Prefeitura convoca para sorteio das vagas do “Comércio na Praça”

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, convoca os comerciantes ambulantes cadastrados para a realização do sorteio das vagas do “Comércio na Praça” para todos os cadastrados no projeto.

Abaixo, as datas em que os comerciantes informais/ambulantes devem comparecer de acordo com a rua em que trabalham ou circulam, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa de Cultura José Condé, localizada no Parque 18 de maio, Centro. Os comerciantes devem levar RG e CPF (cópia e original), comprovante de residência e foto 3×4.

Prefeitura de Caruaru lança projeto de inclusão digital para mulheres do campo

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), lançará na próxima segunda-feira o projeto “Inclusão Digital Rural: informatização para a Mulher do Campo”. A iniciativa oferecerá curso de informática básica para mulheres, de forma gratuita, e acontecerá por meio de uma parceria com a Caixa Econômica Federal, que doou notebooks para serem levados a toda zona rural.

O projeto será itinerante e tem como objetivo levar informação digital para mulheres em comunidades de alta vulnerabilidade social – desde para meninas acima de 14 anos até idosas. O intuito é contribuir para que as participantes tenham acesso a conteúdos que ajudem, por exemplo, na qualidade de vida, com informações simples que facilitem a vida das mulheres do campo e que contribuam para seus trabalhos.

As primeiras turmas do curso serão no Residencial Luiz Bezerra Torres, por ser considerado território rural, contemplando 40 vagas para mulheres.

Moradores de São Caetano terão melhorias no abastecimento de água

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou ajustes no sistema de abastecimento de água do município de São Caetano, no Agreste do Estado, que possibilitaram diminuir o rodízio na cidade. A partir da próxima terça-feira (15), já passa a valer o novo calendário de distribuição de água, que seguirá o regime de cinco dias com água e 15 dias sem. Antes, o período sem fornecimento de água era de 25 dias, ao mês.

A redução no calendário foi possível graças a uma parceria da Compesa e a prefeitura do município, que permitiu ações de melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade e para diminuição das perdas no sistema. De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Tiago Grassi, após a execução do serviço, dobrou o volume de água produzido na ETA, passando de 20 para 40 litros, por segundo. “A ETA estava trabalhando abaixo da capacidade. Com o apoio da prefeitura, pudemos realizar as intervenções necessárias e colocar a unidade para funcionar em sua capacidade máxima, beneficiando os moradores de São Caetano, que terão uma diminuição significativa no rodízio”, explicou o gerente.

O Sistema de Abastecimento de Água de São Caetano tem como fonte hídrica três mananciais: as barragens de Taquara e Brejo do Buraco, que alcançaram 100% de sua capacidade; e a Barragem de Brejo dos Coelhos, que está com 90% do seu volume de armazenamento. São Caetano também é um dos 23 municípios beneficiados com a primeira etapa da Adutora do Agreste, obra estruturadora que está em execução pelo Governo do Estado e permitirá abastecer a cidade com as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Uma cidade que investe alto no saneamento básico

A Prefeitura de Caruaru investe em saneamento básico para aumentar a qualidade de vida da população.⚒🔝 Alguns bairros de nossa cidade e comunidades da zona rural já estão recebendo melhorias.👏▶ Confere aqui um pouco mais sobre essas ações. 😉

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SPC Brasil é registrado no Banco Central para operar novo Cadastro Positivo

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 11, o registro de autorização do Banco Central para operar as bases de dados do novo Cadastro Positivo. Dessa forma, a expectativa é de que a partir do início de novembro, bancos e demais instituições financeiras, assim como as empresas prestadoras de serviços de telefonia, água e luz, comecem a enviar as informações cadastrais e o histórico de pagamento dos consumidores para os bureaux de crédito.

As informações coletadas pelo Cadastro Positivo serão utilizadas exclusivamente para compor o histórico e as notas de crédito (scores) do cadastrado. O histórico de hábitos de pagamentos do consumidor só será disponibilizado mediante prévia autorização do cliente e poderão ser acessadas apenas por instituições com as quais o consumidor mantiver ou pretender manter relação comercial ou creditícia.

Todos os consumidores serão avisados individualmente, seja por meio de correspondência física, e-mail ou SMS, sobre a abertura do seu Cadastro Positivo. Embora a adesão seja automática, o consumidor não é obrigado a permanecer no banco de dados, podendo solicitar sua saída ou reingresso a qualquer momento de forma gratuita pelo telefone 0800-887-9105 ou no site www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo/consumidor. O consumidor também poderá acompanhar a situação do seu Cadastro Positivo no SPC Brasil por meio de login e senha no mesmo portal.

Primeira noite do Motofest já deu o que falar!!

A primeira noite do Motofest já deu o que falar!! 👏👏 Ontem, tivemos uma quinta-feira diferenciada aqui na cidade. Rolou um clima massa e a galera curtiu o som de Cambapé, Renato Marinho e Funky Monks no Pátio de Eventos. Foi arretado demais!! 💨 Logo mais tem a segunda noite de shows. Se liga no que vai rolar 👉 https://bit.ly/2p2Fm8P

#MotoFests2019
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Sesc Garanhuns inscreve para oficina de “Escrita Criativa”

O projeto Arte da Palavra está de volta a Garanhuns. Desta vez com oficina formativa de “Escrita Criativa”, que está com inscrições abertas. A agenda faz parte do projeto Arte da Palavra, no Circuito de Criação Literária. A formação acontece de 14 a 18 de outubro no Centro de Produção Cultural. A matrícula pode ser realizada no Ponto de Atendimento do Sesc e custa R$ 30 para o público geral, com desconto para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, que pagam R$ 15.

A oficina, com carga horária de 20 horas, é voltada para pessoas a partir de 16 anos e será ministrada por Raphael Montes. Aos 28 anos, o escritor, advogado e roteirista assina a produção de seis romances: “Bom dia, Verônica”; “Uma mulher no escuro”; “Jantar secreto”; “O vilarejo”; “Suicidas”; e “Dias perfeitos”. Este último, teve os direitos de tradução vendidos para 22 países e ganhou resenhas em jornais como The Guardian e Chicago Tribune. Todos os seus livros tiveram os direitos de adaptação vendidos para o cinema e estão em produção. Assinou como roteirista a série “Supermax” e foi colaborador na novela “A regra do jogo”, ambas da Globo.

Gratuidade – durante o mês de outubro, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Arte da Palavra

Inscrições: até preenchimento da turma no Ponto de Atendimento do Sesc Garanhuns

Data: 14 a 18 de outubro

Horário: 18h às 22

Valor: R$ 30 (público geral) | R$ 15 (trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo)

Aulas Centro de Produção Cultural – Rua Cônego Benigno Lira, sem número – Centro

Informações (87) 3761-2658

Com alta de 1,3%, inadimplência do consumidor cresce ao menor ritmo em quase dois anos

O número de pessoas físicas inadimplentes no país continua crescendo, mas em patamares mais modestos do que em períodos anteriores. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o volume de consumidores com contas em atraso aumentou 1,3% no último mês de setembro na comparação com igual período de 2018. Trata-se da menor expansão do número de devedores desde dezembro de 2017, quando a variação também havia sido de 1,3%. Em setembro do ano passado, a inadimplência cresceu 3,9%.
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O arrefecimento da inadimplência também dá sinais mais evidentes na comparação mensal do indicador. Nesse caso, sem ajuste sazonal, a quantidade de consumidores com contas atrasadas apresentou um leve recuo de -0,5%, o que configura a quarta queda seguida na série histórica do indicador.

Outro dado que caminha na mesma direção é o número de dívidas em atraso, que teve queda de -2,5% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado – a quarta contração seguida e a mais expressiva desde dezembro de 2017.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a expectativa é de que a inadimplência não volte a crescer a taxas expressivas no curto prazo, mas apresente sinais de estabilidade. “A economia e o consumo seguem se recuperando de forma lenta e gradual e assim deverá ser o comportamento dos próximos meses. Isso impedirá que a inadimplência cresça a taxas expressivas como no passado, mas por sua vez, também não será o suficiente para induzir uma queda mais acentuada no número de atrasos. Ainda demorará para observarmos um aumento expressivo na renda do brasileiro e na queda do desemprego, que são os fatores que mais pesam na capacidade de pagamento das famílias”, analisa Pellizzaro Junior.

Com exceção de água e luz, inadimplência cai em todos os demais segmentos

Com a inadimplência avançando de forma mais vagarosa, já foi possível observar em setembro recuos em ao menos duas das regiões pesquisadas, como no Nordeste (-0,47%) e no Centro-Oeste (-0,63%). Já o Norte apresentou a alta mais expressiva na quantidade de devedores, um avanço de 5,31% na comparação com o ano passado. Depois aparecem o Sudeste (3,15%) e o Sul (1,12%).

O detalhamento por setor da economia mostra que com exceção dos compromissos com contas básicas, como água e luz, que aumentou 19%, houve queda da inadimplência de forma generalizada em todos os segmentos. No caso das dívidas bancárias, que levam em conta atrasos com faturas de cartão de crédito, cheque especial, financiamentos e empréstimos, houve uma pequena queda de -0,3% em setembro na comparação com igual mês de 2018. Foi a primeira vez que o setor teve queda desde novembro de 2017.

O indicador ainda revela que houve queda expressiva de -20,1% nos atrasos com contas de telefone, TV por assinatura e internet e uma retração de -4,2% da inadimplência no crediário de departamentos comerciais.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a diminuição dos atrasos nas dívidas bancárias é um fator a ser comemorado, uma vez que elas respondem pela maior parte das dívidas em aberto no país, respondendo sozinhas por uma fatia de 53%. “As dívidas com instituições financeiras também são as que cobram os juros mais caros do mercado em casos de atraso. A falta de pagamento com esse tipo de dívida pode transformar valores modestos em cifras praticamente impagáveis porque podem superar em várias vezes a renda do consumidor”, analisa a economista.

Em termos de participação, do total de dívidas não pagas no país, 18% foram feitas no comércio, 12% são com empresas de comunicação e 10% se concentram em companhias de serviços básicos, como água e luz.

Inadimplência registra queda entre os mais jovens, mas cresce entre os mais velhos; 53% devem até R$ 1 mil

Quanto ao perfil de quem está com contas sem pagar, o levantamento mostra que entre os consumidores mais jovens, há queda no volume de inadimplentes. A retração mais acentuada é entre quem tem de 18 a 24 anos, em que houve uma diminuição de -22,4% na comparação entre setembro deste ano com igual mês de 2018. Também houve queda nas faixas de 25 a 29 anos (-9,7%) e de 30 a 39 anos (-1,5%). Essa última, aliás, é a que tem mais peso entre todas as faixas etárias, uma vez que mais de um quarto (25%) das pessoas inadimplentes no país está na casa dos 30 anos de idade.

Já o aumento mais expressivo da inadimplência se deu entre os de idade mais avançada: crescimento de 6,4% entre quem tem de 64 a 84 anos, alta de 3,9% na faixa dos 50 aos 64 anos e aumento de 2,5% para quem tem de 40 a 49 anos.

Em média, cada inadimplente brasileiro tem duas dívidas em aberto, sendo que na maior parte dos casos a soma não ultrapassa quatro dígitos: 37% devem até R$ 500; 16% entre R$ 500 e R$ 1.000; 21% entre R$.1000 e R$ 2.500; 16% entre R$ 2.500 e R$ 7.500 e 11% devem mais de R$ 7.500.

Metodologia

O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. Baixe a íntegra do indicador e a série histórica em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos
SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

7ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil

Adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participaram, na tarde desta quinta-feira (10), da 7ª Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil. A mobilização percorreu ruas e avenidas do Centro do Recife para chamar atenção sobre a prática e sensibilizar acerca da importância da qualificação profissional da juventude. Promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), o evento teve a presença da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e de instituições ligadas à defesa da aprendizagem, algumas delas, parceiras do sistema socioeducativo, como Ministério Público do Trabalho (MPT), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Escola Dom Bosco.

A marcha teve concentração no Parque Treze de Maio, no bairro da Boa Vista. Os participantes passaram pela Rua Princesa Isabel, pela Rua do Sol, pela Praça da República, pela Ponte Buarque de Macedo e pela Avenida Rio Branco, finalizando o percurso no Marco Zero, no Bairro do Recife. A Funase esteve presente com socioeducandos de unidades como os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama e Jaboatão dos Guararapes e as Casas de Semiliberdade (Casem) Olinda, Rosarinho e Areias, além de socioeducandas do Case e da Casem Santa Luzia. Gestores e agentes socioeducativos também acompanharam os adolescentes, que, na marcha, seguraram cataventos de cinco pontas, símbolos das mobilizações pelo fim do trabalho infantil.

A SDSCJ, secretaria do Governo de Pernambuco à qual a Funase é ligada, ainda marcou presença na marcha por meio do coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Leônidas Leal, e da equipe da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo, responsável pelo monitoramento de informações e pela coordenação de programas voltados a egressos da Funase.

O socioeducando W.H., de 17 anos e em cumprimento de medida socioeducativa na Casem Olinda, disse estar impactado com a participação na marcha. “Já trabalhei antes da hora e vi como isso atrasa a vida, atrasa os estudos. Agora, quero terminar meus estudos e retomar minha vida”, afirmou. “Se a criança ou o jovem trabalha, ele deixa de brincar, deixa de estudar e deixa de aprender. Lá na frente, isso atrapalha”, complementou o adolescente J.V.A., de 17 anos, atendido na Casem Areias.

Para Cristyane Galindo, coordenadora geral do Case Pirapama, uma das unidades socioeducativas que levaram adolescentes para a marcha, mobilizações como essas são importantes para combater práticas que parecem naturalizadas. “É comum nos depararmos com adolescentes que acham normal vender água no semáforo ou desempenhar outras atividades em que são explorados e não percebem. Criança e adolescente têm que ter direito à educação, têm que perceber que é um direito deles não trabalhar e ir em busca de educação. É importante que eles reflitam. Acho que a participação neste evento é uma oportunidade para isso”, avaliou.

Imagens: Rhaldney Silva/Funase