Seguro DPVAT lança aplicativo Modo Trânsito

Ligações, mensagens, selfies, redes sociais. Os smartphones estão presentes no dia a dia de muitos brasileiros com a importante tarefa de facilitar a comunicação. Porém, a utilização em determinados momentos pode trazer riscos. Um deles é o uso ao pilotar ou dirigir, conduta que impacta as estatísticas de acidentes de trânsito e já é considerada a oitava maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para contribuir com a mudança deste cenário, a Seguradora Líder lança, nesta semana, o aplicativo Modo Trânsito DPVAT, uma nova tecnologia que bloqueia o recebimento de ligações e mensagens enquanto o usuário dirige e envia recados automáticos às pessoas que fizerem contato. O download é gratuito e está disponível apenas para Android. Em breve, a versão para iOS será lançada.

Com a nova plataforma digital, ao receber uma ligação ou mensagem, o aparelho envia, automaticamente, uma resposta. Se a tentativa de contato foi realizada por mensagem de texto ou ligação, o aplicativo retornará com um SMS. Caso seja feita por WhatsApp, o app enviará uma mensagem automática pelo mesmo canal. A ferramenta conta com algumas opções de textos já prontos, como: “Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve”. Mas o motorista também pode personalizar as mensagens para contatos específicos e grupos de contatos, além de compartilhar automaticamente sua localização no momento do envio do alerta.

Para utilizar a ferramenta, é necessário fazer o download no Google Play e efetuar o cadastro com um e-mail de login e criação de uma senha. Também é possível acessar por meio da conta do Facebook ou Google. O próximo passo é configurar as respostas para os contatos do celular ou selecionar uma mensagem automática, assim como escolher as pessoas que receberão os recados. Na sequência, basta clicar em “Ativar” ao iniciar a viagem no veículo. Ao chegar ao destino, o motorista pode desativar o “Modo Trânsito” para que o celular volte a receber ligações e mensagens normalmente.

O aplicativo Modo Trânsito DPVAT ainda disponibiliza o link da landing page do Seguro DPVAT, na qual o usuário pode acessar mais informações sobre o benefício: estamosaquiparavoce.com.br/sobre-o-seguro-dpvat/.

O superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, explica que o lançamento do aplicativo é mais uma iniciativa da companhia para contribuir com a diminuição das estatísticas de acidentes no país, que, segundo dados de 2018 da OMS, é o quinto com mais vítimas fatais no trânsito. Ainda de acordo com o levantamento, a cada 24 segundos, uma pessoa morre durante o tráfego de veículos. De janeiro a junho deste ano, já foram pagas mais de 155 mil indenizações a vítimas de ocorrências em todo o Brasil pelo Seguro DPVAT.

“O uso do celular ao volante vem se tornando um hábito entre os motoristas, alcançando a terceira posição no ranking de principais causas de acidentes fatais no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Além disso, apenas no primeiro semestre deste ano, o Seguro DPVAT pagou mais de 18 mil indenizações por mortes no trânsito. Com o Modo Trânsito DPVAT, portanto, a Seguradora Líder busca auxiliar os condutores a manterem o foco exclusivamente na direção, evitando distrações com o telefone e, consequentemente, diminuindo as ocorrências durante o tráfego de veículos”, afirma Arthur Froes.

Sobre o Seguro DPVAT

O DPVAT é um seguro obrigatório de caráter social que protege os mais de 209 milhões de brasileiros em casos de acidentes de trânsito, sem apuração da culpa. Ele pode ser destinado a qualquer cidadão acidentado em território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre, e oferece três tipos de coberturas: morte (valor de R$ 13.500), invalidez permanente (de R$ 135 a R$ 13.500) e reembolso de despesas médicas e suplementares (até R$ 2.700). A proteção é assegurada por um período de até 3 anos.

Sobre a Seguradora Líder-DPVAT

Em operação desde janeiro de 2008, a Seguradora Líder-DPVAT é uma seguradora privada responsável pela administração do Seguro DPVAT no Brasil. A seguradora se tornou uma das principais fontes para dados relacionados a acidentes de trânsito. No site www.seguradoralider.com.br estão disponíveis para o cidadão diversas informações sobre o Seguro DPVAT e estatísticas.

Dia da Micro e Pequena Empresa irá mapear principais desafios de gestão e elaborar soluções práticas

No Brasil, os pequenos negócios representam 99% do total de empresas privadas, ou seja, 14 milhões de empreendimentos. Esses negócios empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB. Os números mostram a força das micro e pequenas empresas (MPE) para o desenvolvimento econômico e social do país. Diante do cenário, no dia 3 de outubro, o Sebrae realiza uma ação para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa (instituído em 5 de outubro de 1999).

A ação irá levar os colaboradores do Sebrae em todo país às ruas para visitar diversos empresários de pequenos negócios. “Estamos valorizando o empresário e reconhecendo que ele é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Acreditamos que o empreendedor é a força que move este país. Uma prova é a geração de empregos pelos pequenos negócios. Todos os meses, são essas empresas que despontam como principais geradoras de ocupação e renda”, enfatiza o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A ação tem como intuito gerar proximidade com o empresariado local e estabelecer um relacionamento com proposição de oportunidades que promovam melhorias e fortalecimento dos pequenos negócios locais. Durante o dia 3, data definida como grande marco para as comemorações em todo país, os colaboradores do Sebrae vão atender o público com orientações empresariais, além de realizar um mapeamento dos principais desafios que cada empresário enfrenta e quais as soluções mais indicadas para resolver cada diferente situação.

Em Caruaru, a equipe visitará 100 empreendedores nos bairros do Salgado e das Rendeiras. “O objetivo é homenagear os pequenos negócios em um gesto simbólico de ir até eles e disponibilizar o nosso trabalho para ajudar no desenvolvimento deles e de todas as outras pequenas empresas do país”, explicou Debora Florêncio, gerente da Unidade Sebrae Agreste Central.

Em Garanhuns, a equipe da Unidade Agreste Meridional fará um mutirão de visitas a empreendimentos de quatro bairros da cidade, com o objetivo de ter uma maior aproximação com os empresários dos pequenos negócios e identificar os principais problemas de suas empresas. “A visita será mais uma maneira de o Sebrae se aproximar dos pequenos negócios de Garanhuns. Após este contato com os empreendedores, vamos identificar as soluções adequadas para atendê-los melhor e, com isso, contribuir ainda mais com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, afirma Gerlane Alves, gerente da Unidade Sebrae Agreste Meridional.

No dia 30 de setembro, entra no ar o hotsite www.sebrae.com.br/valorizeopequenonegocio, onde todo o público interessado poderá acessar palestras e conteúdos relacionados a inovação e empreendedorismo. Para mais informações, procure o Sebrae da sua região: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Contato

Sebrae e Assintecal apresentam resultados de convênio em moda Integramoda

As micro e pequenas empresas brasileiras do setor da moda passam por uma verdadeira transformação cultural, social e profissional. Projetos de capacitação e qualificação envolvendo convênios com Sebrae e a Assintecal dentro do viés da moda vem garantindo à pequenas empresas, modificações em suas estruturas internas, acesso a informações exclusivas, aproximação com grandes compradores e uma linguagem única para a moda brasileira – antes inimaginável para esse grupo de empresas que representam 80% do setor produtivo em moda.

É o que aponta o balanço de resultados divulgados, fruto do convênio de parceria entre o Sebrae e a Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) – atualmente uma das entidades carro-chefe do segmento de moda e que vem levando a moda brasileira a um patamar diferenciado, agregando com ela entidades como Abest, Abit entre outras.

De pesquisas, palestras e workshops,capacitação e qualificação para mercados nacionais e internacionais, em um ano e meio as ações já impactaram em mais de 4 mil profissionais, chegaram a 31 polos brasileiros e centenas de empresas foram beneficiadas.

EIXO DO INTEGRAMODA

Para garantir que todo o projeto garanta o crescimento e o apoio ao desenvolvimento tanto de produto, quanto a visão de empregar e, novas ideias à indústria, o convênio Integramoda trabalha dentro de alguns eixos: Pesquisa, inspiração, Integração e Internacionalização.

MODA AGORA: Foram realizadas 28 publicações do Moda Agora – um informativo virtual e quinzenal, que traz informações do que está acontecendo na moda. Um detalhado resumo que serve para que as empresas tenham, cada vez mais, diante de um mundo com tantas possibilidades, escolhas para serem mais assertivos e emplacar produtos incríveis nas suas coleções. O projeto alinha a informação de moda para toda a indústria, que cria uma sinergia de aposta com a mesma cartela de cores e desenvolvimento de produtos.

ICONOGRAFIA LOCAL: o projeto realizado pelo convênio é um dos mais relevantes dentro da construção de identidade de moda nacional. Consiste na decodificação de imagens de polos produtivos selecionados para transformá-las em inspirações para produtos.​ Um minucioso trabalho de pesquisa de regiões que trazem características marcantes do país e que são traduzidas para o universo global da moda – e que se tornarão roupas, calçados, joias, moveis e objetos – uma memória afetiva que ficará para sempre nos produtos.

PALESTRA DE INSPIRAÇÕES: dentro do eixo inspiração já foram realizadas 46 palestras em 31 polos nacionais, em um projeto que já impactou mais de 4 mil profissionais da moda. O Palestras de inspirações são ciclos de palestras que percorrem o país unificando a linguagem e metodologia para a indústria da moda nacional. Projeto que vem mudando a maneira das indústrias produzirem moda brasileira.

“Agradeço a oportunidade de participar, é muito importante a disponibilização das informações para que possamos aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho”, contou Silvana Louro, do Rio de Janeiro.

CONEXÃO CRIATIVA​E COMERCIAL​:atualmente um dos mais conceituais da moda brasileira, o projeto é transformador e incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, estimulando uma nova geração de valores que combinam pluralidade, sustentabilidade e tecnologia. Em um ano e maio o Conexão Criativa e Comercial já envolveu 31 empresas e atingiu os estados do Amazonas, Pará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os resultados são inegáveis, como contou Flor Silva, da Luciano Pinheiro Design. “Agradeço a toda equipe da Assintecal, ao SEBRAE e a designer Flávia Vanelii. O projeto é a prova de que o sucesso se alcança com talento, determinação e trabalho. O projeto me trouxe muitos contatos,novos clientes, novos negócios e novas criações”.

O mesmo pode ser compartilhado pelo seu sócio Luciano Pinheiro: “Experiência fantástica. Ganhamos uma premiação do museu da casa brasileira com asas técnicas de tingimentos naturais.Fizemos parceria com a Juta Castanhal, Ana Banana, e apareceram muitas conexões e novos negócios”.

Entre os projetos de qualificação e capacitação da indústria está a Materioteca Original By Brasil, um acervo riquíssimo de materiais inovadores e que conta com um consultor para apresentar os materiais e proporcionar inspirações para a indústria. As pequenas e médias empresas ainda tem a oportunidade de serem levadas para dentro das principais empresas do país, através da vertente In Company, onde os materiais são levados junto com consultorias para birôs de desenvolvimento de empresas como Arezzo, CNS, Grupo Cambuci, Kidy, Penalty, Vans,entre outras.

Marcelo Teixeira, designer de produtos da Dakota conta que a visita a Materioteca foi muito produtiva e o atendimento foi claro e eficiente. “É importante essa ideia pois as empresas de certa forma estão acostumadas aos mesmos fornecedores. Essa iniciativa (da Materioteca) nos oferta novos fornecedores, logo, novas tendências e tecnologias.

Integrando a cadeia produtiva de moda brasileira, o Convênio Integramoda também realiza uma série de ações de integração do setor. Entre elas estão as Rodadas de Aproximação e as Palestras Sistema Moda, que já envolvem 67 empresas participantes e 288 profissionais, respectivamente.

Ouro destaque do convênio é o projeto Varejo +, um ciclo de palestras voltada ao varejo nacional, e que apresenta novas possibilidades de atuação aos varejistas frente aos desafios do mercado da moda. Ao todo já foram 10 palestras em sete polos – Bento Gonçalves/RS, Caruaru/PE, Gramado/RS, João Pessoa/PB, Porto Alegre/RS, São Luis/MA e São Paulo/SP – impactando 466 profissionais.

“São informações que tem custo alto de pesquisa para os pequenos”, comenta Tatiane Bueno Nascimento, de Gramado. Adriana de Arruda disse traçar um caminho para sua empresa: “O projeto é excelente, e me ajudou a criar um norte para as compras primavera-verão”.

Integrando a cadeia produtiva de moda brasileira, o Convênio Integramoda também realiza uma série de ações de integração do setor. Entre elas estão as Rodadas de Aproximação, que fomenta a troca entre os agentes do ecossistema da moda, como as startups que trazem inovação para o mercado e também os atores tradicionais, como as indústrias e as grandes marcas. Também foram realizadas as Palestras Sistema Moda. Ambas já envolvem 67 empresas participantes e 288 profissionais, respectivamente.

Entre os projetos de internacionalização estão presentes ações de preparação das empresas para o Acesso ao Mercado Externo. Já foram realizados 29 workshops, em 528 horas de consultoria para as empresas, qualificando no período 36 empresas e as colocando aptas para ingressar nos processos de venda no exterior.

Parceria Sebrae

A Assintecal e o Sebrae assinaram um convênio renovando a parceria até setembro de 2019. Nesta edição do convênio, 1500 Pequenos Negócios (250 MEI, 500 microempresas e 750 pequenas empresas) integrantes da Cadeia de Valor da Moda Brasileira (Têxtil & Confecções, Couro & Calçados), localizados em 19 Unidades Federativas serão beneficiados. Promover a competitividade dos pequenos negócios da moda incentivando sua integração, cooperação e colaboração entre toda cadeia de valor, para que haja uma ampliação dos mercados, fortalecendo a imagem do SEBRAE como impulsionador desse movimento é o objetivo do convênio entre o Sebrae e a Assintecal. O projeto atua na cadeia de valor do sistema moda, desde os fornecedores de insumos, materiais, indústrias de produtos finais, serviços e comércio tanto para têxtil e confecções como couro e calçados. Há cerca de 30 mil empresas coureiro-calçadistas no País, conforme dados da Assintecal. Desse total, 97% são micro e pequenas empresas, estando 67% localizadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores. Para saber mais navegue pelo portal ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Pedidos de falência crescem 59,8% em setembro na comparação com mesmo mês do ano passado

Os pedidos de falência cresceram 59,8% em setembro de 2019 na comparação com o mesmo mês de 2018, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. No mesmo sentido, as falências decretadas apresentaram alta de 16,5% em relação a setembro do ano passado, enquanto os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram 38,5% e 44,3%, respectivamente.

Por outro lado, todos os indicadores recuaram na comparação com agosto, sendo que as Falências Decretadas caíram 34,7%, os Pedidos de Recuperação Judicial, 29,9%, as Recuperações Judicias Deferidas, 28,9%, e os Pedidos de Falência, 13,7%.

No acumulado do ano, quase todos os indicadores recuaram em relação ao mesmo período do ano passado, com exceção dos Pedidos de Falências, que avançaram 1,8%. Falências Decretadas, Pedidos de Recuperação Judicial e Recuperações Judiciais Deferidas diminuíram 6,5%, 17,4% e 12,2%, respectivamente.

Os resultados acumulados, assim, já mostram uma reversão da tendência de queda que vinha sendo observada nos pedidos de falência, enquanto os pedidos de recuperação ainda recuam no ano, apesar da alta no mês.

O aumento nos pedidos de falência, vale ressaltar, se dá após um longo período de queda observado desde o pior momento da crise econômica recente.

Além disto, não há sinais de deterioração da situação financeira das empresas, ainda que a economia cresça a um ritmo bastante aquém do ideal. Favorece ainda a solvência do setor empresarial a redução das taxas de juros, que também abre oportunidades para a renegociação de dívidas.

Por outro lado, pode estar por trás do aumento dos pedidos de falência a rápida expansão do número de micro e pequenas empresas nos últimos anos, resultado, em grande medida, da falta de oportunidades no mercado de trabalho formal. Ante o fraco crescimento da economia e baixo nível de profissionalização de boa parte dessas empresas, muitas acabam ficando insolventes em pouco tempo de existência.

Distribuição das falências e recuperações judiciais por porte

A tabela 2 mostra como estão distribuídas as falências e recuperações judiciais por porte de empresa no acumulado até setembro de 2019 a partir dos critérios de porte de empresa adotados pelo BNDES 1. As pequenas empresas, por exemplo, foram responsáveis por 95,1% dos pedidos de falências e 92,5% dos pedidos de recuperação judicial. Com relação a falências decretadas e recuperações judiciais deferidas, também houve predominância de ocorrências entre pequenas empresas, que responderam por 97,1% e 93% dos totais, respectivamente.

Distribuição das falências e recuperações judiciais por setor

Na divisão por segmento da economia, o setor de serviços, que concentra a maior parte dos pequenos empreendimentos, respondeu pelo maior percentual dos pedidos de falência (42,7%), seguido do setor industrial (30%) e do comércio (27,3%). No mesmo período do ano passado, o setor de serviços respondeu por 45% dos pedidos de falência, contra 30% da indústria e 25% do comércio.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registrados na base de dados da Boa Vista, oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais

1 A CIRCULAR Nº 11/2010 do BNDES de 05 de março de 2010 classifica as categorias de porte das empresas de acordo com a receita operacional bruta anualizada. Microempresa – menor ou igual a R$ 2,4 milhões; Pequena empresa – maior que R$ 2,4 milhões e menor ou igual a R$ 16 milhões; Média empresa – maior que R$ 16 milhões e menor ou igual a R$ 90 milhões; Média-grande empresa – maior que R$ 90 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões; Grande empresa – maior que R$ 300 milhões.

UniFavip|Wyden inscreve para vestibular 2020.1

O Centro Universitário UniFavip|Wyden está com inscrições abertas, até o dia 17 de outubro, para o vestibular 2020.1. As provas acontecem no dia 20 de outubro, das 9h às 13h. As inscrições podem ser realizadas no site www.wyden.com.br/unifavip ou no setor de Admissões de Novos Alunos, na sede da instituição.

No dia da prova, os alunos devem chegar antecipadamente, pois os portões serão abertos às 8h e fechados, pontualmente, às 9h. A seleção acontecerá no campus do UniFavip|Wyden, na Avenida Adjar da Silva Casé, nº 800, Indianópolis, em Caruaru.

O certame irá preencher vagas em 28 cursos presenciais nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas, nos turnos da manhã, tarde e noite. Entre os cursos disponíveis estão Direito, Administração, Biomedicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, entre outros.

Mais informações pelo telefone 4020.4900 ou no setor de Admissões de Novos Alunos, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h.

Nota máxima – Após recente avaliação, o Ministério da Educação (MEC) recredenciou com a nota máxima o UniFavip|Wyden, que se consolida como o melhor centro universitário do Agreste de Pernambuco. A instituição de ensino, que foi a primeira não só de Caruaru, mas também de todo o interior do Nordeste a ser credenciada como centro universitário, em 2014, atua junto ao grupo Adtalem Educacional do Brasil, oferecendo uma série de benefícios com foco na atuação internacional, além de incentivar produções acadêmicas e científicas na região.

O UniFavip|Wyden iniciou sua trajetória acadêmica em 2001 e hoje conta com cerca de 10 mil alunos matriculados, mais de 30 cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e EAD, além de mais de 20 opções de pós-graduação. Em 2017, foi eleito, pelo IGC, o melhor centro universitário do interior de Pernambuco. Já no Enade, teve apontados mais de 10 cursos como os melhores de Caruaru.

TRF1 veta atuação de farmacêuticos e biomédicos em exames laboratoriais de animais

Ontem (1), a 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) votou por unanimidade pela anulação das resoluções dos Conselhos Federais de Farmácia (CFF) e de Biomedicina (CFBM) que avançavam em competências privativas do médico-veterinário e autorizavam a coleta de materiais de animais, bem como a análise e a emissão de laudos.

Para anular as resoluções, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) demonstrou que as leis que disciplinam as profissões de farmacêutico e de biomédico não permitem a atuação desses profissionais com animais, tampouco as diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia e de Biomedicina contemplam disciplinas veterinárias, portanto, as resoluções do CFF e do CFBM seriam consideradas autônomas e dissociadas de qualquer permissão legal.

Após a publicação do acórdão pelo TFR1, ficará reconhecida a decisão de que os médicos-veterinários são os profissionais detentores de qualificação técnica para o exercício privativo da clínica laboratorial veterinária, conforme previsto no artigo 5º, alínea “a”, da Lei n° 5.517/68.

Biomedicina

A ação ajuizada contra o CFBM é de 2008 e contesta a Resolução nº 154/2008, que autorizava o biomédico a coletar material biológico de animais, realizar exames laboratoriais e emitir o laudo dos achados da investigação. A norma do CFBM avançava em atribuições do médico-veterinário, uma vez que o artigo 5º da Lei nº 5.517/1968 diz que é competência privativa do médico-veterinário “a prática da clínica em todas as suas modalidades”.

O CFMV ainda contestou a resolução fundamentando que a atuação do biomédico se dá em caráter complementar à Medicina humana, conforme consta da própria lei que regulamenta o exercício da profissão de biomédico.

Farmácia

Anteriormente, em 2006, o CFMV entrou na justiça contra a Resolução nº 442/2006 do CFF, que permitia ao farmacêutico realizar todos os tipos de exames laboratoriais em animais, emitir o laudo e ainda responder como responsável técnico dos laboratórios que atuam em clínicas médico-veterinárias, como hematologia, microbiologia, parasitologia, citologia e imunologia. Mais uma vez avançando em atribuições que, por lei, são privativas do médico-veterinário.

As duas ações foram deliberadas na mesma sessão de julgamento da 7º Turma do TRF1 e as decisões convergiram por unanimidade confirmando que as resoluções invadem competências privativas do médico-veterinário.

Compesa anuncia redução do rodízio para Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima

A partir de hoje (2), as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana Norte do Recife, terão redução do rodízio de abastecimento de água. A melhoria se deu nos dias sem o fornecimento de água, que diminuíram de seis para quatro dias. Dessa forma, o regime de distribuição que previa um dia com água para seis dias sem (1 X 6), passará agora para um dia com água e quatro dias sem (1 X 4). A boa notícia foi anunciada, ontem (01), pela presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho, que estava acompanhada do diretor Técnico e de Engenharia, Rômulo Aurélio Souza, e da diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes. O novo calendário já pode ser consultado no site da Compesa – www.compesa.com.br – e é fruto dos estudos técnicos realizados pela companhia a pedido do governador Paulo Câmara, que solicitou que fosse verificada a possibilidade de redução do rodízio para 700 mil pessoas que residem nesses municípios, diante da melhoria expressiva do nível de armazenamento da principal fonte hídrica do Sistema Botafogo, a Barragem de Botafogo, localizada no município de Igarassu.

Com as chuvas ocorridas no inverno deste ano, o reservatório apresentou uma excelente recuperação, alcançando 62% da sua capacidade de armazenamento, cerca de 17,3 milhões de metros cúbicos – maior volume registrado nos últimos oito anos. Para se ter uma ideia, em março deste ano, a barragem estava com apenas 10% da sua capacidade. “Nossa equipe realizou simulações técnicas e matemáticas para aumentar a vazão captada no reservatório em 400 litros de água, por segundo”, informou Rômulo Aurélio Souza, que esteve à frente dos testes realizados no Sistema Botafogo, na última semana. “Esses estudos nos deram segurança para implantar o novo esquema de abastecimento, que poderá ser praticado até próxima quadra chuvosa no ano de 2020”, afirmou o diretor, lembrando que o Sistema Botafogo também é alimentado por outros mananciais, cujas captações – à fio d’água – são feitas nos rios Arataca, Cumbe, Monjope, Conga e Tabatinga.

O diretor da Compesa ainda pontuou que dentro do universo de 700 mil pessoas beneficiadas com a redução do rodízio, 40 mil são abastecidas todos os dias, e outras 160 mil já contam com um regime de abastecimento diferenciado, com calendário que prevê três dias com água e três dias sem. “Para que a população tenha água todos os dias, não só precisamos de água nos reservatórios, mas também de obras que promovam melhorias na rede de distribuição, como as ações que estão sendo feitas no Olinda+Água, a maior obra de abastecimento de água em andamento na RMR, que beneficia 15 bairros da cidade”, explicou Rômulo. O Olinda+Água recebe o investimento de 150 milhões, recursos do Governo do Estado e Compesa viabilizados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), para implantar e substituir tubulações (previsão total de 110 quilômetros), e executar melhorias na eficiência operacional do sistema, com a instalação de equipamentos e tecnologias de monitoramento e controle do volume de água produzido e distribuído.

Para incrementar a oferta de água para a cidade de Olinda, também está em andamento uma obra para implantar uma adutora a partir da Estação de Tratamento (ETA) Alto do Céu, situada no Recife, que transportará o volume de 300 litros de água, por segundo, para a cidade. São destinados mais R$ 4 milhões para a construção do empreendimento, que tem previsão de ser finalizado em julho de 2020. E para que essa nova adutora possa operar de forma sustentável, a Compesa está licitando uma obra de duplicação da Alça Norte do Sistema de Abastecimento do Recife, que possibilitará levar mais água da região Oeste da cidade para a região Norte, onde fica localizada a ETA Alto do Céu.

Fotos: Aluísio Moreira

Inteligência artificial contra fraudes em publicidade digital

O aumento do peso do marketing digital dentro do budget publicitário de grandes empresas traz junto à esperança de um retorno de investimento mais elevado. No entanto, a crescente indústria de fraudes em anúncios na web – que deve causar prejuízos de US$ 42 bilhões neste ano, de acordo com a Juniper Research -, coloca isso em cheque. Para mitigar esse problema, a martech israelense ClickCease (www.cliquefalso.com.br) aposta em inteligência no bloqueio de cliques falsos.

Para fazer isso, a empresa emprega algoritmos proprietários que estabelecem padrões de navegação com o objetivo de identificar quando a fonte de tráfego é inautêntico. Isso significa, por exemplo, notar acessos repetitivos de um mesmo endereço, ou cruzar referências casos que aconteceram a outros clientes e bloquear fontes reincidentes em cliques falsos.

“A tecnologia é baseada em machine learning, então está se sempre se auto aprimorando para detectar e bloquear com mais eficiência fraudes em publicidade digital”, explica Michel Primo, da ClickCease. De acordo com uma estimativa do grupo, até 20% dos cliques são falsos.

Para descobrir se a sua empresa sofre com o problema, a martech oferece um período de testes gratuitos da ferramenta. No modelo padrão, que faz o bloqueio automático de fontes de acesso inautênticas além de análise de conversão dos anúncios, é possível utilizar o produto por até 14 dias sem pagar nada.

Entenda as fraudes na publicidade digital

Em geral agrupadas sob diversos guarda-chuvas, as fraudes em marketing digital seguem dois principais caminhos: cliques falsos em banners e links patrocinados que consomem orçamento dos anunciantes sem entregar público qualificado em troca ou páginas maliciosas que escondem no seu código métodos para os anúncios sejam acessados sem, no entanto, exibi-los para ninguém.

Há diversas formas de levar a cabo esses golpes, desde as mais sofisticados, com bots programados para clicar de forma ininterrupta em anúncios, até fazendas de clique onde diversas pessoas são contratadas para fazer o mesmo, e mesmo disputas comerciais onde um concorrente acessa anúncios de outro de forma a prejudicá-lo.

Independentemente do caminho, o resultado é sempre o mesmo: prejuízo para quem investiu na publicidade digital. “Estimamos que as fraudes do tipo têm crescido 50% ano a ano”, afirma Primo. “Para quem quer ou precisa continuar a aproveitar os benefícios de anúncios na web, é indispensável encontrar uma maneira de lidar com o problema.”

Sesc Caruaru promove palestras sobre câncer de mama

Uma das doenças mais comuns no Brasil, o câncer de mama terá evidência neste mês com o Outubro Rosa. A ação, que objetiva falar sobre as causas, sintomas e tratamento, será trabalhada pelo Sesc Caruaru com palestras, ajuda sobre o autoexame e rodas de conversas. As atividades são gratuitas e acontecem durante todo o mês.

A programação começa nesta quinta-feira (3/10), às 19h e no Sesc, com uma palestra sobre o autoexame e o câncer de mama. A atividade será replicada no dia 10, às 15h, no Atacadão. No dia 17, a agenda é na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Demóstenes Veras, a partir das 8h. Além da temática, serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Nos dias 23 e 24, às 14h, haverá rodas de conversa no Centro de Serviço à Vida e na unidade, respectivamente, com grupos debatendo as causas e as implicações do câncer de mama e de colo de útero.

Doença – O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que no biênio 2018/2019 cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama surgirão no Brasil em cada um dos anos. “Os números reforçam a importância de promovermos esses momentos, uma vez que conseguimos reunir diversos segmentos da área de saúde e estética para alertar o público feminino para a importância de se cuidar e estar atento aos alertas do corpo”, explica a assistente social do Sesc Caruaru, Conceição de Paulo.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Ações Outubro Rosa

Data: 3, 10, 17, 23 e 24 de outubro

Locais: Sesc | Atacadão | Centro de Serviço à Vida | Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Demóstenes Veras

Horários: 19h | 14h | 15h

Entrada: gratuita

Estado de Pernambuco é contemplado no AgroNordeste

Plano para desenvolvimento econômico do Nordeste, o AgroNordeste será voltado para pequenos e médios produtores rurais que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

Lançado, nesta terça-feira (1º), pelo Ministério da Agricultura (Mapa), com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o projeto vai começar o desenvolvimento, ainda este ano, em 12 territórios do Nordeste, sendo dois desses em Pernambuco: Araripina, no Sertão, e a região do Moxotó. A meta do programa é incrementar a renda dos produtores entre 20% e 50% no médio prazo.

De acordo com o Mapa, em Araripina, o foco do desenvolvimento será nos setores de apicultura, mandioca e ovinocaprinocultura. E para a região do Moxotó, o setor será ovinocaprinocultura. Nesta última, o diagnóstico dos técnicos do ministério apontou para dificuldade de acesso a crédito (em razão da falta de titulação da terra, Cadastro Ambiental Rural e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), déficit de assistência técnica, dependência de programas governamentais e dificuldades na comercialização (em decorrência da ausência de regularidade, qualidade e certificação dos produtos).

Para o Moxotó, os técnicos também identificaram que o leite de cabra é o principal produto comercializado, enquanto o queijo de cabra, que tem maior valor agregado (gera mais renda), representa em torno de 5% das vendas. Com esse levantamento, Moxotó vai receber projetos prioritários de qualificação de um curtume, instalação de um frigorífico e regularização das cooperativas locais de produção de leite de cabra.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, esse é um projeto que o Governo Federal manifestou a discussão de um plano para o Semi-Árido nordestino. “O Mapa e a Embrapa selecionaram esses territórios e a CNA [Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária] e a Faepe ainda não receberam os detalhamentos do plano. Vamos esperar essas informações para analisar os setores que serão contemplados e saber como será esse trabalho de desenvolvimento”, disse Guerra.

Ao todo, o programa será implantado, entre 2019 e 2020, em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas. A expectativa do Mapa é que, até 2021, o programa chegue a 30 territórios.

Folha de Pernambuco