Hospital Mestre Vitalino realiza Semana da Enfermagem

Teve início ontem (21) e segue até a quinta (24) a Semana da Enfermagem do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Ao longo dos dias enfermeiros e enfermeiras participarão de atividades que objetivam a conscientização sobre as práticas de segurança do paciente. A abertura contou com a participação da coordenadora de enfermagem, Renilde Melo; o diretor médico, Dr. Marco Túlio; e o diretor geral do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti.

“Nós queremos agradecer pelo empenho e compromisso que cada um de vocês têm com nossa unidade, e, sobretudo, com a saúde de cada pessoa que passa por aqui. Uma só semana não é suficiente para homenagear profissionais que são de extrema importância para uma assistência de qualidade”, destacou Cavalcanti. Todos os dias às 06h30, os profissionais terão um café da manhã reforçado, preparado de forma especial para as equipes que estão de entrada ou saída na unidade.

“Nós temos aqui na nossa unidade um corpo de enfermagem que atua de forma integrada com o corpo médico, e essa parceria é necessária e de extrema importância no campo da saúde. Cada profissional soma ao trabalho e por isso conseguimos oferecer um atendimento humanizado e eficaz”, explicou Dr. Marco Túlio.

A programação da Semana contará com uma gincana que será disputada entre os setores, oficina de gerenciamento de risco, atividades lúdicas e sorteio de brindes. Além disso, tanto o refeitório, quanto o auditório estão decorados com temática voltada para as equipes de enfermagem.

Número de consumidores que regularizaram dívidas tem maior alta desde o final de 2015, revela SPC Brasil e CNDL

O Indicador de Recuperação de Crédito, mensurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o país aponta um crescimento expressivo de 3% em abril no número de consumidores que conseguiram recuperar o crédito, considerando o acumulado dos últimos em 12 meses. Esta é a maior alta registrada desde o outubro de 2015. O dado é obtido a partir das exclusões de registros de inadimplência mediante pagamento integral da dívida ou renegociação do débito.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os dados refletem a gradual retomada da economia brasileira. “Apesar do aumento de pessoas que pagaram dívidas atrasadas, o volume de contas em aberto ainda é grande. Mas na medida em que a melhora da economia passe a resultar em queda do desemprego e no aumento da renda da população, o consumidor deve voltar a obter crédito”, destaca a economista.

Sudeste foi a região que mais colocou pendências financeiras em dia

Entre as regiões que apresentaram maior variação positiva no número de devedores com recuperação o crédito, o Sudeste é destaque no mês de abril, com 33%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em seguida vem o Nordeste, com alta de 26 %. A região Norte mostrou estabilidade do indicador no período, sem mostrar variação, enquanto as demais regiões tiveram variações mais tímidas do que a média nacional (25%), embora tenham registrado alta: Centro-Oeste (12%) e Sul (4%).

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito revelam ainda que do total de inadimplentes que quitaram suas pendências em abril, a maior parte (46%) tem idade entre 30 e 49 anos. A segunda faixa que mais recuperou crédito (13%) foi a dos consumidores entre 18 a 29 anos, enquanto o público acima de 65 anos representa outros 12%. Na abertura por gênero, os números mostram que 51% dos que recuperaram o crédito são do sexo feminino e 45%, do sexo masculino.

Volume de dívidas renegociadas fica estável no acumulado de 12 meses, mas resultado é o melhor desde maio de 2016

Outra informação mensurada pelo indicador é o volume de dívidas quitadas. No acumulado de 12 meses, o dado ficou estável no mês de abril. Apesar de ainda ser um dado negativo, é o melhor resultado registrado desde maio de 2016, quando esse número chegou mostrou alta de 1%. No auge da crise, em setembro de 2016, o indicador chegou a -9%. Queda ainda mais expressiva aconteceu nas regiões Sul (-14%) e Norte (-11%). Houve também recuo de 3% no Sudeste e estabilidade do indicador no Nordeste. Apenas a região Centro-Oeste teve alta no número de dívidas quitadas em atraso (2%).

Entre o total de dívidas pagas, a maior fatia (56%) está relacionada a instituições financeiras — cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e seguros. O segundo tipo de dívida em atraso que foi mais regularizada refere-se às contas de água e luz, representando 23%. Em terceiro lugar aparecem pendências quitadas no crediário ou boleto no comércio, com 11%. Já as dívidas de contas de telefone, TV por assinatura e internet corespondem a 5%. “É muito importante evitar o superendividamento. A recomendação para o consumidor que precisa priorizar alguma conta é quitar as dívidas com juros mais elevados”, orienta a economista.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito mostra a evolução da quantidade de devedores que deixaram o cadastro de inadimplentes num dado mês por conta do pagamento das suas pendências em atraso, bem como a quantidade de dívidas. Para isso, são usados os registros de saída de CPFs das bases a que o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) tem acesso. Os dados são de abrangência nacional. Baixe a íntegra do indicador em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/indices-economicos

Cursos da UNINASSAU realizam Cerimônia do Jaleco

Diversos cursos da Faculdade UNINASSAU Caruaru vão realizar a Cerimônia do Jaleco, cerimônia que simboliza o início do ciclo acadêmico. No próximo dia 25, o evento será direcionado aos calouros do curso de Farmácia, já no dia 30, é a vez dos estudantes do curso de Psicologia da Instituição. Os eventos serão realizados a partir das 19h, no auditório da UNINASSAU e contarão com a presença da direção, coordenação acadêmica e dos coordenadores dos cursos, além do corpo docente e familiares dos alunos.

Na última semana, os ingressantes do curso de Odontologia tiveram a oportunidade de participar da Cerimônia, que marca a iniciação do estudante no ciclo acadêmico e é tradicionalmente celebrada pela reunião do corpo discente e familiares. Muitos estudantes, inclusive, escolhem seus parentes para realizar a entrega do jaleco durante a cerimônia. Esta vestimenta especial é o símbolo dos profissionais da área de saúde e será muito usada também pelos alunos nas suas atividades práticas, especialmente.

A coordenadora do curso de Odontologia da Instituição, Juliana Vaz, fala da importância desse momento. ” A Cerimônia do Jaleco firmando o compromisso que temos para formar profissionais capacitados e diferenciados no mercado de trabalho. É um momento emocionante para os familiares e para todos que apostam no futuro do profissional”, conclui.

Greve: Analistas-Tributários paralisam atividades por mais duas semanas

Os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil ampliaram a greve. Serão cinco dias de paralisação por duas semanas, de ontem (21) a 25 de maio e do dia 28 a 1º de junho. Nesses dez dias, cerca de 7 mil Analistas-Tributários que exercem funções essenciais para o Estado irão paralisar suas atividades para exigir o cumprimento integral do acordo salarial da categoria, que foi assinado com o governo em março de 2016. Com o acirramento, os Analistas-Tributários chegam ao terceiro mês de movimento, atingindo quase 30 dias de paralisações das atividades da Receita Federal, quando diversos serviços são suspensos nas unidades do Órgão em todo o Brasil.

Nessas próximas duas semanas não serão realizados atendimento aos contribuintes; emissão de certidões negativas e de regularidade; restituição e compensação; inscrições e alterações cadastrais; regularização de débitos e pendências; orientação aos contribuintes; parcelamento de débitos; revisões de declarações; análise de processos de cobrança; atendimentos a demandas e respostas a ofícios de outros órgãos, entre outras atividades. Já nas unidades aduaneiras ficam suspensos os serviços da Zona Primária (portos, aeroportos e postos de fronteira), nos serviços das alfândegas e inspetorias, como despachos de exportação, verificação de mercadorias, trânsito aduaneiro, embarque de suprimentos, operações especiais de vigilância e repressão, verificação física de bagagens, entre outros.

O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Geraldo Seixas, esclarece que a greve dos Analistas-Tributários tem sido acirrada a cada semana diante da demora do governo em regulamentar por decreto o Bônus de Eficiência e Produtividade da Carreira Tributária e Aduaneira da RFB, aprovado em lei em 2017. Geraldo Seixas reforça ainda que a gratificação está amparada no cumprimento de metas de eficiência institucional da Receita Federal. “Esgotamos todas as vias de diálogo junto ao governo, e a greve é a nossa única alternativa para exigir respeito aos direitos da categoria. O acordo salarial da Carreira Tributária e Aduaneira é discutido exaustivamente há mais de três anos e já foi aprovado em lei, no ano passado. Dependemos apenas da emissão do decreto e a morosidade do governo é injustificável”, explica Seixas.

O Bônus de Eficiência e Produtividade da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal foi amplamente debatido no Congresso Nacional e junto aos ministérios da Fazenda e Planejamento. A gratificação foi aprovada na Lei nº 13.464, de 10 de julho de 2017 e, desde então, os Analistas-Tributários aguardam a sua regulamentação.

Segundo o presidente do Sindireceita, a postura do governo federal tem causado prejuízos não somente à Receita Federal, mas aos contribuintes e ao País. “A Receita Federal é um Órgão de extrema importância para o Brasil e, especialmente, para o enfrentamento ao atual cenário de crise econômica que vivemos. Desejamos que o acordo seja cumprido em sua integralidade, para que o Órgão possa retornar à sua normalidade e contribuir ainda mais para a saída desta grave crise. O nosso movimento não prejudicará a atuação em ações fundamentais para o País, como a Operação Lava-Jato. A greve é um direito legítimo dos trabalhadores e seguiremos em nosso movimento até que o governo cumpra com o acordo assinado”, afirma.

Fonte – Geraldo Seixas – presidente Sindireceita – www.sindireceita.org.br

Prazo para vistoria gratuita de mototaxistas se encerra dia 1° de junho

O prazo da vistoria gratuita 2018 para mototaxistas se encerra no próximo dia 1° de junho. Através deste serviço, é possível uniformizar e reorganizar a classe dos mototaxistas de acordo com a Portaria Normativa da Destra de Nº 009, de 20 de Fevereiro de 2018. “A regularização dos mototaxistas é importante tanto para os profissionais quanto para a população, pois através da vistoria podemos avaliar o condutor, atualizar os seus documentos e solicitar equipamentos seguros para os usuários do serviço”, enfatiza a chefe do setor de transportes, Danielly Lima.

Dos 1.445 mototaxistas cadastrados, apenas 843 realizaram a vistoria deste ano, ou seja, 602 profissionais ainda não realizaram o procedimento padrão para regularizar o serviço. O funcionamento da Destra é de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

Os documentos necessários no ato da vistoria são:

Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com registro que exerce atividade remunerada, na categoria A para mototaxis, com pelo
menos dois anos de emissão e com o registro que exerce a atividade de mototaxista.

Comprovante de residência atualizado – até 60 dias em nome do autorizado.

Cópia do certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do veículo, devidamente atualizado, registrado e licenciado na
cidade de Caruaru, Estado de Pernambuco, em nome do autorizado ou arrendatário mercantil.

Certidões negativas de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Estadual e Justiça Federal.

Cópia do prontuário da CNH do autorizado, não podendo ter nos seu registro de habilitação, nenhuma infração de trânsito cometida nos últimos 12 (doze) meses da natureza grave ou gravíssima ou reincidência em infrações de natureza média.

Cópia do certificado do respectivo curso de transporte (de instituição credenciada a órgão ou entidade integrante do Sistema Nacional de Trânsito – SNT).

Dia do Assistente Social é comemorado com programação especial

Nestas quarta e quinta-feiras, dias 23 e 24, a Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza uma atividade de extensão em comemoração ao Dia do Assistente Social- celebrado anualmente no dia 15 deste mês. O evento será realizado pelo curso de Serviço Social, no auditório e em salas de aula da Instituição. No primeiro dia, as atividades começam às 18h. Já no segundo dia, às 14h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site de extensão https://extensao.uninassau.edu.br. Além dos estudantes do curso de Serviço Social, o evento também será aberto ao público em geral, em especial, aos profissionais da área.

A programação é variada e conta com mesa redonda, discussão sobre as legislações e atribuições específicas do Supervisor de Campo, apresentação de teatro sobre o Código de Ética da profissão, exposição de banners sobre o Serviço Social, entre outras atividades. Ainda haverá uma programação especial aos supervisores de campo de estágio (que receberão certificados), seguida de um debate sobre o perfil do estagiário.

Segundo a coordenadora do curso, Alanna Cristina, o grande objetivo da atividade é promover a reflexão quanto à profissão da área Serviço Social, trazendo uma análise do papel desse campo de trabalho em tempos de crise. ‘’Fizemos questão, também, de incluir na programação discussões para que compreendamos melhor acerca do campo de estágio como espaço inerente a construção do conhecimento’’, conclui.

MPPE investe em tecnologia para desbaratar crime organizado

Listas de contatos, conversas pelo WhatsApp, informações das redes sociais e de e-mails, fotos e vídeos, senhas, arquivos sediados nas nuvens e dados de localização, além de buscas e sites visitados. Nada escapa ao novo sistema de mapeamento de dados do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Intitulado Ufed Touch, ele foi desenvolvido pela empresa israelense Cellebrite e permite a extração de dados de qualquer sistema operacional, inclusive aqueles que já foram deletados. Com ele, os investigadores fazem uma verdadeira limpa nos aparelhos, mesmo os bloqueados por senha ou criptografados.

“O combate ao crime organizado é assunto de primeira ordem no Ministério Público de Pernambuco. Temos investido constantemente no desenvolvimento e na aquisição de soluções que permitam analisar dados de forma massiva. Com esse novo software, será possível confrontar informações forenses com mais rapidez e qualidade, além da possibilidade de fazer cruzamento, com um processamento de dados que não poderia ser feito pelo homem, ou que duraria muito mais tempo caso fosse realizado manualmente”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros. Com a nova aplicação, é possível o MPPE identificar e comprovar situações como a de um álibi forjado ou atuações coordenadas com finalidades criminosas.

O sistema permite a extração de dados ocultos dos celulares, aqueles que foram deletados , bem como os dispositivos que executam APPs como o Jelly Bean OS, desvios de código PIN, bloqueios e senhas de qualquer sistema operacional. “Essa tecnologia já é utilizada em diversas forças policiais e de investigação no Brasil e no mundo. Toda a utilização só é realizada de forma segura, com a preservação dos dados e devidas autorizações jurídicas”, reforça Barros. Após a extração dos dados, o investigador consegue fazer buscas por palavra-chave, pelas características de uma foto, o posicionamento num mapa e até mesmo comparações entre diferentes aparelhos apreendidos.

O software é utilizado no Brasil há vários anos, principalmente pelo Ministério Público Federal (MPF) e também pela Polícia Federal. “Queremos trazer ainda mais agilidade na apuração, na confrontação de informações e na geração de provas. Por meio das extrações é possível fazer uma análise completa de tudo que foi encontrado no aparelho e com uma série de filtros podemos cruzar as informações com outras aplicações”, disse o promotor de Justiça e integrante do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do MPPE (Gaeco), Frederico Magalhães.

Em uma análise de vários suspeitos de um crime, por exemplo, é possível encontrar contatos que eles têm em comum, apontar quando falaram entre si e, por meio da informação do GPS, identificar quando eles estiveram no mesmo local. “O sistema tem alta capacidade resolutiva. Podemos identificar e catalogar um conjunto, por exemplo, de palavras e expressões suspeitas. Podemos, também, traçar as rotas que um determinado sujeito fez, detectando todos os rastros virtuais deixados”, reforçou Magalhães.

COMBATE AO CRIME – Além do Ufed Touch, o MPPE já faz uso do UpLexis, uma aplicação que utiliza algoritmos e técnicas de Big Data, Cloud Computing e Machine Learning na captura, classificação, armazenamento e apresentação de informações. Esse cruzamento de informação é realizado com diversos bancos de dados de entidades públicas e privadas, sendo possível identificar vínculos de informações. “Com esse sistema, a gente varre diversos bancos, vasculhando fontes que dependem de usuário e senha para ter acesso, por exemplo. Assim, a gente pode: fazer balanços patrimoniais de uma empresa, minerando diversas fontes; ter acesso ao histórico de uma companhia; fazer um dossiê sobre pessoa física; utilizar interface para mapear relacionamento entre sócios de uma companhia, parentes e representantes legais, por exemplo”, disse Magalhães.

Outros sistemas utilizados pelo MPPE são o Plutão, Argus e o PAI, que são utilizados a partir de uma parceria com o Ministério Pùblico Militar (MPM). Estes sistemas permitem, respectivamente, tramitar e requisitar autos de um processo de forma automatizada; quebrar sigilo bancário; e trabalhar com banco de dados estruturados com informações de várias fontes oficiais. Com esse acervo, será possível efetuar cruzamentos de dados de forma abrangente. “Esses sistemas vão alavancar a atividade-fim do MPPE, especialmente na investigação de casos de corrupção e improbidade administrativa. É o nosso MPPE sendo fortalecido. Em pouco tempo seremos equiparados aos grandes MPs”, finalizou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

Para Afif, organização na base é essencial para o desenvolvimento regional

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos afirmou na segunda-feira (21), em Curitiba, que a organização da sociedade é um dos principais meios para o desenvolvimento regional no País. As declarações foram dadas durante a palestra magna “Melhoria do Ambiente de Negócios no Brasil – Avanços e Desafios”, no Fórum Permanente das Micro Empresas de Pequeno Porte (Fopeme) do Paraná. Entre os principais projetos do Sebrae está o Programa Líder, que estimula a integração e a criação de ambientes favoráveis para empreendedores à nível regional.

“Temos que nos organizar na base”, afirmou Afif durante a palestra direcionada para o público formado por representantes de 18 Comitês Territoriais de Ambiente de Negócios, do Fopeme e das entidades integrantes do G7, que é o grupo formado por sete instituições do setor produtivo. Segundo o presidente do Sebrae, hoje as lideranças locais precisam pensar coletivamente e não mais individualmente. “Devemos pensar não mais em como resolver o meu problema, mas sim em como vamos resolver o nosso problema”, ressaltou Afif Domingos. “Essa inversão é fundamental em uma cultura de desenvolvimento”, observou o presidente do Sebrae, ressaltando que cada região do País tem características diferentes e não se pode haver tratamentos semelhantes a todas elas.

Entre os principais projetos do Sebrae, conforme Afif, está o Programa Líder, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios à nível regional. Ele reúne gestores públicos, entre eles prefeitos, a classe empresarial e suas entidades representativas e a sociedade organizada. Todos são empenhados na formulação de estratégias para o desenvolvimento local. O Sebrae disponibiliza a metodologia para a mobilização, qualificação e integração de lideranças e a elaboração de agenda de desenvolvimento.

Durante sua palestra, Afif voltou a criticar o excesso de burocracia no País. “O processo atrapalha também a democracia, os cidadãos e principalmente as micro e pequenas empresas”, afirmou. Conforme o presidente do Sebrae, é necessária a simplificação do sistema, priorização e vontade política, integração entre os poderes unindo suas respectivas estruturas e aprimoramento de atitude e valores.

O encontro realizado no Paraná aconteceu um dia depois da divulgação dos números do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), que coloca o Estado na terceira colocação entre os que mais tiveram empregos gerados pelos pequenos negócios. De janeiro a abril deste ano, foram abertas 25 mil novas vagas pelas micro e pequenas empresas, números inferiores apenas aos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

“As MPE estão retomando a economia do Paraná e do Brasil”, observou o diretor-superintende do Sebrae estadual, Vitor Roberto Tioqueta. “Hoje o setor teve um crescimento de 91% no interior”, confirmou o secretário de Planejamento e coordenador do Fopeme, Juraci Barbosa Sobrinho, que representou a governadora Cida Borghetti no evento.

Encontro de Bandas e Fanfarras levou centenas de pessoas para a Avenida Visconde de Inhaúma

Na tarde do domingo (20), a Avenida Visconde de Inhaúma foi tomada pelas apresentações das bandas e fanfarras que encerraram as comemorações do aniversário de Caruaru, vivenciado no último dia 18. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e recebeu cerca de 40 agremiações de vários estados no Nordeste.

“A festa foi linda! Estamos muito satisfeitos tanto com as apresentações quanto com o público, que prestigiou o encontro de bandas e fanfarras”, comemorou Livaneide Pessoa, coordenadora de Bandas e Fanfarras do município.

A estudante Amanda Silva prestigiou o evento e disse estar satisfeita com a desenvoltura dos músicos caruaruenses. “A Banda Municipal Marcial Edilaneide Cristina (BMMEC), anfitriã do encontro trouxe um repertório que animou os presentes. A Prefeitura está de parabéns em padronizar os uniformes e valorizar a atuação dos músicos”, frisou a estudante.

A Banda Municipal Marcial Edilaneide Cristina desenvolve um trabalho social através da música, investindo em jovens de áreas vulneráveis. A BMMEC é formada por 60 componentes, entre regentes e alunos da rede municipal.

UniFavip|Wyden promove dia de experiências para estudantes do ensino médio

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos pesados aumentou em 55,1%, no primeiro trimestre desse ano, em comparação com o mesmo período de 2017. Foram produzidas 24.427 unidades, em 2018, frente a 15.748 caminhões fabricados no ano passado. O grande número de caminhões produzidos pode ter impulsionado, também, a comercialização de consórcio. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), as vendas de novas cotas de consórcio cresceram 8,4%, também no primeiro trimestre deste ano. Só para veículos pesados, o aumento foi de 3,7%.

A Realiza, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, teve suas expectativas superadas ao fechar o primeiro trimestre de 2018 com crescimento de 25,3% na venda de cotas de consórcios para veículos pesados. A expectativa era de que a comercialização dessa modalidade aumentasse em 15%. A empresa acredita que a substituição da taxa de juros e a ampliação do número de caminhões fabricados tenham alavancado as vendas de cotas de consórcios para caminhões. “Uma vez que as taxas e subsídios oferecidos pelo BNDES são menos atrativos e mais restritos, o cenário torna-se favorável para o consórcio como um todo”, afirma César Augusto, Gerente Geral Comercial da Realiza.

A aquisição de caminhões por meio do consórcio pode ser uma boa alternativa para fugir das altas taxas de juros, conforme explica César Augusto: “o consórcio é uma ferramenta de aquisição já estabelecida no Brasil, e o brasileiro começa a se preocupar com uma compra racional, utilizando-se do produto para não pagar os juros oferecidos pelos bancos e montadoras”. Em 2017, a empresa comercializou 1500 cotas de veículos pesados, com um crescimento de 27,59% nas contemplações dos grupos, no comparativo com 2016.

Sobre a Realiza:

Empresa especializada em consórcio com 25 anos de atuação em comercialização de cotas de imóveis, motos, carros e caminhões. Com sede em São Paulo, atualmente a companhia conta com 5 filiais, distribuídas em diversas regiões do Brasil, com mais de 300 profissionais internos e externos, e mais de 30.000 clientes ativos. Está entre as principais empresas de comercialização de consórcio, com alto índice de fidelização de clientes e total credibilidade. A Realiza é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Visite o site: http://www.consorciorealiza.com.br