trabalhista, eleitoral e federal de Pernambuco desde a posse na Presidência, em setembro de 2019. O objetivo é promover o diálogo com os operadores do Direito e ampliar a integração do Poder Judiciário.

A primeira visita, ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na Praça da República, ocorrerá às 15h. O magistrado será recebido pelo presidente da instituição, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e demais integrantes do Judiciário estadual. Ao final, o presidente do STF fará um pronunciamento aos jornalistas, na sede do TJ, sobre a importância da agenda institucional. Não há previsão de realização de coletiva.

Em dois dias, o presidente Dias Toffoli visitará, além do TJPE, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O ministro já esteve em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Ranking das 20 companhias aéreas mais seguras não tem brasileiras

O site especializado AirlineRatings divulgou seu tradicional ranking das 20 companhias aéreas mais seguras para 2020, e não causou surpresa o fato de a australiana Qantas estar na liderança.

O último acidente com mortes envolvendo a quase centenária Qantas ocorreu em 1951, quando três pessoas morreram após a queda de um avião da empresa na Papua Nova Guiné. Desde então, a companhia registrou incidentes, é verdade, porém nenhum deles com vítimas.

No mês passado, a Qantas anunciou a escolha do Airbus A350 como a aeronave que irá realizar os voos ultralongos de Sydney para Londres e Nova York que a companhia planeja a partir de 2022. A decisão foi mais uma má notícia para a Boeing, que estava no páreo com a nova geração do 777.

Entre os critérios utilizados para compor a lista estão dados de auditorias de órgãos reguladores e associações do setor, dados de acidentes e incidentes e a idade da frota usada pelas companhias. Criado em 2013, o site avaliou 409 empresas nesta edição do ranking.

“Todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias, e muitos são questões de fabricação da aeronave ou do motor, não problemas operacionais da companhia. E é a forma como a tripulação lida com incidentes que separa uma boa empresa de uma insegura. Então apenas agrupar todos os incidentes seria enganador”, afirmou Geoffrey Thomas, editor-chefe do site, na apresentação da lista.

“Nossas 20 companhias mais seguras estão sempre na vanguarda da inovação, excelência operacional e no lançamento de aviões mais avançados como o Airbus A350 e o Boeing 787.”

Nenhuma brasileira -aliás, nenhuma latino-americana- figurou no top 20 deste ano. Outras ausências destacadas são de duas grandes europeias, a British Airways e a Air France, além das três maiores americanas: American, United e Delta.

As três companhias do Golfo -Etihad, Emirates e Qatar-, que costumam se revezar no topo dos rankings de melhor aérea do mundo, também se destacam no quesito segurança.

Veja abaixo o ranking completo das 20 companhias mais seguras do mundo, segundo o AirlineRatings:
1. Qantas (Austrália)
2. Air New Zealand (Nova Zelândia)
3. EVA Air (Taiwan)
4. Etihad (Emirados Árabes)
5. Qatar Airways (Qatar)
6. Singapore Airlines (Singapura)
7. Emirates (Emirados Árabes)
8. Alaska Airlines (EUA)
9. Cathay Pacific (Hong Kong)
10. Virgin Australia (Austrália)
11. Hawaiian (EUA)
12. Virgin Atlantic (Reino Unido)
13. TAP Portugal
14. SAS (Suécia, Dinamarca e Noruega)
15. Royal Jordanian (Jordânia)
16. Swiss (Suíça)
17. Finnair (Finlândia)
18. Lufthansa (Alemanha)
19. Aer Lingus (Irlanda)
20. KLM (Holanda)

Novo presidente do TCE-PE fala sobre os projetos em sua gestão

O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), o conselheiro Dirceu Rodolfo, pretende facilitar o acesso da população aos relatórios com os nomes dos gestores públicos e ordenadores de despesas que tiverem as contas julgadas irregulares.

Esta é uma das medidas que ele pretende tomar à frente do cargo no biênio 2020-2021. A informação foi divulgada durante visita de cortesia à Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (6). Dirceu Rodolfo, que foi recebido pelo diretor Operacional, José Américo, toma posse do cargo da presidência do TCE, nesta terça (7).

Dirceu Rodolfo informou que entrará em contato com a corregedora Teresa Duere para conversar pessoalmente e entrar em um entendimento. “O que pretendo fazer é que, afora encaminhamento da lista para o Tribunal Regional Eleitoral, a sociedade civil organizada tenha como entrar em uma plataforma e saiba o que aconteceu com o futuro eleito dele. Ou seja, se tiver uma conta rejeitada em determinado município, a gente vai estimular o eleitor daquela cidade a entrar no site e saber o que aconteceu. Essa informação tem que ser pública. O cidadão vai entrar no parecer prévio e vai ver se o problema foi malversação de verba ou licitação, por exemplo”, disse.

O diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo, disse que ficou honrado com a visita do presidente do TCE. “Recebi ele em nome do presidente do grupo EQM, Eduardo Monteiro, e do diretor Executivo, Paulo Pugliesi. Dirceu Rodolfo é um homem pós-moderno e tem uma visão extraordinária sobre política pública e sobre o próprio Tribunal. Tenho absoluta certeza que ele fará um grande trabalho à frente do órgão”, falou.

Dirceu Rodolfo disse que nos próximos dois anos dará continuidade ao trabalho que já é desenvolvido na casa. “Estou herdando um Tribunal equacionado, que por assim dizer, exerce suas funções com excelência. E Marcos Loreto, o presidente que está saindo, conseguiu conduzir com muita firmeza, fidalguia e equilíbrio. Então, não terei problemas a receber. Ao contrário, estou herdando um Tribunal resolvido, sob o ponto de vista de estrutura muito equacionado, racional e buscando cada vez mais estar próximo ao cidadão e com maior efetividade”, falou.

O atual presidente do TCE ressalta que pretende aproximar cada vez mais o órgão da população. “Eu falo mais daquele cidadão que não sabe nem o que é Tribunal de Contas. A gente ter condição de chegar a ele e dizer que boa parte das soluções que podem ser apresentadas a ele parte de nós”, disse.

Além disso, ele citou algumas ações já tomadas pela casa para alcançar tal objetivo. “Temos a ouvidoria à disposição de quem precise e quer acionar os serviços do Tribunal, temos um programa da escola de contas chamado Tecendo Cidadania, que vamos à população mais carente”, enumerou.

Com um perfil diferenciado, alguns de seus hobbies são lutar karatê e tocar guitarra. O conselheiro já esteve à frente de processos polêmicos, como o da Arena de Pernambuco, que resultou no julgamento mais longo da história do TCE (cerca de 12 horas). Natural de Jaboatão dos Guararapes, Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, 50 anos, formou-se em Direito em 1992 pela UFPE e em 2002 concluiu especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. O ingresso no Tribunal de Contas se deu em 22 de março de 1993, por meio de concurso público para o cargo de procurador do Ministério Público de Contas. Em 28 de março de 2011 foi nomeado para o cargo de Conselheiro do TCE pelo então Governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Posse
A sessão solene de posse do conselheiro Dirceu Rodolfo na presidência do Tribunal de Contas do Estado acontece nesta terça-feira (7), às 10h, no auditório do 10º andar do edifício Dom Helder Câmara, localizado na Rua da Aurora. O novo presidente foi eleito por aclamação durante eleição que aconteceu no dia 29 de novembro, durante sessão do Pleno do TCE. Na ocasião, serão empossados também o conselheiro Ranilson Ramos para a vice-presidência, a conselheira Teresa Duere para a Corregedoria, o conselheiro Valdecir Pascoal para a diretoria da Escola de Contas e o conselheiro Carlos Porto para a Ouvidoria. Os conselheiros Carlos Neves e Marcos Loreto vão presidir, respectivamente, a Primeira e a Segunda Câmara, durante o período.

Folhape

ARTIGO — O que esperar de 2020?

Um novo ano se aproxima e a dúvida é a mesma: que áreas mais contratarão em 2020? O país continua em busca da recuperação da economia, da credibilidade no mercado externo e da redução da taxa de desemprego. O que muita gente não sabe é que, com crise ou sem crise, as empresas continuam a contratar. Difícil acreditar, mas todas têm pelo menos três posições em aberto há meses e não conseguem preencher essas vagas. Isso quer dizer que há um apagão da mão de obra no Brasil mesmo com 13 milhões de desempregados? A resposta é sim.

Com esse cenário, independentemente do setor de atuação, as empresas que mais contratarão em 2020 serão aquelas que encontrarem profissionais criativos, que estejam realmente atualizados em relação às novas tendências, dispostos a entregar bons resultados e ir além.

Quem deseja conquistar uma dessas vagas e se diferenciar no mercado de trabalho precisa fortalecer competências e reduzir os gaps. O primeiro passo para esses profissionais é fazer uma retrospectiva de 2019 a fim de descobrir se estão acompanhado a revolução tecnológica e as novas metodologias para discutir sobre esses temas.

Algumas desculpas não são mais aceitas. Um exemplo simples é o domínio do idioma inglês, que continua a ser um diferencial nos processos seletivos. A falta de recursos financeiros para fazer um curso ainda é a justificativa mais utilizada por quem não conseguiu o emprego por não preencher esse requisito. Entretanto, com a revolução tecnológica e o surgimento de novas mídias, como YouTube, Instagram e Facebook, isso deixou de ser um álibi.

Hoje, o acesso à internet é muito mais fácil. Quem intenciona ser absorvido pelo mercado de trabalho deve lançar mão dessas ferramentas não apenas para entretenimento, mas também para ampliar seus conhecimentos. Hoje, há aplicativos, sites e até tutoriais nas redes sociais que oferecem cursos gratuitos de inglês. Basta uma busca no Google para encontrá-los.

Networking também é fundamental para esses candidatos. Participar de congressos, feiras, palestras e seminários sobre temas variados é uma boa forma de ampliar os conhecimentos e, também, os relacionamentos. Mais uma vez, não é preciso desembolsar nenhuma fortuna para isso. Atualmente, há eventos gratuitos sobre temas variados, onde é possível fazer novos contatos, que podem ser uma ponte para preencher vagas que estão em aberto.

Autoconhecimento é outra vantagem competitiva importante. Quem conhece suas competências, habilidades e pontos a desenvolver tem muito mais chance de ser contratado. Com o avanço da Inteligência Artificial em todo o mundo, saber aproveitar a capacidade máxima do ser humano é um desafio. Vai se destacar aquele que se direcionar para onde a máquina não vai ocupar espaço.

As empresas também buscam profissionais com mais agilidade, maturidade emocional e assertividade nas decisões. Ainda são requisitos importantes a empatia, saber ouvir e fazer o que os outros não fazem. Somente dessa forma, o candidato conseguirá se sobressair nos processos seletivos, ainda que as perspectivas econômicas não sejam as melhores.

Enfim, não adianta terceirizar os problemas para o governo ou para as empresas. É preciso planejar e agir para que 2020 seja o ano da retomada do crescimento econômico, da redução do desemprego e do recomeço para muitos brasileiros.

David Braga é CEO, Board Advisor e Headhunter da Prime Talent .