ARTIGO — 5 dicas para alavancar as vendas neste Natal

*Por Erik Penna

O final de ano chegou, momento tão esperado para a maioria das empresas, e são várias as boas notícias. O mercado aposta no aquecimento das vendas e o comércio prevê que será o melhor Natal em quatro anos.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta um crescimento de 4,3% nas vendas para o Natal de 2017 e aposta na geração de 73,1 mil vagas temporárias.

Vários motivos sustentam esse otimismo: a inflação em queda, os juros caíram, o crédito vem ficando mais fácil e barato com o passar dos meses e o PIB já dá sinais de crescimento. A retomada já começou!

O décimo terceiro, segundo o Dieese, deve injetar R$ 200,5 bilhões na economia brasileira nesse final de ano e 83,3 milhões de brasileiros receberão o benefício. E 49% das pessoas vão gastar o 13o salário para comprar presentes.

O mês de dezembro ainda contará com mais uma injeção de R$ 15,9 bilhões na economia, relativo aos saques das contas do PIS/PASEP, medida do governo que favorece cerca de 8 milhões de pessoas.

Portanto, não é mais hora de ficar falando em crise, mas, sim, em se preparar para identificar e aproveitar as oportunidades. Aqui vai 5 dicas para você surfar nas ondas do otimismo e vender mais nesse final de ano:

1- Qualificação: Não adianta apenas querer vender, a preparação deve ser prioridade, afinal, quem tem uma equipe bem treinada e motivada já sai na frente e estabelece uma vantagem competitiva.

2- Adicional: Quer vender mais e conquistar novos? Comece a se interessar verdadeiramente pela causa do seu cliente, ou seja, ao invés de querer ficar empurrando produtos, lembre-se, é preciso entender para depois atender. Fale menos, escute mais, assim, vendará de forma mais assertiva.

3- Atendimento: Atendimento é tratamento. Lembre-se que, antes de vender, é preciso atender com excelência. Então não se esqueça do tripé básico ao perceber a presença do cliente: olho no olho, sorriso no rosto, saudação animada.

4- Visual: Segundo Rodger Bailey, 53% das pessoas são visuais. Desta forma, se você quer vender mais neste fim de ano, capriche na vitrine e na exposição dos produtos. Uma imagem pode valer mais do que mil palavras.

5- Surpreenda: Surpreender é fazer mais do que o cliente espera. Quando superamos as expectativas, propiciamos uma experiência diferenciada e o cliente costuma responder com o famoso “UAU!”.

Aproveite o Natal para tornar seus clientes verdadeiros vendedores da sua empresa. Como fazer isso? Aposte no fator “UAU!”.

Unicred é vencedora do Prêmio Relatório Bancário 2017

A UNICRED venceu o Prêmio Relatório Bancário 2017, na categoria CRM, com o projeto MEC – Modelo de Execução Comercial (Realiza), que envolve a gestão e integração de ferramentas, tecnologia, capacitações, planejamento estratégico e proposta de valor. De acordo com o Diretor Administrativo e de Negócios da Central RS, Gustavo Saltiel, a plataforma Realiza tem um grande retorno em relação à sua usabilidade junto às cooperativas. “É uma ferramenta que materializou nosso modelo de execução comercial e foi construída com foco na experiência do usuário. A desenvolvemos em conjunto com as cooperativas, priorizando o melhor atendimento ao cooperado. O Realiza tem uma navegabilidade extremamente simples, é multiplataforma e multicanais, pode ser usada desde em um celular até televisões ou retroprojetores”, explicou Gustavo. O Diretor salienta que a plataforma preserva as informações agregadas de big data, de forma organizada e consistente. “É uma solução que que começou a ser desenvolvimento muito regionalmente, no Rio Grande do Sul, e hoje já possui uma abrangência sistêmica e vem, cada vez mais, ganhando força e notoriedade, inclusive sendo agraciada com essa premiação”, comentou o executivo.

O conceito de atendimento, incentivado pelo projeto Realiza, vai desde a e percepção do seu papel da área de negócio perante os cooperados, treinamentos e mentoring até a proposição de uma nova ferramenta que possibilita o estabelecimento de metas, alinhado ao planejamento estratégico UNICRED. “Para que atinjamos nossos objetivos, precisamos sempre inovar e, geralmente, se fala em inovação sempre como um sistema, como tecnologia, mas a inovação passa por várias mudanças, como cultural, de processo e de atitude. Mas, sem dúvida, por trás disso tem sempre a expectativa de uma ferramenta, de um sistema de tecnologia que possa agregar ao nosso negócio e com esse prêmio do Realiza não foi diferente. Foi algo realmente desenvolvido internamente, uma solução caseira, que demonstra que temos capacidade tecnológica interna para poder desenvolver uma plataforma de gestão comercial e ficamos muito orgulhosos com isso”, afirmou o CEO da UNICRED do Brasil, Fernando Fagundes.

Para o Presidente do Conselho de Administração da UNICRED do Brasil, dr. Paulo Barcellos, a conquista do prêmio pode ser comparada a um campeonato de futebol. “Veja o quanto é importante ganhar um campeonato de futebol. Veja também o quanto é importante para o cooperativismo mostrar a importância que ele tem na vida dos brasileiros. Este prêmio, para a UNICRED, representa um campeonato, representa o primeiro lugar em uma competição. A ferramenta que nós construímos é excepcional e recebeu o prêmio que ela merece”, comentou o Presidente. Ele salientou que a UNICRED ficou muito feliz e honrada de poder participar desta premiação e concorrer com instituições bancárias reconhecidas no Brasil. “Não poderia deixar de dizer que dá um gosto todo especial seria, mais ou menos, como um time da segunda divisão que, de repente, de uma hora para outra, se torna campeão. É um reconhecimento ao trabalho dos nossos colaboradores, eles que construíram tudo isso, que nos colocam no caminho certo, nos identificam com nosso propósito de instituição. Acima de tudo, nossos cooperados serão muito beneficiados com essa ferramenta que nos dará muito resultado, muito progresso . Todas as centrais estão de parabéns”, concluiu dr. Paulo.

Cerca de 30 instituições financeiras inscreveram 299 cases concorrendo nas 21 categorias do Prêmio Relatório Bancário 2017. Os cases foram analisados por um comitê de jurados com notório conhecimento do segmento. Ao longo dos últimos anos, o Prêmio firmou-se como uma importante referência de qualidade e eficiência para o setor. Hoje, a festa em homenagem aos premiados é um dos acontecimentos mais prestigiados do calendário dos bancos e de seu ecossistema de negócios.

A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda-feira, 4, no Terraço Itália, em São Paulo.

Fundação Abrinq e Arconic Foundation promovem evento em Itapissuma/PE

A Fundação Abrinq em parceria com a Arconic Foundation e a Secretaria Municipal de Educação de Itapissuma/PE realizam nesta sexta-feira (7/12) cerimônia de encerramento do “Projeto Descobrir Brincando”. O evento, que marca a conclusão dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores junto às crianças, acontece das 8h às 12h, no salão Paroquial Dom. Lamartine (Rua Manoel Lourenço – Centro).

O projeto teve como objetivo incentivar aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico (matemático) e científico (ciências da natureza) de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e coordenadores que atuam nessa etapa.

De setembro a dezembro deste ano, as atividades do “Descobrir Brincando” contemplaram formações de profissionais, distribuição de acervos de ciências e matemática, apoio a multiplicação dos conteúdos junto a demais educadores e famílias e realização de mostra de ciências para compartilhar experiências.

O projeto beneficiou 538 alunos de oito escolas de Ensino Fundamental, 1º e 2º ano com formação de professores em matemática e ciências, além da doação de kits de ciências e raciocínio lógico, com a realização de mostra de ciências.

Sobre a Fundação Abrinq – Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas e o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Temer inclui chantagem a prefeitos no balcão de negócios da reforma da Previdência, diz Humberto

Em mais uma tentativa de aprovar uma proposta que prejudicará milhões de brasileiros, segundo o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), o governo Temer (PMDB) reabriu o seu balcão de negócios no Palácio do Planalto que inclui, desta vez, chantagem sobre os prefeitos para que eles pressionem os deputados de suas bases a apoiarem a reforma da Previdência.

O senador afirmou, nesta terça-feira (5), que está aberta mais uma negociata de balcão de feira a céu aberto, mostrada pela própria imprensa, a exemplo do que ocorreu na votação que afastou a presidenta Dilma, na proposta que congelou os investimentos públicos por 20 anos e durante a apreciação da reforma trabalhista.

Agora, de acordo com o parlamentar, a Presidência da República está oferecendo R$ 3 bilhões aos prefeitos para que exerçam pressão sobre os seus parlamentares como forma de apoiar as mudanças no sistema de pagamento de aposentadoria.

“Ora, os prefeitos estiveram uma semana atrás pedindo recursos ao governo para fecharem as suas contas do ano. Na ocasião, Temer disse que não havia dinheiro. De repente, agora, o dinheiro aparece, mas eles têm de se submeter a essa chantagem. É um escândalo”, declarou.

Para Humberto, a situação observada no poder Executivo, que envolve ainda liberação de emendas parlamentares, troca de cargos na Esplanada e também negociação em torno de alianças e tempo de TV para a propaganda eleitoral no pleito de 2018, é absurda.

“Estamos falando de uma reforma de cujo escopo não se tem conhecimento, mas que já tem seu apoio comprado a peso de ouro e com a qual já se vê os presidentes da Câmara e do Senado comprometidos com o seu cronograma de votação nas duas Casas. Estão querendo votar na Câmara na semana que vem e nos dias 20 e 21 aqui”, ressaltou.

Da tribuna do plenário, o líder da Oposição fez questão de perguntar como uma reforma que vai mexer sensivelmente com o futuro de milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas e que não foi nem discutida ou mesmo apresentada aos líderes no Congresso já tem até cronograma de votação.

Ele também questionou “como é possível que se trate dos temas mais caros ao povo brasileiro dessa maneira absolutamente desrespeitosa e atentatória à representação popular, acertada em gabinetes, em jantares custeados com dinheiro público, onde o único interesse que prevalece é o político-partidário-eleitoral mais raso e espúrio que pode haver”.

Humberto entende que o governo deveria ser punido por estar torrando bilhões de reais, inclusive utilizados, em parte, em publicidades descaradamente mentirosas. “Isso não pode ser tolerado pela população brasileira. O caminho é lutar contra mais esse retrocesso”, comentou.

Secretaria de Educação abre inscrições para alfabetização de jovens e adultos em Caruaru

A Secretaria de Educação de Caruaru está com inscrições abertas, até o próximo domingo (10), para as turmas de alfabetização de jovens e adultos, através do Programa Caruaru Alfabetizado que tem como meta ensinar a ler e escrever cerca de 1 500 pessoas, neste primeiro momento.

“Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de irem à escola na idade certa, agora podem iniciar e até seguir o processo de escolarização, através do Programa Caruaru Alfabetizado. Nós estamos com 65 alfabetizados nas ruas da cidade e do campo fazendo a mobilização dos interessados que terão todo o material didático disponibilizado gratuitamente”, garantiu o Secretário de Educação Rubenildo Moura.

As aulas acontecerão na cidade e no campo, 4 vezes por semana, no período da noite, das 19h às 21h30 e têm duração de 8 meses. Para se inscrever o interessado também pode procurar a escola mais próxima de sua casa.

Os alunos que participarem, naturalmente, terão acesso as turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Participe da árvore de Natal dos idosos da Casa dos Pobres

A Casa dos Pobres São Francisco de Assis comemora todos os anos o Natal com duas árvores. Uma delas conta com o pedido de presentes dos próprios idosos. A maioria deles pede produtos de higiene pessoal, como perfumes e cremes, e de vestuário como roupas e sapatos, além de objetos como relógios e rádios de pilha.

Na outra árvore, os pedidos são da Casa, como lençóis, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. As doações se estendem até o dia 25 de dezembro, dia de Natal. Você pode trazer o seu presente e escolher o idoso para presentear. As doações podem ser feitas de domingo a domingo, em horário comercial.

Agrestina participa de IV Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco

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Agrestina participa nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6) do IV Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, que será realizado em Olinda, através da Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco – Astur /PE. O encontro marca o encerramento das atividades do ano de 2017 da Astur-Pe, com vasta programação e participação de diversos municípios do Estado.

O evento iniciou nesta terça-feira (5) com a apresentação do município anfitrião a todos os outros municípios, seguindo com um momento cultural, e as palestras; “Captação de Recursos”, com Vírginia Lacerda, e “Preservação do Patrimônio”, com o professor, arquiteto, e funcionário da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, Clodomir Barros. O secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, e atual presidente da Astur-Pe, Josenildo santos, destaca a importância de se discutir sobre a captação de recursos, que é uma grande dificuldade dos municípios devido a falta de instrução para a elaboração desses projetos, assim como a preservação do patrimônio cultural e artístico, discussão recente e de extrema importância que vem sendo interiorizada através de cursos e capacitações pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, que tem a preocupação de preservar a memória do Estado. “As palestras são importantes para capacitar os gestores e consequentemente contribuir para o desenvolvimento do turismo no Estado de Pernambuco. Essa é a função da Astur; orientar, informar, formar, e proporcionar a troca de experiências”, afirmou.

Após as palestras a programação segue com uma “Mostras Gastronômica”, em um espaço reservado para que os municípios presentes possam apresentar sua gastronomia, ou comercializar seu artesanato, conforme sua preferência.

Outra grande novidade desta pauta é a realização do 1° Encontro de Turismólogos da Astur-PE, que consiste em um novo espaço criado por essa gestão para oportunizar aos profissionais de Turismo, com formação de nível médio ou superior, debater temas acerca da profissão, bem como de levar até os gestores de seus municípios a necessidade e importância de ter um técnico. Logo após será realizada a entrega do consagrado prêmio de atuação na atividade turística, Othon Bezerra de Melo, que homenageou a diretora de jornalismo do Globo NE, Jô Mazzarolo, em 2015, e o diretor presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robson Pacheco, em 2016.

Nesta edição o homenageado será o turismólogo e gestor da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da Empetur, Gil Marinho. No segundo e último dia de atividades (6), a partir das 8h, será realizada uma no Sítio Histórico de Olinda, para vivenciar na prática o que foi visto na palestra do dia anterior.

ARTIGO — Empreender: como concretizar o seu sonho

Por Eros Jantsch

Abrir um negócio e ser o seu próprio chefe é o sonho de milhares de pessoas. Segundo o Sebrae, 11,5 milhões de brasileiros trilham esse caminho hoje no Brasil. E ter esse sonho é o primeiro passo, mas só ficar no campo das ideias não é o suficiente, o primeiro passo é tornar esse desejo uma realidade e isso só será possível com muito planejamento, paciência e dedicação. Antes embarcar nessa jornada do empreendedorismo, é importante considerar algumas fases. Para simplificar, vamos pensar em um exemplo bem popular ultimamente, o food truck. Você tem a aspiração de ter um negócio como esse? A partir disso, dá para projetar o futuro e o que será preciso para chegar lá.

A primeira etapa é entender o setor em que pretender atuar, seus potenciais e dores. Quais são as principais dificuldades de quem vende comida na rua? E as necessidades do consumidor que os “trailers” atuais não atendem? Será que esse formato é mesmo rentável? Como escolher um bom ponto e cardápio atrativo? E quem serão meus concorrentes diretos e indiretos? E o público? As respostas só virão com muita pesquisa e estudo.

Entendeu o mercado? É hora de começar? Claro que não! Aqui começa a segunda parte do seu sonho, o planejamento. Ele precisa especificar primeiramente o quanto você tem que investir, qual será a sua receita, os custos e a previsão de retorno. Após isso, é preciso pensar qual será a estrutura necessária para abrir o food truck como uma van, equipamentos de cozinha industrial, software para cuidar das vendas e estoque, profissionais, pratos e copos, alimentos, licença da prefeitura e por aí vai. Também devem estar bem claros na sua mente quais serão os seus diferenciais. O molho? O sanduíche? O preço? Você terá que encontrar algo que te torne único, se comparado com outros concorrentes do mercado.

Agora que você já estudou o setor e estruturou o plano de negócio, parece que o trabalho mais complicado ficou para trás, não é mesmo? Que nada! É aqui que começam os reais desafios. Na gestão de um negócio, você tem que controlar tudo, o tempo todo. Se não souber qual é o seu fluxo de caixa, como vai diferenciar o que é realmente lucro? Outra coisa que costuma assombrar a vida de um empreendedor são os impostos e a questão salarial. O Brasil tem uma legislação complexa e uma carga tributária alta e sem uma boa gestão, você pode encontrar muita dificuldade – aqui procurar por uma tecnologia que se adapte ao seu perfil e ajude no controle de todas as operações é uma boa saída para evitar dor de cabeça. Outro ponto crucial é a remuneração, pois você tem que estabelecer qual será o seu salário. Sim, não dá para considerar que o lucro é todo seu. É preciso pensar no futuro da empresa, fazer uma reserva para investir e se preparar para imprevistos.

Food truck funcionando a todo vapor, dá para dar aquela relaxa, né? Nem pensar! Empreender requer atenção o tempo, quando se supera uma dificuldade, surge outra e por aí vai. Por isso, você precisa monitorar o perfil das suas vendas – por exemplo, quando aumentam as saídas de lanche natural, as de suco sobem – ver o que os seus concorrentes estão fazendo, acompanhar de perto os preços dos insumos, se manter informado sobre o mundo do empreendedorismo e assim por diante.

Ainda não falei sobre um item extremamente importante, o cliente. Aqui, você terá que avaliar situações como: quem para no seu ponto? Com qual frequência? São pessoas da região? Homens ou mulheres? Jovens? O que consomem? Quem manda são eles, sem consumidores fiéis, seu negócio não vai prosperar.

Estudar o mercado que desejar atuar, estruturar um plano de negócio, ter paciência para lidar com os problemas do dia a dia e para esperar o retorno do investimento feito, ter disciplina com as contas e administração, atenção constante com o cliente e ficar de olho no mercado, fazem parte da receita para se obter sucesso. Caso contrário, você verá o seu sonho se transformar em frustação e dívidas. Além disso, seu negócio vai fazer parte da estatística de 45% das microempresas que “morrem” antes de completar dois anos de existência. Ter um sonho é o primeiro passo, mas se você pular algumas das fases que comentei, ele pode se transformar em pesadelo. Primeiras lições anotadas? Partiu empreender!

TJPE realiza processamento de precatórios através do PJe

Os ofícios de requisição de precatórios aprovados a partir do segundo semestre deste ano tramitam através do Processo Judicial eletrônico (PJe) no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nesse contexto, os precatórios inscritos já em 2018, para pagamento em 2019, no regime geral – quando o precatório inscrito deve ser quitado no exercício orçamentário seguinte – também irão tramitar através ferramenta digital. No regime especial, inicialmente, o setor responsável pelo trâmite trabalhará com processos físicos (acervo antigo) e eletrônicos (acervo novo).

“Após 1º de julho de 2017, todos os ofícios de requisição aprovados passaram a ser autuados e distribuídos pelo sistema eletrônico, significando que, a partir de então, não se admitirá mais a autuação em processo físico”, explica o coordenador do Núcleo de Precatórios do TJPE, juiz Isaías Lins. “No médio prazo, todos os precatórios deverão ser eletrônicos”, completa.

O magistrado explica que o PJe torna ainda mais transparente e segura a tramitação dos precatórios. A ferramenta contribui significativamente para a diminuição de erros, a devolução de requisições incompletas, como também evita a requisição em duplicidade. De acordo com o juiz Isaías Lins, esse foi mais um grande passo para a completa informatização do Núcleo que já conta com um site no portal da internet do TJPE, sistema de cálculos e pagamento eletrônico (Sope). Atualmente, para o Núcleo, está sendo desenvolvido o sistema eletrônico de requisição de precatórios.

“Graças ao apoio significativo do presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, que se sensibilizou com a necessidade urgente de aprimorar o Núcleo de Precatórios, os avanços se tornaram realidade”, reforça o juiz Isaías Lins. O sistema foi implantado no último mês de setembro, juntamente com o treinamento de assessores, contadores e gestores de conta, além de equipes de Secretaria e Coordenadoria do Núcleo de Precatórios do TJPE.

Leva Itinerante chega a Vila Andorinhas

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O ônibus itinerante do Leva estará, durante toda a semana, na Vila Andorinhas. No Leva itinerante serão oferecidos os serviços de cadastro para adesão do Leva comum e recarga dos cartões comum, servidor e estudante. O atendimento acontece das 8h às 16h.

Para fazer o cadastro do Leva comum é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. O cadastro é gratuito mas, para validar o cartão, é preciso fazer uma recarga mínima no valor de R$13.00.