Maior encontro de motocicleta da América Latina

Na próxima semana o Distrito Federal será tomado por milhares de motociclistas vindos das mais diversas partes do mundo. Em sua 15ª edição, o Brasília Capital Moto Week, realizado entre 19 e 28 de julho, na Granja do Torto, apresenta atrações nacionais e internacionais, e traz legados sociais relevantes para a Capital. Este ano, o maior evento do segmento na América Latina e o terceiro maior do mundo, tem foco em ações de sustentabilidade e protagonismo feminino.

Nesta edição são esperadas 680 mil pessoas, 300 mil motos e 1.704 moto clubes do Brasil e de países como Estados Unidos, Canadá, México, Espanha e Irlanda. Em 2017, o evento movimentou mais de R$ 55 milhões na economia local e, a expectativa deste ano é alcançar cifras ainda maiores. O Brasília Capital Moto Week é considerado o maior evento do Distrito Federal e já entrou para o calendário oficial de Brasília.

O festival irá contar com shows de peso como Capital Inicial, Titãs, Scalene, Raimundos e outras 48 atrações musicais. Além de casamentos, espaço voltado para as motociclistas, o Lady Bikers, Moto kids, globo da morte, bares temáticos e uma série de atrações que prometem conquistar até quem não está familiarizado com o mundo das duas rodas.

Protagonismo feminino – As mulheres se empoderaram desta edição e fizeram um espaço só delas, o Lady Bikers, que conta com salão de beleza Hélio Diff, lojas de roupas e acessórios, farmácia, espaço zen e tatoo. Quem comparecer ao complexo irá se surpreender com as inúmeras opções disponíveis. Entre elas, a galeria de arte de Ralfe Braga, bares temáticos, Saloon, exibições do Globo da Morte, Bungee Jump, Luta livre e até cinema ao ar livre. Além da diversidade gastronômica e casamentos, que já estão com hora marcada para ocorrer dentro do Brasília Capital Moto Week. “Este ano comemoramos os 15 anos do Brasília Capital Moto Week e escolhemos enaltecer pessoas. Vamos falar dos motoclubes, de irmandade e parceria. É isso o que queremos mostrar para a cidade, para o Brasil e para o mundo”, diz Juliana Jacinto, uma das organizadoras do festival.

Algumas das ações de Sustentabilidade – Toda a produção foi pensada de acordo com requisitos de responsabilidade socioambiental. Uma das ações é mitigar a emissão de carbono. Ao fim do evento, a partir do cálculo do volume de gás emitido, serão plantadas mudas de árvores para compensar o impacto. “Este ano, nossa estimativa é plantar mais de dez mil árvores. Na última edição foram duas mil mudas e o mais interessante é que os motoclubes que apoiaram a ação acompanham o desenvolvimento das árvores até hoje”, afirma Marco Antônio Portinho, um dos organizadores do Capital Moto Week.

Reciclagem de resíduos – Coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos. O objetivo principal é reduzir os materiais descartáveis que geram lixo e impactam na natureza. Na praça de alimentação estará disponível o canudo compostável, feito de material biodegradável que se decompõem mais rapidamente no meio ambiente. Todo Staff do evento usará squeeze ao invés de garrafa descartável e haverá com pontos de reabastecimento de água. Os fornecedores do festival foram orientados a gerar resíduos que possam ter destinação adequada, como embalagens alternativas ao plástico como papel e amido de mandioca. Os resíduos orgânicos vão ser encaminhados para compostagem, enquanto os recicláveis passarão pela triagem da cooperativa de catadores Acorbraz, que farão a triagem dos resíduos sólidos. Com destino socialmente inclusivo e ambientalmente correto, a meta é desviar o máximo de resíduos possível do aterro público sanitário.

Acessibilidade – Intérprete em libras para os shows principais, central de atendimento com monitor em libras, material em braile e arquitetura acessível.

Atrações variadas – Para as crianças, o festival oferece atrações especiais e hospedagem. Enquanto os pais se divertem, os pequenos poderão fazer atividades como oficina de massinha, pintura, hortinha, reciclagem, momento cientista, psicomotricidade e parkour. Os serviços para o público infantil contam com a assinatura do renomado Pedro Paulino e seu Club Family. Há também opção de pernoite, tanto para as crianças, quanto para os adultos. Para quem prefere acampar, os participantes que enfrentam grandes distâncias podem aproveitar o espaço Camping Ville, uma área fechada e coberta, de acesso controlado a chuveiros e banheiros.

A programação completa está disponível no site www.capitalmotoweek.com.br, onde também podem ser adquiridos ingressos, ou na loja conceito do Capital Moto Week, no piso superior do Shopping Iguatemi, em Brasília-DF.

Serviço:

15ª edição do Brasília Capital Moto Week

19 e 28 de julho, na Granja do Torto.

Mais informações: www.capitalmotoweek.com.br

Sesc Garanhuns realiza primeiro “Sesc Night” de julho

Julho é mês de férias. Que tal incluir na agenda de atividades o “Sesc Night”? É que neste período o Sesc Garanhuns realizará mais uma edição do projeto. Nesta sexta-feira (13/07), quem curte Jovem Guarda não pode perder a oportunidade de conferir o trabalho de Cafuringa e Banda, artista de Garanhuns que promete muita música de qualidade para os casais dançarem agarradinhos. A festa deve ser iniciada a partir das 21h, no Salão de Eventos Jaime Pincho.

“O Sesc Night é uma festa dançante, feita para toda a família, casais de namorados, amigos e vizinhos se divertirem com muita música ao vivo”, comentou a instrutora atividades recreativas do Sesc Garanhuns, Andréa Carla Lima dos Santos Além da programação musical, o público poderá degustar petiscos e bebidas a preços acessíveis.

O público geral paga R$ 22. Trabalhadores do comércio de bens, serviços turismo e têm desconto especial e pagam R$ 11. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de um dos pais ou responsável. O Sesc Garanhuns fica localizado na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço: Sesc Night
Data: 15 de julho
Horário: a partir das 21h
Local: Salão de Eventos Jaime Pincho – Sesc Garanhuns
Entrada: R$ 22 para público geral. R$ 11 para trabalhadores do comércio

Evento vai debater impacto de proteção de dados no Brasil

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia será o tema do Intersessions GDPR, evento gratuito e aberto ao público promovido em Recife pelo CESAR em parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital no dia 18 de julho. O Intersessions conta com um bloco de apresentação do tema, seguido de debate com especialistas jurídicos e de empreendedorismo.

Vigente desde abril deste ano, o regulamento europeu gera impactos tecnológicos, técnicos e jurídicos no Brasil. “Não é necessário que a empresa esteja no território europeu para estar sujeita às regras do GDPR. Temos relações globalizadas hoje, então as instituições brasileiras que tenham contratos com organizações europeias precisam começar a tratar os dados respeitando o que está previsto no regulamento, para garantir os mesmos níveis de segurança e privacidade”, alerta Claudia Cunha, gerente de Relações Institucionais do CESAR.

Na área técnica, as empresas devem estar atentas não só para o armazenamento de informações, mas também para como os dados serão utilizados durante o projeto. O impacto jurídico vai desde alterações em contratos para adequação ao regulamento até a possibilidade de criação de novas leis no Brasil sobre proteção de dados.

Os interessados em participar do Intersessions deverão se inscrever pelo endereço: http://bit.ly/IntersessionsGDPR. O evento é gratuito.

Serviço

Intersessions GDPR – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados
Data: 18 de julho de 2018
Horário: 15h – 20h
Endereço: Auditório do Apolo 235
R. do Apolo, 235 – Recife
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/IntersessionsGDPR

Programação
15h às 15h10
Welcome

15h10 às 16h40
1º Bloco – Introdução ao Tema Proteção de Dados e GDPR

16h40 às 17h
Break

17h às 19h
2º Bloco – Debate com Especialistas: a GDPR e seus impactos
Moderação: Cláudia Cunha (CESAR)
Debatedores: Larissa Cahú (Da Fonte Advogados), Ramon dos Santos (Pereira Neto – Macedo Advogados), Fabio Maia (CESAR), Marcelle Penha (Martorelli Advogados) e Diego Buarque (In Loco Media).

Alerta para prorrogação do prazo de Averiguação e Revisão Cadastral 2018

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, informa que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania estendeu para o dia 17 de agosto o prazo para as famílias do Grupo 3 da Averiguação Cadastral 2018 atualizarem seus cadastros e evitarem o cancelamento dos benefícios do Programa Bolsa Família e da Tarifa Social e Energia Elétrica (TSEE). O prazo que seria até esta sexta-feira (13) foi prorrogado devido à instabilidade apresentada pela recém implantada versão do Sistema de Cadastro Único. O ministério esclarece que a Caixa Econômica Federal já foi acionada para a correção de todos os problemas apresentados pelo sistema.

A atualização é para as famílias que foram identificadas pelo MDS com alguma inconsistência após o cruzamento de dados feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou por órgãos de controle como TCU e CGU. O aviso foi dado através do extrato de pagamento do benefício e por meio de cartas, no caso das famílias com beneficiários do BPC ou que recebem a Tarifa Social de Energia Elétrica, que também foram comunicados pelo INSS sobre a necessidade de atualizar o cadastro.

Conselho realiza terceira reunião no 2º distrito de Caruaru

“Os moradores da Vila Canaã por muitos anos recebiam promessas de melhorias, mas nunca foram atendidos. Estivemos a prefeita Raquel Lyra, eu e os secretários municipais nos primeiros dias de governo, visitando esse distrito e a nossa primeira obra na gestão Raquel Lyra, foi a entrega da Escola Municipal Capitão Rufino, requalificada. Então as pessoas que estão aqui nessa reunião, sabem que a nossa gestão trabalha por vocês”, assim o prefeito em exercício de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, falou na terceira reunião ordinária do Conselho de Segurança Cidadã dos Bairros e Zona Rural de Caruaru – CONSEC- no 2º distrito, realizada na última quarta-feira (11), que contou com a participação da maioria dos moradores daquela região. “As nossas solicitações tanto na prefeitura como nas polícias, têm sido respondidas de imediato depois que o conselho foi instalado no nosso distrito, antes a gente não tinha voz em canto nenhum, hoje estamos até mais tranquilos”, relatou o morador da vila Canaã, Antônio Pereira.

As secretarias municipais de Ordem Pública, Serviços Públicos, Seurb, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Destra, Governo e Secretaria de Políticas para Mulheres, participaram da reunião, informando à comunidade o trabalho que vem sendo desenvolvido nos bairros da zona urbana e também nos distritos da zona rural, como melhorias na iluminação, podas de árvores, limpeza nas ruas e nos canais, retirada de metralhas e rondas da guarda municipal, junto com o ordenamento do trânsito. “Esse conselho nos dá a oportunidade de conhecer diretamente o problema que a população de cada bairro ou distrito sofre, e, nos impulsiona a procurar soluções rápidas, agora que o 24º Batalhão da Polícia Militar de Santa Cruz do Capibaribe e a Policia Civil de Toritama irão estar nesse enfrentamento a violência aqui em Canaã, estaremos juntos à população trabalhando ainda mais, para trazer resultados positivos”, relatou o sargento Michael, da Policia Militar.

A Vila Canaã reuniu mais de 100 moradores nessa terceira reunião que estiveram recebendo as respostas das demandas passadas para a Secretaria de Ordem Pública. “A nossa reunião foi muito proveitosa e estivemos apresentando aos moradores de Canaã a novidade no policiamento da área, onde agora a Policia Civil de Toritama e a Polícia Militar do 24º batalhão em Santa Cruz do Capibaribe vai fazer um policiamento ostensivo, trazendo mais segurança aquela localidade”, enfatizou a secretária em exercício da Ordem Pública, Karla Vieira.

Distritos de São Caetano ganham sistemas de abastecimento

Os três mil moradores das comunidades rurais de Santa Luzia e Maniçoba, localizadas no município de São Caetano, no Agreste do Estado, deixarão para trás a dependência de caminhões-pipas. Ontem (12), o presidente da Compesa, Roberto Tavares, esteve no município acompanhado do Prefeito Jadiel Braga para assinar a ordem de serviço que autoriza a implantação da tubulação que vai levar água às casas dos moradores.

A obra, orçada em R$ 2 milhões, foi uma determinação do governador Paulo Câmara à Compesa. “Estamos seguindo à risca o planejamento de levar água para a maior quantidade de pernambucanos possível, seja na cidade ou em vários distritos zona rural”, destacou Tavares.

O prazo para conclusão da obra é de seis meses. Serão implantados 11 quilômetros de adutora, com captação a partir da barragem de Taquara, localizada em Caruaru e que já abastece o município de São Caetano, além do Alto do Moura e Vila de Taquara, em Caruaru. O manancial, que tem capacidade para acumular 1 milhão de metros cúbicos de água, está vertendo desde o ano passado. A previsão da Compesa é que esse volume deve garantir o fornecimento de água suficiente pelos próximos dois anos.

Além da adutora, os serviços incluem ainda a aquisição de bombas, recuperação e energização de duas estações elevatórias para levar água até às residências.

A obra será executada por meio de convênio entre a Compesa e a Prefeitura Municipal de São Caetano, em que a Compesa será responsável pelo fornecimento e assentamento das tubulações e hidrômetros para abastecimento à população, e a Prefeitura se responsabilizará pela execução dos serviços de escavação e reaterro de valas.

Vendas no varejo brasileiro recuam 0,6% em maio, diz IBGE

Folhapress

O volume de vendas do varejo brasileiro recuou 0,6% em maio na comparação com abril, praticamente descontando o avanço de 0,7% registrado naquele mês, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (12).

A expectativa em pesquisa da agência Reuters era de baixa de 1,2% na comparação mensal e de avanço de 2,15% sobre um ano antes. Seis das oito atividades pesquisadas pelo IBGE caíram no mês. Os recuos mais intensos foram observados em livros, jornais, revistas e papelarias (-6,7%) e combustíveis e lubrificantes (-6,1%).

Artigos de uso pessoal e doméstico registraram estabilidade. O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com expansão de 0,6% na base mensal e de 8% no volume anual, foi a atividade que exerceu o maior impacto positivo no desempenho global do varejo. Segundo o IBGE, esse segmento foi o menos afetado pela paralisação de caminhoneiros, devido, em grande parte, pela comercialização de itens de necessidade básica.

A paralisação de caminhoneiros começou dia 21 de maio e durou 11 dias. Bloqueios em estradas do país levaram ao desabastecimento de alimentos e combustíveis.

“A manutenção da massa de rendimentos reais habitualmente recebida e a redução sistemática da inflação de alimentação no domicílio são fatores que vêm sustentando o desempenho positivo do setor”, disse o instituto.

Desemprego lidera motivação para restrição dos nomes dos consumidores

Ao longo do último um ano e meio, o desemprego apresentou um crescimento de 13 pontos percentuais entre os principais motivos que levaram à restrição dos consumidores brasileiros. A constatação é da Pesquisa Perfil do Consumidor, elaborada pela Boa Vista SCPC, no decorrer do 1º semestre de 2018, com cerca de 1.700 pessoas, em todo o país.

No 1º semestre de 2017, 32% alegaram que a falta de renda ocasionada pelo desemprego prejudicou o pagamento das contas e, consecutivamente, os levaram à inadimplência. Já no 1º semestre deste ano, foram 45%. O desemprego historicamente se mantém na liderança dos motivos que levam à inadimplência, de acordo com levantamentos da Boa Vista SCPC.

O descontrole financeiro ficou em segundo lugar dentre os motivos responsáveis pela restrição. Dos 20% de respondentes no 1º semestre de 2017, no mesmo período deste ano foram 18% os que informaram ter ficado com o ‘nome sujo’ por gastar mais do que ganha. O empréstimo do nome a terceiros veio logo em seguida, como o terceiro principal motivo da inadimplência. Eram 11% no 1º semestre de 2017 e na última pesquisa 18% informaram ter ficado com o nome negativado ao obter crédito para ajudar uma outra pessoa. A imagem abaixo ilustra os dados.

Parentes e familiares são os mais procurados pelos consumidores no momento do aperto financeiro, e representam 46% das menções. Em segundo lugar estão os bancos (29%), depois as Financeiras (25%) e amigos/colegas (23%). Mesmo assim, somente 10% conseguem a ajuda esperada por parte dos familiares, e apenas 3% dos bancos.

De acordo com a pesquisa da Boa Vista SCPC, o comprometimento com o pagamento de contas diversas e os gastos com itens de vestuário e calçados foram os que mais pesaram no orçamento dos consumidores. O primeiro passou de 23% para os atuais 26%, e o segundo fator dos 15% para os 19%, respectivamente, na comparação entre o 1º semestre de 2018 e o 2º semestre de 2017.

Já entre as contas diversas citadas acima que deixaram de ser pagas: 33% referem-se à educação (colégio, cursos etc); 19% a compra de aparelho celular/smartphone; 15% com saúde (plano médico etc); 12% com taxas e tarifas (IPTU, IPVA, condomínio etc), 11% com outras contas (consertos de carro, despesas extras etc) e 10% com lazer.

Segundo o estudo, 86% das contas vencidas que causaram a restrição estão em atraso há mais de 90 dias. 11% de 30 a 60 dias e apenas 3% estão com o vencimento atrasado a menos de 30 dias. 50% dos consumidores possuem até duas contas vencidas (no 2º semestre de 2017 eram 40%). 31% têm três ou quatro contas e 19% têm mais de quatro contas com pagamentos vencidos.

Dos meios de pagamento utilizados nas compras dos bens ou serviços que geraram a restrição, 31% dos consumidores usaram o boleto bancário. Destes, 34% referentes a contas de telefone (celular/fixo); 25% às despesas com educação; 21% às contas de concessionárias (água, luz, gás); 10% a taxas e tarifas diversas (IPTU, IPVA, condomínio etc) e 1% a despesas médicas. O cartão de crédito foi citado como o segundo meio de pagamento (25%), seguido do cartão de loja (15%), carnê de financiamento/crediário (12%), empréstimo pessoal (8%), cheque especial (6%) e cheque pré-datado (3%).

66% dos consumidores inadimplentes possuem dívidas de até R$ 3.000 (contra 56% do semestre passado). 32% deles possuem dívidas de até R$ 1.000 (contra 24% anteriores). 34% deles possuem dívidas com valores acima de R$ 1.000 até R$ 3.000 (contra 32%). Já o percentual de consumidores com dívidas acima de R$ 5.000 caiu de 29% para 18%. Quanto maior o volume de dívidas, maior é o valor devido (46% possuem cinco contas ou mais que geraram a restrição e, nestes casos, os valores devidos superam R$ 4.000).

O percentual de consumidores inadimplentes que pretende priorizar o pagamento das compras com o cartão de crédito no 1º semestre de 2018 subiu de 21% para 36%. Já 22% priorizarão o pagamento dos boletos (no segundo semestre eram 27%). Destes, 41% referem-se às despesas com educação, 29% com contas de telefone, 14% concessionárias, 11% taxas e tarifas e 5% com planos médicos. No semestre passado, 27% disseram que iriam priorizar o pagamento de contas feitas com boleto.

Sobre o nível de endividamento, dos consumidores que estão inadimplentes, 70% afirmaram estar muito endividados neste último semestre, contra 73% dos respondentes na comparação com o mesmo período do ano passado. E destes, 81% disseram ser difícil manter as contas em dia, contra 88% no mesmo período de 2017. E mais, 56% informaram que estão com mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas (vencidas ou não). No mesmo período de 2017, eram 66%.

Metodologia

Pouco mais de 1.700 consumidores, em todo o Brasil, participaram da Pesquisa Perfil do Consumidor, da Boa Vista SCPC, realizada por meio de questionário eletrônico no 1º semestre de 2018. A série histórica deste estudo teve início no 1º semestre de 2017. Os resultados consideraram 2,3% de margem de erro e 95% de grau de confiança.

Juiz absolve Lula e mais seis em caso de obstrução de Justiça

Folhapress

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, absolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais seis pessoas, entre elas o banqueiro André Esteves e o ex-senador Delcídio do Amaral, no caso de suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Para o juiz, não havia provas suficientes de obstrução de Justiça contra os acusados. Lula, José e Maurício Bumlai foram acusados de embaraço à investigação, Delcídio, Diogo e Edson, além de obstrução, por exploração de prestígio e patrocínio infiel. Esteves foi acusado de embaraço e exploração de prestígio.

O caso veio à tona no final de 2015 quando Delcídio, então líder do governo Dilma no Senado, acabou preso após ser gravado numa conversa na qual ofereceu auxílio financeiro para evitar a colaboração premiada de Cerveró. A ideia seria evitar que fossem delatados pelo ex-diretor. Segundo a Procuradoria, eles teriam atuado para comprar por R$ 250 mil o silêncio de Cerveró.

Esse caso foi a primeira vez que Lula virou réu. A denúncia foi recebida em julho de 2016, mas no ano passado a própria Procuradoria pediu a absolvição do petista por falta de provas. Foram absolvidos também o advogado Edson Ribeiro, que defendia Cerveró, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho Maurício, além de Diogo Ferreira, antigo assessor de Delcídio.

Aplicativo móvel vai aproximar sociedade do MPPE

O Ministério Público de Pernambuco está trabalhando para lançar o aplicativo MPPE Cidadão. O app tem o objetivo de aperfeiçoar e promover uma maior interação do cidadão com o órgão. Dividido em quatro funcionalidades – Instituição, Manifestação, Processos e Promotoria. Assim, qualquer cidadão poderá fazer denúncias em tempo real, solicitar informações e pedir informações processuais por meio do aplicativo gratuito.

Segundo o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, a ferramenta irá funcionar para assegurar um contato cada vez mais estreito da sociedade com o MPPE. Ele explica que a instituição tem direcionado esforços para inovar, trazendo instrumentos mais modernos e de fácil utilização. “Estamos com várias frentes de trabalho para a modernização da instituição e o desenvolvimento de aplicações que possam estreitar as relações do MPPE com a sociedade e que tragam mais celeridade aos processos e procedimentos internos. Além de fortalecer a transparência da organização, pois o cidadão terá o acesso ao MPPE em suas mãos, o aplicativo irá permitir entrar na página institucional, possibilitando, ainda, a consulta de processos e também a geolocalização da Promotoria de Justiça mais próxima de onde estiver”, comentou Dirceu Barros.

A iniciativa passou a ser planejada a partir do convênio firmado entre o MPPE e o Ministério Público do Maranhão (MPMA). “Conhecemos a iniciativa do MP do Maranhão e nosso objetivo principal é aumentar a fiscalização e promover a inclusão, pois a democracia só existe se houver participação, fazendo com as pessoas tenham voz. Com o aplicativo, o cidadão será um grande parceiro no sentido de apontar ilícitos e na identificação de indícios de irregularidades, por exemplo”, declarou Barros.

O aplicativo irá espelhar as funcionalidades que já existem nas promotorias de justiça e atenderá, ainda, requisitos mínimos de acessibilidade. O cidadão poderá denunciar, por exemplo, irregularidades em obras públicas inacabadas, ilícitos ambientais e compra de votos. “O aplicativo está incluído no nosso planejamento estratégico institucional, assim o seu desenvolvimento e disponibilização para download é uma prioridade. Ao passo que estamos facilitando a chegada e a consulta de informações do MPPE, também estamos nos estruturando ainda mais para darmos respostas céleres no fluxo de informações que vão chegar pelo app”, disse o secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco, Alexandre Bezerra.

Através do aplicação, será possível conhecer melhor o MPPE, com todos os dados institucionais e informações sobre a Procuradoria-Geral de Justiça, o Colégio de Procuradores, a Escola Superior do MPPE, a Ouvidoria e a Corregedoria, por exemplo. Ao manusear o aplicativo, o usuário também terá acesso às notícias publicadas na página do MPPE e também terá acesso a todas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin). “Nosso aplicativo será simples no manuseio e sofisticado nas possibilidades de informação disponíveis ao usuário. A ideia é que ele seja desenvolvido de forma a não consumir a bateria do usuário e nem gaste muito o plano de dados”, finalizou Bezerra.