Nena Queiroga reúne grandes nomes da música local em tarde de “Ensaio Aberto”

Tomando para si a alegria e a efervescência do período carnavalesco, a cantora Nena Queiroga reúne uma gama consagrada de artistas locais para primeira apresentação do projeto “Ensaio Aberto”, que acontecerá neste domingo (3), a partir das 15h, no bairro de Campo Grande (Rua Jerônimo Vilela, 509). Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos através dos telefones: (81) 3204-0489; (81) 997290840.

O evento, que deve acontecer semanalmente, receberá, em sua apresentação abre-alas ao público os músicos Adilson Ramos, Ed Carlos, Maestro Forró, Adilson e Maestro Spok. Para além dos músicas, a artista também recebe ao palco as cantoras Michelle Melo e Bia Villa-Chan; O coral Edgard Moraes , o grupo Fulô de Mandacaru e a Família Chumbago.

“Carnaval é a época em que, verdadeiramente, celebramos a grande confraternização universal: nas ladeiras, nas ruas. E o Ensaio Aberto, além de reunir artistas incríveis da música pernambucana, é para todos, para celebrarmos esse sentimento coletivo”, pontua Nena Queiroga, idealizadora do projeto.

NENA QUEIROGA – Filha do radialista Luiz Queiroga e da cantora Mêves Gama, a vocalista nasceu no Rio de Janeiro, mas cresceu em Recife. Com a veia artística correndo nas veias, integrou, na adolescência, o grupo Quarto Crescente, ao lado do irmão Lula Queiroga. Sua contribuição para a produção musical local lhe rendeu os títulos de Cidadã Pernambucana e Recifense, entre 2012 e 2016, respectivamente. E o reconhecimento não parou por aí. Em 2018, foi a grande homenageada do Carnaval do Recife.

Serviço

Ensaio Aberto com Nena Queiroga

Dia: 03 de Fevereiro de 2019 (domingo)

Horário: A partir das 15h

Local: Rua Jerônimo Vilela, 509 – Campo Grande/Recife – PE

Ingressos e informações: (81) 3204-0489; (81) 997290840

Região nordeste é oportunidade para quem deseja empreender

Que o Nordeste é uma região privilegiada por suas belezas naturais, gastronomia diversificada e culturas incomparáveis, disso ninguém duvida. Mas, para além das paisagens e dos encantos, a localidade também representa uma boa oportunidade para quem deseja empreender. De acordo com o Boletim Regional do Banco Central do Brasil, publicado em outubro do ano passado, o índice de atividade econômica cresceu 1,5%, na região, em comparação com o trimestre anterior. Para 2019, a expectativa é a recuperação da economia e o crescimento do PIB.

E foi aproveitando esse bom momento que a Mr. Kids, rede de vending machines, abriu 11 novas franquias na região, o equivalente a 22% de todas as novas unidades lançadas pela rede em 2018. E o crescimento da franquia não para por aí: a rede ainda tem grandes planos de expansão nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande no Norte e Maranhão e já tem negociados 298 pontos para quem deseja empreender nestes locais. “O Nordeste é uma localidade com boas oportunidades de investimento. Com enorme potencial de consumo, economia diversificada e grandes centros urbanos, a região tem espaço para novos empreendimentos e, principalmente, para o crescimento de microfranquias como a Mr. Kids”, afirma Antônio Chiarizzi, fundador da rede.

Para o empresário, o crescimento da franquia na região pode ser explicado por uma série de motivos, que não só a retomada da economia: “O nosso crescimento no ano passado foi resultado não só do avanço econômico da região, mas também do nosso plano de negócio. Oferecemos uma franquia de baixo custo, com resultados reais e concretos, pontos já contratados para início imediato, além da plena aceitação dos nossos produtos para o público alvo”, enumera Chiarizzi.

No mercado de vending machines desde 2012, a Mr. Kids vem acompanhando as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, o segmento com maior crescimento no último trimestre do ano passado foi Entretenimento e Lazer, com alta de 25,2%.

Ao todo, a Mr. Kids conquistou 50 novos franqueados no ano passado, em todas as regiões do Brasil. “Nossa meta para 2019 é atrair 60 novos franqueados no país todo. Temos um plano de expansão muito claro para a região Nordeste, que é um local promissor, com pontos disponíveis nas capitais e cidades do interior também. Buscamos franqueados em locais onde há demanda, mas não há oferta”, destaca Chiarizzi.

Para quem deseja empreender, apostar em uma franquia de baixo custo pode ser a forma de começar a entrar no mundo dos negócios. “A Mr. Kids, como microfranquia, oferece aos franqueados a possibilidade de trabalhar nos horários que lhe são mais convenientes: é necessário apenas a alimentação das máquinas com os produtos, e isso pode ser feito em qualquer horário do dia. Também somos uma opção para quem já tem longa experiência nos negócios e busca uma renda extra”, afirma Chiarizzi. O valor para comprar uma franquia é de R$ 18.700 e o faturamento mensal é a partir de R$ 2000.

SOBRE A MR. KIDS

Fundada em 2012, a Mr. Kids é uma rede de microfranquias de vending machines que trouxe ao segmento uma solução um tanto quanto inovadora: não apenas uma máquina de brinquedos, e sim, o sonho do próprio negócio para novos empreendedores. Atualmente são mais de sete mil máquinas espalhadas em aeroportos, comércios e supermercados. Mais informações www.mrkids.com.br.

Quinzena do aposentado Caixa oferece condições especiais

Pessoas caminham diante de agência da Caixa no Rio de Janeiro
20/08/2014 REUTERS/Pilar Olivares

A CAIXA vai ofertar benefícios e condições especiais em produtos e serviços bancários para marcar o Dia do Aposentado, comemorado em 24 de janeiro. Durante a Quinzena do Aposentado, que vai até o dia 13 de fevereiro, aposentados e pensionistas do INSS terão até 10% de desconto na taxa do consignado.

Além disso, serão oferecidos descontos em cesta de serviços de conta corrente e poupança, reversão do valor da cesta para crédito em celular, diminuição da aplicação inicial em fundos de investimentos, descontos e vantagens em seguros e previdência privada, e isenção da primeira anuidade do cartão de crédito.

Jeyson Cordeiro, superintendente nacional de Estratégia de Clientes da CAIXA, observa que o cliente pode economizar o valor de algumas parcelas contratando o crédito consignado da CAIXA a taxas ainda mais baixas. “A taxa de juros que a CAIXA cobra no consignado INSS já é uma das mais baratas do mercado e na Quinzena ela está ainda mais atrativa”, afirma o superintendente.

Para o cliente que trouxer para a CAIXA o consignado de outro banco, o benefício é ainda maior, se comparadas as taxas comumente praticadas no mercado. “Um cliente que recebe um salário mínimo e tem um consignado em outro banco com valor de R$ 300,00 de prestação, por exemplo, e trouxer o seu consignado para a CAIXA com a menor taxa da Quinzena, pode receber até 13% de desconto na parcela, o que representa uma economia de R$ 40,00 na prestação mensal”, disse.

Em uma das frentes de atendimento especial, os beneficiários do INSS poderão antecipar a realização da sua prova de vida e aproveitar os benefícios da Quinzena. “O cliente pode ter um atendimento personalizado e em um horário que seja mais confortável para ele”, explica a gerente nacional da Estratégia de Clientes Renda Média e Básica da CAIXA, Elaine Barros Nishiyamamoto.

Elaine comenta ainda que a Quinzena do Aposentado não é uma ação isolada em homenagem ao Dia do Aposentado. “É uma ação fundamental de uma estratégia maior que vai levar a CAIXA e os aposentados a um novo patamar de relacionamento, priorizando a jornada do cliente, seja ela física ou digital. A gente quer que a CAIXA seja percebida como o banco de primeiro relacionamento dos aposentados”, disse.

O aposentado que tiver interesse em conhecer melhor todos os benefícios e condições especiais sobre a Quinzena do Aposentado pode acessar o site www.caixa.gov.br/quinzenadoaposentado.

25/01/2019

Pequenos negócios usam nomes fantasias para se diferenciar no mercado

Três em cada quatro pequenos negócios no Brasil têm um nome fantasia e grande parte delas também possui logomarca própria. É o que apontou a pesquisa “O Registro da Marca nos Pequenos Negócios”, envolvendo 4.002 empresários. Apenas 19% deles, porém, procuraram registrar sua marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro, necessário para garantir a exclusividade em seu uso para um produto ou serviço.

O segmento das microempresas (ME) foi onde o uso do nome fantasia mais predominou, com 84%. Os microempreendedores individuais (MEI) também estão adotando esta prática, sendo que 68% dos entrevistados fazem esse uso, enquanto as Empresas de Pequeno Porte (EPP) somam 83%. Conforme a pesquisa, realizada em agosto, três em cada cinco (59%) empresas entrevistadas já trabalham com uma logomarca própria, um percentual pequeno entre os MEI (42%) e entre os setores da indústria e construção civil (54%). A amostragem considera que, mesmo que ainda apresentem números mais reduzidos, é uma parcela considerável com logomarcas.

“Registrar a marca é fundamental para garantir a exclusividade do uso, além de proteger sua identidade frente ao mercado. Para os pequenos negócios, representa, na prática, um diferencial competitivo com resultados reais que impactam favoravelmente o relacionamento com os clientes. Toda empresa deve cuidar do seu patrimônio imaterial”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Vinicius Lages.

Apenas um em cada três entrevistados (34%) já buscou informações sobre o registro da própria marca. O menor percentual está entre os MEI (21%) e do comércio (30%), sugerindo que essa medida é uma preocupação apenas de empresas maiores. Apenas um em cada quatro dos empreendedores (34%) buscou orientações sobre o registro em outras fontes, sendo que o INPI foi a principal origem das pesquisas. Mas, mesmo assim, 81% ainda não fizeram seus pedidos de regularização do uso no instituto. As respostas foram de que nunca precisaram (52%), nunca pensaram nisso (37%), não sabiam que precisava registrar (25%) não sabem como fazer (24%) e os custos do INPI são altos (14%), entre outros. “Conhecer o sistema de marcas é essencial para os pequenos negócios. Em primeiro lugar, deve ser feita uma pesquisa prévia para saber se a marca a ser usada já foi registrada no INPI, de modo a evitar que a empresa seja, futuramente, impedida de utilizar o nome e/ou logo. Além disso, com o registro de marca, a empresa poderá criar sua identidade e impedir que terceiros se aproveitem dela. Vale ressaltar que a parceria com o Sebrae é uma das principais iniciativas para estimular o registro das marcas. Com foco neste grupo, que tem desconto no valor das retribuições, o INPI também simplificou procedimentos e reduziu o prazo de análise para menos da metade do que era há pouco mais de um ano”, explica o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel.

A maior parte dos entrevistados, principalmente dos segmentos da indústria e construção civil, afirma que recorreu a mais de uma forma para conduzir o processo de registro de sua marca e um a cada três empreendedores (34%) declararam que fizeram os trâmites sozinhos. Foi o caso da empresária Samar Semann, que transformou a pasta de alho “Oh My Garlic!”, em uma das marcas mais conhecidas no Centro-Oeste e Sudeste do país. Há dois anos, ela e o marido Nijed procuraram o INPI para colher informações sobre o processo de registro. “Foi o primeiro passo que demos quando decidimos criar o produto”, conta a empresária. “As orientações foram importantes e não precisamos de nenhum escritório, todo o processo durou dois anos”, explica.

Mas mesmo estando envolvidos no processo, um a cada três admite não conhecer as regras que definem a sua própria marca. “Se por um lado a pequena empresa tem condições de contratar um escritório para cuidar dos trâmites, o microempreendedor individual aprende a fazer tudo sozinha”, explica Lages. Maria Adeneide Mendonça não sabe os trâmites do processo e não acompanha o andamento do registro da “Tapioca da Tia Dê”, a tapiocaria criada no centro de Palmas (TO). Mesmo sem a sua marca registrada, ela avalia que é de extrema importância tê-la: “É uma possibilidade do empreendedor expandir, fazer seu negócio ser conhecido e atravessar fronteiras”.

A marca pode agregar valor às empresas e aos seus produtos, atraindo e fidelizando o consumidor. A marca registrada, segundo o INPI, garante ao seu titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de 10 anos, a partir da data da concessão. Esse registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de 10 anos. O Sebrae mantém parceria com o INPI para disseminar o uso dos ativos de propriedade industrial para os pequenos negócios. Uma das ações realizadas no âmbito dessa parceria foi o curso online de marcas e patentes do programa InovAtiva. Os vídeos desse curso estão disponíveis no Youtube.

Principais resultados da pesquisa

76% dos pequenos negócios têm um nome fantasia, sendo que entre os MEI essa proporção cai para 68%
59% possuem uma logo ou logomarca, sendo que entre os MEI essa proporção cai para 42%
34% já procuraram informações sobre registro de marca. O Site do INPI é a principal fonte de informação
Apenas 19% dos pequenos negócios já fizeram um pedido de registro de marca no INPI. O principal motivo elencado para não solicitação de registro de marca foi a falta de necessidade
Entre as empresas que já fizeram um pedido de registro de marca, 65% tinham conseguido o registro no momento da entrevista

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#IPTU

Oficina de Fantoches no Caruaru Shopping

O Caruaru Shopping estará promovendo, neste final de semana, edentro de sua programação de Férias, uma oficina de fantoches. O evento acontece neste domingo (27),próximo à Praça de Alimentação Goumert, a partir das 14h. “É mais uma opção para crianças e também para os pais interagirem com seus filhos nesse período de férias”, destacou Walace Carvalho, gerente de marketing.

O Caruaru Shopping oferece ainda como opção de diversão a Arena Doce Infância que conta com brincadeiras e jogos dos anos 80 e 90, a exemplo de amarelinha, pula corda, pescaria, tiro ao alvo, pega varetas, bambolê, entre outros.

“O nosso objetivo com a Arena Doce Infância é trazer um pouco as lembranças dos anos 80 e 90, tão esquecidas hoje em dia devido à tecnologia e à falta de segurança em brincar nas ruas, praças. Em contrapartida, a geração de hoje poderá ainda conhecer essas brincadeiras e jogos que fizeram a alegria de seus pais, avós, tios…”, afirmou Walace.

O Caruaru Shopping oferece ainda como opção de lazer e diversão cinema, boliche, arena de jogos eletrônicos, entre outros. O centro de compras e convivência está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Indianópolis.

Setor têxtil brasileiro ganha a primeira impressora 3D multimaterias

Chegou ao setor de moda e confecção brasileira a primeira impressora 3D para impressão em até seis tipos diferentes de materiais e cores variadas. A impressora full color multimateriais PolyJet J750, da Stratasys, é capaz de produzir protótipos com aspecto de produtos acabados. O SENAI CETIQT, proprietário do equipamento, passará a disponibilizar a impressora a partir de fevereiro para utilização de empresários do setor.

“Adquirir esse equipamento parte da necessidade de introduzir e disseminar tecnologias disruptivas, de maneira acessível, complementando os processos de criação e desenvolvimento do setor têxtil e de confecção”, afirma Fabian Diniz, gerente do Instituto Senai de Tecnologia, do SENAI CETIQT, no Rio de Janeiro.

A impressora é o que há de mais moderno em impressão 3D e faz parte do maquinário oferecido às empresas no Fashion Lab, espaço colaborativo inaugurado recentemente pelo SENAI CETIQT, para experimentação de tecnologias inovadoras.

“A parceria com o SENAI CETIQT é uma excelente oportunidade de incentivo à adoção das tecnologias da Indústria 4.0 e da impressão 3D. As funcionalidades da PolyJet J750 permitem aos usuários desenvolver projetos mais rapidamente, com menor custo e maior precisão”, explica Anderson Soares, Territory Manager da Stratasys no Brasil, que fez do Fashion Lab um Demo Center da empresa no país.

Fabian Diniz acredita que a nova impressora será a protagonista do espaço de prototipagem do Fashion Lab “Com este equipamento, esperamos oferecer para a indústria soluções diferenciadas de tecnologia. A impressora 3D também servirá como instrumento para pesquisa e desenvolvimento de soluções em programação de materiais. Além disso, vai apoiar o desenvolvimento de projetos, editais e soluções para atendimento de empresas âncora do laboratório”, conclui Diniz.

Sobre o Fashion Lab
O Fashion Lab é o primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda. Desenvolvido pelo SENAI CETIQT, ele conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

Com espaço integrados, o Fashion Lab possui, de um lado, uma área com máquinas para prototipagem, como sistemas virtuais, impressoras 3D e 4D multimateriais, fresadora de alta precisão, cortadora a laser multimateriais e cortadora de vinil; e do outro lado, uma Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção. Neste espaço, são ofertados serviços como aplicação do conceito Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício, maior produtividade; além de integração dos processos, padronização do produto com qualidade assegurada, confiabilidade nos processos, e menor índice de não conformidade devido a otimização dos métodos.

Sobre o SENAI CETIQT
Criado em 1949, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) é referência em educação, tecnologia e inovação para a indústria e para o mercado, oferecendo serviços transversais que o consagram como um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva desses setores. Com cursos de nível superior, pós-graduação e extensão, também oferta formações técnicas, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional em espaços que simulam o processo industrial, possibilitando o aprender fazendo desde as primeiras aulas.

Por intermédio do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, presta serviços especializados de Metrologia (ensaios para avaliação da conformidade e calibração), Consultoria (criação, produção e qualidade) e Pesquisa Aplicada (criação ou aprimoramento de novos materiais, produtos, processos e sistemas). Já o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos foi criado para desenvolver soluções em química sustentável por meio de biotecnologia e novos recursos renováveis para o estabelecimento de produtos e processos, atendendo assim à demanda de PD&I da indústria química brasileira.

Sesc Ler Buíque realiza ações de lazer

Em clima de férias de verão, o Sesc Ler Buíque retoma neste domingo (27/01), das 9h até às 15h, mais uma edição do Sesc Lazer, repleto de atividades recreativas, gincana, música ao vivo com a banda Patrões na Farra, feijoada e banho de piscina. A entrada custa R$ 6, com desconto de R$ 3 para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com cartão atualizado.

A cantina da Unidade estará funcionando com venda de bebidas, comidas e petiscos a preços acessíveis. Uma feijoada será servida no valor de R$ 10. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. “Serão momentos de muita diversão para toda a comunidade. Uma oportunidade imperdível para relaxar,” conta o professor de esportes do Sesc Ler Buíque, Alyson Melo.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

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#IPTU

Central larga bem na temporada 2019

Pedro Augusto

O Central iniciou bem a temporada de seu centenário. Nos dois jogos já disputados pelo Campeonato Pernambucano 2019, a Patativa obteve duas vitórias. No sábado passado (19), derrotou o Náutico por 2 a 1, enquanto na última quarta-feira (23), acabou derrotando o Salgueiro por 3 a 2. As duas partidas ocorreram no Estádio Luiz Lacerda. Com os resultados positivos, o time caruaruense assumiu a ponta isolada da tabela do Estadual com seis pontos.

O próximo compromisso da equipe alvinegra será apenas, nesta quarta-feira (30), quando enfrenta o Vitória, a partir das 20h, na Arena de Pernambuco. O confronto será válido pela terceira rodada. Decepcionando a sua torcida, pelo menos até o presente momento, o Tricolor das Tabocas, acumula duas derrotas nas duas primeiras rodadas e se encontra na parte debaixo da tabela. Entretanto, nem por isso, o volante alvinegro Eduardo Erê espera vida fácil diante do adversário da vez.

“Conheço bem os jogadores do Vitória e não sei como eles perderam por 6 a 1 para o Salgueiro, na primeira rodada. Também perderam para o Sport por 2 a 0, na última rodada, e vão querer se recuperar diante do Central. Porém, precisamos nos impor dentro de campo. A Arena é um estádio neutro e teremos ditar o ritmo de jogo se quisermos sair de lá com os três pontos. Será importante este período de treinamento para fortalecermos a equipe”, analisou Erê.

Clássico

Também pela 3ª rodada do Estadual, Sport e Náutico fazem o primeiro Clássico dos Clássicos de 2019, neste domingo (27), a partir das 16h, no Estádio da Ilha do Retiro. No mesmo dia e horário, o Petrolina mede forças com o América, no Estádio Paulo Coelho. Na terça-feira (29), o Santa Cruz duela com o Afogados, a partir das 20h, no Estádio do Arruda.