Em visita ao PSDB, prefeito de São Joaquim do Monte discute estratégias para a reeleição

Em conversa produtiva com o presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, o prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, traçou um panorama do cenário eleitoral no município em 2024 e contou sobre os desafios para a reeleição.

“Estamos conseguindo fazer um bom trabalho, com um fluxo de entrega de projetos que a nossa cidade nunca viu. Em parte, graças ao empenho da governadora Raquel Lyra e de toda a equipe. Estou confiante para a reeleição e tenho certeza de que o resultado na urna será o reflexo dos últimos quatro anos da nossa gestão”, afirmou.

Já Fred Loyo reforçou que o diretório estadual do PSDB está à disposição de Duguinha, e que fornecerá todas as condições e suporte para a reeleição.

“Nosso prefeito Duguinha é muito importante para o nosso partido e sempre vestiu a camisa do time tucano. O PSDB vem construindo uma grande base no Agreste e reafirmar o compromisso com os nossos aliados mais fiéis faz parte desse processo”, pontuou.

Eleito em 2020 pelo PSDB para o primeiro mandato à frente da gestão municipal, Duguinha tem conquistado cada vez mais o eleitorado sãojoaquinense. Em pesquisa realizada pelo Instituto Plural no final de 2023, o gestor obteve a aprovação de 88% dos eleitores.

TJPE abre inscrições ilimitadas para casamentos coletivos no interior

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de seu Núcleo de Conciliação (Nupemec), está promovendo inscrições sem limite de vagas, até a próxima quinta-feira (29/2), para participação em casamentos coletivos nas cidades de Gravatá e Chã Grande. Os dois eventos serão realizados no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em uma sexta-feira.

Em Gravatá, as inscrições devem ser realizadas no Cartório de Registro Civil, localizado na Rua Padre Joaquim Cavalcanti, 294, Centro, das 8h às12h e das 13h às 15h. O casamento será celebrado no Fórum da cidade, às 11h. Para mais informações, o telefone de contato é o (81) 99483-6767.

Para os casais de Chã Grande, o local de inscrições é também o Cartório de Registro Civil local que fica na Praça Governador Eduardo Henrique A. Campos, 83, sala 10, no horário das 8h às 15h. O número de telefone para mais esclarecimentos é o (81) 99178-7227. Nesta cidade, a cerimônia de casamento será celebrada na Quadra do Colégio XV de Março, às 12h30.

Caminhoneiro é flagrado no bafômetro com índice três vezes maior do considerado crime

(13) WhatsApp

Um flagrante de alcoolemia chamou a atenção de policiais rodoviários federais, na tarde de domingo (25), na BR 232, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Um motorista de caminhão realizou o teste do bafômetro e o índice foi de 1,12 mg/l, mais de três vezes superior ao limite considerado crime.

Um motorista entrou em contato com a central 191 da PRF, para denunciar que um caminhão quase capotou após trancar seu carro. Em seguida, o denunciante conseguiu tirar a chave da ignição do caminhão, pois o motorista estaria embriagado.

A equipe foi ao local e constatou a suspeita, após realizar o teste do etilômetro, mais conhecido como bafômetro. O caminhão estava carregado com óleo de palma e havia saído de Belém, no Pará, em direção a Vitória de Santa Antão.

O motorista foi autuado com uma multa no valor de R$2.934,70 e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vitória de Santo Antão. Ele poderá responder por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, que prevê pena de seis meses a três anos de detenção.

Secretaria de Educação de Caruaru divulga mais uma lista de crianças contempladas para creches

Foi publicada, na edição dessa sexta-feira (23), do Diário Oficial de Caruaru, a lista das crianças contempladas pela Central de Atendimento de Vagas de Creche (CAVC) para frequentarem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Esta é a 3ª lista de 2024 e, desta vez, foram contempladas 382 crianças.

Ela é publicada no Diário Oficial do município respeitando as exigências acordadas com o Ministério Público de Pernambuco.

As crianças contempladas estão identificadas no Diário Oficial por nome e CPF. Os responsáveis deverão comparecer ao Centro Municipal de Educação Infantil, onde a criança foi contemplada, no período de 26 de fevereiro até 7 de março, das 7h30 às 15h30.

Veja abaixo, os documentos necessários:

Estudante (cópia);

Certidão de nascimento ou RG;

CPF;

Cartão do SUS;

Cartão de vacinação da criança atualizado;

Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH

Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);

2 Fotos 3×4;

Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):

RG;

CPF;

Comprovante de residência com CEP.

Para conferir o Diário Oficial basta acessar o link: http://diario-oficial.caruaru.pe.gov.br/

Caravana da Saúde e Cidadania foi realizada no Bairro São João da Escócia

A Prefeitura de Caruaru realizou na manhã deste sábado (24) a Caravana da Saúde e Cidadania, no Bairro São João da Escócia. A ação itinerante disponibilizou diversos serviços municipais para a população. Realizado de modo intersetorial, o projeto gerenciado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) contou com o apoio das demais secretarias da prefeitura. Nesta edição, a TV Asa Branca também foi parceira.

A estrutura montada na Rua Maria Antonieta, ao lado da Academia das Cidades, concentrou diversos serviços de saúde e cidadania. Foram mais de quatro mil atendimentos de saúde, entre eles, 35 ultrassonografias, 33 mamografias, 41 atendimentos médicos, 14 atendimentos com dermatologista, dispensação de 1.720 medicamentos, além da oferta de práticas integrativas (auriculoterapia, ventosaterapia), vacinação humana, vacinação antirrábica animal (82 cães e 68 gatos). Teve também a colaboração das equipes de campo de controle das arboviroses, que fizeram visitação em 817 imóveis do bairro, distribuição de 1.500 peixes para reservatórios de água (combate à dengue), e da equipe de controle de roedores, com 65 imóveis visitados.

Olívia Andrezza dos Santos, do bairro Riachão, compareceu à caravana para uma consulta com o clínico geral e ficou satisfeita com o atendimento. “É a primeira vez que participo. As pessoas foram muito prestativas comigo e eu estou saindo daqui já com o encaminhamento para o mastologista, com tudo certinho”, declarou a participante. Para Elizângela Cabral, que trouxe a filha Kamilly Micaeli, de cinco anos, para uma consulta com o dentista, foi também a oportunidade de se cuidar. “Trouxe ela para tirar um dentinho e aproveitei para fazer uma limpeza”, explicou.

Entre os atendimentos da SDSDH, tiveram CADÚnico, Sistema de Benefícios (Sibec), orientação para Tarifa Social, encaminhamento para emissão da Carteira do Idoso e o Passe Livre Intermunicipal e Interestadual para esse público. Outras secretarias e autarquias também estiveram envolvidas, como a Secretaria de Serviços Públicos, com o AME Animal, que realizou atendimentos de consultas veterinárias, castrações de cães e gatos, feirinha de adoção de cães; a URB, com orientações para regularização de imóveis; a AMTTC, com emissão de credenciais de estacionamento para idosos e PCD’s; e a Ceaca com distribuição de porções de frutas, entre muitos outros serviços ofertados pelas secretarias parceiras.

“A Caravana da Saúde e Cidadania, que já é um projeto consolidado na cidade e na zona rural de Caruaru, tem aumentando cada vez mais, com a adesão da população. É uma satisfação, de fato, trazer esses serviços, mostrando que estamos mais próximos dos moradores, seja fazendo a escuta nas plenárias locais, na mesma semana da caravana, com boa parte dos encaminhamentos realizados neste dia, ou trazendo serviços, fazendo com que eles fiquem cada vez mais com a saúde em dia”, destacou o secretário de Saúde, George Veloso.

A secretária da SDSDH, Dayse Silva, também citou as plenárias realizadas na semana das caravanas, nas quais a população local é ouvida, e a mobilização desse projeto, que envolve diversos setores. “Nós estivemos na quinta-feira escutando a população dos dois bairros, para entender as necessidades, e neste sábado a gente veio entregar mais serviços para os moradores, de uma forma acessível e gratuita. Toda a prefeitura se mobilizou para estar aqui hoje e entregar esses serviços “, pontuou a secretária da SDSDH, Dayse Silva.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, também esteve presente na ação e aproveitou a oportunidade para anunciar mais obras de calçamento para a cidade, com cinco ruas contempladas na localidade: a Rua Joaquim Manoel de Macedo (no Salgado); e no São João da Escócia, a Avenida Rosa Cruz, e as ruas José Clóvis Cavalcante, Sebastião Cândido de Lima e São João da Escócia. “A gente já fez todo o entorno. Investimos em asfalto, mobilidade e seguimos fazendo mais obras, mais ruas, melhorando a qualidade de vida da população, já que quando temos ruas pavimentadas, temos mais segurança, saúde e mais cidadania”, enfatizou o prefeito. O investimento será de mais de R$ 3,2 milhões para calçamento e drenagem das vias.

Prefeitura de Caruaru divulga resultado final dos Editais do São João 2024

Foto: Elvis Edson/Secom/PMC

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, divulgou a lista com o resultado final dos dois Editais do São João 2024, o de música e o de demais linguagens da cultura.

O resultado com a média geral de cada proposta foi publicado no Diário Oficial do Município da sexta-feira (23) e pode ser conferido por meio do link https://diariooficial.caruaru.pe.gov.br/.

No total, foram mais de 1,8 mil inscrições recebidas, que representou um recorde de artistas interessados em se apresentar no Maior e Melhor São João do Mundo. A média foi atribuída a cada um e cada uma depois de análises realizadas pela comissão composta por membros da sociedade civil e do governo municipal, que trabalharam incansavelmente para divulgar este resultado de forma antecipada.

Os inscritos ainda poderão ver o resultado no Mapa Cultural de Caruaru, disponível em https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/SCGA-SiteCadastro/. A programação completa do Maior e Melhor São João do Mundo será divulgada no próximo dia 19 de março.

Secretaria de Educação de Caruaru divulga mais uma lista de crianças contempladas para creches

Foi publicada, na edição da sexta-feira (23), do Diário Oficial de Caruaru, a lista das crianças contempladas pela Central de Atendimento de Vagas de Creche (CAVC) para frequentarem os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Esta é a 3ª lista de 2024 e, desta vez, foram contempladas 382 crianças.

Ela é publicada no Diário Oficial do município respeitando as exigências acordadas com o Ministério Público de Pernambuco.

As crianças contempladas estão identificadas no Diário Oficial por nome e CPF. Os responsáveis deverão comparecer ao Centro Municipal de Educação Infantil, onde a criança foi contemplada, no período de 26 de fevereiro até 7 de março, das 7h30 às 15h30.

Veja abaixo, os documentos necessários:

Estudante (cópia);

Certidão de nascimento ou RG;

CPF;

Cartão do SUS;

Cartão de vacinação da criança atualizado;

Comprovante de tipagem sanguínea – Fator RH

Cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário);

2 Fotos 3×4;

Laudo médico para estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Pais ou responsáveis (cópia):

RG;

CPF;

Comprovante de residência com CEP.

Para conferir o Diário Oficial basta acessar o link: http://diario-oficial.caruaru.pe.gov.br/

Número 192 do Samu Caruaru e Samu Agreste voltou a funcionar

A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) informa que a operação da linha 192 do Serviço de Atendimento Móvel – Samu voltou a funcionar. A população já pode ligar normalmente para o 192 para solicitar os atendimentos de urgência e emergência.

A operação da linha foi interrompida devido ao problema de instabilidade que a Oi, operadora que atende o serviço, está passando na região.

Governadora Raquel Lyra cria grupo de trabalho que acelera contratação de 10 mil moradias no Estado

Um decreto da governadora Raquel Lyra publicado na edição do sábado (24) do Diário Oficial do Estado criou um grupo de trabalho intersetorial com o objetivo de acelerar as contratações de mais de 10 mil empreendimentos habitacionais no Estado. As moradias são selecionadas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O grupo é formado por seis órgãos estaduais e vai garantir a liberação das licenças no tempo necessário para contratar os empreendimentos com a Caixa Econômica Federal (CEF), agente financiador do programa federal, dentro do prazo previsto pelo Ministério das Cidades, ou seja, 15 dias após a solicitação ser protocolada.

“Agora nós temos uma nova cultura de trabalho no Estado. Antes, as nossas equipes técnicas não trabalhavam com foco voltado para entrega. Isso mudou. Nossos técnicos, hoje, trabalham com meta e prazo para garantir o que a sociedade espera da gente, o benefício na vida das pessoas e não apenas a assinatura de uma obra ou a licitação publicada”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Grupo de Trabalho será responsável por estabelecer os parâmetros para a emissão dos documentos necessários à viabilidade técnica dos empreendimentos. Além disso, o grupo também irá formalizar os contratos habitacionais das 10.276 unidades destinadas ao Estado.

A equipe será composta por dois representantes de cada um dos seguintes órgãos e entidades: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab); e Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem).

Participam como convidados técnicos da Caixa Econômica Federal, NeoEnergia, construtoras selecionadas pelo Ministério das Cidades e municípios responsáveis pelas licenças. O grupo se reunirá semanalmente em caráter ordinário, e extraordinariamente quando convocado pela Seduh, que ocupará a presidência.

Histórico – No fim de novembro, o governo federal publicou a seleção do Minha Casa, Minha Vida FAR. Com a doação de terrenos, o Estado conseguiu uma oferta 60% maior do que a prevista na portaria publicada em junho de 2023, de apenas 6.325 unidades para o Estado. Isso representa mais famílias que poderão contar com um auxílio importante, em uma linha que dá subsídios para pessoas com renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640).

Nessa modalidade, o Governo recebe propostas de empresas da construção civil e entidades públicas (prefeituras e estados) para construção de habitacionais que serão financiados com recursos do FAR, que têm uma taxa de juros mais baixa.

O Governo de Pernambuco se antecipou e, nesse período, ofereceu ao governo federal 21 terrenos que tinham capacidade de receber 5.628 novas unidades habitacionais. Diante dessa oferta de terrenos, o governo federal refez os cálculos, ponderando que parte importante dos recursos serviria apenas para comprar terrenos. Com a ajuda do Estado, grande parte dessa despesa deixa de existir e, portanto, a verba pode ser aplicada na construção de mais unidades habitacionais.

Em cerimônia de formação de 193 novos oficiais da Polícia Militar, governadora Raquel Lyra ressalta trabalho para reforçar a segurança pública de Pernambuco

A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) promoveu, na sexta-feira (23), 193 homens e mulheres da corporação aos Quadros de Oficiais da Administração (QOA) e de Oficiais Músicos (QOMus). A solenidade militar foi presidida pela governadora Raquel Lyra no Quartel do Derby, na área central do Recife. Do total de formados, 190 tornaram-se oficiais da Administração e três vão atuar na banda da PM. Os policiais integram a terceira turma de oficiais militares formados na atual gestão estadual, ampliação que é uma das metas previstas no programa Juntos pela Segurança.

“Os novos oficiais vão nos ajudar a acabar com os pontos onde há maior índice de violência no Estado, e assim permitir que de maneira estruturada os trabalhos possam ser feitos nas ruas. Através do Juntos pela Segurança, temos recursos da ordem de R$ 1 bilhão para investirmos nas polícias, no sistema penitenciário e garantir que durante o nosso mandato possamos ter resultados na segurança pública que devolvam a paz social aos pernambucanos. Investimos em equipamentos como coletes, em novas viaturas, e abrimos novos concursos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os novos oficiais do Quadro da Administração serão distribuídos nas diversas Unidades Operacionais do Estado. Nesta nova etapa, eles serão empregados buscando atender às necessidades imediatas da PM, além de reforçar a prestação dos serviços ofertados à população do Estado. Já os Oficiais Músicos serão lotados na Banda de Música da PMPE.

“Nós temos no Quadro de Oficiais da Administração o apoio logístico interno para as unidades da polícia, mas eles podem também trabalhar nas ruas, a depender da demanda da unidade em que estejam lotados. Eles têm toda uma experiência operacional que com certeza vai contribuir muito para o exercício do oficialato que hoje eles assumem”, explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Para o comandante da Polícia Militar, coronel Ivanildo Torres, a nova turma vai ser um importante reforço para a corporação. “Todos eles estão prontos para servir à sociedade pernambucana e à instituição da Polícia Militar de Pernambuco”, disse.

“É uma honra ver o sentimento e o orgulho de sermos pernambucanos neste momento, podendo entregar os novos oficiais à sociedade para reforçar o trabalho da Polícia Militar de Pernambuco. Em gestos como esse eu vejo que a governadora tem dado exemplo de dedicação e espírito público”, registrou o deputado estadual Renato Antunes.

A turma dos novos oficiais realizou a formação no período de 18 de setembro de 2023 a 16 de fevereiro de 2024, na Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP). O curso aconteceu sob a supervisão da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) e com coordenação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE (DEIP) da PMPE.

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Joel da Harpa; os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Ismênio Bezerra (Criança e Juventude) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca). O chefe da Polícia Civil, Renato Leite, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Luciano Alves, e o gerente geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, também compareceram ao evento.

Concurso da Polícia Civil

Em mais um movimento do Governo de Pernambuco para reforçar os quadros das forças de segurança estaduais, as provas do concurso da Polícia Civil acontecerão neste domingo, 25 de fevereiro, para Escrivães e Agentes de Polícia. No domingo, 3 de março, serão aplicadas as provas para o cargo de Delegado. O concurso vai oferecer 445 vagas para os policiais civis, sendo 250 para o cargo de Agente de Polícia, 150 para Escrivães e 45 para Delegados.

Foto: Janaína Pepeu/Secom