Inadimplência das empresas volta a acelerar e cresce 4,02%

O volume de empresas com contas em atraso e registradas em cadastros de inadimplentes, que vinha desacelerando no país, voltou a crescer a taxas mais elevadas no último mês de junho. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que a quantidade de pessoas jurídicas negativadas apresentou alta 4,02% no último mês de junho frente igual período do ano passado. O número é superior que o constatado em maio, que fora de 2,90% e o maior desde março deste ano, quando havia crescido 3,30%.

Na comparação mensal – entre maio e junho deste ano, sem ajuste sazonal – houve uma alta de 1,55% no volume de empresas com alguma conta em atraso. Trata-se de maior alta mensal desde novembro do ano passado, quando o crescimento observado fora de 2,17%.

Os dados regionais mostram que o Sudeste lidera o crescimento da inadimplência entre as empresas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o número de pessoas jurídicas negativadas na região cresceu 6,60%, a variação mais elevada entre os locais pesquisados. Em seguida aparecem, na ordem, as regiões Sul, que registrou avanço de 2,64% na mesma base de comparação, Centro-oeste (1,81%), Norte (1,16%) e Nordeste (0,75%).

Outro indicador também mensurado pelo SPC Brasil e pela CNDL é o de dívidas em atraso. Neste caso, o crescimento também foi superior ao dos meses anteriores: alta de 1,23% em junho frente o mesmo período do ano passado. Nessa base de comparação, foi a primeira alta após três meses seguidos de recuos.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar Costa, o crescimento econômico em ritmo abaixo do que era esperado tem impactado a capacidade de pagamento das empresas. “Com o mercado de trabalho demorando para reagir e a capacidade ociosa das indústrias em níveis elevados, as empresas vem enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos. Para os próximos meses, o movimento da inadimplência de pessoas jurídicas irá depender da evolução do crédito e da atividade econômica, que ainda avança de maneira lenta”, avalia Costa.

70% das empresas inadimplentes devem para o setor de serviços, que engloba bancos e financeiras

Entre os segmentos devedores, as altas mais expressivas do número de empresas negativadas ficaram com os ramos de serviço, que apresentou crescimento de 6,44% no período. Já o setor do comércio teve alta de 2,03% na quantidade de atrasos, enquanto as indústrias avançaram 1,51%.

Já o setor credor – ou seja, as empresas que deixaram de receber de outras empresas – o destaque ficou por conta do setor de serviços, cuja alta foi de 1,77% na quantidade de atrasos. No setor de comércio, a alta observada foi de 1,60% em junho deste ano contra junho do ano passado. Na indústria, houve queda de 0,10%.

No geral, 70% das empresas inadimplentes devem para o setor de serviços, que engloba bancos e financeiras. O comércio responde por 17% dos setores credores, enquanto as indústrias por 12%.

Metodologia

O Indicador de Inadimplência das Empresas sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. Baixe o material completo em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos
SPC Brasil – Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

Pesquisa do Nube revela os hábitos de economia praticados pela juventude

Manter as contas em dia e economizar todo mês é uma ação com impacto não só na vida pessoal, como também na profissional. Afinal, de acordo com estudos, quem não possui uma estabilidade monetária, perde em produtividade e desempenho. Pensando nisso, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou uma pesquisa com o seguinte foco: “você consegue controlar suas finanças?”. O levantamento ocorreu com 32.634 participantes em todo o Brasil, com faixa etária entre 15 e 28 anos. O resultado, colhido entre 24 de junho e 5 de julho, apontou equilíbrio entre os jovens.

A resposta da maioria, ou seja, de 60,73% ou 19.820 pesquisados, foi: “sim, poupo sempre e já planejo o futuro”. Isso é importante, pois o cenário econômico se encontra instável e a insegurança rege as ações. Logo, manter uma solidez é fundamental. “O investimento precisa ser estratégico, pois quem junta um valor a ponto de prejudicar suas demandas do cotidiano, tem de se reprogramar, entender as limitações e trabalhar com as possibilidades de acordo com a realidade na qual está inserido”, recomenda o analista de treinamento do Nube, Everton Santos.

Outros 22,22% (7.250) disseram: “sim, mas nunca sobra dinheiro para guardar”. Para o especialista, a atitude deixa a pessoa em uma zona de risco. “A qualquer dispêndio inesperado pode-se comprometer o restante da renda. Dessa forma, é indicado sempre deixar uma reserva para eventos adversos ao nosso cronograma”, avalia. Já para outros 10,02% (3.271): “depende do mês e de quantas vezes o indivíduo sai”. Esses devem fazer um controle dos débitos e créditos, pois isso auxiliará na condução dos consumo e na percepção de possíveis economias.

Ainda assim, há quem admita não se aguentar e, com isso, abusa de suas remunerações. Dessa forma, 5,04% (1.644 ) asseguraram: “não, eu até tento, mas sempre gasto demais” e 1,99% (649) revelaram: “não, o dinheiro não para na minha mão”. Todavia, para uma mudança de comportamento, o primeiro passo é elencar as prioridades e entender o significado do materialismo. “Não basta apenas ter a quantia para comprar algo, é imprescindível saber se aquilo é necessário para os objetivos de curto, médio ou longo prazo”, afirma Santos.

De acordo com ele, uma saída é guardar um montante sempre quando receber o pagamento, por exemplo. “A poupança, tesouro direto ou até mesmo os cofres, quando se trata de pequenas somas, é uma alternativa. Retirar as cédulas do nosso campo de visão abre um precedente delas não existirem naquele momento e evitamos seu uso”, garante. No mais, disciplina é o segredo para obter êxito nessa empreitada. Ou seja, entender o fato de não poder satisfazer as vontades a toda hora, faz parte do processo. “Isso não significa não ter o item almejado, mas perceber como tudo leva seu tempo”, pontua.

Portanto a dica final é criar metas e estipular prazos. “Indico fazer um compromisso consigo mesmo e executá-lo de forma pontual. Focar em propósitos capazes de serem cumpridos. Afinal, comprometer todo o patrimônio em sonhos pode ser prejudicial para as necessidades do presente”, finaliza.

Serviço: 60% dos jovens dizem sempre poupar e planejar o futuro
Fonte: Everton Santos, analista de treinamento do Nube

Red Bull abre inscrições para programa de trainee 2020

Na próxima segunda-feira (5), as inscrições para o Graduate Programme 2020, programa de trainee da Red Bull, estarão abertas. Este é o décimo ano do programa, que ao longo de sua história já contou com mais de 40 mil inscritos e 42 selecionados. Como pré-requisitos para as vagas disponíveis, a empresa busca jovens apaixonados pelo que fazem, em busca de inovação e que se integrem à missão da marca: dar asas à pessoas e ideias.

Seguindo o conceito de job rotation, o Graduate Programme oferece a oportunidade dos trainees conhecerem diferentes áreas e adquirirem conhecimentos variados, que darão base para um projeto final com escopo nacional quando cada um deles for direcionado à sua área de interesse. Como parte do programa, os participantes também passam por um treinamento internacional com graduates de diferentes países nas sedes da empresa espalhadas pelo mundo.

Podem se candidatar às vagas jovens graduados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019 nos cursos de Administração, Publicidade, Marketing, Comunicação Social, Economia e Engenharias. Entre os requisitos para as vagas estão a fluência em inglês, criatividade, inovação e autenticidade. Para 2020, a Red Bull procura jovens que tenham a cara e a personalidade da marca para se juntarem às equipes de vendas e marketing

As inscrições se encerram no dia 8 de setembro e a última etapa do processo seletivo está prevista para o mês de novembro, quando os escolhidos para as vagas serão comunicados do resultado. Para saber mais, acesse:
http://www.redbullgraduateprogramme.com/br/pt-BR

Serviço:
Red Bull Graduate Programme 2020
Data de inscrições: de 5 de agosto a 8 de setembro de 2019
Resultados: dezembro de 2019
Tempo de duração do programa: de janeiro a dezembro de 2020
Pré-requisitos: fluência em inglês, mobilidade e graduação entre dezembro de 2017 e dezembro de 2019 nas áreas de: Administração, Publicidade, Marketing, Comunicação Social, Economia e Engenharia.

75% das empresas brasileiras acreditam que o Cadastro Positivo deve reduzir juros

Segundo pesquisa inédita da Serasa Experian, 75% das empresas brasileiras esperam redução na taxa de juros em empréstimos e financiamentos com o Cadastro Positivo, em vigor no Brasil no modelo de inclusão automática desde 9 de julho de 2019. Os dados mostram que quase 17% delas não veem impacto, enquanto para apenas 8% ocorrerá um aumento nestas taxas. O grupo mais otimista com a diminuição é o de companhias que possuem entre 10 e 99 funcionários, uma vez que 79% dos respondentes da categoria têm esta percepção.

Um terço (33%) dos entrevistados acredita que o Cadastro Positivo influenciará a forma de solicitar e conceder crédito para as empresas em menos de um ano. “Os resultados da pesquisa mostram que a nova Lei é bem vista pelas companhias brasileiras. Elas apostam em impactos positivos em seus negócios, com uma avaliação de risco mais justa e menos burocrática no acesso a crédito”, afirma a diretora de Operações de Dados da Serasa Experian, Leila Martins.

Esta visão é confirmada por outro dado da pesquisa: 77% de todos os participantes acham que os negócios de sua empresa serão impactados pelo Cadastro Positivo. Considerando apenas as respostas deste primeiro grupo, oito em cada dez acham que este impacto será positivo.

Quando indagados sobre qual será o impacto do Cadastro Positivo na empresa em que trabalham, os respondentes indicaram mais facilidade e menos burocracia na aprovação de crédito (40%), seguido pelas melhores condições de financiamento (32%) e avaliação de risco mais justa (31%).

Mais facilidade de acesso ao crédito

A Serasa Experian também ouviu separadamente um grupo específico de 255 representantes de empresas com até 49 funcionários. Neste recorte, 81% acreditam que com o Cadastro Positivo terão mais facilidade de acesso a crédito. “Os resultados indicam os benefícios que a nova lei pode trazer a este público, uma vez que 14% dos entrevistados afirmam não ter conseguido dinheiro emprestado nos últimos cinco anos e 6% disseram nem ter tentado por receio de não conseguir”, comenta Leila Martins.

Metodologia

A Serasa Experian realizou duas pesquisas de opinião entre os dias 11 e 19 de junho de 2019. Uma entrevistou 519 executivos (Gerentes/ Consultor, Sócio/ Dono de empresa, Diretor, C-Level/ Presidente) de empresas de diversos ramos de atividades, com diferentes portes e atuação nos segmentos B2C e B2B. A outra levou em conta as respostas de 255 executivos (Gerentes/ Consultor, Sócio/ Dono de empresa, Diretor, C-Level/ Presidente) de empresas com até 49 funcionários de diversos ramos de atividades, com diferentes portes e atuação nos segmentos B2C e B2B.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.200 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Casos de hepatite A diminuem 72% entre 2015 e 2018

Finalizando o Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/HV) lança novo boletim epidemiológico com informações sobre as enfermidades. O documento é produzido anualmente e traz uma análise detalhada sobre o comportamento das hepatites em Pernambuco.

O boletim epidemiológico traz dados sobre os três tipos de hepatites virais em circulação em Pernambuco. Chama a atenção a redução de 72% nas ocorrências da hepatite A, entre 2015 e 2018, principalmente pela vacinação de crianças, implantada no Brasil desde 2014. A transmissão da doença é feco-oral, por alimentos ou água contaminada, ou sexual.

“Tivemos uma redução importante nos casos de hepatite A, mostrando a eficácia da vacinação no público infantil. Contudo, os profissionais de saúde precisam continuar atentos para notificar as suspeitas”, ressalta o diretor geral de Controle de Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), George Dimech. A vacinação contra a hepatite A deve ser aplicada em meninos e meninas de 15 meses, podendo ser feita até os 4 anos. Nos últimos dois anos, mais de 80% das crianças com 1 ano foram vacinadas contra a enfermidade.

Já a hepatite B apresentou um aumento de 27% entre 2015 e 2018. A principal forma de contágio é pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue – compartilhamento de objetos perfurocortantes – ou passada da mão para o filho durante a gravidez (congênita). “Vem sendo notado, em todo o Brasil, um aumento de casos das infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, gonorreia e a própria hepatite B. Isso ratifica a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais”, afirma Dimech.

O tipo B também tem vacina disponível no calendário vacinal para toda a população. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Em seguida, mais três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho.

Para a população em geral, que não completou o esquema na infância ou não sabe, devem ser feitas três doses da vacina contra a hepatite B: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

Em relação à hepatite C, os casos de 2015 e 2018 foram iguais: 198. Esse é o único tipo que não possui vacina. A doença é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê).

DOCUMENTO – O boletim epidemiológico produzido pelo Programa Estadual de IST/Aids/HV traz informações detalhadas sobre as hepatites A, B e C desde o ano 2000. O material apresenta a distribuição das ocorrências por sexo e faixa etária, além dos municípios com maior incidência (número de casos em relação à população). O material está disponível para visualização no http://bit.ly/2YtmueQ.

ATIVIDADES – Durante o mês de julho, diversos municípios pernambucanos receberam uma Jornada de Hepatites Virais, com intuito de capacitar os profissionais da Atenção Primária da cidade e da região sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento. Além disso, em diversas localidades também foram ofertados testes rápidos das hepatites B e C, além de HIV e sífilis. Para finalizar o mês, as testagens serão disponibilizadas na Praça do Derby (em frente a Subway), no Recife. A ação ocorre das 9h às 15h, dentro do ônibus do Projeto Prevenção para Tod@s e com capacidade para atender 100 pessoas.

O atendimento dura, em média, 30 minutos, tempo pra fazer a testagem e para o aconselhamento sobre práticas sexuais saudáveis. Os pacientes positivos para HIV já saem da ação com encaminhamento para a rede de tratamento. Já para os positivos para sífilis e hepatites B e C, a equipe fará a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso.

DADOS

HEPATITE A
2015: 69
2016: 26
2017: 22
2018: 19

HEPATITE B
2015: 170
2016: 201
2017: 190
2018: 217

HEPATITE C
2015: 198
2016: 205
2017: 235
2018: 198

Prazo para renegociar dívidas do FIES é prorrogado para 10 de outubro

Os estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam mais tempo para renegociar dívidas. Portaria publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 30 de julho, prorroga para 10 de outubro o prazo para o pagamento. A data limite anterior era 29 de julho.

A vantagem da renegociação é que os valores podem ser parcelados por, pelo menos, 48 meses. Antes de abril, quando foi aberto o período para quitar os débitos, só era possível o pagamento à vista.

Para pedir a renegociação, os estudantes precisam:

– ter firmado o contrato com o Fies até o segundo semestre de 2017;

– estar com as parcelas atrasadas em, no mínimo, 90 dias;

– ter contratos em fase de amortização.

Os contratos não podem ser objeto de ação judicial.

Como regularizar – Os interessados devem procurar a instituição bancária onde o contrato foi assinado. O valor da parcela resultante da renegociação não poderá ser inferior a R$ 200. Há ainda a parcela de entrada. O estudante deverá pagar ou 10% da dívida consolidada vencida, ou R$ 1.000 — o que tiver o maior valor.

Caravana Juventude em Movimento certifica 161 adolescentes

Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, administrado pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), participaram, ao longo do mês, da Caravana Juventude em Movimento. Ao todo, 161 socioeducandos foram certificados em cursos, oficinas e palestras ofertados em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Como mobilizou mais de 300 alunos simultaneamente, o evento foi o maior desse tipo já realizado pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da instituição. A caravana, que existe desde 2018, também já ocorreu no Case/Cenip Garanhuns, no Case Timbaúba, no Case Jaboatão, no Case Santa Luzia (Recife) e duas vezes no Case Caruaru.

No Cabo, o evento foi realizado ao longo de cinco encontros, em período integral. As Oficinas de Aperfeiçoamento Profissional, que tiveram 77 concluintes, abordaram temas como Noções de Sistemas Operacionais, Digitação, Internet e E-mail, Excel Prático e Elaboração de Currículo. A atividade foi ministrada pela instrutora Beatriz Belmiro, do Eixo Profissionalização. Em cada etapa encerrada, os participantes receberam certificados de três horas/aula. A caravana também contou com o ciclo de palestras “Pré-qualificação para o Mercado de Trabalho”, sob responsabilidade de voluntários do CIEE. Ao todo, 14 jovens foram certificados.

Uma novidade desta edição da caravana foi a participação de agentes socioeducativos de outras unidades da Funase como instrutores. O curso de Jardinagem, por exemplo, foi ministrado pelo funcionário Mauro Damião, que orienta adolescentes do Case Vitória de Santo Antão na produção de mudas em um viveiro florestal instalado no local. No Cabo, a atividade teve 22 horas/aula e 25 concluintes. Já o curso de Artesanato em Biscuit, que teve 11 certificações, é originário do Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, com a condução da agente socioeducativa Alexandra Rodrigues. A carga horária também foi de 22 horas/aula.

Ainda foi realizado o curso de Pintura Imobiliária, que teve 18 horas/aula e certificou 20 alunos. As aulas foram ministradas pelos instrutores Rafael Souto Maior, Pedro Fernandes e Elaxis Duarte. Já o instrutor Higino Filho, também do Eixo Profissionalização da Funase, conduziu as aulas de Introdução à Automação Eletroeletrônica, que terminaram com 14 adolescentes certificados.

Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, que também atuou como um dos instrutores do curso de Jardinagem na caravana, o resultado foi positivo. “Atuamos na maior unidade socioeducativa do Estado, com mais de 300 socioeducandos inseridos, simultaneamente, em atividades de profissionalização. Mostramos, com isso, que podemos atender um público maior. A caravana também foi muito positiva por, pela primeira vez, contar com a participação de agentes socioeducativos que atuam como instrutores em outras unidades”, avaliou.

Imagem: Divulgação/Funase

Mudança de data da coletiva Rios de Água Viva

Dom Dino convida toda a imprensa para participar da coletiva de divulgação do evento Rios de Água Viva 2019. Todas as informações sobre a programação serão repassadas nesta oportunidade. O encontro será realizado na quinta-feira (01) às 09h30, no Centro Diocesano Jesus Mestre, rua Silveira Martins, 367, bairro Petrópolis.

O que: Coletiva de imprensa para divulgação do Rios de Água Viva 2019;
Onde: Centro Diocesano Jesus Mestre, rua Silveira Martins, 367, Petrópolis;
Quando: quinta-feira (1º de agosto), às 09h30.

Itaú anuncia lucro de R$ 7 bi e programa de demissão voluntária

O Itaú Unibanco anunciou na segunda-feira (29) um lucro de R$ 7 bilhões no segundo trimestre do ano. Trata-se de um crescimento de 10% em relação a igual período do ano anterior e a maior cifra entre os bancos brasileiros. No entanto, o ritmo de crescimento do lucro no Itaú foi inferior ao de seus principais concorrentes privados. Os bancos Bradesco e Santander anunciaram crescimento acima de 20%.

O que os números também mostram é que o custo do crédito no Itaú cresceu 12%, puxado por uma despesa maior com provisões para devedores duvidosos. A receita com a operação de seguros e previdência caiu e houve aumento das despesas com pessoal, por conta de dissídio coletivo e aumento com desligamentos e processos trabalhistas. O banco informou que parte desta despesa cresce sazonalmente.

As despesas para devedores duvidosos cresceram, segundo banco, por conta da sua maior exposição a clientes pessoas físicas. A carteira de crédito neste segmento cresceu 14%, chegando a R$ 221,5 bilhões, puxado pelo cartão de crédito, crédito pessoal e veículos.

Já a carteira de crédito do segmento de pessoas jurídicas registrou expansão de apenas 4,3%. Houve uma redução do crédito a grandes empresas. O que mais chama a atenção é a queda de quase 30% nos repasses de empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os índices de inadimplência para atrasos acima de 90 dias ficaram estáveis, em 3,5% nos empréstimos no Brasil.

Porém, no segmento de grandes empresas a queda no índice de inadimplência foi expressiva entre o primeiro e segundo trimestre: 2,6% para 1,8%. O banco explicou que essa retração ocorreu porque foi preciso dar baixa (registrar) A prejuízo com clientes específicos. Esse prejuízo já estava provisionado e por isso não afetou o lucro da instituição.

Normalmente, o banco reconhece esse tipo de prejuízo no balanço quando identifica que já não é possível recuperar os recursos. Não é possível identificar quais clientes estão nessa lista. Segundo analistas, podem ter sido empresas em recuperação judicial ou até mesmo que tenham decretado falência por já estarem em dificuldades há mais tempo.

Entre os analistas, é grande a expectativa em relação ao efeito da RJ (recuperação judicial) da Odebrecht sobre o resultado dos bancos. Trata-se da maior RJ da história do Brasil, com dívidas que chegam a R$ 100 bilhões. No entanto, o mercado acredita que as instituições vão esperar para dar baixa em eventuais prejuízos, em especial porque ainda avaliam a possibilidade de receber ao menos parte do pagamento devido.

Folhapress

A meta de crescimento no crédito do Itaú, prevista para ficar entre 8% e 11% no ano foi mantida e, na apresentação dos resultados, o banco não fez comentários sobre o desempenho da economia.

Banco anuncia programa de demissão voluntária
O banco também anunciou nesta segunda-feira (29) um PDV (Programa de Desligamento Voluntário). Segundo texto divulgado pela instituição, o programa busca “adequar suas estruturas à realidade do mercado”. O Itaú tem hoje pouco mais de 85 mil colaboradores no Brasil, cerca de mil profissionais a menos do que tinha no primeiro trimestre de 2019.

Só neste ano, segundo dados que constam em seu balanço, foram fechadas 212 agências ou postos de atendimentos. O banco tem agora 4.722 unidades.  No comunicado enviado ao mercado, o Itaú Unibanco não informou qual é a meta de desligamentos. No segundo trimestre, o lucro do banco cresceu 10%, num ritmo menor do que os de seus concorrentes.

Os resultados foram afetados, em parte, por despesas maiores justamente com pessoal.
Entre o junho de 2018 e junho de 2019, essa despesa cresceu 6,8% em função do número de desligamentos e processos trabalhistas, destaca o banco em balanço. A despesa total com pessoal foi de R$ 5,54 bilhões no segundo trimestre deste ano. No programa anunciado pelo banco, a adesão ao PDV poderá ser feita durante todo o mês de agosto.

Quem optar pelo desligamento receberá até 0,5 salário por ano trabalhado, no limite de 6 salários, e plano de saúde por 60 meses. Outra opção é ficar com até 10 salários, com cobertura de plano de saúde por 24 meses. Também serão pagos participação de resultados e outras verbas rescisórias.

Polícia decide não indiciar Neymar em acusação de estupro

A Polícia Civil decidiu não indiciar o jogador Neymar por crime de estupro, no caso em que ele foi acusado pela modelo Najila de Souza, em maio. A investigação foi concluída nesta segunda-feira (29) pela delegada Juliana Lopes Bussacos, da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher.

A polícia concluiu que o jogador do PSG e da Seleção Brasileira não cometeu nenhum crime. A reportagem apurou que a investigação encontrou muitas contradições nos depoimentos de Najila.

No dia 31 de maio, Neymar foi acusado de agredir e estuprar a modelo em um hotel em Paris, duas semanas antes. À época da divulgação do caso, ele estava concentrado com a Seleção Brasileira na Granja Comary.

Convocado pela Justiça, o jogador prestou depoimento em 13 de junho em São Paulo e, dias antes, no Rio de Janeiro, onde é investigado por ter divulgado fotos íntimas de Najila em um vídeo postado nas redes sociais.