Novo estudo do Empresômetro mostra que sudeste brasileiro é referência em produção de softwares de gestão

A evolução tecnológica fez com que muitos processos fossem automatizados dentro das empresas já na década de 80. Hoje, diante da customização, virtualização e o cloud computing, mais e mais pessoas se juntam a outros milhares na produção de software que atendam às principais necessidades do mercado.

Essa nova Revolução Industrial cria inúmeras possibilidades no ramo da Tecnologia, visto o crescimento do mercado no Brasil. São cada vez mais negócios especializados no oferecimento de softwares, equipamentos e serviços na área, tendo movimentado mais de 200 bilhões de reais, somente no ano de 2017.

A gestão cada vez mais matizada pelo tamanho dos empreendimentos e a complexidade de seus produtos e processos, precisa de material digital para que haja coordenação, controle e avanço. Para isso servem os softwares de gestão, que podem ser encontrados nas mais diferentes interfaces e plataformas, e seu desenvolvimento vem tendo um aumento significativo no país.

CENÁRIO ATUAL

Segundo o diretor executivo do Empresômetro, Otávio Amaral, “temos, no momento, mais de 54 mil empresas ativas de desenvolvimento de software de gestão”. Somente em São Paulo, são 28.623, equivale a 52,40% de todas as empresas do setor no Brasil.

Nesse novo estudo do Empresômetro, foram analisados dados públicos para se chegar ao total de empresas de desenvolvimento de software de gestão, tanto em larga escala quanto customizáveis e sob encomenda, excluindo-se aquelas que não tiveram faturamento, não emitem notas nem recolhem tributos.

Há uma concentração dessas empresas na região Sudeste, tornando ela referência em tecnologia de gestão, com 38.955 negócios ativos, perfazendo 71,32% de todas as empresas de desenvolvimento de software de gestão.

Ação de serviços no Residencial Alto do Moura supera o número de atendimentos

Moradores do Residencial Alto do Moura, em Caruaru, receberam diversas ações durante este mês de abril, promovidas pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Gerência de Projetos Habitacionais, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Uma parceria com entidades, secretarias municipais e órgãos públicos, levou a comodidade de serviços essenciais para a população do habitacional, que juntos, contabilizaram 1.889 atendimentos.

Uma força-tarefa atuou no primeiro quiosque do empreendimento para oferecer os serviços de atualização do Nis e do Bolsa Família, por onde passaram aproximadamente 550 pessoas. Compesa e Celpe também estiveram presentes para proceder com as demandas administrativas que a população local só poderia realizar presencialmente, nos respectivos escritórios, como a inclusão da conta na Tarifa Social, emissão de segunda via de boleto, parcelamentos e negociações de dividas, entre outros. Para esses, foram mais de 400 atendimentos.

A Secretaria de Saúde de Caruaru também se fez presente para promover parte das atividades realizadas pela passagem do Dia Mundial da Saúde, celebrado em sete de abril. Foram 939 pessoas atendidas na ação que ofereceu acompanhamentos na saúde do Bolsa Família, consultas, atualização de receitas para hipertensos e diabéticos, orientações de saúde, citologia, atualização de vacinas, entre outros.

Empreendedores sociais criam negócios inovadores em alimentação, saúde oftalmológica e sistema prisional

Um modelo inovador de franquia de unidade prisional, sem guarda e arma, tem mostrado que é possível humanizar cadeias e reduzir o índice de reincidência em prisões de cinco Estados. Um negócio de impacto social identificou que 42 milhões de brasileiros precisam de óculos e passou a oferecer consultas gratuitas, por meio de oftalmologistas voluntários que atendem em um ônibus equipado; os óculos são doados ou vendidos a um preço acessível. Uma startup transformou a falta de opção de alimentação saudável nas periferias em um negócio lucrativo. A Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado, Renovatio e Saladorama – fundadas pelos empreendedores sociais Valdeci Ferreira, Ralf Toenjes e Hamilton Henrique da Silva – têm em comum o propósito de mudar a forma de fazer negócios no Brasil e a conquista das três categorias do Prêmio Empreendedor Social 2017. O principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo está com as inscrições abertas para a edição de 2018.

Há exatos 34 anos, Valdeci Ferreira adotou a recuperação de criminosos como missão de vida e implementou, em Itaúna (MG), um método para administrar e assistir prisões, que é baseado em uma rotina de 12 pilares e tens inspiração cristã. Hoje, as unidades da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) – lideradas pela federação criada por Ferreira – são conhecidas por serem prisões nas quais os internos têm as chaves das próprias celas. O vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2017 fundou, em 1995, a Fraternidade Brasileira de Assistência ao Condenado (FBAC) – uma forma de ajudar a organizar as atuais 48 unidades da APAC em uma federação; o objetivo é dialogar de maneira mais produtiva com o poder público e impedir que a metodologia se disvirtue.

A iniciativa abriga atualmente mais de 4.000 internos e contabiliza 150 unidades em fase de implementação. Hoje, a FBAC supervisiona a metodologia das APACs e negocia com governos estaduais a implementação das novas “cadeias humanizadas”. Segundo Ferreira, “os presídios são desertos de miséria e sofrimento. O Estado está ausente e as facções ocupam o espaço. A sociedade, ferida por essas pessoas, esquece que os abandonados atrás das grades um dia voltarão para o convívio social; voltam piores”. Em contrapartida, as APACs são pequenos oásis. “Aplicamos a pedagogia da presença e caminhamos com aquele que cometeu o delito, oferecendo uma chance de mudança de vida”, explica. E, como resultado, ao contrário do nível de 85% de reincidência nas cadeias comuns, as APACs mostram índices próximos a 28%. Há outros atributos de performance que destacam vantagens frente às cadeias tradicionais.

Democratizando o acesso à visão

Em um congresso no México, em 2013, Ralf Toenjes – vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro – conheceu uma tecnologia alemã de fabricação de óculos a baixo custo: a OneDollarGlasses, criada por Martin Aufmuth. O empreendedor de 26 anos – formado pelo Insper em Economia e Negócios, e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) – criou a Associação de Apoio Renovatio, em 2014, com a missão de democratizar o acesso à visão no Brasil. O negócio social opera por meio de mutirões, oferecendo consultas oftalmológicas conduzidas por oftalmologistas voluntários e óculos de grau grátis ou a um custo acessível. Os atendimentos são realizados pelos oftalmologistas em um ônibus equipado que permite ao paciente já sair com o diagnóstico e com os seus óculos. Para a produção dos óculos fundou a ótica VerBem, em 2014, cuja meta é atender 1 milhão de brasileiros até 2021.

O modelo de vendas se divide em compre um, doe um (óculos a partir de R$ 79) – valores mais acessíveis com óculos a partir de R$ 39 e óculos grátis, viabilizado pelas parcerias com empresas e organizações não governamentais. Hoje, a Renovatio conta com parceiros como Bank of America, Atento e Ótica, Giv.On, que já aportaram mais de R$ 680 mil na startup que distribuiu mais de 15 mil óculos, em 17 Estados brasileiros. É um modelo inovador para enfrentar um desafio enorme diante do fato que 85% dos municípios do país não contam com oftalmologista residente.

Para Ralf Toenjes, a premiação é uma demonstração que a organização está no caminho certo. “Temos um sonho grande de mudar a visão de 1 milhão de pessoas até 2021 e tenho certeza de que a chancela e a credibilidade de chegarmos a essa final do Prêmio Empreendedor Social de Futuro será um passo importante para atingirmos nosso objetivo”, revela.

Alimentação saudável na quebrada

Primeiro membro da família a cursar o ensino superior, Hamilton Henrique da Silva – vencedor da categoria Escolha do Leitor, com 56% dos votos – conseguiu uma bolsa de estudos em um curso de Engenharia de Produção na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. No ambiente acadêmico conheceu o conceito de negócio de impacto – que o levaria mais tarde a trabalhar em um coworking em Botafogo, espaço que oferecia refeições aos usuários. Aos 20 anos, trabalhando fora da comunidade na qual cresceu e comparando as oportunidades de alimentos a que era exposto em casa e no trabalho, na zona sul do Rio, percebeu a falta de opções de comida saudável na periferia. A partir dessa reflexão, surgiu a ideia do Saladorama, que busca democratizar o acesso à alimentação saudável.

Ao mesmo tempo em que estava formatando as bases do negócio social – que fornece alimentos saudáveis a baixo custo viadelivery e restaurantes próprios – o empreendedor soube que a avó, dona Julia, passava por complicações na saúde devido ao diabetes. Perdeu a visão do olho esquerdo e um dedo. “Quando fui conversar com o médico, ele falou que se minha avó tivesse melhorado a alimentação não teria passado por isso. Aquilo atingiu diretamente a minha vida. Senti a dor de não poder fazer nada vendo minha avó cega por falta de acesso à alimentação saudável”, conta, acrescentando que passou a defender que alimentação é direito; não privilégio.

Com R$ 220 da rescisão do trabalho, montou o Saladorama. Hoje, o negócio social conta com cinco unidades que operam como delivery ou restaurante em Florianópolis (SC), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Sorocaba (SP) e São Luís (MA). O negócio oferece, também, oficinas de formação para pessoas de comunidades que querem empreender seus próprios restaurantes ou trabalhar nos restaurantes da rede. O fornecimento de alimentos e as formações, oficinas e palestras sobre o tema já alcançaram cerca de 28 mil pessoas.

Na análise do jovem empreendedor – que transformou em negócio a falta de opção de alimentação saudável na periferia – a conquista é a consolidação de um trabalho de credibilidade. “Na minha opinião e de especialistas, o Prêmio Empreendedor Social é a premiação de negócios de impacto social de maior validação e importância do Brasil. O fato de ser indicado já é um motivo de orgulho imenso”, revela.

Inscrições abertas

O principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo, o Prêmio Empreendedor Social chega à 14ª edição. Criada em 2005 pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, a premiação está com as inscrições abertas até 20 de maio para líderes de iniciativas inovadoras e de impacto social, com mais de três anos de atuação, em áreas como Saúde, Educação, Tecnologia Assistiva e Meio Ambiente, entre outras. Os gestores de negócios sociais, cooperativas, OSCIPS, ONGs e startups com foco socioambiental – que estão em fase inicial (de um a três anos) –, por sua vez, podem se inscrever para a 10ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

Os vencedores e finalistas terão acesso a benefícios que totalizam R$ 350 mil em forma de mentorias, capacitação e cursos de qualificação em instituições como Insper e Fundação Dom Cabral. As inscrições para ambas premiações podem ser feitas pelo site http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/cadastro.shtml

O Prêmio Empreendedor Social tem o objetivo de selecionar, premiar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil, que desenvolvam há mais de três anos iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental. Além da projeção nacional e internacionalmente dos líderes selecionados, a Folha de S. Paulo e a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo – oferecem um alto nível de qualificação e networking, viabilizando aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas e escalabilidade para seus projetos.

UNINASSAU Caruaru realiza Mostra Campus nos dias 3 e 4 de maio

A Faculdade UNINASSAU Caruaru realiza a terceira edição do evento Mostra Campus, nos dias 03 e 04 de maio, das 8h às 17h. Um dos grandes objetivos da Mostra é apresentar a estrutura e os cursos da instituição a alunos do ensino médio. O evento é voltado para escolas das redes pública e privada de Caruaru e outras cidades da região, e acontece no pátio externo, salas de aula e laboratórios da Instituição de Ensino Superior – IES. A entrada é gratuita e as inscrições estão sendo feitas nas escolas.

São esperados cerca de 3.500 alunos durante os dois dias de ações, que irão proporcionar aos futuros graduandos orientação de carreiras, teste vocacional e atividades lúdicas, por exemplo. Parte dessas atividades vão mostrar como as áreas são executadas na prática para que o estudante entenda melhor como funciona o mercado de trabalho do curso que ele pretende ingressar. Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Ensino a Distância (EAD).

Para a diretora da unidade Caruaru, Aislane Belo, o Mostra Campus possibilita aos milhares de alunos do Ensino Médio da região, conhecer a estrutura física da Faculdade e a avaliar melhor os cursos ofertados pela UNINASSAU. “Com esse evento, possibilitamos ao estudante um conhecimento maior sobre as áreas e cursos, podendo ajudar, também, na escolha profissional e acadêmica que eles farão em breve. Os futuros universitários poderão também ter conhecimento de como está o mercado de trabalho de cada uma das graduações ofertadas pela nossa IES e quais as principais perspectivas para elas’’, conclui.

Caruaru Shopping sedia o II Feirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência e Jovem Aprendiz

O Caruaru Shopping irá sediar, no dia 4 de maio, o II Feirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência e Jovem Aprendiz de Caruaru. O evento é uma realização da Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenação de Promoção das Pessoas com Deficiência. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.

A ação será realizada no Pavilhão de Eventos do centro de compras e convivência, das 8h às 17h, e tem como objetivo proporcionar a aproximação entre empresas, que disponham de vagas, de pessoas que atendam ao perfil e buscam inserção no mercado de trabalho. “Estaremos dando todo apoio a este evento e contribuindo com a criação de políticas inclusivas para esses públicos”, afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping.

Estará à disposição dos candidatos uma estrutura composta por estandes de atendimentos das empresas parceiras, com a oferta do número de vagas e a exposição do material de divulgação institucional. O feirão será também uma oportunidade de promover a aprendizagem na elaboração de currículos que poderão ser confeccionados no local e entregues pelos candidatos diretamente às empresas, no caso de possibilidade ou interesse de contratação.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernando Silva, as ofertas de emprego serão voltadas para quem tem entre 14 e 24 anos, no caso do Jovem Aprendiz, e para pessoas com deficiência, sem limite de idade.

“Quem não conseguir fazer on-line, pode realizar o cadastro de forma presencial, no dia do evento”, afirmou Fernando Silva.
Várias empresas e entidades estão apoiando o evento, a exemplo do Caruaru Shopping, Ministério do Trabalho, CDL, Acic, Sindloja, INSS, Senai, Ciee e Uninassau.

“A iniciativa de criar o feirão foi pensada a partir dos dados do censo do IBGE de 2010, que apontam que em Caruaru existem mais de 40 mil pessoas com deficiência, o que representa 15% da população do município, e 89.845 jovens entre 14 e 24 anos, que corresponde à 28,5% dos caruaruenses”, finalizou Fernando Silva.

PT-Recife fica com grupo que prega aliança com PSB

Folhape

O tesoureiro do PT Recife, Demetrius Fiorante, foi eleito para o cargo de presidente municipal e deve reforçar a ala petista que briga por aliança partidária com o PSB. O racha interno do diretório da Capital pernambucana ficou evidenciado com o pedido de desfiliação do ex-presidente Osmar Ricardo – que, com a saída, provocou a necessidade de uma eleição para um mandato-tampão até 2019. Tendo mudado para o PCdoB, Ricardo acompanhou a migração do ex-prefeito João Paulo, mas deixou no PT seus aliados. A disputa estava sendo considerada acirrada por conta da pré-candidatura da vereadora Marília Arraes (PT) ao Palácio do Campo das Princesas.

A competição para o cargo de presidente do diretório do Recife aconteceu no último sábado. Além de Fiorante, concorreu o dirigente estadual Felipe Cury, um dos entusiastas da candidatura própria do PT e mais especificamente, um dos apoiadores da vereadora Arraes.

A eleição – indireta e decidida pelo voto de 44 diretorianos – vem na sequência das declarações do senador Humberto Costa, de que a justificativa para uma aliança com os socialistas se dava pelo fato da legenda estar “fragilizada” em Pernambuco. A vitória de Fiorante foi considerada folgada: mais de dois terços dos votos, segundo afirmou o vice-presidente Oscar Barreto. De acordo com ele, o pedido formal de aliança com o PSB ainda deve ser entregue ao diretório estadual. “Vai ser feita essa semana”, garantiu Barreto. Com o resultado positivo para os apoiadores da coligação, o grupo de Humberto sai fortalecido.

Apesar disso, Barreto também argumenta que as eleições para o diretório recifense – que acabou elegendo seu candidato – não considerou a discussão dos petistas sobre as eleições a governo. “A eleição termina em outubro e a gestão continua até o ano que vem”. No entanto, o vice-presidente admitiu que existem movimentações internas. “É claro que há um movimento de várias lideranças de confirmar essa importância de aliança. Há um movimento, claro, eu faço parte desse movimento inclusive”.

Após este pleito, os petistas têm evitado declarações polêmicas que evidenciem ainda mais o racha interno no partido. De acordo com o presidente estadual da sigla, Bruno Ribeiro, espera-se uma relação tranquila com o diretório do Recife. Bruno também reforçou que as questões referentes a alianças estão sendo discutidas sem considerar o cenário local e ressaltou o projeto nacional do partido.

Shopping Difusora funciona de forma parcial no Dia do Trabalhador

Na próxima terça-feira (1º de maio), feriado nacional onde se comemora o Dia do Trabalhador, o Shopping Difusora vai funcionar de forma parcial. Para tanto, vale a pena ficar de olho nos horários para melhor programar o seu passeio em família ou entre amigos. As Praças de Alimentação do primeiro, segundo e terceiro piso estarão funcionando das 11h às 21h.

Para quem preferir aproveitar o feriado para pegar aquela sessão de cinema, o Planet Cinemas estará funcionando de acordo com o horário das sessões que podem ser consultadas direto no site www.planetcinemas.com.br. Já para os papais que querem aproveitar o dia para os filhos se divertirem no Play Toy, este estará em funcionamento entre 11h e 21h.

TJPE funciona normalmente na segunda-feira

Todas as unidades do Poder Judiciário Estadual funcionam normalmente na segunda-feira (30/4). Já na terça (1°/5), feriado pelo Dia do Trabalhador, o atendimento acontece em regime de plantão na Capital e nos 14 polos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) distribuídos pelo Estado. Nesse dia, apenas as demandas urgentes de caráter cível e criminal – como habeas corpus, comunicação de flagrante, pedido de liberdade provisória, mandado de segurança e medidas cautelares – serão atendidas. Na quarta (2/5), o funcionamento volta ao normal.

Na Capital, o plantão de 1º Grau tem como sede o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. No restante do Estado, os plantões de 1º Grau acontecem em unidades judiciárias da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do Interior. O horário de atendimento ao público é das 13h às 17h.

As unidades da RMR e do Interior que atenderão os municípios circunvizinhos são: Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

Já o plantão de 2º Grau será realizado no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, localizado no térreo do Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, no Recife. O horário de atendimento também é das 13h às 17h.

Conselho aprova programação anual da aplicação de depósitos especiais para 2018

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou a Programação Anual da Aplicação dos Depósitos Especiais para o exercício de 2018 – PDE/2018. Ficou definido um montante de R$ 2,51 bilhões para aplicações nas linhas de crédito voltadas para a geração de emprego trabalho e renda, pelas linhas de crédito do Proger. A deliberação aconteceu durante a 147ª Reunião do CODEFAT, realizada em Brasília, e foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de abril.

O Proger já é reconhecido como importante instrumento de políticas públicas, ao viabilizar a concessão de crédito financeiro a setores da economia para fomentar a manutenção e a geração de emprego e renda, por meio de um conjunto de linhas de crédito, aprovadas pelo Codefat e disponibilizadas por meio da rede de atendimento dos bancos oficiais federais. Está presente em 4.899 cidades de todos os estados. Em 2017, foram realizadas mais de 194 mil operações de crédito com recursos do Programa.

Os bons resultados apresentados pelo Proger se devem, principalmente, à possibilidade de focalização de recursos em alguns grupos, democraticamente escolhidos pelo Codefat, e ao debate promovido nesse colegiado quanto ao aprimoramento contínuo das bases operacionais do programa. Isso possibilita maior impacto social com menor volume de recursos, além de possibilitar socorro rápido a alguns setores da economia em momentos de crise, como a linha de crédito Proger Urbano Capital de Giro.

Mais informações sobre o Proger estão disponíveis em http://trabalho.gov.br/empreendedorismo/proger.

MEC lança edital para apoiar projetos de tecnologias digitais para as escolas públicas

As escolas públicas de todo o país receberão aporte para apoiar o desenvolvimento de projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação básica. A chamada pública Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação, que terá investimento de até R$ 20 milhões, foi lançada nesta sexta-feira, 27, pelo Ministério da Educação, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O edital faz parte do Programa de Inovação Educação Conectada, iniciativa do governo federal que pretende ofertar internet de alta velocidade e assegurar inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica e na gestão das redes de ensino até 2024.

“O [projeto] Educação Conectada vai contemplar todas as etapas da educação básica, da educação infantil até o ensino médio”, explicou o ministro da Educação, Rossieli Soares. “Com esse projeto e a parceria com o BNDES, as secretarias estaduais terão a possibilidade de apresentar projetos pilotos a serem desenvolvidos dentro de suas redes, para que possamos testar a excelência da proposta e, posteriormente, dar escala a isso”.

A chamada é direcionada aos estados e ao Distrito Federal que aderiram ao Programa de Inovação e Educação Conectada. Eles deverão manifestar interesse em apresentar propostas de projetos, em conjunto com um ou dois de seus municípios elegíveis (no caso do DF, regiões administrativas), até 15 de maio. Os municípios foram listados de acordo com critérios sociais e educacionais descritos no edital.

O ministro destaca que o processo de implantação da iniciativa já começou. “Com essa primeira etapa do projeto, nós vamos alcançar 40% dos alunos brasileiros. Já foram selecionadas 22.500 escolas, que estão no processo de adesão, e já estamos nos preparando para efetuar o pagamento, a fim de que elas se conectem com um padrão de qualidade mínimo ainda esse ano. ”

A iniciativa terá o suporte de uma rede de instituições para fortalecer o sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas. São esperados resultados sobre a motivação de alunos e professores e sobre a evolução de indicadores educacionais dos projetos, melhorias na qualidade do ensino, na equidade, na gestão das redes e escolas e na promoção de maior aprendizado escolar.

“Esse edital é mais um avanço na direção correta, que é a direção de melhorar a qualidade da educação no Brasil”, ressaltou o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira. “Será feita uma chamada aberta para que os estados e municípios possam participar. Cada um poderá oferecer os seus projetos, as suas estratégias de inclusão da tecnologia dentro do que nós estamos chamando de educação conectada”.

A chamada pública utilizará recursos não reembolsáveis do Fundo Social do BNDES, para operações contratadas até 31/12/2018, e será coordenada pela instituição, com suporte técnico do Centro para Inovação da Educação Brasileira (Cieb), que já atua em parceria com o MEC. A iniciativa poderá, ainda, contar com recursos adicionais, complementando o apoio do BNDES. Dessa forma, estão sendo mobilizadas entidades privadas e organizações da sociedade civil, que poderão aderir como parceiras. É o caso da Fundação Lemann, que já sinalizou disposição de aporte de R$ 4 milhões em 2018 e mais R$ 6 milhões em 2019.

Projetos – Os projetos deverão contemplar ações e/ou investimentos integrados em quatro dimensões estruturantes: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, para aplicação em escolas de ensino fundamental e médio. O BNDES coordenará, ainda, o desenvolvimento de um modelo de monitoramento e avaliação (M&A) da chamada pública, que contará com uma rede de universidades e instituições públicas e privadas.

Inicialmente, serão selecionados cinco projetos de implementação e uso de tecnologias digitais para educação, visando apoiar sua adoção nas redes públicas estaduais e municipais de ensino e testar modelos mais efetivos, de forma a permitir a aprendizagem para atuar no longo prazo com maior escala. Outras cinco propostas comporão uma lista de espera e poderão prosseguir para o processo de análise e contratação, a critério do BNDES, e na hipótese de alavancagem de recursos adicionais.

A fim de ordenar os municípios elegíveis e os projetos que poderão apresentar propostas em conjunto com os estados para receber o apoio não reembolsável do BNDES, serão realizados sorteios, com base na extração da Loteria Federal, conforme detalhado no edital da chamada pública. O primeiro sorteio ocorrerá neste sábado, 28.

Programa – O Programa de Inovação Educação Conectada conta com a parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Na fase de indução da ação, até o final de 2018, o MEC deve investir R$ 271 milhões. Desse montante, R$ 255,5 milhões serão para melhoria da infraestrutura e conexão das escolas, o que inclui ampliação da rede terrestre de banda larga, serviços de conectividade, infraestrutura de wi-fi, compra de dispositivos e aquisição de um satélite que vai levar internet de no mínimo 10 Mb a escolas da zona rural, locais em que a estrutura terrestre não é viável ou é dispendiosa.

“Somente nesse primeiro ano, nós vamos atender 6,5 mil escolas da zona rural, em áreas de difícil acesso, com conexão por satélite”, garantiu o ministro Rossieli Soares. “Serão 41% dos alunos dessas áreas atendidos no primeiro ano. ” O satélite de monitoramento, orçado em R$ 120 milhões, a ser pago com recursos do MEC, será contratado em parceria com o MCTIC.

Os outros R$ 15,5 milhões da fase de indução vão financiar a formação de articuladores locais, a construção de plataforma para cursos on-line e a produção de conteúdos específicos. A intenção é que, até o fim do próximo ano, 22,4 mil escolas, urbanas e rurais, recebam conexão de alta velocidade. O processo será concluído em todas as demais escolas públicas até 2024.