Sisu: MEC diz que resolveu problema de lentidão, provocado por acesso recorde

Após candidatos reclamarem nas redes sociais da dificuldade em acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nesta terça-feira (22), primeiro dia de inscrições, o Ministério da Educação (MEC) avisou, por meio de nota, que adotou “todas as medidas para resolver a lentidão” e deu uma recomendação aos feras: quem estiver com dificuldade deve atualizar a página de inscrição antes de preencher os dados. O MEC informou que a lentidão foi devido a picos recordes de até 350 mil acessos simultâneos quando, nas edições anteriores, o Sisu recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos.

Uma novidade testada nesta edição do Sisu foi a divulgação da nota de corte para todos os cursos em quatro momentos (7h, 12h, 17h30 e 20h – horários de Brasília). No sistema anterior, a divulgação dos resultados se limitava a um horário (meia-noite) a partir do segundo dia de inscrição. O MEC informou que a divulgação em quatro horários se repetirá até sexta (25), último dia de inscrições, mas que a “informação da nota de corte à meia-noite será até quinta-feira (24)”.

As notas de corte podem ser acessadas na parte pública do site – basta fazer uma busca pelo curso desejado. Estão disponíveis as notas para cada uma das modalidades de inscrição, ampla concorrência e ações afirmativas.

Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

Em Pernambuco, há 13.862 vagas no Sisu. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofertará 6.972 vagas no Sisu, sendo 5.522 no Campus Recife, 1.020 no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru). Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou que oferecerá 3.980 vagas para os 1º e 2º semestres letivos. Serão 2.100 vagas no campus Dois Irmãos.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou que oferecerá 350 vagas no sistema. Já na Universidade de Pernambuco (UPE) serão 1.730 vagas nos polos do Recife, Camaragibe, Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru, Nazaré da Mata, Petrolina, Salgueiro e Palmares. A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibiliza 830 vagas distribuídas nos três campi no Sertão de Pernambuco.

Escolhas
Na hora da inscrição, os participantes podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência. A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

Cresce para 63% o número de consumidores que controlam suas finanças

Saber controlar os gastos pessoais e manter o pagamento das contas em dia é o caminho mais fácil para atingir uma vida financeira saudável. Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), feito em parceria com o Banco Central do Brasil (BCB), revela que cresceu o número de brasileiros que acompanham e analisam seus ganhos e gastos por meio de um orçamento, passando de 55% em 2017 para 63% ao final de 2018. Ainda assim, mais de um terço (36%) dos brasileiros não administra as próprias finanças, embora esse resultado represente uma queda de nove pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior.

O caderno de anotações desponta como o mecanismo mais utilizado pelos entrevistados para registrar sua movimentação financeira, com 33% de citações. Já a planilha no computador é o instrumento preferido de dois em cada dez (20%) pessoas ouvidas, enquanto 10% registram as receitas e despesas em aplicativos de smartphones. Considerando os métodos informais de acompanhamento dos ganhos e gastos, o mais frequente é o cálculo de cabeça, citado por 19% dos consumidores. Há ainda 13% que simplesmente não adotam qualquer método e 3% que delegam a função para outra pessoa.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, avalia que o consumidor não deve ter vergonha de utilizar o velho caderninho de anotações na hora de controlar as contas domésticas. “Se o método for organizado, não importa qual seja a ferramenta. O importante é nunca deixar de analisar as informações anotadas. Algumas pessoas têm facilidade com planilhas ou aplicativos, mas outras ainda preferem um pedaço de papel. Ainda assim, é recomendável que o consumidor não se acomode e procure experimentar algo diferente, pois os aplicativos digitais surgiram para facilitar a vida financeira das pessoas, tornando o controle acessível a qualquer momento e lugar”, orienta a economista.

Fato é que anotar todos os ganhos e gastos no mês – até mesmo os pequenos gastos com balinha ou cafezinho – é importante para que o consumidor entenda para onde foi seu dinheiro. Com base nas anotações, é possível agrupar as despesas em categorias (por exemplo, habitação, alimentação, transportes, comunicação, vestuário, lazer) e assim analisar sua vida financeira e, se for o caso, equilibrar os gastos de acordo com as próprias prioridades.

Operação mira em suspeitos de homicídio, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) em conjunto com Secretaria de Defesa Social (SDS), deflagrou a 3º Operação de Repressão Qualificada, denominada ‘Master’ no âmbito do Programa Pacto pela Vida, na manhã desta quarta-feira (23).

A investigação, que está sob coordenação do delegado Ícaro Schneider, teve início em novembro de 2017, com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas, envolvidos com a prática de homicídio, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

Na ação, foram empregados cerca de 270 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Durante a Operação estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão domiciliar na capital, Região Metropolitana, Caruaru e Rio Largo, em Alagoas, expedidos pela juíza da Vara Criminal da Comarca de Recife.

Folhape

Motorista morre após acidente entre dois caminhões na BR-232

Dois caminhões colidiram por volta das 16h da terça-feira (22) no km 173 da BR-232, em Belo Jardim, Agreste pernambucano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um caminhão bitrem invadiu a pista contrária, colidiu na lateral de outro, saiu da pista e capotou. O motorista do caminhão bitrem, que tinha 35 anos, faleceu no local.

O motorista do outro caminhão, que transportava sucata, não se feriu no acidente. Seu veículo não sofreu grandes danos, enquanto o caminhão bitrem, que rodava vazio, ficou completamente destruído. O motorista sobrevivente realizou testes de bafômetro, que deram resultado normal.

Folhape

Caruaru promove evento com a ONU Mulheres

Secretaria de Política para Mulheres realiza, nesta quinta-feira (24), o “Café & Negócios”, uma roda de diálogos com membros da ONU Mulheres Brasil. O evento será realizado no Auditório do WA Hotel e tem o objetivo de apresentar aos empresários da cidade o compromisso com os sete princípios de empoderamento das mulheres.

“A realização de um evento com a Organização das Nações Unidas é muito importante para o nosso município, pois pode colocar Caruaru no circuito internacional de incentivo e garantia de direitos das mulheres. Além de estimular novas práticas empresariais com uma importante perspectiva da ONU”, explicou a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia.

A ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países. Construir um Planeta 50-50 depende que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero. Dentre as ações do Planeta 50-50, salientam-se novas leis e o fortalecimento de direitos conquistados pelas mulheres.

Através deste primeiro momento do “Café & Negócios”, os empresários de Caruaru passam a conhecer melhor as iniciativas da ONU Mulheres e podem vir a formar parcerias futuras com a entidade.

Secretaria de Saúde de Caruaru realiza mutirão na Vila do Juá

Os moradores da Vila do Juá, localizada no segundo distrito de Caruaru, recebem, nesta quarta-feira (23), um mutirão social promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância em Saúde.

A ação está prevista para às 8h30 e contará com a visita dos Agentes de Combate as Endemias para o controle das arboviroses, doença de Chagas, Leishmaniose Visceral e controle de Roedores.

O mutirão tem o objetivo de prevenir e controlar as doenças de transmissão vetorial.

Workshop ensina técnicas para gravação e edição de vídeos usando apenas o Smartphone

No próximo sábado (26) Caruaru vai contar com um Workshop de gravação e edição de vídeos com uso do Smartphone. O evento será ministrado pela jornalista e mestra em Indústrias Criativas, pela Universidade Católica de Pernambuco, Kety Marinho, que tem mais de 30 anos de experiência em emissoras de televisão.

O curso terá duração de 8 horas de conteúdo e o aluno vai aprender a dominar as técnicas de captura e edição, dominar o uso do smartphone como produtor de conteúdo audiovisual, conversar sobre ângulos, plano e movimentos da câmera, além das técnicas de edição de imagens.

Qualquer pessoa que queira aprender como trabalhar com vídeos, fazendo edições de forma pratica e profissional pode participar. A ação também é destinada para estudantes de Comunicação, jornalistas, publicitários, músicos, chefes de cozinha, profissionais de saúde, entre outros.

Esse é o segundo Workshop do tipo promovido pelo escritório Pupila Design. O curso acontecerá na Rua Visconde de Inhaúma, Nº 1361, sala 408, 4º andar, Bairro Maurício de Nassau. Outras informações: (81) 9.9993-0980.

Crédito imobiliário aquece e movimenta mercado em 2019

Após anos desafiadores, a expectativa é que o mercado imobiliário entre em uma fase de retomada a partir de 2019. O período de incertezas eleitorais ficou para trás, assim como as projeções mostram que a taxa de juros deve seguir em patamares mais baixos e inflação sob controle, favorecendo assim a tomada de crédito que movimenta o setor. Para este ano, a previsão é de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5%, segundo boletim recente Focus, promovida pelo Banco Central.

O crédito imobiliário volta a aquecer e movimentar o mercado. Com isso, volta a atenção do mercado financeiro de oferecer mais linhas de crédito e, em especial, a procura do investidor em tomar o crédito imobiliário. “Para a Smart Brain é um forte impulsionador de demanda, pois o tomador de crédito precisa de sistemas e soluções para controlar melhor seu patrimônio a fim de ver se o custo do crédito está compatível com a renda e valorização que seu imóvel está tendo a médio e longo prazo”, ressalta o CEO Henrique Netto.

Dentro do contexto de recessão, para o CEO da SmartBrain, qualquer crise afeta as empresas, mas de um modo geral no segmento de TI e sistemas de controle patrimonial isso não aconteceu. “Especificamente no segmento de investimentos em imóveis, o ano de 2018 foi marcado pelo início de uma retomada e coincidiu com o lançamento do nosso sistema smartRealEstate, que é um sistema completo de controle e gestão para quem investe em imóveis. Na verdade nós não pegamos a crise do setor, tanto que após o lançamento a procura de interessados na plataforma de gestão patrimonial SmartBrain cresceu 25%.”, completa Henrique Netto.

No ano passado o mercado imobiliário já apresentou alguns sinais positivos, ainda que sobre uma base deprimida. Por exemplo, na cidade de São Paulo, um importante termômetro do setor, as vendas de imóveis residenciais cresceram 41,2% de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2017, de acordo com o Secovi-SP. Nesse mesmo período, houve um avanço de 25,8% nos lançamentos de unidades residenciais na capital paulista, conforme a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).

Segundo o levantamento de uma das maiores consultorias do setor imobiliário, as taxas de vacância em edifícios comerciais e corporativos vem diminuindo gradativamente no município de São Paulo. De 2016, quando a taxa média de vacância destes tipos de imóveis atingiu seu ápice, até o final de 2018, a queda foi de 8 pontos percentuais.

Nos últimos anos, em função dos poucos lançamentos nos segmentos residencial e corporativo em função da crise, os estoques foram diminuindo. Assim, de acordo com especialistas, com as perspectivas mais otimistas para a economia, novos projetos devem sair do papel e os preços do metro quadrado podem até começar a subir em algumas localidades. “2019 promete ser o início de um ciclo mais promissor. Agora é o momento de capturar oportunidades no mercado e de aperfeiçoar a gestão dos investimentos imobiliários”, acrescenta Henrique Netto.

Segundo o levantamento anual do Credit Suisse, que mensura a distribuição da alocação de ativos dos investidores em diversos países, mostra que entre os investidores brasileiros, os imóveis representam a maior fatia, em média, 59% do patrimônio total, ante 41% em ativos financeiros. O relatório do banco destaca que os brasileiros mantêm uma ligação especial com bens imobiliários.

Lançamento de smartRealEstate

A motivação da Smart Brain em investir no desenvolvimento da plataforma se deve ao fato de ter notado que quem investe em imóveis geralmente não costuma usar as mesmas ferramentas e sistemas, ricos em informações e controles, que são utilizadas para os investimentos em ativos financeiros. No dia a dia, esse controle vinha sendo feito em planilhas, um trabalho manual muito demorado e sujeito a erros de digitação, retrabalhos e pouca assertividade nos cálculos. E a criação de smartRealEstate veio justamente para facilitar a vida dessas pessoas.

Abinam quer agilizar selo para controlar procedência da água mineral

O mercado de produção e comercialização de água mineral acaba de ganhar uma importante aliada. Publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a lei 16.912 cria o selo fiscal que vai garantir a procedência e evitar a falsificação da água mineral, mercado gigante, que tem crescido 10% ao ano no Brasil desde 2014, atingindo quase 9 bilhões de litros e R$ 12 bilhões em vendas em 2018. A expectativa agora é pela regulamentação da lei.

O presidente da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais), Carlos Alberto Lancia, espera que até março essa lei já esteja regulamentada e implantada no Estado de São Paulo e que, em 24 meses, seja estendida aos vasilhames retornáveis com volume inferior a quatro litros.

De acordo com estimativa da Abinam, a exigência do selo contribuirá para a preservação do meio ambiente e trará à população a garantia da origem da água, protegendo o consumidor de doenças que podem ser adquiridas por veiculação hídrica. Além disso, a lei também contribui para evitar a sonegação de impostos e terá impacto econômico no setor e no bolso do consumidor, com queda de aproximadamente 5% no preço final do produto.

“Para comercializar o produto, os vendedores terão que se adequar às novas regras, o que deve acabar com o mercado informal. Com isso, devem ser abertas, por meio do microempreendedor individual, no mínimo 2.000 novas empresas”, afirma Lancia, que estima a criação de 10 mil empregos diretos no setor de comercialização e distribuição de água envasada.

A lei 16.912 tem como base o projeto de lei 538, de 2017, do deputado estadual João Caramez. Para conseguir o selo, os contribuintes terão que estar em situação regular com o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A legislação também estabelece penalidades para os infratores que estarão sujeitos às sanções determinadas na Lei Federal nº 8.137/90, que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo.

“O selo é um avanço para o Estado de São Paulo e o modelo apresenta resultados significativos, tanto na redução de atendimentos nas redes públicas de saúde estadual e municipal, quanto na arrecadação tributária, em estados como Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rondônia”, informa o presidente.

Em 2018, a produção de água mineral no Estado de São Paulo foi de 5.076.500.000 bilhões de litros, o que representou 26% do total produzido no país (19.525.000.000 bilhões de litros). Esse ano, o consumo está em média 30% maior que os meses de dezembro de 2018 e primeira quinzena de janeiro do ano passado.

REGRAS – A lei 16.912 autoriza o Poder Executivo a exigir do contribuinte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) o Selo Fiscal de Controle e Procedência em todos os vasilhames retornáveis com volume superior a 4 litros.

Outra exigência é o Selo Fiscal Eletrônico de Controle e Procedência em todas as embalagens descartáveis que contenham água mineral, natural ou potável de mesa e adicionada de sais em circulação no Estado, ainda que provenientes de outra unidade da Federação.

“O selo também vai garantir a fiscalização de todas as empresas de água mineral por órgãos do setor, como a Agência Nacional de Mineração, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)”, informa Lancia.

HMV abre seleção para Assistente de Tecnologia da Informação

Para quem está em busca de uma oportunidade, o Hospital Mestre Vitalino abriu seleção para contratação de profissional na área de Tecnologia da Informação. Os interessados em participar do processo devem encaminhar currículo para o email: rh.hmv@hospitalmestrevitalino.com.br até 27/01/2019. No assunto do e-mail devem constar o nome completo do candidato e a função pleiteada. Esta etapa aferirá a experiência profissional de cada candidato após a sua respectiva formação e titulação correlata à função.

Após avaliação curricular, os candidatos aprovados passarão pelas etapas da prova escrita, entrevista e aplicação de testes psicológicos, todas as partes do processo são de natureza classificatória e eliminatória. O resultado final será divulgado ou por contato telefônico e/ou pelo site institucional e/ou por e-mail. A convocação dos candidatos para contratação será realizada de acordo com a necessidade do serviço, observando-se a ordem de classificação. Os convocados serão contratados sob o regime da CLT.