Programa beneficia população caruaruense

O Ilumina Caruaru tem trazido mais qualidade de vida para os caruaruenses. A emoção toma conta dos moradores que agora podem ver suas ruas iluminadas e mais seguras. Veja como está o Loteamento Moura Brasil, onde a população vivia na escuridão #IluminaCaruaru #PrefeituraQueFaz

Presentes, mas sem esquecer de pagar os débitos

Um levantamento realizado, na semana passada, em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que dois (23%) em cada dez trabalhadores que recebem o 13º salário devem utilizar ao menos parte desse dinheiro extra para comprar presentes de Natal. Na lista dos principais destinos quem encabeça é a intenção de poupar ou investir a quantia recebida, com 27% de menções.

O recebimento do décimo também é visto pelos consumidores como uma oportunidade para organizar a vida financeira. De acordo com a pesquisa, 17% dos trabalhadores pretendem utilizar o dinheiro extra para quitar dívidas que estão em atraso. Há ainda 16% que vão gastar o recurso durante as festividades de Natal e Ano Novo e 13% que vão pagar despesas essenciais da casa, como contas de água e luz. Outra alternativa que aparece com menos força (11%) é guardar o dinheiro extra para cobrir tributos e impostos típicos de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo.

Na avaliação do educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, antes de decidir o que fazer com o dinheiro do 13º salário, o ideal é que o consumidor faça uma análise de sua situação financeira e estabeleça prioridades. “O dinheiro deveria ser primeiramente pensado para pagar dívidas atrasadas, empréstimos ou para investir. Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema. Caso exista mais de uma, o ideal é escolher aquela que está atrasada ou optar pela que possui o valor com juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”, afirma Vignoli.

Vignoli ainda alertou que é importante considerar os gastos que costumam aparecer no começo do ano, como o IPTU, as mensalidades escolares e o IPVA, por exemplo. “Assim como a quitação de dívidas atrasadas, a formação de uma reserva para saldar compromissos típicos de início de ano também deve ser uma prioridade do consumidor. Todos os anos elas aparecem, mas muitos só deixam para pensar nessas despesas quando elas chegam”, alerta Vignoli.

Bicos

A pesquisa ainda mostrou que 44% dos entrevistados pretendem fazer bicos, ou seja, atividades que possam gerar uma renda extra, para comprar mais presentes para o Natal, principalmente os mais jovens (54%) e as pessoas das classes C, D e E (51%).

“Muitos consumidores costumam recorrer aos trabalhos informais e temporários para comprar presentes melhores ou em maior quantidade. O Natal é uma data comercial de grande apelo e tem uma importância simbólica para as pessoas. Portanto, se a pessoa quer investir um pouco mais na festa e nos presentes, por que não procurar uma atividade que possa gerar mais recursos? Outra dica é não dividir o pagamento dos presentes em muitas parcelas para não sobrecarregar o orçamento com as contas de início de ano e pesquisar bastante para conseguir bons descontos e condições vantajosas”, orientou Vignoli.

Um período propenso para deixar a inadimplência

Pedro Augusto

O intervalo mais aguardado pela economia local chegou! Também pudera! É justamente nesta época de fim de ano em que os trabalhadores com carteira assinada, tradicionalmente, recebem o 13º salário, quitando débitos antigos e ainda consumindo bastante, quando, claro, possuem oportunidade. Para os que planejam fechar 2018 sem dívidas na “praça”, a gratificação extra exerce um papel crucial na peleja pela condição de adimplente. De acordo com avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL de Caruaru), ao longo deste ano, o percentual de devedores no mercado local tem sofrido sucessivas quedas em comparação com os mesmos intervalos de 2017.

A justificativa, segundo a entidade, se deve a tão já falada crise financeira, que ainda tem provocado os seus efeitos no país. “Como a recessão não acabou, milhares de pessoas ficaram ainda mais receosas em esticar os seus prazos de pagamento, diminuindo, significativamente, os seus consumos. Desta forma, a inadimplência vem caindo de forma contínua em Caruaru, haja vista que o quantitativo de compras diminuiu em relação ao ano anterior. Para se ter ideia, de acordo com os levantamentos dos sistemas SPC e Serasa, se em setembro de 2017 o número de inadimplentes no âmbito local correspondeu a 122.843, neste ano o volume específico e referente ao mesmo mês foi de 113.584, totalizando uma queda de 7,5%”, destacou o gerente operacional da CDL de Caruaru, Zezinho Borba.

Conforme ressaltou o representante da entidade, a época de fim de ano é uma das mais propensas para que o devedor volte a ter crédito na praça. “As empresas credoras estão cansadas de saber que o 13º salário é repassado nesta época de fim de ano, sendo assim, facilitam bastante para que haja acordos e os consumidores voltem a comprar a prazo. É recomendável que esses devedores tentem negociar as suas dívidas agora, ou seja, não deixem para depois, haja vista que quanto maior o período de inadimplência, mais difícil ficará para quitá-las”, acrescentou Zezinho.

De acordo ainda com o gerente da CDL de Caruaru, grande parte dos registros presentes nos sistemas SPC e Serasa, relativa a débitos contraídos por consumidores locais, se refere às compras não pagas nos cartões de crédito. “Isso mesmo! O cartão de crédito continua sendo o grande vilão do consumidor caruaruense. Em seguida, vêm os chamados serviços públicos como a água (Compesa) e a energia (Celpe), que continuam tirando o sono de muito consumidor. Débitos contraídos com os serviços de plano de saúde também têm levado milhares de usuários a se tornarem inadimplentes. Mas, conforme já ressaltamos, o momento é ideal para quitar boa parte das dívidas com o repasse do 13º salário”, complementou Zezinho Borba.

Devido à grande demanda pelos seus serviços nesta época de fim de ano, a CDL de Caruaru passará a funcionar, a partir do segundo fim de semana de dezembro, também em sistema de plantão. “Ao se dirigir até a nossa unidade apresentando os seus documentos de identificação, o consumidor tem a possibilidade de verificar os locais onde está devendo, e até participar, aqui mesmo, de negociações, haja vista que intermediamos o acordo entre o credor e o devedor. Como a procura pelos nossos serviços costuma ser intensa a cada dezembro do ano, a partir do próximo dia 8, também estaremos funcionando aos sábados, sempre das 9h até as 13h”, finalizou o gerente da entidade.

Executiva Estadual do PSB avalia atuação do partido em 2018 e traça planejamento para próximo ano

A Executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro reuniu, esta semana, no Recife Praia Hotel, seus membros para avaliar o desempenho da legenda em 2018 e fazer um planejamento de atividades para o próximo ano. A importância de encontros permanentes entre a militância somada à formação política dos socialistas foi um dos temas abordados durante o encontro.

Além da avaliação do resultado das eleições para o PSB de Pernambuco, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou as atividades partidárias realizadas durante o ano de 2018. Os encontros do Prosa Política, que abordaram temas diversos, como o espaço da negritude na política e os avanços e desafios para as mulheres nas gestões socialistas, foram destacados. Os cursos realizados na área de militância digital e outro voltado para os vereadores do PSB de Pernambuco também foram enfatizados.

O presidente ainda destacou o trabalho desempenhado pela militância na construção de propostas de governo, que foram entregues ao então candidato à reeleição, o governador Paulo Câmara. Durante os meses que antecederam a eleição, os sete segmentos do PSB se reuniram para avaliar os avanços de cada área e propor novas iniciativas. O conjunto desse trabalho foi entregue a Paulo durante o pleito.

O presidente ainda falou sobre as expectativas para o próximo ano. Sileno destacou que o PSB vai continuar investindo na formação política dos seus militantes em 2019, ano que não tem calendário eleitoral. “Teremos um ano em que vamos nos dedicar ainda mais à formação política. Através da preparação da nossa militância é possível consolidar o trabalho feito pelo PSB em Pernambuco. Em 2020, teremos uma eleição diferente, que não contará com coligações, e precisamos estar prontos para este momento”, avaliou Sileno Guedes. A expectativa é realizar novos cursos de formação com os segmentos sociais e com os futuros gestores estaduais.

Presente no encontro, o deputado estadual Aluísio Lessa fez uma avaliação sobre a vitória do PSB no Estado. Ele enfatizou a capacidade de articulação política do governador Paulo Câmara, que conseguiu fazer a maior coligação para o governo estadual no país, além de ter reunificado a esquerda com a presença do PT na chapa majoritária. “Não vencemos sozinhos e eu quero destacar a coragem do governador Paulo Câmara, que fez a aliança com o PT e a manutenção do PMDB na coligação”, pontuou. O parlamentar também destacou a importância de manter sempre o diálogo da bancada do PSB na Alepe com a Executiva estadual.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Isaltino Nascimento fez uma avaliação sobre o cenário político nacional, destacando a importância do papel da esquerda no novo momento vivido no país. “Reunir é sempre bom. Sempre bom a gente conversar e discutir porque cada um tem sua avaliação. Quanto mais a gente conversa, mais a gente acerta. É bom esse exercício em 2019. Nosso partido nacionalmente tem um desafio muito grande, porque a ideia colocada é desconstruir a imagem de quem é militante de esquerda. Precisamos nos alinhar politicamente e ideologicamente para fazer contraponto ao que está posto”, disse. Na ocasião, o socialista propôs a criação de um fórum nacional de parlamentares socialistas, de uma reunião do diretório nacional no início do próximo ano para avaliação do cenário nacional e também fez uma avaliação da liderança do governador Paulo Câmara nas eleições, desde 2016, quando o PSB elegeu 70 prefeitos.

Em Pernambuco, micro e pequenas empresas tiveram crédito de R$ 26 milhões até outubro

De Janeiro a outubro deste ano a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco – Agefepe financiou um total de R$ 26 milhões para Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

Desse total, 41% são referentes a 495 operações de microcrédito para capital de giro, com destaque para os setores de confecções e de alimentos (pequenas mercearias e lanchonetes). Outro segmento que se destacou foi o de artesanato com 220 operações, as quais beneficiaram expositores da Fenearte que obtiveram crédito para compra de estande e capital de giro.

Uma das beneficiadas foi Viviane Locatelli, que produz assessórios como brincos, colares e pulseiras com fibras de coco em Porto de Galinhas. Segundo ela, o acesso à linhas de financiamento é fundamental para o artesão. “Quando estamos no período de ‘entressafra’ o crédito viabiliza capital de giro para manter o negócio”, disse.

No mesmo período do ano passado, o total de financiamentos realizados foi de R$ 16 milhões. Segundo o presidente da Agefepe, Emanuel Rocha, houve um aumento na demanda por crédito este ano, o que pode estar relacionado ao início da retomada de crescimento da economia do Estado.

“Com base no que registramos até agora, o ano de 2019 se mostra promissor com relação às perspectivas de consolidação da curva de crescimento econômico. Por isso, esperamos ampliar ainda mais as nossas operações de financiamento dos empreendedores que planejam abrir ou ampliar os seus negócios no próximo ano”, afirmou.

Em 2018, a Agefepe desenvolveu um plano de ação com objetivo de atender a demanda crescente do polo de confecções de Pernambuco, que abrange principalmente os municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Empregando mais de 100 mil pessoas, o polo é a principal atividade econômica do Agreste e um ambiente fértil para a geração de novos negócios.

Além disso, a Agência também criou uma linha de crédito específica para atender o segmento de Transporte Escolar, que reúne cerca de 2 mil veículos no Estado, dos quais 1.247 estão na Região Metropolitana do Recife. “As condições oferecidas pela Agefepe em relação a prazo, taxas de juros e carência não têm igual no mercado por isso resolvi fazer o financiamento para trocar a minha Van”, afirmou Márcio José Marques, que atua há 20 anos no setor de transporte de estudantes.

Varejo ampliado deve crescer 0,49% em novembro, desconsiderada a sazonalidade

Segundo “Projeção de Vendas”, do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, o varejo ampliado, que inclui material de construção e automóveis, deve crescer, desconsiderada a sazonalidade natural do mês em razão da Black Friday, 0,49% em novembro, em relação ao mês anterior. O estudo indicou que as categorias de “artigos pessoais e domésticos” e “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos” devem ter um desempenho mais significativo diante de outros segmentos contemplados. De acordo com os executivos do IBEVAR, a economia segue em crescimento e o mercado está otimista para 2019, mas o setor varejista ainda sente os impactos do crescimento lento da renda e a desconfiança da estabilidade de emprego.

Sobre o IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxilia na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br

ARTIGO – Mais do que automatizar, é necessário ter a tecnologia como core business

Por Rafael Bueno e Fernando Zendron

No caminho para a transformação digital, muitas empresas tratam a tecnologia como um serviço agregado: mantêm a operação normal de seus setores e, quando precisam de soluções para automatizar tarefas, passam o projeto para a área de TI. Em geral, essa forma de trabalhar não tira o potencial máximo dos resultados a serem atingidos para a companhia, uma vez que, ao trabalhar com prazos exíguos, profissionais não têm a possibilidade de realizar um volume considerável de testes e nem de aplicar novas ideias ao longo do processo de desenvolvimento.

Para solucionar esses problemas, é necessário ir além das necessidades do dia a dia para analisar a organização sob um espectro mais amplo, sugerindo questionamentos como: e se, em vez de pedidos pontuais, houvesse a participação ativa de pessoas com diferentes tipos de conhecimento? E se fosse possível gerar metas de negócio a esse grupo multidisciplinar?

Com base nessa análise, chegamos ao Mindset Core IT como resposta. Mas o que esse termo significa? Na prática, deixar de ter um “departamento de TI” para dar espaço a uma empresa menos hierarquizada e mais produtiva, reunindo os profissionais de negócios com os de tecnologia no mesmo ambiente e proporcionando um conhecimento conjunto a respeito das metas e planos da companhia.

Não é tarefa fácil promover essa integração. Além de revolucionar o modelo consolidado de “mundo corporativo” que temos hoje, exige um profundo envolvimento dos business owners e sua dedicação a esse movimento: é a partir da decisão deles que esse processo se inicia na empresa e cabe a eles decidir o rumo dessa profunda reestruturação organizacional.

Nesse processo, uma das primeiras decisões a serem tomadas é a ressignificação do papel do CIO, passando a atuar como Chief Digital Officer (CDO). Mais do que a mudança de nome, é necessário que esses profissionais passem a atuar como coach para os demais departamentos, aumentando o conhecimento de cada um a respeito de tecnologia.

Outro passo a ser tomado é a redução de hierarquias, impantando o que chamamos de fluxo de valor de negócio. Basicamente, essa estratégia consiste em garantir a entrega contínua de soluções de qualidade e valor, elaboradas a partir de equipes multidisciplinares e conscientes do propósito para o qual estão direcionadas.

Falando em propósito, uma consequência natural desse modelo é a mudança imposta aos próprios business owners. Nesse modelo, não cabe a eles explicar exatamente o que deve ser feito em cada etapa para atender aos colaboradores, mas sim promover um trabalho em que a equipe passa a entender as necessidades do cliente, entregando resultados e identificando oportunidades. Dessa forma, o senso de responsabilidade e compromisso passa a ser difundido por toda a empresa.

Aos líderes, por outro lado, cabe o papel de agir como investidores, coordenando os fluxos de entrega de valor e mantendo estruturas mais enxutas. Nesse novo cenário, nossa ideia é promover o empreendedorismo, dando a oportunidade para as pessoas agirem como donas dos projetos em que atuam, com maior controle e visão global acerca da missão que desempenham.

Essa é uma proposta nova e que exige métodos variados para sua manutenção constante. Com o conhecimento de metodologias “ágeis” e “lean”, por exemplo, empresas podem garantir a sobrevivência dessa nova estrutura organizacional, atingindo resultados duradouros com o uso eficaz de tecnologia e aumentando a motivação de seus colaboradores.

*Rafael Bueno é VP da Sciensa e Fernando Zendron é Diretor da Sciensa Digital Labs

Sobre a Sciensa

Fundada em 2010, a Sciensa é uma consultoria especializada em inovação e transformação digital. Sob a missão de trazer resultados aos negócios por meio da tecnologia, a companhia atua desde a análise de processos até à implantação de soluções personalizadas. Com 140 colaboradores no Brasil, o principal compromisso da Sciensa é entregar uma estratégia diferenciada e ser parceira de seus clientes na co-criação de projetos.

LEVA realiza cadastro para novos pontos de recarga

O LEVA, responsável pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Caruaru (SIBE), está recrutando proprietários de pontos comerciais que queriam ser representantes LEVA, realizando as recargas dos cartões COMUM, ESTUDANTE e SERVIDOR.

O objetivo é oferecer mais pontos de recargas no município, principalmente, nos bairros mais afastados do centro, facilitando o acesso a recarga a população. O estabelecimento que tiver interesse em disponibilizar o serviço deve entrar em contato com a AETPC através do telefone ‭0800 087-6680‬ e solicitar a visita de um consultor que irá verificar a viabilidade de implantação. Os estabelecimentos comerciais que realizam a venda dos créditos recebem uma bonificação, de acordo com o percentual de vendas.

O diretor institucional da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC), Ricardo Henrique, reforça a importância do uso da bilhetagem eletrônica no município. “É por oferecer segurança e agilidade para o passageiro que o sistema investe cada vez mais em tecnologia e estimula o cliente a fazer uso do cartão eletrônico no seu dia-a-dia”, disse.

Lembramos que para comodidade dos usuários, a AETPC também disponibiliza outros pontos de recarga do cartão espalhados em Caruaru, que podem ser conferidos no site www.cartaoleva.com.br ou na nossa página no Facebook.

Ilumina Caruaru avança nos bairros locais

O Ilumina Caruaru tem trazido mais qualidade de vida para os caruaruenses. A emoção toma conta dos moradores que agora podem ver suas ruas iluminadas e mais seguras. Veja como está o Loteamento Moura Brasil, onde a população vivia na escuridão #IluminaCaruaru #PrefeituraQueFaz

PMC dá início ao calendário natalino

As comemorações natalinas, que este ano trazem como tema “Caruaru, terra Natal 2018”, tiveram início na última sexta-feira (30). Uma realização da Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC), o evento conta com decoração temática, inspirada nos folguedos e brincantes da cultura nordestina, com ocupações dos espaços da cidade e apresentações artísticas/culturais com direção musical do maestro Mozart Vieira, direção de criação do multiartista Gabriel Sá e coreografias do bailarino Marcos Mercury.

“O calendário tem como objetivo proporcionar aos caruaruenses, turistas e visitantes um Natal temático, baseado nos valores cristãos, de forma descentralizada, incluindo os locais símbolos de Caruaru”, explicou a presidente da FCTC, Maria Alves.
A abertura das comemorações ocorreu no Alto do Moura, com o tema “Brincantes da Nossa Terra Natal”. Em frente à Casa-Museu Mestre Vitalino, duas exposições podem ser conferidas até o dia 6 de dezembro: a Árvore de Natal de Flor de Barro e uma mostra sobre a época.

No domingo (2), o Espaço Cultural Tancredo Neves será palco da segunda edição do Encontro de Corais. A partir das 18h, apresentam-se Coral Madrigal, Coral do Colégio Diocesano, Coral do Colégio Adventista, Coral de Libras, Coral da Secretaria da Mulher e Canthus Corais.

E as festividades não param. No dia 14 de dezembro, às 19h30, o Alto do Moura recebe a Seresta Natalina, acompanhada por uma violinista. Com concentração em frente à Casa-Museu, a seresta percorrerá as ruas do bairro.

No dia 16 de dezembro, às 19h, no Palácio Episcopal, na Avenida Rio Branco, ocorre a tradicional Cantata Natalina, que contará com uma banda base, seis solistas e dois corais com intervenções coreográficas nas janelas do palácio.

Já no dia 22 de dezembro, às 17h, na Praça do Rosário, haverá apresentação de pastoril com a participação de 16 idosas assistidas pelo Centro de Convivência da Prefeitura de Caruaru.

Natal e Réveillon

No dia 23 de dezembro, às 17h, o Monte do Bom Jesus recebe o Brincantes do Boi Estrelado. O espetáculo mostrará a destreza de Mateus e Catirina numa noite de Natal. O texto e a direção são de Benício Jr.

No dia 31 de dezembro, a partir das 22h, o tradicional réveillon no Marco Zero encerra o calendário natalino, com a participação da Banda Versátil, regida pelo maestro Bitonho, seguido pelo show de Adilson Ramos.