A Prefeitura de Caruaru deu início às obras da Via Parque. A primeira etapa vai do Parque de Eventos até a BR-104. A Via Parque é uma grande obra que passa por 14 bairros com ciclovia, ciclofaixas, pistas de cooper, quadras, praças, e muito mais! #PrefeituradeCaruaru #PrefeituraQueTrabalha #FazendoOFuturoAgora

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Caruaru terminam domingo (11/11)

Terminam domingo (11/11) as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Caruaru para provimento de 50 vagas para o cargo de Guarda Municipal. As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.upenet.com.br

Os interessados devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ R$ 94,00, preferencialmente em casa lotéricas, até o dia 12/11/2018. A prova escrita de conhecimentos será aplicada no dia 16/12/2018.

A seleção será realizada em etapas. A primeira é composta de quatro fases, sendo a primeira fase constituída de prova de conhecimentos objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a segunda constituída de avaliação de exames de saúde, de caráter meramente classificatório.

Já a terceira fase será constituída dos exames de capacidade física, de caráter apenas eliminatório, e a quarta e última corresponde a avaliação psicológica, de caráter eliminatório.

A segunda etapa consistirá de fase única, composta do Curso de Formação Profissional, de eliminatório e classificatório.

A execução das fases previstas na primeira etapa será de responsabilidade do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe).

Os concluintes do curso de Formação Técnico-Profissional de Guardas Municipais terão remuneração base no valor de R$ 1.398,99, mais as vantagens previstas na legislação em vigor.

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br), no link: Prefeitura de Caruaru – Guarda Municipal – 2018, através do e-mail: guardacaruaru@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397. Confira em anexo o edital completo.

PMC promove reunião com moradores do Residencial Luiz Bezerra Torres

Os moradores dos residenciais Luiz Bezerra Torres I e II se reuniram na noite da terça-feira (06) com representantes da Prefeitura de Caruaru para debater assuntos do interesse daquela comunidade. O encontro aconteceu no prédio da Escola Dom Bernardino Marchió e foi articulado pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Perpétua Dantas. A reunião contou com a presença do secretário de Ordem Pública e Destra, Gilmar de Araújo Oliveira, e demais representantes das secretarias envolvidas na pauta. A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão esteve representada por José Dioclécio Vilanova, o gabinete do vice-prefeito Rodrigo Pinheiro, por Anderson Luiz, a Secretaria de Políticas para Mulheres, por Luana Marabuco, e a Fundação de Cultura e Turismo, por Jô Barbosa e Yves Goradesky.

Segurança, rota de ônibus, saúde e cultura estiveram entre os assuntos debatidos. A população foi convidada a participar das discussões com falas e sugestões, e as reivindicações foram registradas. A secretária Perpétua Dantas aproveitou a oportunidade para anunciar melhorias para o local, como a instalação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que irá oferecer oficinas de violino e percussão gratuitas para as crianças da comunidade. “A finalidade desse encontro foi reunir a comunidade para fazer uma escuta pública e saber de todas as sugestões e solicitações dos moradores em relação às melhorias de vida no residencial. Essa é a primeira de uma série de ações da prefeitura junto aos moradores para a construção coletiva de melhorias e avanços no Residencial Luiz Bezerra Torres”, destacou Perpétua Dantas.

Uma das ações debatidas no encontro foi iniciada já nesta quarta-feira (07), com a visita ao local dos membros da Comissão Permanente de Licitação da prefeitura (CPL). A equipe passou a manhã no CRAS Taquara, que fica na localidade, para orientar os moradores interessados em participar da licitação para comercializar nos quiosques do local. Os membros retornarão nesta quinta-feira (08) à tarde para continuar os atendimentos. Na próxima semana está prevista uma reunião com o Padre Everaldo Fernandes que se colocou à disposição para atuar nas ações voltadas para os idosos daquela comunidade.

Últimos dias de inscrição para o Vestibular Asces-Unita 60 Anos

Encerra na próxima sexta-feira (09) o prazo para inscrições no Vestibular Asces-Unita 60 Anos. A prova será realizada na quinta-feira, 15 de novembro, das 13h às 17h. O valor do investimento é de R$ 60, com o pagamento podendo ser feito em bancos ou casas lotéricas. No total, 23 cursos estão sendo oferecidos: Administração, Administração Pública, Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, Biomedicina, Ciência Política, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, História, Jornalismo, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Relações Internacionais, Saúde Coletiva e Serviço Social. As inscrições podem ser feitas pelo site vestibular.asces.edu.br

Unilever Brasil abre inscrições para hackathon de Mãe Terra

Por acreditar que é preciso transformar hábitos que cuidem das pessoas e da biodiversidade, a Unilever Brasil, juntamente com a sua marca de alimentos orgânicos, Mãe Terra, anuncia o Mãe Terra Hack, uma maratona de programação que busca soluções focadas na democratização dos produtos naturais e orgânicos. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 14 de novembro pelo site www.maeterrahack.com. O encontro acontecerá na sede da Unilever Brasil, em São Paulo.

“A Mãe Terra acredita que uma alimentação natural é peça-chave para uma vida mais saudável. Temos o desafio de crescer, mas sempre respeitando os limites da natureza, valorizando a preservação ambiental e com cuidado social. Em linha com este desafio, abrimos as portas da Unilever com a proposta de encontrarmos soluções que identifiquem novas formas de democratizar o consumo de produtos naturais e orgânicos no país.”, afirma Luigi Bavaresco, Gerente de Trade Marketing da Mãe Terra Brasil.

O evento, que conta com a parceria de empresas como Rappi, Udacity e Liga Ventures, ocorrerá em três etapas: Meet Up (12 de novembro), Warm Up (22 de novembro) e Mãe Terra Hack (24 e 25 de novembro). Nas duas primeiras etapas, a programação contará com palestras inspiracionais com os principais líderes de negócio da Unilever Brasil e de diversos setores do mercado. Entre os nomes confirmados estão Júlio Campos, Vice-Presidente de Vendas da Unilever Brasil; Rodrigo Visentini, Diretor Geral da Mãe Terra; Luigi Bavaresco, Gerente de Trade Marketing de Mãe Terra; Tomás Abrahão, Fundador do Raizs; Thiago Barra, Head de Growth da Rappi; e Leandro Freire, Program Manager da Liga Ventures.

No momento da inscrição, os candidatos deverão indicar qual função querem exercer durante a maratona: desenvolvedor, gestor de negócios ou responsável de marketing. Ao todo serão selecionados 48 inscritos para participarem do hackathon. No dia da maratona (24), doze grupos de trabalho compostos de, no mínimo, um integrante por função, terão 33 horas para elaborar uma solução para o desafio.

Após o desenvolvimento, cada grupo fará um pitch de três minutos sobre o projeto proposto para uma banca de jurados. O grupo vencedor terá como prêmio bicicletas dobráveis da Durban Eco+ e o curso de Design Sprint da Udacity.

Para mais informações e regulamento completo, basta acessar o site www.maeterrahack.com.

SERVIÇO

Site: www.maeterrahack.com

Período de inscrições: até 14.11

Data do evento: Meet Up (12.11), Warm Up (22.11) e Mãe Terra Hack (24 e 25.11)

Horário: Meet Up (12.11: a partir das 19h), Warm Up (22.11: a partir das 19h) e Mãe Terra Hack (24.11: a partir das 09h)

Local: Unilever Brasil – WT Morumbi – Av. das Nações Unidas, 14261

II edição do Conecta Nabuco acontece no Recife

A UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife realiza, hoje (7), das 18h30 às 20h, a II edição do Conecta Nabuco. O objetivo do evento é integrar, cada vez mais, o mercado de trabalho com o universo acadêmico e, ao mesmo tempo, despertar o espírito empreendedor dos estudantes. As palestras irão acontecer no auditório, nas salas de aula e nos laboratórios de informática da Instituição.

O Conecta Nabuco surgiu como uma iniciativa dos CSTs em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores. Além de estimular os alunos, o evento promoverá o intercâmbio de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa e visa aprimorar a prática da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade.

De acordo com o coordenador do curso de Redes de Computadores da UNINABUCO, Osmar Carlos da Silva, o Conecta Nabuco tem o objetivo de promover uma discussão de assuntos relevantes no cotidiano do futuro profissional. “Esse encontro terá um peso importante para o horizonte profissional dos estudantes. Vamos debater como o aluno pode sair do universo acadêmico preparado para o mercado de trabalho”, explicou.

O evento será gravado e publicado no canal da UNINABUCO no Youtube.

Programação:

07/11 – Quarta

18:30 – Credenciamento, Abertura, chamadas (Patrocínio, apoios e conscientização Ambiental e Étnico racial)

19:00 – 20:00 Software Livre / Segurança da Informação (Auditório / estúdio)

20:00 – 20:10 Encerramento

Cuidados com a Saúde Integral do Homem em pauta nas ações do Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Caruaru já vem mobilizando as unidades do município para intensificar, durante todo o mês, as ações de promoção e prevenção à saúde da população masculina, aproximando o público dos serviços ofertados pelo SUS, em alusão ao Novembro Azul.

Este movimento teve origem, em 2003, na Austrália. Desde então, diferentes estratégias de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnósticos de doenças que atingem à população masculina são realizadas por diversas instituições. Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo o Ministério da Saúde, é a favor da abordagem integral da saúde dos homens.

“A cultura machista faz com que os homens não realizem o autocuidado e só procurem os serviços de saúde quando a situação já está aguda. Por este motivo, o que as unidades de saúde trabalham durante todo o ano é reforçado neste período do Novembro Azul, para tornar a prevenção um hábito, não só em relação ao câncer de próstata, mas visando a qualidade de vida do homem como um todo”, afirmou o coordenador de Saúde do Homem, Rafael Moreira.

Durante todo o mês serão realizadas Rodas de Conversa sobre a saúde integral do homem em todas as unidades básicas de saúde; busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde à População Masculina para orientações sobre prevenção e promoção em saúde; Caravana da Saúde do Homem nas Escolas com rodas de conversa sobre a singularidade da saúde do homem e entrega de folders; palestras; esquetes teatrais; formação sobre saúde do homem para profissionais da área; atividade de incentivo a prática esportiva, entre outros.

No próximo sábado (10), haverá a abertura de dois serviços para atendimento da população masculina. No Ambulatório Multiprofissional Especializado – AME, serão ofertadas consultas, para o Urologista e Cardiologista e no Centro de Imagens Municipal – CIM, serão ofertados exames de Ultrassom de Próstata, Biópsia e PSA. As consultas e exames são agendados pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A ação se repete no dia 24 de novembro.

Já no domingo (11) será o “Dia D do Novembro Azul”. A ação vai acontecer no ‘Nossa Avenida’, na Avenida Agamenon Magalhães, com oferta de diversos serviços, como: distribuição de preservativos; Aferição de Pressão; Aurículoterapia; Medida do IMC; Atividade Física e entrega de folders e adesivos da Campanha.

“Ainda em alusão ao Novembro Azul, teremos uma pedalada pelas ruas da cidade, no dia 25, e uma ação sobre prevenção de acidentes e prevenção do câncer de pele com mototaxistas no dia 26. São várias ações durante todo o mês e em vários espaços, a ideia é que o homem, realmente, seja sensibilizado para o cuidado com a sua saúde”, finalizou o coordenador.

Almoço executivo no Kojima com salmão, camarão e filé

As opções para esta segunda-feira (05) são salmão, filé e um delicioso camarão. O salmão é acompanhado de legumes e arroz yaquimeshi. As entradas são sushi e sunomono. A sobremesa são os minichurros, com sorvete de creme e calda de amora.

A segunda opção do Kojima é o filé com arroz yaquimeshi, também acompanhado de sushi e sunomono na entrada, além da sobremesa.

Também hoje no Kojima, camarão empanado, com árvore de macarrão e arroz yaquimeshi. Os acompanhamentos são os mesmos: duas peças de sushi e sunomono, com sobremesa garantida. O valor desses pratos é de apenas R$ 29,90.

Com os mesmos acompanhamentos, o Kojima também oferece como opção ‘Atum’ e ‘Agulhão branco’.

O Kojima funciona no térreo do Shopping Difusora. Reservas 2103-4181

Hoje tem feijoada no Tasquinha do Tio por R$ 24,90

Nesta quarta-feira (07) o restaurante Tasquinha do Tio oferece uma deliciosa feijoada como opção de almoço executivo. O prato vem acompanhado com arroz, couve, bacon frito, abacaxi e banana frita, além da mais completa feijoada do Estado.

O Restaurante Tasquinha do Tio fica localizado na avenida Agamenon Magalhães, no térreo do Shopping Difusora. Reservas e informações: 2103-4179

Processos de empresas em trâmite superam o PIB de países como Canadá, Argentina e Holanda

Despesas compõem os preços de produtos e serviços, e quanto maiores são essas, também serão os preços. Boa parte desse custo vem processos judiciais e extrajudiciais. Um estudo lançado pelo escritório Amaral, Yazbek Advogados, estima o gasto em mais de R$157 bilhões no ano de 2016.

“É uma pequena fortuna que poderia movimentar a economia e servir a um bem maior, caso a burocracia fosse menor e o Estado mais célere em processos judiciais e extrajudiciais” diz o advogado e coordenador do estudo, Gilberto Luiz do Amaral.

Para se ter uma ideia da quantidade processos envolvendo empresas, são 65,16 milhões no país todo, o que equivale a 81,5% de todos os processos em trâmite, cada um destes com um valor de causa médio de R$94 mil. A maior parte dos litígios, 53,47%, envolvem grandes empresas.

“Vemos um crescimento a cada ano. Na primeira edição desse estudo, que analisou os anos de 2012 e 2014, partimos de um total de pouco mais de 53 milhões de processos envolvendo empresas. Em 2015, esse total pulou para 60,84 milhões. Já em 2016 notamos um aumento de mais de 7%/ano no número de ações judiciais”, explica Amaral.

Em 2016, somente as custas judiciais e extrajudiciais, como o pagamento de guias de recolhimento de taxas, por exemplo, pesaram bastante para as empresas, foram mais de R$39 bilhões coletados pelo Estado e órgãos da justiça.

Segundo o especialista: “É um peso grande, principalmente para as pequenas empresas que, em 2016, viram 2,08% de seu faturamento comprometido com o pagamento de despesas para ajuizamento ou manutenção dos processos”.

É inegável a grandiosidade dos números, pois se todos os valores discutidos nos processos fossem somados, essa conta chegaria ao montante de R$ 6,12 trilhões ou algo como USD 1,6 trilhões, valor esse próximo ao PIB (R$6,3 trilhões) do Brasil no ano de referência dos dados, 2016, e maior que o produto interno bruto de muitos países altamente desenvolvidos, como o Canadá, com cerca de USD 1,5 trilhões (2016), e de países como Holanda, México e nosso vizinho Argentina.

De todas as áreas, aquelas onde as empresas aparecem mais são as ações trabalhistas e as de natureza civil (contratos, obrigações e indenizações).

Diante desse quadro o número de advogados também tende a subir, uma vez que, estatisticamente, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, que serviu de referência para o Estudo “Custo Das Empresas Para Litigar Judicialmente 2015 e 2016” publicado pelo escritório Amaral, Yazbek Advogados, há 102 processos para cada profissional em atividade.

Para a confecção do estudo o escritório utilizou as mais recentes informações disponíveis acerca de mercado e do Poder Judiciário, sendo elas:

Relatório Justiça em Números 2016 e 2017 do CNJ – Conselho Nacional de Justiça (ref. 2015 e 2016);
Análise de 25.732 processos judiciais;
Demonstrações Financeiras de 8.010 empresas;
Arrecadação tributária federal por CNAE – 2015 e 2016;
Faturamento das Empresas e Market Share – IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
A íntegra da análise pode ser acessada no website do escritório em: http://ayadvogados.com.br.