O brasileiro realmente costuma deixar tudo para a última hora e adora um descontinho. Levantamento divulgado pelo aplicativo Zul+, uma das maiores plataformas de serviços automotivos do país, revela que esse perfil de comportamento também se manifesta em relação ao pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA).
Com base no universo de mais de 5 milhões de usuários que tem cadastrados, o estudo observou que, em 2023, mais da metade das pessoas preferiu pagar à vista
o tributo, de olho sobretudo nos descontos oferecidos pelos departamentos estaduais de trânsito. “Mesmo sendo um percentual bem reduzido, a maioria costuma optar por esta modalidade. Isso já foi verificado em anos anteriores, e a expectativa é que se repita em 2024”, observa André Brunetta, cofundador do Zul+ e diretor de Inovação e Digital da Estapar.
Embora o IPVA 2024 seja, desde dezembro, um dos temas mais pesquisados no Google, a quitação do tributo só costuma ocorrer próximo ao dia do vencimento da cota única, a partir de 10 de janeiro (ou seja, nesta semana), quando ocorre novo pico de pagamento do tributo.
O dia do vencimento varia de acordo com o número do final da placa do veículo. Neste ano, no Estado de São Paulo, o vencimento da primeira parcela para as placas final 1 e 2 ficou definido para os dias 11 e 12 desta semana. Na semana que vem (entre os dias 15 e 19), será a vez das placas com final 3, 4, 5, 6 e 7.
“Ao analisar esses números ano a ano, a gente percebe que a maioria dos brasileiros, mesmo já tendo dinheiro na mão e mesmo com a liberação do pagamento sendo realizada dias antes, deixa para pagar na data de vencimento. É um comportamento que se repete e denota um perfil muito característico e homogêneo” aponta Brunetta.
Sobre o Zul+:
O Zul+ é a maior plataforma para quem dirige. Lançado em 2017, o aplicativo faz parte do grupo Estapar desde 2022 e está disponível em todo o território brasileiro. Dentre as principais funções do app, estão a seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA ou licenciamento, estacionamento rotativo, tag de pedágio sem mensalidade e cálculo do valor a ser pago durante a viagem, seguros, e pagamento de estacionamento de shopping. Além dessas facilidades, Zul+ apresenta informações do valor de mercado para compra ou venda de veículos, registro de manutenção, busca por concessionárias e postos de combustível próximos e alerta sobre o rodízio de veículos.
Sobre a Estapar:
A Estapar é detentora da maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 84 cidades, de 17 estados, além de responsável pela operacionalização do sistema rotativo de vagas (Zona Azul) de São Paulo e de outros 22 municípios. A empresa possui ainda o aplicativo Zul+, plataforma digital que reúne mais de 20 tipos de funcionalidades automotivas e atualmente soma mais de quatro milhões de usuários no território nacional. Ao todo, a companhia administra mais de 400 mil vagas em sistemas on-street e off-street. Presente no mercado nacional há mais de 40 anos, a companhia tem suas ações negociadas na B3 com o código ALPK3 e tem investido em parcerias que agregam sobretudo a tecnologia e experiência do cliente em favor de seus usuários.