Um período propenso para deixar a inadimplência

Pedro Augusto

O intervalo mais aguardado pela economia local chegou! Também pudera! É justamente nesta época de fim de ano em que os trabalhadores com carteira assinada, tradicionalmente, recebem o 13º salário, quitando débitos antigos e ainda consumindo bastante, quando, claro, possuem oportunidade. Para os que planejam fechar 2018 sem dívidas na “praça”, a gratificação extra exerce um papel crucial na peleja pela condição de adimplente. De acordo com avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL de Caruaru), ao longo deste ano, o percentual de devedores no mercado local tem sofrido sucessivas quedas em comparação com os mesmos intervalos de 2017.

A justificativa, segundo a entidade, se deve a tão já falada crise financeira, que ainda tem provocado os seus efeitos no país. “Como a recessão não acabou, milhares de pessoas ficaram ainda mais receosas em esticar os seus prazos de pagamento, diminuindo, significativamente, os seus consumos. Desta forma, a inadimplência vem caindo de forma contínua em Caruaru, haja vista que o quantitativo de compras diminuiu em relação ao ano anterior. Para se ter ideia, de acordo com os levantamentos dos sistemas SPC e Serasa, se em setembro de 2017 o número de inadimplentes no âmbito local correspondeu a 122.843, neste ano o volume específico e referente ao mesmo mês foi de 113.584, totalizando uma queda de 7,5%”, destacou o gerente operacional da CDL de Caruaru, Zezinho Borba.

Conforme ressaltou o representante da entidade, a época de fim de ano é uma das mais propensas para que o devedor volte a ter crédito na praça. “As empresas credoras estão cansadas de saber que o 13º salário é repassado nesta época de fim de ano, sendo assim, facilitam bastante para que haja acordos e os consumidores voltem a comprar a prazo. É recomendável que esses devedores tentem negociar as suas dívidas agora, ou seja, não deixem para depois, haja vista que quanto maior o período de inadimplência, mais difícil ficará para quitá-las”, acrescentou Zezinho.

De acordo ainda com o gerente da CDL de Caruaru, grande parte dos registros presentes nos sistemas SPC e Serasa, relativa a débitos contraídos por consumidores locais, se refere às compras não pagas nos cartões de crédito. “Isso mesmo! O cartão de crédito continua sendo o grande vilão do consumidor caruaruense. Em seguida, vêm os chamados serviços públicos como a água (Compesa) e a energia (Celpe), que continuam tirando o sono de muito consumidor. Débitos contraídos com os serviços de plano de saúde também têm levado milhares de usuários a se tornarem inadimplentes. Mas, conforme já ressaltamos, o momento é ideal para quitar boa parte das dívidas com o repasse do 13º salário”, complementou Zezinho Borba.

Devido à grande demanda pelos seus serviços nesta época de fim de ano, a CDL de Caruaru passará a funcionar, a partir do segundo fim de semana de dezembro, também em sistema de plantão. “Ao se dirigir até a nossa unidade apresentando os seus documentos de identificação, o consumidor tem a possibilidade de verificar os locais onde está devendo, e até participar, aqui mesmo, de negociações, haja vista que intermediamos o acordo entre o credor e o devedor. Como a procura pelos nossos serviços costuma ser intensa a cada dezembro do ano, a partir do próximo dia 8, também estaremos funcionando aos sábados, sempre das 9h até as 13h”, finalizou o gerente da entidade.

Executiva Estadual do PSB avalia atuação do partido em 2018 e traça planejamento para próximo ano

A Executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro reuniu, esta semana, no Recife Praia Hotel, seus membros para avaliar o desempenho da legenda em 2018 e fazer um planejamento de atividades para o próximo ano. A importância de encontros permanentes entre a militância somada à formação política dos socialistas foi um dos temas abordados durante o encontro.

Além da avaliação do resultado das eleições para o PSB de Pernambuco, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou as atividades partidárias realizadas durante o ano de 2018. Os encontros do Prosa Política, que abordaram temas diversos, como o espaço da negritude na política e os avanços e desafios para as mulheres nas gestões socialistas, foram destacados. Os cursos realizados na área de militância digital e outro voltado para os vereadores do PSB de Pernambuco também foram enfatizados.

O presidente ainda destacou o trabalho desempenhado pela militância na construção de propostas de governo, que foram entregues ao então candidato à reeleição, o governador Paulo Câmara. Durante os meses que antecederam a eleição, os sete segmentos do PSB se reuniram para avaliar os avanços de cada área e propor novas iniciativas. O conjunto desse trabalho foi entregue a Paulo durante o pleito.

O presidente ainda falou sobre as expectativas para o próximo ano. Sileno destacou que o PSB vai continuar investindo na formação política dos seus militantes em 2019, ano que não tem calendário eleitoral. “Teremos um ano em que vamos nos dedicar ainda mais à formação política. Através da preparação da nossa militância é possível consolidar o trabalho feito pelo PSB em Pernambuco. Em 2020, teremos uma eleição diferente, que não contará com coligações, e precisamos estar prontos para este momento”, avaliou Sileno Guedes. A expectativa é realizar novos cursos de formação com os segmentos sociais e com os futuros gestores estaduais.

Presente no encontro, o deputado estadual Aluísio Lessa fez uma avaliação sobre a vitória do PSB no Estado. Ele enfatizou a capacidade de articulação política do governador Paulo Câmara, que conseguiu fazer a maior coligação para o governo estadual no país, além de ter reunificado a esquerda com a presença do PT na chapa majoritária. “Não vencemos sozinhos e eu quero destacar a coragem do governador Paulo Câmara, que fez a aliança com o PT e a manutenção do PMDB na coligação”, pontuou. O parlamentar também destacou a importância de manter sempre o diálogo da bancada do PSB na Alepe com a Executiva estadual.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Isaltino Nascimento fez uma avaliação sobre o cenário político nacional, destacando a importância do papel da esquerda no novo momento vivido no país. “Reunir é sempre bom. Sempre bom a gente conversar e discutir porque cada um tem sua avaliação. Quanto mais a gente conversa, mais a gente acerta. É bom esse exercício em 2019. Nosso partido nacionalmente tem um desafio muito grande, porque a ideia colocada é desconstruir a imagem de quem é militante de esquerda. Precisamos nos alinhar politicamente e ideologicamente para fazer contraponto ao que está posto”, disse. Na ocasião, o socialista propôs a criação de um fórum nacional de parlamentares socialistas, de uma reunião do diretório nacional no início do próximo ano para avaliação do cenário nacional e também fez uma avaliação da liderança do governador Paulo Câmara nas eleições, desde 2016, quando o PSB elegeu 70 prefeitos.

Em Pernambuco, micro e pequenas empresas tiveram crédito de R$ 26 milhões até outubro

De Janeiro a outubro deste ano a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco – Agefepe financiou um total de R$ 26 milhões para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

Desse total, 41% são referentes a 495 operações de microcrédito para capital de giro, com destaque para os setores de confecções e de alimentos (pequenas mercearias e lanchonetes). Outro segmento que se destacou foi o de artesanato com 220 operações, as quais beneficiaram expositores da Fenearte que obtiveram crédito para compra de estande e capital de giro.

Uma das beneficiadas foi Viviane Locatelli, que produz assessórios como brincos, colares e pulseiras com fibras de coco em Porto de Galinhas. Segundo ela, o acesso à linhas de financiamento é fundamental para o artesão. “Quando estamos no período de ‘entressafra’ o crédito viabiliza capital de giro para manter o negócio”, disse.

No mesmo período do ano passado, o total de financiamentos realizados foi de R$ 16 milhões. Segundo o presidente da Agefepe, Emanuel Rocha, houve um aumento na demanda por crédito este ano, o que pode estar relacionado ao início da retomada de crescimento da economia do Estado.

“Com base no que registramos até agora, o ano de 2019 se mostra promissor com relação às perspectivas de consolidação da curva de crescimento econômico. Por isso, esperamos ampliar ainda mais as nossas operações de financiamento dos empreendedores que planejam abrir ou ampliar os seus negócios no próximo ano”, afirmou.

Em 2018, a Agefepe desenvolveu um plano de ação com objetivo de atender a demanda crescente do polo de confecções de Pernambuco, que abrange principalmente os municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Empregando mais de 100 mil pessoas, o polo é a principal atividade econômica do Agreste e um ambiente fértil para a geração de novos negócios.

Além disso, a Agência também criou uma linha de crédito específica para atender o segmento de Transporte Escolar, que reúne cerca de 2 mil veículos no Estado, dos quais 1.247 estão na Região Metropolitana do Recife. “As condições oferecidas pela Agefepe em relação a prazo, taxas de juros e carência não têm igual no mercado por isso resolvi fazer o financiamento para trocar a minha Van”, afirmou Márcio José Marques, que atua há 20 anos no setor de transporte de estudantes.

Varejo ampliado deve crescer 0,49% em novembro, desconsiderada a sazonalidade

Segundo “Projeção de Vendas”, do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o varejo ampliado, que inclui material de construção e automóveis, deve crescer, desconsiderada a sazonalidade natural do mês em razão da Black Friday, 0,49% em novembro, em relação ao mês anterior. O estudo indicou que as categorias de “artigos pessoais e domésticos” e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos” devem ter um desempenho mais significativo diante de outros segmentos contemplados. De acordo com os executivos do IBEVAR, a economia segue em crescimento e o mercado está otimista para 2019, mas o setor varejista ainda sente os impactos do crescimento lento da renda e a desconfiança da estabilidade de emprego.

Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxilia na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br

ARTIGO – Mais do que automatizar, é necessário ter a tecnologia como core business

Por Rafael Bueno e Fernando Zendron

No caminho para a transformação digital, muitas empresas tratam a tecnologia como um serviço agregado: mantêm a operação normal de seus setores e, quando precisam de soluções para automatizar tarefas, passam o projeto para a área de TI. Em geral, essa forma de trabalhar não tira o potencial máximo dos resultados a serem atingidos para a companhia, uma vez que, ao trabalhar com prazos exíguos, profissionais não têm a possibilidade de realizar um volume considerável de testes e nem de aplicar novas ideias ao longo do processo de desenvolvimento.

Para solucionar esses problemas, é necessário ir além das necessidades do dia a dia para analisar a organização sob um espectro mais amplo, sugerindo questionamentos como: e se, em vez de pedidos pontuais, houvesse a participação ativa de pessoas com diferentes tipos de conhecimento? E se fosse possível gerar metas de negócio a esse grupo multidisciplinar?

Com base nessa análise, chegamos ao Mindset Core IT como resposta. Mas o que esse termo significa? Na prática, deixar de ter um “departamento de TI” para dar espaço a uma empresa menos hierarquizada e mais produtiva, reunindo os profissionais de negócios com os de tecnologia no mesmo ambiente e proporcionando um conhecimento conjunto a respeito das metas e planos da companhia.

Não é tarefa fácil promover essa integração. Além de revolucionar o modelo consolidado de “mundo corporativo” que temos hoje, exige um profundo envolvimento dos business owners e sua dedicação a esse movimento: é a partir da decisão deles que esse processo se inicia na empresa e cabe a eles decidir o rumo dessa profunda reestruturação organizacional.

Nesse processo, uma das primeiras decisões a serem tomadas é a ressignificação do papel do CIO, passando a atuar como Chief Digital Officer (CDO). Mais do que a mudança de nome, é necessário que esses profissionais passem a atuar como coach para os demais departamentos, aumentando o conhecimento de cada um a respeito de tecnologia.

Outro passo a ser tomado é a redução de hierarquias, impantando o que chamamos de fluxo de valor de negócio. Basicamente, essa estratégia consiste em garantir a entrega contínua de soluções de qualidade e valor, elaboradas a partir de equipes multidisciplinares e conscientes do propósito para o qual estão direcionadas.

Falando em propósito, uma consequência natural desse modelo é a mudança imposta aos próprios business owners. Nesse modelo, não cabe a eles explicar exatamente o que deve ser feito em cada etapa para atender aos colaboradores, mas sim promover um trabalho em que a equipe passa a entender as necessidades do cliente, entregando resultados e identificando oportunidades. Dessa forma, o senso de responsabilidade e compromisso passa a ser difundido por toda a empresa.

Aos líderes, por outro lado, cabe o papel de agir como investidores, coordenando os fluxos de entrega de valor e mantendo estruturas mais enxutas. Nesse novo cenário, nossa ideia é promover o empreendedorismo, dando a oportunidade para as pessoas agirem como donas dos projetos em que atuam, com maior controle e visão global acerca da missão que desempenham.

Essa é uma proposta nova e que exige métodos variados para sua manutenção constante. Com o conhecimento de metodologias “ágeis” e “lean”, por exemplo, empresas podem garantir a sobrevivência dessa nova estrutura organizacional, atingindo resultados duradouros com o uso eficaz de tecnologia e aumentando a motivação de seus colaboradores.

*Rafael Bueno é VP da Sciensa e Fernando Zendron é Diretor da Sciensa Digital Labs

Sobre a Sciensa

Fundada em 2010, a Sciensa é uma consultoria especializada em inovação e transformação digital. Sob a missão de trazer resultados aos negócios por meio da tecnologia, a companhia atua desde a análise de processos até à implantação de soluções personalizadas. Com 140 colaboradores no Brasil, o principal compromisso da Sciensa é entregar uma estratégia diferenciada e ser parceira de seus clientes na co-criação de projetos.

LEVA realiza cadastro para novos pontos de recarga

O LEVA, responsável pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Caruaru (SIBE), está recrutando proprietários de pontos comerciais que queriam ser representantes LEVA, realizando as recargas dos cartões COMUM, ESTUDANTE e SERVIDOR.

O objetivo é oferecer mais pontos de recargas no município, principalmente, nos bairros mais afastados do centro, facilitando o acesso a recarga a população. O estabelecimento que tiver interesse em disponibilizar o serviço deve entrar em contato com a AETPC através do telefone ‭0800 087-6680‬ e solicitar a visita de um consultor que irá verificar a viabilidade de implantação. Os estabelecimentos comerciais que realizam a venda dos créditos recebem uma bonificação, de acordo com o percentual de vendas.

O diretor institucional da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC), Ricardo Henrique, reforça a importância do uso da bilhetagem eletrônica no município. “É por oferecer segurança e agilidade para o passageiro que o sistema investe cada vez mais em tecnologia e estimula o cliente a fazer uso do cartão eletrônico no seu dia-a-dia”, disse.

Lembramos que para comodidade dos usuários, a AETPC também disponibiliza outros pontos de recarga do cartão espalhados em Caruaru, que podem ser conferidos no site www.cartaoleva.com.br ou na nossa página no Facebook.

Ilumina Caruaru avança nos bairros locais

O Ilumina Caruaru tem trazido mais qualidade de vida para os caruaruenses. A emoção toma conta dos moradores que agora podem ver suas ruas iluminadas e mais seguras. Veja como está o Loteamento Moura Brasil, onde a população vivia na escuridão #IluminaCaruaru #PrefeituraQueFaz

PMC dá início ao calendário natalino

As comemorações natalinas, que este ano trazem como tema “Caruaru, terra Natal 2018”, tiveram início na última sexta-feira (30). Uma realização da Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), o evento conta com decoração temática, inspirada nos folguedos e brincantes da cultura nordestina, com ocupações dos espaços da cidade e apresentações artísticas/culturais com direção musical do maestro Mozart Vieira, direção de criação do multiartista Gabriel Sá e coreografias do bailarino Marcos Mercury.

“O calendário tem como objetivo proporcionar aos caruaruenses, turistas e visitantes um Natal temático, baseado nos valores cristãos, de forma descentralizada, incluindo os locais símbolos de Caruaru”, explicou a presidente da FCTC, Maria Alves.
A abertura das comemorações ocorreu no Alto do Moura, com o tema “Brincantes da Nossa Terra Natal”. Em frente à Casa-Museu Mestre Vitalino, duas exposições podem ser conferidas até o dia 6 de dezembro: a Árvore de Natal de Flor de Barro e uma mostra sobre a época.

No domingo (2), o Espaço Cultural Tancredo Neves será palco da segunda edição do Encontro de Corais. A partir das 18h, apresentam-se Coral Madrigal, Coral do Colégio Diocesano, Coral do Colégio Adventista, Coral de Libras, Coral da Secretaria da Mulher e Canthus Corais.

E as festividades não param. No dia 14 de dezembro, às 19h30, o Alto do Moura recebe a Seresta Natalina, acompanhada por uma violinista. Com concentração em frente à Casa-Museu, a seresta percorrerá as ruas do bairro.

No dia 16 de dezembro, às 19h, no Palácio Episcopal, na Avenida Rio Branco, ocorre a tradicional Cantata Natalina, que contará com uma banda base, seis solistas e dois corais com intervenções coreográficas nas janelas do palácio.

Já no dia 22 de dezembro, às 17h, na Praça do Rosário, haverá apresentação de pastoril com a participação de 16 idosas assistidas pelo Centro de Convivência da Prefeitura de Caruaru.

Natal e Réveillon

No dia 23 de dezembro, às 17h, o Monte do Bom Jesus recebe o Brincantes do Boi Estrelado. O espetáculo mostrará a destreza de Mateus e Catirina numa noite de Natal. O texto e a direção são de Benício Jr.

No dia 31 de dezembro, a partir das 22h, o tradicional réveillon no Marco Zero encerra o calendário natalino, com a participação da Banda Versátil, regida pelo maestro Bitonho, seguido pelo show de Adilson Ramos.

Dezembro é sinônimo de festa no Shopping Difusora

Para quem estava esperando a programação natalina do Shopping Difusora, eis que chegou a hora de juntar a família e aproveitar o espírito natalino. Durante todo o mês, o Shopping vai oferecer uma programação variada, com atrações musicais, corais e muito mais. Quanto ao Papai Noel, ele vai atender o público diariamente, posando para fotos e escutando os pedidos das crianças. Confira a programação completa!

A festa já começa no sábado (1º de dezembro). Por lá se apresentam Joanatan Richard Trio e Paulo Holanda. Eles prepararam um repertório especial para fazer todos entrarem no clima do Natal. As apresentações começam às 13h, nas Praças de Alimentação do segundo e terceiro piso. Os mesmos dois artistas também se revezarão no palco nos dias 02 e 08 de dezembro.

Já no dia 09, às 15h, na Arena Subsolo, grupos religiosos comandarão a programação. São eles: ADNAC – Débora Roseane, Grupo do Amor de Cristo e Crescendo na Fé. A programação segue no dia 14, com uma cantata natalina especial preparada pelos alunos do English Way. O momento acontece no terceiro piso do Shopping Difusora, às 18h30. Vale lembrar que todas as apresentações são gratuitas.

Nos dias 15, 16, 22, 23 e 25, os músicos Joanatan Richard Trio e Paulo Holanda voltam a comandar a festa no Shopping Difusora. Quanto aos horários, será sempre às 13h, nas Praças de Alimentação do segundo e terceiro piso. “Esses serão momentos de confraternização e diversão entre as famílias. Você não vai querer ficar de fora, certo?”, convida o gerente de Marketing do Shopping Difusora, Welter Duarte.

Papai Noel

Este ano o Shopping Difusora resolveu evidenciar a magia que o Natal traz para o coração das pessoas na forma de luz, com o “Natal Iluminado”. Além de se encantar com a decoração, o público também pode contar com o Papai Noel. O Bom Velhinho estará recebendo o público no primeiro piso do mall, próximo a entrada principal, das 15h às 19h em todos os dias do mês de dezembro.

Horário especial

Para que o público tenha mais comodidade para programar as compras, no mês de dezembro, o Shopping Difusora funciona em horário especial. Dessa forma, lojas e quiosques, incluindo também as Praças de Alimentação, vão funcionar com horário estendido. Para não perder nenhum detalhe, confira todos os horário e programe as suas compras ou diversão em família.

Entre os dias 1º e 15 de dezembro, o Shopping abre as portas das 9h às 22h. Já nos domingos que estão entre o período (02 e 09), as lojas e quiosques abrem das 11h às 21h. Para o período de 16 a 23 de dezembro, todas as operações funcionam das 9h às 23h. No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento fica das 9h às 19h. Esse também será o mesmo horário vigente para o dia 31 de dezembro, véspera do réveillon.

No dia 25, data que se comemora o Natal, as lojas e quiosques estarão fechadas. Porém, as Praças de Alimentação, o Mercado do Shopping e os equipamentos de entretenimento (Play Toy e Cinema), funcionarão das 11h às 21h. Entre os dias 26 e 30 de dezembro, o Shopping Difusora funciona em horário normal, das 10h às 22h e no domingo, das 11h às 21h.

TOP Marcas premia as mais lembradas pelos consumidores

Pedro Augusto

Um dos prêmios mais aguardados da região Agreste será realizado nesta terça-feira (4), a partir das 19h, no Maria José Recepções I, no Bairro Indianópolis, em Caruaru. Trata-se do TOP Marcas, do Jornal VANGUARDA, que em 2018 encontra-se na sua 13ª edição. O evento, que tradicionalmente conta com a presença de centenas de destaques da sociedade pernambucana, entre empresários, políticos, especialistas, jornalistas e publicitários, neste ano tem como tema a “Tecnologia”. Promovido anualmente pelo semanário, o TOP Marcas tem como objetivo premiar os produtos e serviços que os consumidores caruaruenses mais gostam e simpatizam.

Assim como ocorreu nas edições anteriores, a pesquisa de campo para identificar as marcas que são mais lembradas na Capital do Agreste ficou a cargo da JM Consultoria & Pesquisa. O levantamento ocorreu nos últimos dias 3 e 4 de novembro, na zona urbana da cidade. Ao todo, 455 pessoas dos mais variados bairros foram consultadas. Cinquenta e um itens foram analisados, divididos nas categorias: Alimentos e Insumos, Bebidas, Construção e Reforma, Educação e Material de Limpeza, bem como Restaurantes, Saúde, Telecomunicações, Transporte e Veículos, além de Serviços e Varejo.

De acordo com o técnico responsável pelo levantamento, o economista José Augusto Netto de Mendonça, para garantir a espontaneidade das respostas, os questionários não continham listas de marcas, fazendo com que o consumidor respondesse baseado tão somente nas suas experiências. “Vale salientar que, no início da abordagem, foi esclarecido que as respostas poderiam ser dadas independente dos consumos dos produtos e serviços a serem apresentados”, explicou. Do universo de consumidores consultados, exatamente 52,17% foram do sexo feminino e 47,83% do sexo masculino.

A maioria dos abordados tinha de 35 a 49 anos, com 2º grau completo e a renda familiar de um a cinco salários mínimos. A grandeza da amostra assegura um grau de confiança nas respostas de 95% e uma margem de erro, máxima, de 4,75%. “Os pesquisadores, de posse de um mapa do bairro, procuraram pessoas residentes que atendessem aos requisitos da pesquisa nos quesitos de sexo e idade. As entrevistas foram distribuídas por todas as ruas da localidade e a cota da renda familiar foi cumprida naturalmente de acordo com a realidade socioeconômica de cada região”, destacou o coordenador do estudo, Célio Henrique.

Novidades

Sempre inovando a cada edição, neste ano o prêmio do VANGUARDA também identificou as marcas mais lembradas nos segmentos de Lojas de Tintas e Hamburgueria. As empresas vencedoras foram, respectivamente, a Dragão das Tintas e a Insano’s.

Em paralelo, os três primeiros lugares gerais nesta edição ficaram por conta da Baterias Moura, Minhoto e Pitú. A primeira marca obteve 73,04%; a segunda, 70,00%, e a terceira; 65,65%. Em relação ao TOP Marcas de 2017, a Baterias Moura se manteve em primeiro lugar, a exemplo da Minhoto, que continuou na segunda colocação. A mudança veio na terceira posição, que era da Unimed e agora passou a ser da Pitú.

Evento

Durante a noite do evento, os convidados poderão conferir o show do cantor Barthô, com o buffet de Maria José Recepções. Nele, ainda haverá a distribuição da revista do prêmio, que, tradicionalmente, é bastante demandada por todos os participantes. O TOP Marcas terá como apresentadores os jornalistas do VANGUARDA, Wagner Gil e Jaciara Fernandes.

Na ocasião também será apresentada a nova repaginação, para assinantes, da edição digital do Jornal VANGUARDA, que agora vem com mais facilidade para o leitor acessar no próprio celular. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Wsmart. “Como não poderia deixar de ser, o jornal também vem acompanhando toda essa tecnologia. Além do impresso, contamos com blog, site, bem como estamos presentes na redes sociais Facebook e Instagram,” afirmou a chefe de reportagem, Léa Renata.

Ficou para gerente geral, Virgínia Rabelo, resumir a expectativa dos que fazem o semanário em relação a mais uma edição do TOP Marcas e as novidades que estão por vir. “Estamos na 13ª edição do TOP Marcas e muito nos honra realizar a premiação por mais um ano, divulgando o resultado das marcas mais lembradas pelos caruaruenses. Todos os anos escolhemos um tema para assinar o evento e todo o projeto desenvolvido, desde a revista até a premiação. Em 2018, estamos enfocando a tecnologia, que é um tema relevante e atual, destacando também que o tradicional com a credibilidade podem, sim, andar de mãos dadas com a era da informação digital. As marcas vencedoras são um exemplo, pois são lembradas pela satisfação e credibilidade que asseguram aos seus consumidores”, afirmou.