Odacy Amorim assume a presidência do IPA nesta terça-feira (22)

O novo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, tomará posse nesta terça-feira (22). A solenidade será no auditório Ruy Carlos do Rego Barros, na sede do órgão, em San Martin, a partir das 10h. Com larga experiência na gestão pública, Odacy possui bastante afinidade com o trabalho desenvolvido pelo Instituto. Órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o IPA tem papel fundamental para a melhoria contínua da agricultura familiar pernambucana, através de trabalhos nas áreas de Extensão Rural, Pesquisa e Infraestrutura Hídrica.

Movimento do Comércio cresce 1,8% em 2018, diz Boa Vista

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,8% em 2018, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação mensal dessazonalizada, o indicador caiu 1,5% em dezembro. Já na avaliação contra dezembro do ano anterior o varejo cresceu 0,8%.

Apesar do desempenho tímido nos últimos meses, o indicador segue crescendo pelo segundo ano consecutivo. Ainda assim, fatores como alto nível de desocupação e lenta melhora da atividade continuam sendo os principais entraves para uma evolução mais robusta do setor. Com poucos sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo siga em um ritmo gradual de recuperação em 2019.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 3,4% em dezembro, descontados os efeitos sazonais. Ao longo de 2018 o segmento cresceu 1,1%, de acordo com os dados sem ajuste sazonal.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,3% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados do ano houve queda de 1,0%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou queda de 0,1% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 2,7% em relação ao ano anterior.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 0,6% em dezembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada do ano avançou 1,3%.

Abaixo a tabela contemplando os valores mencionados.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em:
ttp://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar dados em soluções para os desafios de clientes e consumidores.

Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Pioneira também em serviços ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econômica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educação financeira e parcerias para negociação de dívidas. Tudo disponível de forma simples, rápida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.

Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

Dados estão em toda parte. O que a Boa Vista faz é usar inteligência analítica para transformá-los em respostas e soluções às necessidades e desejos dos consumidores e empresas.

www.boavistascpc.com.br

Festival Curta Taquary chega a 12ª edição e inicia suas inscrições

Estão abertas desde ontem (21), e segue até o dia 15 de fevereiro as inscrições de filmes brasileiros para seleção e exibição durante a 12ª edição do Curta Taquary – festival internacional de curta metragem. O evento que tem toda sua programação gratuita, acontecerá em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, entre os dias 22 e 27 de abril com exibições dos curtas em praça pública e escolas, além de oficinas de formação, seminários, debates, laboratório de roteiro e shows musicais.

Para participar, as pessoas interessadas devem preencher a ficha virtual disponibilizada no site do festival: http://www.curtataquary.com.br/ clicar no campo “Inscrições”, onde também encontrará o regulamento do festival.

O Curta Taquary 2019 conta com sete Mostras Competitivas e cabe ao candidato(a) optar por qual deseja concorrer, sendo elas: Mostra Brasil: Com temática livre; Primeiros Passos: Para diretores em seus primeiros trabalhos; Dália da Serra: Voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Universitária: Direcionada para produções oriundas de alunos de graduação; Diversidade: Filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas; Curtas Fantásticos: Filmes de horror, ficção científica e fantasia; Criancine: filmes voltados para o público Infanto Juvenil.

Desde 2005, o Curta Taquary já exibiu em suas 11 edições mais de 1.500 filmes para um público superior a 50 mil pessoas, tornando-se um importante espaço para a difusão da produção audiovisual do Brasil e da América Latina.

O evento é financiado pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

Identidade Visual

O Ilustrador, artista plástico e pesquisador, Bruno Gomes é quem assina o cartaz dessa edição, que vem trazendo a inspiração na ancestralidade, tendo como tema central: “Identidade e formação do povo brasileiro”.

Bruno é ilustrador, autor de livros, alagoano de nascença, pernambucano de alma. Faz parte do projeto Thynia Thudia, que leva guerreiros da etnia Fulni-ô (PE) para realizar vivências no Ceará. É parceiro do projeto Omama como ilustrador e pesquisador em aldeias indígenas, de onde mergulha e se inspira para criar seus trabalhos.

Sebrae/PE realiza evento sobre negócios na aposentadoria

Na próxima quinta-feira (24), dia do aposentado, o Sebrae em Pernambuco realiza o evento “Empreendedorismo e Longevidade – Experiência como diferencial competitivo” para incentivar aposentados a desbravar o mundo do empreendedorismo. No evento, vão ser apresentados casos de vida e de sucesso de empreendedores desse segmento, acontece a partir das 15h no Hotel Grand Mercure, na zona sul do Recife. O investimento é de R$30,00.

A programação do evento conta com a palestra da jornalista e pesquisadora da área de planejamento financeiro e empreendedorismo pós-aposentadoria, Mara Luquet. Mara foi colunista do Jornal da Globo, da TV Globo, e da Rádio CBN. É também autora dos livros “O assunto é dinheiro” e “Aposentada ficava a sua avó”. A segunda palestra será do psiquiatra e professor associado (aposentado) do departamento de neuropsiquiatria da UFPE, Dr. José Francisco de Albuquerque, que vai apresentar seu olhar reflexivo sobre o “envelhecer integrando um projeto de vida”.

Além das palestras, casos de sucesso e de vida de aposentados empreendedores serão apresentados. Pessoas que iniciaram o sonho de ter o próprio negócio após a aposentadoria: Jayron e Tereza, casal de empreendedores do Engenho Capibarim; e Lucia e Carmela, amigas e empreendedoras da Colombina Fantasias. Será promovido um painel de debates com todos os participantes, com a mediação da Coaching Margarida Furtado – e posteriormente realizaremos um “momento café e networking”.

“É a primeira vez que o Sebrae/PE realiza um grande evento voltado para este público. E esse olhar de atenção para essa fatia da população faz-se extremamente importante porque os idosos de hoje não são mais como os de ontem. As pessoas envelhecem querendo continuar suas vidas e não parar de vez. É o momento em que os sonhos podem ser realizados e que a realização pessoal e profissional mais profunda pode acontecer. O empreendedorismo entra nesse contexto como a chave da valorização financeira, psicológica, econômica e até física para muitos, proporcionando qualidade de vida e sucesso pessoal”, conta José Edson Monteiro, analista do Sebrae/PE responsável pela realização do evento.

PROGRAMAÇÃO

15h – 15h50: Credenciamento
15h50 – 16h: Abertura
16h – 16h45: “Empreendedorismo e Planejamento Financeiro na 3ª idade” (Mara Luquet)
16h50 – 17h20: O envelhecer integrando um projeto de vida (Dr. Francisco de Albuquerque)
17h25 – 17h40: Apresentação de Caso 1 – Proprietárias da Empresa “Colombina Fantasias” (confecção de fantasias e acessórios) – as empresárias Lucia e Carmela, aposentadas da Caixa Econômica e Banco Central, contam como a paixão por fantasias, cultura e carnaval levou a empreender
17h40 – 17h55: Apresentação de Caso 2 – Proprietários da Empresa “Engenho Capibarim” (fábrica de rapadura, mel de engenho e licores) – o casal de empresários Jayron e Tereza, ele Engenheiro Agrônomo aposentado, e ela ex-CEF, fundadora da Caixa Cultural, contam como a aquisição de uma propriedade em Aliança virou um negócio na aposentadoria
18h – 18h25: Debate com palestrantes e empresários convidados (mediação da Consultora e Coaching Margarida Furtado)
18h25 – 18h30: Encerramento
18h30: Coffee Break e Networking
SERVIÇO
Empreendedorismo e Longevidade – Experiência como diferencial
Quando: Quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
Horário: 15h às 18h30
Local: Hotel Grand Mercure | Av. Boa Viagem, 4070, Boa Viagem
Investimento: R$ 30,00
Inscrições: loja.pe.sebrae.com.br/loja/evento/10105456

Atrações de peso no Baile Municipal de Caruaru

O Carnaval Caruaru Cultural 2019 vai ser diferente. Dia 15 de fevereiro, na Arena Caruaru, teremos o Baile Municipal! . Bell Marques e Benil são as primeiras atrações confirmadas. Já marca os amigos pra ninguém perder o Carnaval na Capital do Agreste. Vai ser massa.

#PrefeituraDeCaruaru

#CarnavalCaruaruCultural

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#Caruaru

#BellMarques

Câmara de Caruaru analisará reajuste dos servidores

De forma extraordinária, a Câmara Municipal de Caruaru fará uma reunião nesta terça-feira (22), ás 15h, convocada pelo Poder Executivo, para analisar o projeto de lei que reajusta o salário mínimo dos servidores públicos de Caruaru.

O reajuste acontece para que o salário mínimo dos servidores se adeque ao Decreto Federal 9.661/2019, de 1 de janeiro de 2019, que aumentou o salário mínimo para R$ 998,00.

Leia o PL do Executivo Municipal na íntegra no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) http://sapl.caruaru.pe.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2019/8203/projeto_de_lei_-_mensagem_001_-_sm_2019.pdf

SERVIÇO

O que? Análise do projeto de lei de reajuste do salário mínimo dos servidores municipais de Caruaru

Quando? Terça-feira, 22, ás 15h.

Onde? Na Câmara Municipal de Caruaru

Plataforma conecta advogados inovadores com novos clientes

Concebida pela russa Elizaveta Uvarova, do grupo suíço de tecnologia Tech Vanguard, a ideia foi desenvolvida a partir da sua dificuldade em encontrar advogados qualificados para uma consultoria jurídica altamente confiável, quando pretendia trazer um dos seus empreendimentos ao Brasil há cerca de três anos. “Na época não haviam plataformas semelhantes à nossa com informações a respeito da formação acadêmica e desempenho dos especialistas”, relata. Após isso, ao manter contato com executivos de outras empresas e brasileiros de forma geral, ela constatou a existência da mesma dificuldade. “Há uma grande oferta de profissionais, mas muitos se denominam como o melhor da cidade em um determinado segmento, sem inserir qualquer critério ou referência para utilizar a chancela. Isso nos motivou a criar uma plataforma isenta e que pudesse resolver essa dor de mercado”, complementa.

Lançada em julho de 2018, a Roundlaw já trouxe inúmeras causas aos advogados cadastrados na plataforma. Somadas, elas geram movimentação financeira acima de R$ 10 milhões. “Queremos se tornar uma referência nacional no setor jurídico, impulsionando o networking e a geração de negócios dos profissionais listados em nosso site. Nesse início, tivemos uma receptividade positiva do mercado e acreditamos que temos todos os fundamentos para crescer de forma rápida”, avalia a empreendedora.

Atualmente, a Roundlaw disponibiliza a lista de profissionais de 25 áreas diferentes do Direito em São Paulo. No Rio de Janeiro, são 23 especialidades, enquanto em Brasília há 13. O bem-sucedido trabalho abre portas para a expansão. “No momento o foco é disponibilizar mais especialidades aos usuários nas cidades que já mantemos operação. Após a conclusão desse processo, queremos pouco a pouco disponibilizar a plataforma em outras importantes capitais e, consequentemente, renovar o status quo do marketing jurídico no país. Para 2019, a expectativa é de gerar volume de negócios superior a R$ 60 milhões aos advogados”, conclui Uvarova.

Sobre a Roundlaw

Roundlaw é uma plataforma de marketing e networking jurídico, criada pelo grupo suíço Tech Vanguard, que tem o intuito de tornar mais simples a busca por serviços jurídicos de primeira linha e reconhecida reputação no mercado. Com isso, as pessoas e corporações conseguem encontrar em poucos cliques os cinco melhores advogados de diversas especialidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O processo seletivo Roundlaw inclui entrevistas, suporte de headhunters especialistas no mercado jurídico, e validação da reputação com outros profissionais do mercado, entre outros aspectos.

Sebrae realiza em Garanhuns oficinas com temáticas financeiras

Em tempos de retomada da economia, após um longo período de crise no Brasil, os empreendedores começam a se reorganizar a fim de colocar ordem na casa, como se diz no popular. E um dos pontos cruciais para a saúde dos negócios, a gestão financeira das empresas, é um dos assuntos mais estudados. Pensando em auxiliar os microempreendedores individuais (MEI) nesta busca por soluções práticas para impulsionar seus empreendimentos, o Sebrae/PE realiza nos dias 04, 06, 11 e 13 de fevereiro, em Garanhuns, uma série de quatro oficinas que têm como tema principal “MEI – Fortaleça seu negócio, entenda o seu financeiro”. Todas as oficinas serão realizadas na sede da Unidade Agreste Meridional do Sebrae.

A primeira oficina trata-se de uma palestra com o tema “Mitos e Desafios do MEI”, que acontece no dia 04 de fevereiro, das 19h às 21h, na sede do Sebrae. Nela, os participantes vão obter informações sobre a declaração anual do MEI, sobre emissão de notas fiscais e sobre mudança de inscrição estadual, entre outros pontos. Já no dia 06 de fevereiro, das 18h às 22h, a abordagem será “Como controlar o fluxo de caixa”, que fará com que os empreendedores possam compreender o quão é importante cuidar das entradas e saídas diárias de dinheiro das empresas, facilitando assim a gestão dos recursos financeiros para a obtenção de melhores resultados.

Uma semana depois, no dia 11 de fevereiro, também das 18h às 22h, os participantes das oficinas vão aprender a “Como definir preço de venda”, tema que muitos empreendedores não dominam e necessitam de capacitação. Aqui, o objetivo será o de mostrar ferramentas para que todos possam entender a estrutura dos gastos do negócio que serão primordiais para a formação de preços de venda, levando a empresa a ser mais rentável. No mesmo horário, sendo no dia 13 de fevereiro, o tema da última oficina será “Orientação sobre serviços financeiros”, em que os MEI serão orientados sobre as condições e formas de acesso ao crédito junto às instituições financeiras. Para esta oficina, serão convidados representantes dos bancos para tirar dúvidas dos participantes.

“Muitos MEI ainda têm dúvidas sobre seus faturamentos, o que causou certo transtorno na hora de fazer a declaração anual. Por isso, eles precisam ter controle, fazer a gestão financeira dos seus negócios durante o ano inteiro. Esse programa de capacitação que o Sebrae está oferecendo vai, justamente, auxiliar o microempreendedor individual a ter essa noção e vai colaborar, também, com a mudança de cultura de pouca gestão, pouco controle, tendo em vista que a burocracia é quase zero para ser MEI”, afirma Paula de Sá, analista da Unidade Agreste Meridional do Sebrae.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na loja online do Sebrae (https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/) ou na Unidade Agreste Meridional, localizada na Avenida Rui Barbosa, 671, 1º andar, no bairro Heliópolis (por trás da agência do Banco do Brasil). A taxa para o programa completo custa R$ 20. Para tirar dúvidas, os interessados podem ligar para o número (87) 3221-3333.

Serviço: Oficinas “MEI – Fortaleça seu Negócio, entenda o seu financeiro”

Data: 04, 06, 11 e 13 de fevereiro de 2019

Local: Unidade Agreste Meridional do Sebrae/PE – Av. Rui Barbosa, 671, 1º Andar, Heliópolis

Inscrições: R$ 20 (programa completo), pelo site https://loja.pe.sebrae.com.br/loja/ ou na própria Unidade do Sebrae

Informações: (87) 3221-3333

Programação

04/02 – Mitos e Desafios do MEI, das 19h às 21h

06/02 – Como controlar o fluxo de caixa, das 18h às 22h

11/02 – Como definir preço de venda – das 18h às 22h

13/02 – Orientação sobre serviços financeiros – das 18h às 22h

Hanseníase: janeiro é mês de conscientização da doença

Manchas na pele com ausência ou diminuição da sensibilidade podem ser um indicativo da hanseníase, doença crônica que pode deixar sequelas irreversíveis e que tem um alto poder de propagação. De acordo com dados parciais de 2018, em Pernambuco foram diagnosticados 2.157 casos novos. Isso representa uma redução de 10% em relação a 2017, com 2.410 novos doentes. Apesar da redução, a Coordenação de Controle da Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça a importância do diagnóstico precoce e de dar o seguimento correto para o tratamento, evitando a disseminação de ocorrências.

Nesta semana, a SES está estimulando os municípios a realizarem ações alusivas à hanseníase, que tem seu dia de luta mundial lembrado sempre no último domingo de janeiro, que nesse ano ocorre em 27.01. Já nesta segunda (21.01), das 9h às 12h, o município do Paulista fará ação de diagnóstico precoce e busca ativa de casos, ofertando consultas com dermatologistas. A atividade será realizada na Paróquia Nossa Senhora do Ó, em Pau Amarelo, em parceria com a SES, Coordenação de Hanseníase do Paulista, Centro Social da Mirueira e o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

“Este mês é denominado Janeiro Roxo, criado para chamar a atenção para a hanseníase. O propósito dessas celebrações é aumentar a consciência de que a enfermidade é curável, que as pessoas afetadas e suas famílias têm direitos iguais aos outros e lembrar que, embora tenha havido períodos de declínio nos casos de hanseníase, nos últimos 20 anos, essa doença ainda se mantém, hoje, afetando nossas populações. Precisamos chamar atenção para a sintomatologia da doença e que com o diagnóstico precoce e o tratamento correto as chances de cura aumentam”, reforça a coordenadora de Controle da Hanseníase da SES, Monique Lira.

A DOENÇA – A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica e com alto poder incapacitante. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos. Também pode manifestar-se como uma doença sistêmica, comprometendo articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. Sua transmissão ocorre quando uma pessoa infectada, e que não recebe o tratamento, elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas. A principal via de eliminação e entrada do bacilo são as vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe), através de contato íntimo e prolongo.

Os principais sinais e sintomas da doença são: manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade (a pessoa pode sentir choques, câimbras e formigamentos que evoluem para dormência); pápulas, infiltrações, tubérculos e nódulos; diminuição ou queda de pelos localizada ou difusa (especialmente sobrancelhas) e ausência de sudorese no local (pele seca).

O tratamento recomendando pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é baseado na poliquimioterapia, ou seja, com o uso de várias drogas para a intervenção terapêutica. Uma parte do tratamento é realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). O restante dos remédios o paciente toma em casa. Vale reforçar que toda a medicação para hanseníase é gratuita e fornecida pelo Ministério da Saúde (MS). A distribuição dos medicamentos trata a doença e impede a sua transmissibilidade.

Prefeitura de Caruaru lança programa Caruaru Moda Mundo

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (SEDEEC) lança o programa Caruaru Moda Mundo, visando a capacitação e qualificação de micro e pequenas empresas do setor de confecções de Caruaru. O programa, desenvolvido em parceria com o SEBRAE e com o apoio de ACIC e Armazém da Criatividade, tem duração de oito meses e consiste no diagnóstico dos principais pontos de melhoria das empresas participantes, seguido por um ciclo de mentorias abordando os eixos de Gestão (Processos, Pessoal, Planejamento, Finanças e Marketing/Comercialização) e Inovação (Produção e Produto).

As empresas beneficiadas ainda irão expor as suas peças durante a 28ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana e obter um acompanhamento após a Rodada, a fim de garantir a entrega das vendas realizadas durante o evento.

As inscrições para o programa Caruaru Moda Mundo são gratuitas, vão até o dia 17 de fevereiro e devem ser realizadas através do site do programa: http://cmm.caruaru.pe.gov.br.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (81)3701-1544 ou pelo e-mail sedeec@caruaru.pe.gov.br.