Compesa amplia cobertura de esgotamento sanitário em Petrolina

A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa continua investindo para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário do município de Petrolina, que figura entre as 15 cidades brasileiras com melhor índice de saneamento, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil. Uma importante obra, a ampliação do sistema de esgoto dos bairros Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo e Jardim Amazonas, na Zona Norte de Petrolina, começou a operar em fase de testes. O empreendimento, um investimento de R$ 1, 3 milhão, foi autorizado pelo governador Paulo Câmara assim que o projeto foi apresentado pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares.

O empreendimento irá beneficiar 20 mil pessoas e atende ao anseio da população local que pedia a ampliação do atendimento. “Continuar investindo em saneamento em Petrolina é uma das metas da Compesa. “Sabemos o valor que tem os serviços de saneamento para a qualidade vida da população”, afirma o presidente da estatal, Roberto Tavares.

O novo sistema de esgotamento sanitário dos bairros Vale Grande Rio, Pedro Raimundo e Jardim Amazonas recebeu 3.500 metros de novas redes coletora de esgoto, além de substituir e ampliar a capacidade do emissário de esgoto – tubulação que transporta o esgoto da unidade de bombeamento até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centro. “Estamos concluindo apenas os serviços de pavimentação e terminando de realizar algumas interligações de novos ramais, uma vez que a capacidade de coleta foi ampliada. Mas o sistema já está funcionando”, detalha o Gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael.

Outra grande obra de esgoto está sendo executada pela Compesa em Petrolina. Trata-se de obra da Bacia do Jatobá, que beneficia sete mil pessoas dos bairros Jatobá, Fernando Idalino e dos condomínios Sumerville e Sol Nascente I, II e III. O investimento é de R$ 5 milhões. “Essas obras fazem parte do planejamento da Compesa de tornar Petrolina 100% saneada”, reforça o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Sesc Caruaru promove discussão sobre os perigos do uso do cigarro à saúde

Um dos principais causadores de mortes no mundo, o tabagismo, será tema de uma palestra no Sesc Caruaru nesta quarta-feira (15/08). O encontro gratuito, que terá como convidado o cardiologista Rodrigo Costa, é aberto ao público e vai acontecer na Sala da Terceira Idade, às 19h30.

Na discussão, o médico vai falar sobre as doenças associadas ao uso do cigarro e o combate ao tabagismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por 63% das mortes relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. Destas, 85% são por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de pessoas a cada ano. A estimativa é de que, em 2030, o tabaco matará cerca de 8 milhões por ano, sendo que 80% dessas mortes ocorrerão nos países da baixa e média renda. “Palestras e campanhas como esta que vamos fazer aqui no Sesc mostram que o consumo de tabaco e derivados vem diminuindo consideravelmente no Brasil. Por isso, ações são sempre muito importantes para alertar a população sobre o risco de morte que o ato de fumar traz às pessoas”, explica a assistente social do Sesc Caruaru, Conceição de Paulo.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Palestra sobre o Combate ao tabagismo e às Doenças Associadas ao uso do Cigarro

Médico convidado: Dr. Rodrigo Costa, cardiologista

Data: 15 de agosto de 2018

Local: Sala da 3ª Idade do Sesc Caruaru

Horário: 19h30

Entrada Gratuita

Últimos dias para se inscrever no Prêmio ESET de Jornalismo

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, anuncia que continuam abertas as inscrições para participar do Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação. Profissionais de comunicação da América Latina podem competir com notícias relacionadas ao tema do concurso, publicadas na mídia da região de 30 de agosto de 2017 até 30 de agosto de 2018.

Os interessados ​​em participar podem se inscrever em três categorias diferentes de acordo com o seu foco profissional: Imprensa Gráfica, Digital e Multimídia. É permitido a inscrição de um único trabalho por categoria. O vencedor será premiado com uma viagem para o Mobile World Congress 2019, um dos eventos tecnológicos mais importantes do mundo, realizado em Barcelona, ​​na Espanha. O vencedor também terá a oportunidade de viajar para a sede da empresa na Bratislava, Eslováquia. Além disso, o concurso concederá prêmios aos vencedores de cada uma das categorias. E como todos os anos, a ESET fará distinções especiais por região (Brasil, México, Região Andina, Região Rioplatense, Região da América Central e do Caribe Sul-Americano).

Um painel de jurados, formado por renomados jornalistas e especialistas da região, avaliará todos os trabalhos apresentados. Para a qualificação e seleção, será levada em consideração a abordagem socialmente relevante do tema escolhido em termos de segurança informática e seu interesse para a comunidade, a originalidade na investigação, o tratamento aprofundado das informações, a qualidade narrativa e o uso correto das informações e terminologias técnicas.

Para se inscrever ou obter mais informações sobre o evento, acesse:
http://premios.eset-la.com/periodistas/

Catedral de Caruaru celebra 170 anos de história

Na próxima quinta, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, Catedral da Diocese de Caruaru, celebra o seu aniversário de 170 anos. Criada em 16 de agosto de 1848 a Paróquia de Nossa Senhora das Dores está no coração de Caruaru e é um marco da história e religiosidade da cidade.

Em 07 de agosto de 1948 quando foi criada a Diocese de Caruaru, a matriz de Nossa Senhora das Dores foi elevada a categoria de Catedral. Para celebrar esta data foi montada uma programação especial que teve início no domingo (12) com a Missa Solene e Batismo de Adultos. De segunda a quarta estão sendo realizados momentos formativos com os respectivos temas: Ano do laicato e documento 105 da CNBB, Maria nas Sagradas Escrituras e Espiritualidade e liturgia.

O ponto alto das comemorações será na quinta (16) com uma programação durante todo o dia. Haverá missas as 7h e as 12h, e adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia. As 19h30, o bispo diocesano Dom Bernardino Marchió presidirá a missa solene e sacramento da crisma aos adultos. Em seguida haverá um momento de homenagem aos que fizeram a história da paróquia e o corte do bolo para toda a comunidade.

Artigo: A tolerância religiosa numa sociedade de intolerantes

Por Luiz Alexandre Solano Rossi

Sou católico, mas tenho muitos amigos (as) que vivem experiências religiosas diferentes das que eu vivo: muçulmanos, budistas, afro-brasileiros, bahái´s, protestantes, etc. E, acredito, a diversidade da situação jamais se apresentou como problema para se afirmar o império do amor, da tolerância e da fraternidade.

É possível afirmar que a multiplicidade é o melhor local para se praticar o diálogo. Aliás, o diálogo entre diferentes é muito mais frutífero do que o monólogo entre iguais. Se no primeiro há crescimento, no último, somente estagnação. É a partir do diálogo que abrimos nossos mundos para conhecer outros mundos – tão belos quanto os nossos. O diálogo nos ajuda a espantar o medo e ainda permite que reconheçamos uns aos outros como membros de uma mesma comunidade humana.

Somos plurais! E é exatamente na pluralidade que se reforçam os traços de identidade de cada experiência religiosa. Na diversidade tecemos a teia da solidariedade que nos une numa grande fraternidade. Nesse sentido, reconhecer o pluralismo religioso e a necessidade do diálogo hiper-religioso não constitui de nenhuma forma uma patologia ou decadência confessional, mas um dado positivo da realidade. Pode-se dizer que cada expressão religiosa revela algo do mistério de Deus e nenhuma pode pretender possuir qualquer monopólio sobre a revelação.

A amizade que nutro em meio ao diálogo hiper-religioso é instrumento essencial para criar sentimento de respeito e tolerância na relação com o outro e em relação a outros mundos que pareciam tão diferentes, distantes e até mesmo (por absoluta falta de informação) esquisitos. Quando resolvi sair do meu próprio mundo religioso (uma redoma que reiteradamente colocamos ao redor de nós mesmos e que impede a aproximação para o diálogo) e me dirigir em direção a outros campos religiosos, qual não foi a minha surpresa ao contemplar o belo, a serenidade, a sabedoria, a espiritualidade e a salvação revestidas com outras roupagens diferentes daquelas com as quais meus olhos haviam se acostumado.

Diante do novo me fiz novamente aprendiz ao me relacionar com novos irmãos e irmãs de outras convicções. Não os enxergava mais como inimigos ou concorrentes que precisam ser vencidos (ainda que o mercado de bens religiosos seja cada vez mais competitivo). E, por isso mesmo, não me vejo superior ou inferior aos que creem de uma maneira diferente da minha.

Talvez tenhamos chegado num momento em que não precisemos mais hierarquizar os discursos como sendo verdadeiros ou falsos. Não há discursos religiosos falsos. Existem, sim, discursos religiosos que dão sentido e significado à ordem das coisas e à própria existência. Quando hierarquizamos os discursos, principalmente os religiosos, deixamo-nos seduzir pelo erro de dogmatizar o único em detrimento da variedade. Discursos únicos são discursos absolutos. Narrativas únicas são narrativas totalizantes e totalitárias. Quando atribuímos validade universal e cósmica a um único tipo de discurso vemos as outras pessoas e outros discursos como pessoas que pensam e vivem no erro. E, por isso, criticamos as demais pessoas e seus discursos construindo guetos religiosos.

Minha identidade cristã se fortalece quando posso chamar meus amigos fraternalmente de irmãos e irmãs. Hoje, imagino meu corpo composto de vários altares onde os mais variados deuses se reúnem numa grande celebração para me tornar mais humano. Talvez seja essa a função dos deuses que abrigamos em nossos “corpos-altares”: fazer com que sejamos plenamente humanos quando respeitamos aqueles que são diferentes e, mesmo na diferença, nos assentamos para viver fraternal e solidariamente.

A partir do momento em que nos atrevemos a caminhar na estrada do diálogo hiper-religioso injetaremos nesse diálogo certa dose de afetividade que nos moverá a nos referir àqueles de outras confissões religiosas não mais como estranhos mas, sim, como irmãos! Separados, criamos ilhas que nos impedem de agir eficazmente na construção de um outro mundo possível. Porém, juntos, temos condições de sonhar com um mundo inclusivo e onde caibam todos.

Luiz Alexandre Solano Rossi – Professor de Teologia do Centro Universitário Internacional Uninter. luizalexandrerossi@yahoo.com.br ou luiz.ro@uninter.com

45% dos beneficiários do PIS/PASEP vão usar dinheiro extra para pagar dívidas

Os recursos do fundo PIS/PASEP, cujos novos saques estarão liberados para trabalhadores de todas as idades a partir desta terça (14/8), devem ajudar muitos brasileiros a sair do sufoco financeiro. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito aponta que 45% dos cotistas devem utilizar os recursos para pagar dívidas em atraso – o percentual sobe para 57% considerando apenas os consumidores das classes C, D e E.

A segunda principal finalidade do dinheiro extra será os investimentos, com 30% de citações. Há ainda 30% de entrevistados que devem pagar despesas do dia a dia com o saldo disponível e 15% que anteciparão o pagamento de contas não atrasadas, como prestações da casa, do carro ou crediário, por exemplo. Outros 9% de entrevistados vão usar o dinheiro para adquirir roupas e calçados.

Tem direito a sacar recursos, os trabalhadores de empresas públicas e privadas que contribuíram para o PIS ou para o Pasep entre os anos de 1971 e 1988 e que não tenham resgatado o saldo. Ao todo, aproximadamente 28,75 milhões de cidadãos brasileiros têm direito ao saldo das contas, o que deve totalizar uma injeção de R$ 39,52 bilhões na economia, segundo dados oficiais do governo.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o acesso ao dinheiro das cotas do fundo PIS/PASEP é uma medida importante que deve injetar uma quantidade de dinheiro significativa na economia do país. “Isso pode ajudar o cidadão afetado pela crise e pelo desemprego a sanar suas dívidas, limpar o nome e recuperar seu crédito na praça. Ao reduzir a inadimplência o impacto sobre a economia é positivo”, explica. O presidente da CNDL, José Cesar da Costa, também destaca que os recursos também poderão impactar o consumo. “É positivo ver que uma quantidade relevante de beneficiários usará os recursos para antecipar dívidas que não estavam atrasadas. Isso mostra uma atitude preventiva e prudente do consumidor”, analisa.

De acordo com a pesquisa, 14% dos brasileiros ainda não sabem se têm direito ou não ao recebimento do benefício e 10% desconheciam a informação de que o governo havia liberado os saques.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A amostra, de 800 casos, foi composta por pessoas com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. A margem de erro é de no máximo 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.

Ações de manutenções e tapa-buracos percorrem diversas áreas da cidade

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Urbanismo e Obras, realizou, no período de 06 a 10 de agosto, ações de manutenção e tapa-buracos em diversos pontos da cidade. Na área de manutenção de paralelos, equipes responsáveis executaram 101 intervenções, contemplando os seguintes bairros: Riachão, Rendeiras, Nova Caruaru, Divinópolis, Cidade Alta, Rendeiras, Demóstenes Veras, Boa Vista I, Boa Vista II, Indianópolis, Salgado, Santa Rosa, Maurício de Nassau e Peladas, na zona rural, o que corresponde a 14 bairros da zona urbana beneficiados, com um total de 965,84 m² de paralelo recuperado.

Com as manutenções de saneamento/drenagem, foi totalizado um número de 68 intervenções em 13 bairros diferentes, além de duas áreas na zona rural da cidade, sendo elas no 2º e 4º distrito. Com os serviços finalizados, foram totalizados 589,3m de desobstrução e utilização de 26m de tubo.

Ainda percorrendo as localidades com serviços de manutenções, as equipes de tapa-buracos finalizaram os serviços com 53 intervenções, sendo elas nos bairros Maurício de Nassau, Riachão, Cidade Alta e Indianópolis, recuperando cerca de 260 m² de pavimento.

Já com o trabalho de regularização de vias não pavimentadas, as máquinas percorreram os bairros Novo Mundo, José Carlos de Oliveira, João Mota, Caiucá e Kennedy, regularizando 15 vias.

Para esta semana, estão em andamento serviços nas seguintes áreas: Peladas – 1º Distrito, Passagem Molhada no José Antonio Liberato, Estrada da Pitombeira – Petrópolis, Rua Minas Gerais- Nossa Senhora das Dores, Rua de Jacaré Grande – 2º Distrito, Itaúna – 2º Distrito, Rua Marcolino Francisco – Universitário e na Rua São João da Escócia.

Os seis maiores desafios da comunicação na gestão de pessoas

Gerenciar pessoas é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios de uma empresa, mas é também o elemento indiscutível para o sucesso de uma organização. O fato é que coordenar uma equipe não requer só liderança e planejamento. Sem uma comunicação eficaz, os projetos não evoluem, condenando boas ideias e excelentes empresas ao fracasso.

Todas as empresas, independentemente de porte ou segmento, possuem dificuldades na comunicação interna. Pensando nisso, selecionei os seis maiores desafios da comunicação interna e como solucioná-los com ações simples do dia a dia.

1 – Desencontro entre estratégia organizacional e comunicação: Não importa qual seja o objetivo estratégico, se o planejamento envolve toda a empresa ou apenas algumas equipes segmentas por projetos, todos os colaboradores envolvidos precisam estar cientes das etapas do processo, como quais os detalhes das ações, as metas, como será a mensuração, etc. Um planejamento estratégico, quando bem explicado, tende a gerar engajamento, fazendo com que todos se dediquem em prol do resultado. Comunicar as etapas de maneira assertiva, apesar de simples, não é fácil. Uma das dicas é transmitir a informação em mais de um canal e, depois disso, manter o comunicado em ambientes onde possam sempre ser consultados. O primeiro passo pode ser a comunicação direta com a liderança, que vai apresentar o plano, o passo a passo das ações, as metas e as ferramentas de mensuração. Depois, é preciso disponibilizar o planejamento detalhadamente na intranet da empresa, ambiente onde os colaboradores envolvidos podem acompanhar as ações e revisitar a estratégia.

2 – Atrair a atenção das pessoas para as notícias organizacionais: Fazer a informação chegar aos colaboradores é tão importante quanto atrair a atenção e ter a mensagem entendida por seu público. Estamos vivemos em um mundo líquido, onde uma enxurrada de informação cruza nossos caminhos e nossa atenção é disputada segundo a segundo. Uma das maneiras de ser relevante é contar histórias que envolvam o público interno e as quais eles possam ser representados. As ferramentas de comunicação também exercem grande poder nesse sentido. Uma TV interna ou jornal mural tem limitações físicas e de atenção, enquanto a intranet está baseada no conceito on demand. Ou seja, o colaborador vai acessar a informação de acordo com sua própria necessidade e disponibilidade. Ter uma ferramenta na nuvem que possibilite o acesso por meio de diversos aparelhos e em qualquer lugar, são outras vantagens. Alguns artifícios podem ser usados para trazer acessos para a intranet, entre eles integrar vantagens e benefícios, documentos empresariais, processos burocráticos, etc.

3 – Tecnologias ultrapassadas: Uma grande queixa do público interno é a lentidão com que algumas empresas se adaptam à tecnologia. Uma pesquisa feita em 2017, no Reino Unido, pela agência Gatehouse, ouviu 450 profissionais de comunicação interna. Desses, 49% consideram ultrapassadas as tecnologias utilizadas pelas empresas para se comunicarem com seus colaboradores. O mundo se modernizou, os hábitos mudaram e as empresas precisam acompanhar. Manter os canais de comunicação no mundo off-line não gera engajamento e, consequentemente, faz com que as mensagens mais importantes simplesmente não chegam aos receptores alvo.

4 – Reputação e imagem: Poucos sabem que o público interno são os grandes embaixadores da marca. De nada vale investir milhões na comunicação externa e gritar aos quatro ventos todas as maravilhas realizadas pela marca, se os funcionários não ajudarem a construir a imagem e reputação que a empresa deseja ter. Apesar do advento das redes sociais, as pessoas ainda valorizam o bom e velho boca a boca. A maioria credita credibilidade à informação quando essa é fornecida pelas redes de relacionamento oficiais. Os empregados têm forte influência sobre as percepções que a marca deixa no mercado e, se eles não estiverem bem informados, as chances de sucessos da empresa ficam reduzidas. Existe uma forte correlação entre a boa comunicação interna e o engajamento de funcionários. Quando os empregados entendem o que a empresa espera de seu trabalho e a importância daquilo que realizam todos os dias, é mais fácil se engajar nas causas e objetivos da organização. Eles se veem representados no sucesso obtido

5 – Comunicação com a liderança: Embora os veículos de comunicação interna tenham papel indiscutível, a comunicação com a liderança é um dos maiores influenciadores de uma comunicação interna bem-feita. Em via de regra, o líder é o responsável por permear os valores e as metas dentro de uma equipe. Nesse sentido, mesmo defendendo a comunicação transparente, algumas informações são estratégicas e de responsabilidade de algumas pessoas da hierarquia. Separar o detalhamento das notícias e entregar as informações de maneira segmentada é outro grande desafio. Essa fragmentação também serve para a agilidade dos processos. Estamos vivendo grandes mudanças, e são inúmeros os desafios do ambiente globalizado. Por isso, é importante que os ambientes sejam ágeis e dinâmicos. Entregar a mensagem certa, que ajude o colaborador a desempenhar sua função e não desvie sua atenção para outros fatores irrelevantes, torna o clima mais leve e muito mais agradável.

6 – Comunicação com a equipe: Existe uma diferença entre comunicação para a equipe e comunicação com a equipe. Na primeira, a mensagem corre em mão única, onde a empresa fala e o colaborador escuta. Já na segunda, é estabelecido um diálogo, onde um fala e o outro responde. Infelizmente, algumas empresas ainda não perceberam que o canal de escuta precisa estar aberto. O maior desafio das organizações é serem menos produtoras de conteúdo para serem mais articuladoras. A adaptação dos meios internos de comunicação precisa pensar em como ouvir o colaborador, desde recursos simples, como a criação de uma pesquisa interna, até o espaço onde ele consiga se expressar de maneira completa e livre. Estamos em um momento em que precisamos incentivar as pessoas a conversarem, a ouvirem e a confiarem umas nas outras.

Apesar de muitos desafios, o tempo é de grandes oportunidades. Temos a tecnologia como uma importante aliada. Quando empregada da maneira correta, ela facilita caminhos, integra soluções, democratiza o acesso e constrói pontes para o futuro. Com a dose certa de trabalho e dedicação, somados as facilidades do mundo moderno, temos a equação perfeita para superar todos os problemas que envolvem a gestão de pessoas. Basta estar aberto às possibilidades.

Antônio Brigaton é Administrador de empresas formado pela FAAP e sócio diretor da Company Group.

Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do ICIA

Na tarde desta terça-feira (14), será realizada, a partir das 16h, a reunião ordinária para análise e leitura de 52 requerimentos de ordem do dia solicitados pelos parlamentares da Casa. Dentre estes requerimentos, destaque para o de Nº 1332/2018, de autoria do vereador e Presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Lula Tôrres, onde o mesmo solicita uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste – ICIA.

O Presidente Lula Tôrres ressalta a importância do instituto para a sociedade: proporcionando tratamento, amenizando o sofrimento de crianças com câncer, além de oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e seus familiares.

Outro requerimento de destaque é o de Nº 1333/2018, onde o vereador Ítalo Henrique solicita ao Poder Executivo a instalação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro do Salgado, com a justificativa de que essa é uma das áreas mais populosas da cidade e, consequentemente, uma das que mais demandam do serviço – cuja unidade mais próxima fica localizada no bairro Petrópolis. O que dificulta a agilidade da ação dos socorristas, principalmente em dias de feira, quando o trânsito fica mais intenso.

Todos os requerimentos de ordem do dia podem ser acessados através do site: http://sapl.caruaru.pe.leg.br, através do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/sessao/174/ordemdia.

CIH promove workshop sobre introdução a PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) estuda a estrutura da experiência subjetiva do ser humano e se dedica a análise e a reprodução da excelência humana. Dessa forma, esse conhecimento ajuda as pessoas a mudarem comportamentos, padrões emocionais e a atingirem as suas metas, sejam elas relacionadas aos negócios, concursos públicos ou vida pessoal. No próximo dia 25, o Centro de Integração Humana (CIH) promoverá o workshop Introdução à PNL para quem tem interesse em conhecer mais sobre essa ciência e em vivenciar algumas técnicas na prática.

De acordo com a facilitadora do workshop, trainer internacional em PNL, diretora do CIH, psicóloga e coach Roberta Luna, a PNL é também a arte de viver bem consigo e com os outros. “Além de aplicações em diversas áreas como educação, gerenciamento administrativo, vendas e na relação médico paciente, a PNL já permitiu que inúmeras pessoas alcançassem seus objetivos, enriquecessem sua visão de mundo e construíssem relações de qualidade com os que as cercam”, explica ela.

Segundo César Campanha, que também é facilitador do workshop, trainer internacional em PNL, diretor do CIH, psicólogo e coach, durante o encontro do dia 25, os alunos desenvolverão estratégias mentais para aprender a aprender: “O processo que vamos adotar estimula as capacidades naturais de aprendizagem do aluno por meio da conscientização, da exploração e da descoberta de novas técnicas de PNL. Essas técnicas ajudarão os participantes a superarem suas dificuldades”.

O workshop terá duração de 8 horas, começará às 8h30 e seguirá até as 18h30 com uma hora e meia de intervalo para almoço. Será realizado na sede do CIH na Av. Domingos Ferreira, 890, sala 504, no Empresarial Domingos Ferreira. Mais informações: https://www.sympla.com.br/workshop-introducao-a-pnl__324862.

Serviço:

Data: sábado, 25 de agosto de 2018

Local: Sede do CIH – Av. Domingos Ferreira, 890 – sala 504 – Empresarial Domingos Ferreira

Horário: 8h30 da manhã até as 18h30, com uma hora e meia de intervalo para almoço

Conteúdo Programático do Workshop:

Pressuposições da PNL: bases científicas da PNL

Rapport: como fazer sintonia consigo mesmo e com os outros

Ancoragem: como ativar os seus recursos emocionais positivos e trabalhar emoções difíceis como insegurança, por exemplo.

Posições Perceptivas: como perceber a mesma situação de pontos de vistas diferentes e ampliar seus pontos cegos

Coach Generativo: o poder da presença (centrado no seu eixo)

Pistas Oculares: como perceber pistas das estratégias do seu cliente através do não-verbal

Informação de Alta Qualidade (IAQ) / Leitura de Mente: como diferenciar os diversos tipos de informação a fim de potencializar seu processo comunicativo