Quatro em cada dez brasileiros que vendem vale-refeição usam valor para pagar contas

Embora a comercialização do ‘vale-refeição’ ou ‘vale-alimentação’ seja uma prática inapropriada, ela tem sido bastante comum entre os trabalhadores brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 39% dos consumidores que recebem o benefício possuem o hábito de vender seus tíquetes, dos quais quatro em cada dez (44%) usam o valor para pagar as contas. Por outro lado, 61% garantem nunca recorrer a essa prática — percentual que é maior nas classes A e B (75%).

Outras razões estão ligadas a esse comportamento de transformar o benefício em dinheiro, que não apenas a necessidade de complementar o orçamento, segundo a pesquisa. Fazer compras foi a principal finalidade apontada por 36% dos entrevistados, enquanto 21% disseram guardar o valor que recebem e 17% reservam para atividades de lazer.

Por ser um benefício que o empregador oferece aos trabalhadores, o vale-refeição tem como uso exclusivo a alimentação e não pode ser desviado de sua finalidade, de acordo com o “Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)”. “Além da prática ser inapropriada, trocar o tíquete refeição por dinheiro pode ser um mau negócio do ponto de vista financeiro. Quem compra, costuma cobrar um percentual, levando o trabalhador a perder parte do valor do benefício”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Mais da metade extrapola valor mensal do tíquete e um terço admite usá-lo com frequência para finalidades além do almoço em dias úteis

O O estudo mostra ainda que mais da metade (52%) dos consumidores extrapola o valor mensal que recebe do benefício, sendo que 20% costumam ultrapassar sempre ou com frequência e 31% algumas vezes. Já 48% afirmam usar apenas o limite estabelecido e nunca gastam mais. Entre os que extrapolam o valor do vale-refeição, 35% atribuem ao fato de o valor recebido ser muito baixo e, por isso, funciona apenas como ajuda de custo. Já 31% justificam que a quantia é insuficiente se comparada ao preço médio dos restaurantes na região em que trabalham e 29% reconhecem que os gastos com bares e padarias, por exemplo, acabam consumindo boa parte do tíquete.

Outra constatação do levantamento é que um terço (33%) dos entrevistados gasta sempre ou frequentemente o vale-refeição com outras finalidades além do almoço nos dias de expediente e compras de mercado, como café da manhã e lanches em padarias, saídas aos fins de semana, entre outras despesas relacionadas ao lazer. Há ainda aqueles que não fazem qualquer controle sobre os gastos com o uso do vale-refeição ou vale-alimentação, o que corresponde a 12% dos entrevistados. No entanto, a maioria (65%) costuma acompanhar os gastos que fazem com esse benefício.

O educador financeiro do SPC Brasil e do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, ressalta que o tíquete pode ajudar nas despesas de restaurante e nas compras em supermercados ou padarias, desde que seu uso seja bem administrado. “Ao se definir um limite diário, o benefício acaba sendo um grande aliado do orçamento. Mas se os gastos forem excessivos, talvez seja a hora de rever as escolhas. Uma boa saída é optar por restaurantes mais baratos ou levar comida de casa para o trabalho ”, observa José Vignoli.

Metodologia

Foram entrevistados 804 consumidores, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de no máximo 3,5 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas

Shopping Difusora continua com programação pré-carnaval

O Shopping Difusora continua com um espaço para atender a garotada que não quer esperar a chegada do carnaval para se divertir. Para tanto, uma série de oficinas estão sendo oferecidas de forma gratuita. O espaço funciona diariamente, montado na Arena de Eventos, no primeiro piso, próximo a entrada principal do Shopping. Porém, no sábado e domingo, a programação ganha um reforço especial.

A criançada pode aproveitar para aprender alguns passos de frevo a partir da participação em uma oficina, aprender também a fazer máscaras e pintura de rosto. As atividades estão sendo oferecidas aos sábados e domingos, a partir das 15h. As vagas para as turmas são limitadas e não há restrições de idade. Vale lembrar que a ação segue até o dia 24 de fevereiro.

Durante a semana, o público pode aproveitar também para buscar inspiração para fazer bonito no carnaval, visitando uma exposição de fantasias e adereços. “Essa é mais uma ação que já está fazendo o maior sucesso entre o público que frequenta o Shopping nos fins de semana, não só pela diversão, mas pela segurança e conforto”, reforça o gerente de Marketing do Shopping Difusora Welter Duarte.

Caruaru recebe 1º Movimento Coaching do Nordeste

Visto como uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, o coaching tem tido uma procura cada dia mais crescente. Por isso, o 1º Movimento Coaching chega a Caruaru, neste final de semana, com o objetivo de ajudar o participante a descobrir e potencializar seus resultados e alcançar seus objetivos. Com o tema “O caminho para resultados extraordinários”, o evento será realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, das 8h às 17h, no Centro de Convenções do Senac.

Idealizado para executivos, empresários, professores e alunos finalizando a graduação, a mostra terá a participação de dois grandes nomes do coaching nacional. Dentre os temas debatidos pelos master coaches Gustavo Vila Nova e Andrea Formiga, o participante vai aprender como utilizar técnicas e ferramentas de coaching, quebrar paradigmas e crenças limitantes, surpreendendo-se com seu verdadeiro potencial.

O terceiro lote de ingressos, que está com 30% de desconto, está disponível através do site www.movimentocoaching.loja2.com.br. Mais informações sobre o evento pelo telefone (81) 99985-0046, que também é WhatsApp.

Minicurso sobre organização financeira abre inscrições em Caruaru

Organizar as finanças muitas vezes não é uma tarefa fácil, é preciso de planejamento e dedicação para conquistar algo. Em Caruaru, no Agreste, será realizado o minicurso ‘7 passos para organizar sua vida financeira’, a iniciativa é da coach Silvana França, especialista em Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

“Muitas pessoas não conseguem ter uma educação financeira saudável, e acabam acumulando dívidas. Esse encontro será importante para elas conhecerem alguns passos, que poderão ajudá-las a mudar de vida”, afirma Silvana França, ministradora do minicurso.

Qualquer pessoa interessada pode se inscrever até a próxima terça-feira (19), através do contato via whastapp: (81) 9 8987-0099. O encontro será na quarta-feira (20), a partir das 19h, no auditório do Agamenon Empresarial, 1019, 8º andar, na Avenida Agamenon Magalhães, Bairro Maurício de Nassau, Caruaru (PE). O custo da inscrição é de apenas R$ 50,00.

Denúncia leva Polícia Militar a prender dois homens por furto de água em Belo Jardim

Maior obra hídrica do país e que irá tirar a cidade de Belo Jardim, no Agreste, do colapso, a Adutora do Agreste tem sido alvo de ações criminosas que prejudicam a fase de pré-operação do sistema. Após a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) prestar queixa à Polícia Militar, a guarnição do Comando do 15° BPM de Belo Jardim e o efetivo da GT local flagraram na quarta (13) furto de água na tubulação da adutora, que faz a transposição das águas do Rio São Francisco para a cidade, no KM 175, às margens da BR 232.

Dois homens de 20 e 50 anos foram presos em flagrante por estarem captando água, sem autorização, em dois pontos da tubulação da Adutora do Agreste com um caminhão-pipa e uma carroça. Levando em consideração apenas a capacidade de armazenamento do caminhão, 10 mil litros de água estavam sendo subtraídos a cada captação. Não se tem estimativa sobre o período de tempo em que o crime estava sendo cometido. Os envolvidos foram conduzidos à delegacia da cidade, onde deverão responder processo por furto qualificado de água.

De acordo com a Compesa, o roubo de água ocorrido em alguns pontos ao longo da Adutora do Agreste. A Companhia tem fiscalizado rotineiramente a obra e informado às autoridades policiais sobre a prática para que operações de fiscalização sejam realizadas para coibir esse tipo de irregularidade, como foi o caso da ação da Operação Sossego realizada ontem em Belo Jardim, que resultou na prisão em flagrante das duas pessoas envolvidas.

Foto: 15º Batalhão da Polícia Militar / Belo Jardim

Aprovado projeto de lei que impede contratação de artistas que incentivam a violência

Aprovado por unanimidade, na sessão de ontem (14), o Projeto de Lei que proíbe a destinação de recursos públicos para a contratação de artistas que, através de suas apresentações, incentivem a violência contra mulheres, negros e negras e população LGBT.

De acordo com o Art. 3o do Projeto de Lei, caberá ao Poder Executivo regulamentar a Lei, estabelecendo o órgão diretamente responsável pelo seu cumprimento, ou seja, quem vai fiscalizar a aplicação da Lei e a destinação do valor resultado na aplicação da multa, bem como realizar campanhas de conscientização acerca do respeito à diversidade social.

Esta é uma conquista histórica para o município, levando em consideração que Caruaru é palco de grandes festas que, por vezes, acabam por fortalecer artistas que incitam violências destinadas aos diversos segmentos sociais.

“A luta das mulheres, negros/as e das/os lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), são marcadores históricos pelo reconhecimento dos direitos básicos de seguridade à sua plena cidadania. Enquanto se combate violações genéricas, as quais todos e todas estão sujeitos, estas categorias ainda lutam pelo fim de violências específicas, como o fim do machismo, racismo e LGBTfobia” diz um trecho da justificativa do Projeto de Lei que pode ser acessado aqui: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2018/5343/projeto_de_lei_artistas.pdf

“É com muita alegria e emoção que recebemos a aprovação deste projeto tão importante para a nossa sociedade. Combatemos, diariamente, todas as formas de discriminação e violação. Esta é uma luta antiga, que integrou os debates da I e II Conferência de Políticas para Mulheres e, também, uma luta da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos, desde a sua primeira gestão. É inadmissível que se financie, com dinheiro público – nosso dinheiro -, produções artísticas que violem nossos direitos. Sem dúvida, este é um marco importante para a cidade na construção de uma sociedade de equidade e respeito”, disse Amanda Samara, Chefe de Gabinete do Mandato Finizola e Diretora da Secretaria Especial da Mulher e
Direitos Humanos da Prefeitura de Caruaru (2010-2016)

Ainda de acordo com o Projeto de Lei aprovado, quando falamos em violação da dignidade humana não podemos nos deter apenas à violência física. Este é o ápice da prática violadora, muitas vezes, estimulada por “piadas” e “brincadeiras” que naturalizam as relações desiguais.

“Nosso mandato está imensamente feliz de ter sido ponte neste processo. É nosso papel diário dar voz às demandas apresentadas pela sociedade e lutar para que elas sejam atendidas. Os movimentos de mulheres, da população LGBT, de negros e negras pautavam isso já há bastante tempo. Essa é uma vitória importante”, afirmou o vereador Daniel Finizola.
Agora o PL segue para apreciação do Poder Executivo (Prefeitura), para posteriormente ser sancionado e, finalmente, tornar-se Lei.

Sem sustos, Santa avança na Copa do Brasil e garante R$ 625 mil

Paulo Paiva/DP

Sem maiores sustos, o Santa Cruz venceu o Sinop por 2 a 1, nesta quinta-feira, no estádio Massami Uriu, no interior do Mato Grosso e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Garantindo assim uma cota de R$ 625 mil. O resultado também quebrou um pequeno tabu, já que o tricolor acumulava, desde 2017, sete eliminações seguidas em jogos eliminatórios, por diversas competições.

A próxima fase da competição nacional agora reserva um clássico entre Santa Cruz e Náutico valendo uma premiação de R$ 1,45 milhão. Ainda sem data definida, a partida será no Arruda, mas sem vantagem de empate para qualquer lado. Em caso de igualdade, o vencedor será conhecido nos pênaltis.
Antes, porém, o tricolor tem outro clássico no horizonte. No próximo domingo, também no Arruda, os corais encaram o Sport, valendo a liderança do Campeonato Pernambucano.

Cheirinho: Fluminense bate Flamengo e vai à final da Taça Guanabara

Em um clássico marcado por homenagens às vítimas do incêndio no Ninho do Urubu e com grande carga emocional, o Fluminense marcou nos acréscimos, bateu o Flamengo por 1 a 0 na noite desta quinta, no Maracanã, e se classificou para a final da Taça Guanabara.

A decisão será domingo, às 17h, também no Maracanã, contra o Vasco, que na quarta derrotou o Resende por 3 a 0.

Bebianno nega irregularidade no repasse de recursos de campanha

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, divulgou nesta quinta-feira (14) nota de esclarecimento negando que tenha cometido irregularidades no repasso de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, no ano passado, para candidatas do PSL. Bebianno afirmou que mantém o compromisso com o combate à corrupção.

“Reitero meu incondicional compromisso com meu país, com a ética, com o combate à corrupção e com a verdade acima de tudo”, disse o ministro na nota.

 O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, chega ao ministerio da Justiça e Segurança Pública, para reunião com o ministro, Sergio Moro
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno – Valter Campanato/Agência Brasil

 

A Polícia Federal apura a denúncia de que os recursos do fundo seriam destinados a candidatas “laranjas” em Pernambuco. Bebianno era presidente do partido durante a campanha eleitoral. “Reafirmo que não fui responsável pela definição das candidatas de Pernambuco que foram beneficiadas por recursos oriundos do PSL Nacional”, afirmou.

Brasil mostra alta gastronomia e fecha negócios na França

Com ingredientes como raízes da floresta amazônica, tucupi preto, puxuri (tipo de condimento nativo), tapioca hidratada e leite de coco, o Brasil participou do maior concurso da alta gastronomia mundial: o Bocuse d’Or, que aconteceu em Lyon, na França.

O Brasil esteve entre os 24 finalistas da competição, que reuniu o melhor da culinária mundial no final do mês passado. Para demonstrar que os sabores brasileiros podem agradar diferentes tipos de paladar, os cozinheiros da equipe brasileira e um time estrelado elaboraram receitas inéditas e interagiram com o público.

Ao mesmo tempo em que os chefs participavam da competição, a poucos metros de onde a equipe comandava facas e panelas, dez empresas brasileiras mostravam o diferencial dos ingredientes nacionais para a alta gastronomia aos cerca de oito mil compradores internacionais na Sirha – principal feira internacional para profissionais de food service e hotelaria – em que as melhores companhias do mundo disputam a atenção dos consumidores.

Negócios
Com sucesso de público em cada apresentação dos chefs, as empresas brasileiras estimam que os contatos de negócios feitos no Bocuse d’Or devam render cerca de US$ 4,5 milhões ao país nos próximos 12 meses.

“O mais importante é fazermos os contatos. A cada evento, os clientes vão provando, conhecendo as diversas formas de usar os produtos, e se encantando aos poucos com os ingredientes que oferecemos”, explica Fernando Arruda, gerente de Exportação de uma empresa que levou para a competição a tapioca hidratada, um dos produtos mais requisitados por quem buscava novidades, junto com o açaí, as polpas de fruta e os alimentos cozidos e embalados a vácuo.

“O Brasil já é um grande exportador de alimentos, mas agora queremos aumentar as vendas internacionais de produtos com valor agregado. Esta é a primeira vez que o Brasil participa da vertente de negócios da Sirha com resultados muito bons”, explicou Camila Meyer, analista de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo Camila, ações como esta, para públicos especializados, servem não só para mostrar a gastronomia brasileira, mas também para provar que os ingredientes diferenciados podem transformar pratos tradicionais em “algo único”.

Brasil
A Apex apoiou os chefs que representaram o Brasil no concurso e organizou a participação das empresas brasileiras no evento. A próxima edição da feira ocorrerá em janeiro 2021, sempre em Lyon, na França, que é um dos principais centros da gastronomia mundial, com presença brasileira já confirmada.

“A diversidade de clima e biomas que o Brasil possui faz com que nós, cozinheiros, possamos contar com um manancial fantástico de produtos diferenciados para que o Brasil leve às mesas do mundo inteiro essa riqueza de sabores que temos a oferecer”, disse o chef Guga Rocha, que preparou um prato de mandioquinha com feijão, castanha de caju, salada de folhas e um toque de vinagre aromatizado com frutas amazônicas no estande do Brasil.