Shopping Difusora é finalista em prêmio nacional

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O Shopping Difusora é finalista no Prêmio Abrasce 2017, na categoria Eventos e Promoções. A indicação, divulgada na última semana, é resultado do case Desafio das Blogueiras Shopping Difusora, realizado em maio deste ano. O projeto teve como objetivo integrar as plataformas on e off-line na disputa entre 06 blogueiras de Caruaru e região, para transformar o visual de 12 meninas e eleger os dois melhores looks através de votação popular e de juri especializado. Além do Difusora, outros 22 shoppings concorrem ao prêmio dentro da categoria.

De maneira inovadora e pioneira, o mall levou ao público palestras e workshops sobre moda, beleza e comportamento digital num espaço especialmente montado no 3° piso, intitulado “Casa das Blogueiras”. Lá, o público do shopping tinha acesso direto às blogueiras e aos profissionais que ministravam as palestras. Além de toda a estrutura física, tudo foi transmitido on-line através do site do projeto e das redes sociais do Shopping Difusora.

Para Paulo Oliveira, superintendente do Shopping Difusora, a indicação do Desafio das Blogueiras ao Prêmio Abrasce 2017 foi uma grande conquista. “Nós trabalhamos de maneira incansável para fazer com que este projeto fosse um divisor de águas na vida das pessoas, aproximando a comunidade ao Shopping. E esta indicação é sinônimo de trabalho reconhecido”, finaliza.

A grande final do Prêmio Abrasce 2017 será realizada no dia 13 de setembro, no Tomie Ohtake, em São Paulo.

Hospital Santa Efigênia promove palestra sobre os direitos da Pessoa com Deficiência

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O Brasil comemora até a próxima segunda-feira, 28/08, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano, o tema é “Pessoa com Deficiência: direitos, necessidades e realizações”, definido pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes). O objetivo é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência.

Muitas cidades estão promovendo ações para conscientizar a população sobre os direitos dos PDCs e contra o preconceito. Em Caruaru, o Hospital Santa Efigênia (HSE) abraça a causa e realiza nesta quinta-feira, 24/08, uma ação que envolve palestra, apresentação cultural e panfletagem. O evento começa às 14h com uma apresentação de dança na recepção do Hospital. Em seguida, arte educadores farão a entrega de panfletos nos andares da Unidade entre pacientes e acompanhantes. Às 14h30, no refeitório do HSE, começa a palestra com Rosimery da Apodec, coordenadora de Promoção do Direito da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru. Ela vai falar um pouco de sua rotina diária, as dificuldades e os desafios que enfrenta por ser cadeirante e passar informações sobre como as pessoas podem colaborar com os PCDs que precisam de atendimento especializado. O evento será aberto ao público.

“O intuito do evento do Hospital Santa Efigênia é enfatizar a importância da Semana da Pessoa com Deficiência. Nós vamos capacitar os funcionários do HSE e o público que comparecer à palestra quanto às formas de acolhimento e atendimento voltados à pessoa com deficiência. Acreditamos que, a partir dessa capacitação, ofertaremos um atendimento mais qualificado e humanizado”, destacou Giselle Monique, assistente social do Hospital Santa Efigênia.

Ideias para revitalização do centro de Caruaru estão em exposição

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Segue até a próxima sexta-feira (25), a exposição com as soluções encontradas pelos grupos selecionados de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da UniFavip DeVry, para o projeto de revitalização do centro de Caruaru. O concurso de ideias foi promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), em parceria com a instituição de ensino superior e a Prefeitura de Caruaru. O resultado final do grupo vencedor do concurso será anunciado no dia 31 de agosto.

Os cartazes com os croquis estão expostos no térreo do prédio da Prefeitura de Caruaru. Para conferir o que foi proposto pelos alunos, dentro do que foi discutido entre a CDL Caruaru e representantes da Prefeitura, basta comparecer ao local. Soluções para dar mais fluidez ao trânsito, mobilidade das pessoas que circulam pela área central, além de formas para evidenciar o comércio foram discutidas e estão contidas nas propostas que foram apresentadas pelos alunos.

Na fase de elaboração das ideias, os grupos de alunos foram orientados por professores. “A revitalização do centro da cidade é um projeto que vem sendo discutido há muito tempo. Com esse concurso de ideias, a intenção foi buscar apoio da Prefeitura e induzir os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo a buscar soluções baseado nas nossas necessidades, sem fugir da realidade”, afirma o presidente da CDL Caruaru Márcio Porto.

O concurso de ideias

O concurso que visa encontrar solução para a reordenação do centro de Caruaru partiu da CDL a partir da real necessidade que se tem em prestar um pouco mais de atenção à área. Dessa forma, através da parceria feita com a UniFavi DeVry e o lançamento de edital, tudo foi iniciado. Depois de reuniões pontuais com representantes da Prefeitura de Caruaru e visita técnica a cidade de Maceió, no Estado de Alagoas, os alunos começaram a criar as soluções.

“Dentro do projeto de revitalização, um dos pontos discutidos foi a transformação de ruas do centro em um grande calçadão, exclusivo para a circulação de pedestres. A solução fez parte de pesquisa desenvolvida em conjunto pela CDL Caruaru e Sindloja, que também serviu como base para os demais pontos trabalhados pelos alunos no projeto”, diz Porto. Entre os projetos que estão em exposição, à população também vai poder escolher o seu preferido. O vencedor dessa etapa ganhará pontuação extra.

Ao fim do concurso, o grupo vencedor será premiado em evento programado para o dia 6 de setembro, na UniFavi DeVry. Na ocasião, todos os alunos participantes estarão presentes. Os três primeiros lugares serão premiados com dinheiro, assim como os orientadores de cada grupo. “Com mais esse projeto, a CDL Caruaru reitera o trabalho realizado sempre em prol do crescimento do comércio local”, finaliza Márcio Porto.

Mais de 200 mil aprendizes foram contratados no primeiro semestre de 2017

Mais de 200 mil jovens entraram no mercado de Trabalho no Brasil este ano graças à lei da Aprendizagem Profissional. Um balanço apresentado pelo Ministério do Trabalho aponta a admissão de 203.434 trabalhadores na condição de aprendizes entre janeiro e junho de 2017. O estado que mais contratou foi São Paulo, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

Se o ritmo de contratação se mantiver, as empresas devem fechar 2017 com a mesma média dos últimos três anos, o que, na avaliação do diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, é positivo para a aprendizagem. Ele lembra que os anos de 2015 e 2016 foram de muitas demissões no mercado de trabalho, mas isso não afetou a aprendizagem que, nesse mesmo período, manteve-se estável.

Para se ter uma ideia dessa estabilidade, em 2013, quando o país vivia um período de pleno emprego, as empresas contrataram 348.381 jovens como aprendizes. Em 2014, quando começaram a aparecer os primeiros sinais da crise, o número passou para 404.376, média que foi se mantendo mesmo com o desemprego. Foram 401.951 em 2015 e 388.794 em 2016.

“A lei brasileira determina que todas as empresas de médio e grande porte devem manter em seus quadros de funcionários jovens de 14 a 24 anos, na modalidade aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento. Como é um cálculo proporcional, o natural seria que, ao diminuir o quadro de funcionários em um momento de crise, o número de aprendizes caísse também. Mas isso não aconteceu”, analisa Higino Vieira.

Não foi apenas a média de contratações que se manteve estável. Ao contrário do que aconteceu no mercado formal de trabalho como um todo em 2017, quando o número de homens contratados foi bem superior ao de mulheres, na aprendizagem houve um equilíbrio maior, apesar de as contratações masculinas ainda serem maioria. Desde o início deste ano foram contratados 108.237 meninos (53,2%) e 95.197 meninas (46,8%). Esse percentual se inverteu apenas em quatro estados: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Sergipe.

As ocupações nas quais os aprendizes tiveram mais oportunidades foram as de auxiliar de escritório e assistente administrativo. Quase 60% de todas as contratações ocorreram nessas áreas. Também tiveram destaque as funções de vendedor do comércio varejista, repositor de mercadoria e mecânico de manutenção de máquinas.

Segundo Higino Vieira, um dos principais desafios de hoje é conscientizar empregadores de que a aprendizagem é vantajosa para as empresas. Se todos os empresários cumprissem a cota mínima estabelecida em lei, o número de aprendizes contratados este ano seria 939.731, quase cinco vezes mais do que a quantidade atual. “A empresa que contrata o aprendiz tem a oportunidade de formar sua própria mão de obra desde o início. O retorno para o empregador é qualidade no serviço prestado”, ressalta.

A aprendizagem profissional foi instituída pela Lei nº 10.097/2000 e entrou em vigor cinco anos depois, após ser regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005. Ela prevê a contratação de jovens entre 14 e 24 anos (exceto para aprendizes com deficiência, para os quais não há limite de idade), desde que permaneçam na escola e façam algum curso técnico-profissionalizante. O salário é baseado no mínimo, mas proporcional ao número de horas cumpridas.

Desde 2005, já foram contratados 3.051.942 de aprendizes. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, lembra que, quanto maior o número de jovens inseridos nessa modalidade de contratação, menores as chances de eles abandonarem os estudos para trabalharem e maiores as oportunidades no futuro. “A aprendizagem é uma das maneiras de enfrentar a precariedade do trabalho infantil e aliar educação e qualidade no trabalho, permitindo que os jovens tenham garantias trabalhistas, segurança e remuneração justa”, afirma o ministro.

E-commerce fatura R$21 bilhões no 1º semestre

O e-commerce faturou R$21 bilhões no primeiro semestre de 2017, crescimento nominal de 7,5% ante o mesmo período de 2016, quando foram registrados R$19,6 bilhões. O número de pedidos aumentou 3,9%, de 48,5 milhões para 50,3 milhões, e o tíquete médio registrou expansão de 3,5%, passando de R$403 para R$418. Os números são do relatório Webshoppers 36, divulgado nesta quarta-feira (23) pela Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.

De acordo com Pedro Guasti, CEO da Ebit, a economia brasileira deu seus primeiros sinais de reação na primeira metade de 2017, e isso refletiu positivamente no e-commerce. “No primeiro semestre de 2016, no auge da crise política e econômica, o número de pedidos registrou queda pela primeira vez na história, retraindo 1,8%. Nos primeiros seis meses deste ano, além da recuperação do crescimento, o e-commerce ultrapassou pela primeira vez a barreira de 50 milhões de pedidos”, afirmou.

De acordo com o Webshoppers 36, uma das principais causas para o aumento dos pedidos foi a queda dos preços dos produtos comercializados online. O Índice FIPE Buscapé, que monitora a evolução dos valores cobrados no e-commerce, aponta para deflação de 5,38% nos últimos 12 meses encerrados em junho de 2017. “Em condições favoráveis de mercado, o comportamento do índice é deflacionário, principalmente devido a sua composição e suas características”, explica.

O número de e-consumidores ativos registrou uma expressiva expansão de 10,3% no período, para 25,5 milhões. Para esse levantamento, a Ebit considera os consumidores que fizeram pelo menos uma compra no e-commerce no primeiro semestre de 2017.

Alunos recebem atendimento oftalmológico gratuito

Exame

A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Educação, em parceria com as Óticas Diniz, realizou na terça-feira (22), exames oftalmológicos gratuitos na Escola Municipal Sebastião José da Silva, localizada no Bairro Cohab III. A iniciativa atendeu 400 alunos da unidade.

O objetivo da ação é identificar problemas relacionados a visão, e melhorar o rendimento dos estudantes em sala de aula. O gestor da unidade, João Eudes, acompanhou a realização dos exames. “Buscamos essa parceria para escola, pois sabemos que muitos alunos sofrem com problema de visão. Identificando o problema, será possível encaminhá-los para realizar os atendimentos necessários. Isso irá refletir positivamente no rendimento escolar”, disse.

Inscrições para concurso do TJPE terminam nesta quinta-feira

As inscrições para o concurso de servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) terminam nesta quinta-feira (24/8). Para os cargos de nível médio o valor da inscrição é R$55,00 e para os de nível superior a taxa é de R$63,00. O período de inscrição começou no dia 24 de julho. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O boleto pode ser pago até o dia 25 de agosto em qualquer agência bancária.

No total, serão oferecidas 109 vagas – sendo 60 para técnicos de nível médio e 49 para analistas de nível superior – distribuídas em 15 polos de todo o Estado, além de cadastro de reserva. Cinco por cento delas serão destinadas a pessoas com deficiência e 20% para negras respeitadas as condições do edital. Previstas para 15 de outubro, as provas objetiva de múltipla escolha e discursiva para os cargos de técnico judiciário e oficial de justiça serão realizadas em turno distinto às do cargo de analista judiciário. A duração será de quatro horas. Por se tratar de certame regionalizado, a prova deverá ser realizada no polo onde o candidato estiver concorrendo à vaga.

A prova objetiva de múltipla escolha terá 50 questões com caráter eliminatório e classificatório. Serão 25 questões de conhecimentos gerais – língua portuguesa, raciocínio lógico e legislação – e 25 de conhecimentos específicos de acordo com cada área. Será considerado aprovado na objetiva o candidato que alcançar no mínimo metade do total de pontos da prova, sem zerar nenhuma das disciplinas. Com relação às discursivas, serão corrigidos os textos até a classificação correspondente a cem vezes o número de vagas por cargo/função/polo. O candidato que não obtiver 60% do total de pontos será eliminado.

O edital prevê funções para quem possui diplomas de ensino médio ou médio técnico em Informática, Rede de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Computação, Telecomunicações ou Sistema de Transmissão. Para ensino superior, em áreas diversas e nas especificas de Direito, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Contabilidade, Informática e engenharias Física ou Mecânica com pós-graduação na área de Informática. Os vencimentos variam de R$4.222,45 (médio) a R$5.502,12 (superior). Outras informações no edital publicado a partir da página 24 da edição 126/2017do Diário de Justiça eletrônico (DJe).

Audiência discutirá LDO 2018

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Nesta quinta-feira (24), acontece na sede do Poder Legislativo de Caruaru, uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2018. O evento acontece às 10h, e contará com a presença dos vereadores, membros da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, técnicos das Secretarias de Planejamento, Fazenda e Controladoria Geral da Prefeitura e membros do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal – CESPAM, que farão uma explanação sobre a Lei.

Após a discussão, o Projeto de Lei é encaminhado para as comissões parlamentares da Câmara para receber o parecer, e assim, ser votado pelos vereadores. Após este processo, o PL é encaminhado para o Poder Executivo que fará a sanção da lei.

Para o Presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres, é importante que a sociedade civil participe da discussão da Lei, pois é ela que orienta como o Executivo irá aplicar os recursos na cidade.

“Queremos convidar toda a população para participar deste momento importante que é a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO. É através dela que saberemos como o Executivo irá distribuir o dinheiro público nas obras que irão beneficiar as comunidades de Caruaru. Portanto, é importante que os cidadãos estejam presente e façam parte dessa discussão” destaca.

O QUE É A LDO

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, estabelece as metas e prioridades para as contas públicas do próximo ano, e orienta a elaboração do orçamento. Por determinação constitucional, o PL da LDO deve ser encaminhado para a Prefeitura até o dia 31 de agosto de cada ano.

Donos de terrenos abandonados poderão ser multados

A Secretaria de Serviços Públicos, através da Gerência Municipal de Limpeza, que coordena o Caruaru – Cidade Limpa, está realizando uma campanha de conscientização com a equipe EcoAtitude, para que donos de terrenos abandonados, com mato alto, lixo ou metralha, façam a limpeza nos mesmos.

Inicialmente serão aplicadas notificações como um método educativo, dando um prazo de três dias para ser efetuada a limpeza. Após esse prazo, serão aplicadas as sanções previstas em Lei. A Secretaria de Serviços Públicos recomenda que, após a limpeza, o terreno seja cercado e isolado, para evitar que as pessoas joguem lixo ou metralha.

De acordo com a Lei 5.244/2012, a responsabilidade de capinação, drenagem e limpeza em terrenos particulares é do proprietário, desobrigando a Prefeitura de utilizar recursos públicos para uso privado, conforme descrito nos artigos 6 e 15.

Art. 6 : Os responsáveis por imóveis não edificados deverão mantê-los limpos, capinados e drenados na forma e sob as sanções da presente Lei.
Art. 15: As infrações das disposições contidas nesta Lei, no que se refere aos proprietários ou possuidores a qualquer título de terrenos não edificados serão punidas com as seguintes infrações:

I – Deixar de mantê-los capinados, drenados e em perfeito estado de limpeza. Penalidade: Multa de 100 UFM (R$ 251,00), para áreas equivalentes as medidas de um lote padrão para o local, e 500 UFM (R$ 1.255,00), nos demais casos.

Mais informações e denúncias podem ser repassadas para a Gerência Municipal de Limpeza, através do telefone 3701-1455, ou na própria Secretaria de Serviços Públicos, localizada no Bloco C da Prefeitura, rua Rafael Cavalcanti, S/N, Bairro Pinheirópolis (em frente ao antigo Forrozão).

Fiepe capacita em técnicas de negociação e cobrança

De acordo com estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o volume de consumidores negativados no país, em julho, atingiu cerca de 59,4 milhões de pessoas. Diante deste cenário, a Fiepe realiza a oficina “Técnicas de Negociação e Cobrança” com o objetivo de capacitar os profissionais do setor para o desenvolvimento de estratégias de negociação adequadas às atuais condições da empresa e dos clientes, evitando a inadimplência.

A metodologia da capacitação abordará os seguintes temas: panorama da inadimplência no Brasil, preparação do profissional de cobrança, princípios de cobrança, negociação por telefone na prática, negociação com pessoas difíceis e estratégias e táticas para negociações bem-sucedidas. O instrutor convidado pela Fiepe para orientar os inscritos é o administrador de empresas e consultor empresarial Diógenes Monclair.

“Na oficina ‘Técnicas de Negociação e Cobrança’, vamos debater bastante sobre o perfil do profissional de cobranças, a inadimplência no país, os perfis dos clientes inadimplentes, como lidar com eles e como gerar resultados positivos para o setor de cobranças neste cenário atual”, destacou o consultor. Para participar, é necessário entrar em contato através dos telefones: (81) 3722-5667 ou (81) 99123-7888, ou pelo e-mail: regional.agreste@fiepe.org.br. As inscrições também estão disponíveis pelo site: www.fiepe.org.br.

O investimento é de R$ 150 e pode ser dividido em até 3x nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para as indústrias associadas; a cada 5 inscrições realizadas com o mesmo CNPJ, a empresa pode optar por mais uma inscrição de cortesia ou 10% de desconto; estudantes e idosos são beneficiados com 15% de desconto (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil).