UNICEF alerta: É preciso encontrar e trazer para a escola 2,8 milhões de crianças e adolescentes que estão excluídos

No Brasil, 2.802.258 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. A exclusão escolar afeta principalmente meninos e meninas das camadas mais vulneráveis da população, já privados de outros direitos constitucionais. Do total fora da escola, 53% vivem em domicílios com renda per capita de até ½ salário mínimo (veja análise completa em anexo).

Encontrar cada uma dessas crianças e adolescentes, retirá-las desse contexto de exclusão e trazê-las para a escola, garantindo a permanência e a aprendizagem, só é possível por meio de uma ação intersetorial, envolvendo diferentes áreas – Educação, Saúde e Assistência Social, dentre outras. “Os fatores de exclusão escolar são diversos e ultrapassam os muros da escola. Para saná-los, é essencial que as mais diversas áreas do poder público assumam um compromisso pelo direito de aprender desses meninos e meninas”, explica Gary Stahl, Representante do UNICEF no Brasil.

Pensando nisso, UNICEF, Instituto TIM, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) lançam nesta quinta, 1º de junho, a Busca Ativa Escolar (buscaativaescolar.org.br).

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para auxiliar os munícipios no enfrentamento da exclusão escolar. A proposta visa oferecer, em um mesmo ambiente digital, conteúdos e ferramentas tecnológicas para que representantes de diferentes áreas do poder público possam identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola e tomar as providências necessárias para sua (re)matrícula e permanência no ambiente escolar.

A Busca Ativa Escolar utiliza tecnologia móvel e digital no enfrentamento da exclusão escolar. O processo começa com um alerta sobre uma criança ou adolescente que esteja fora da escola. Ao encontrar um desses meninos e meninas, o agente comunitário envia o alerta, por meio de SMS, aplicativo e site (alerta.buscaativaescolar.org.br). A partir daí, um grupo intersetorial de profissionais inicia uma série de ações, que vão desde uma conversa com a família, para entender as causas da exclusão, até o encaminhamento do caso para as áreas responsáveis por garantir a (re)matrícula dessa criança ou adolescente, bem como pelo acompanhamento da sua vida educacional.

Tudo é feito por meio da plataforma, que registra todas as ações e consolida dados que podem ser utilizados no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas. “A plataforma foi criada em software livre – ou seja, pode ser adotada gratuitamente por qualquer município, sem custo. Ela contribui para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e o enfrentamento da exclusão escolar utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação”, explica Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM. “Além disso, sempre nos preocupamos com a escalabilidade do projeto. A solução foi pensada de maneira com que as enormes diferenças entre os municípios brasileiros não sejam impeditivas para a realização da busca ativa”, afirma.

“Além do PNE, os planos municipais de educação também preveem a realização da busca ativa. Assim, nós, dirigentes municipais de educação, precisamos saber quem são essas crianças e adolescentes, onde elas estão, e entender os motivos que as levaram a abandonar a escola. Incluí-las e garantir a permanência e o aprendizado de cada uma delas, é tarefa prioritária da educação, mas que deve ser realizada de maneira integrada com as demais áreas do município”, afirma Alessio Costa Lima, presidente da Undime.

“A Busca Ativa Escolar contribui para a criação de ações intersetoriais no território, sob a perspectiva da garantia de direitos. Por meio dela, forma-se uma rede com Educação, Saúde, Cultura, sociedade civil e diferentes organizações para garantir o retorno desses meninos e meninas para a escola. Na Assistência Social, a gente trabalha nessa perspectiva da família, de olhar para a autonomia de cada criança e adolescente e para os motivos que os afastam da escola, contribuindo para que consigam voltar à escola e permanecer nela”, complementa Vanda Anselmo, presidente do Congemas.

“Conseguimos envolver todas as áreas da Prefeitura de Campina Grande (PB) em prol das crianças e adolescentes, por meio da estratégia da Busca Ativa Escolar. Os agentes de saúde tiveram papel fundamental no projeto, fazendo alertas precisos. Como o alerta vai diretamente para o grupo responsável, passamos a conseguir uma resposta mais imediata. Todos os casos localizados foram resolvidos e as crianças e os adolescentes estão hoje na escola. A Busca Ativa Escolar virou parte da nossa rotina”, conta a professora Iolanda Barbosa, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande, um dos oito municípios que participou do piloto da iniciativa, realizado em 2016. Além de Campina Grande, Anápolis (GO), Itaúna (MG), Tabuleiro do Norte (CE), Serrinha (BA), Bujari (AC), Vilhena (RO) e São Bernardo do Campo (SP) fizeram parte do piloto, se organizando intersetorialmente para encontrar crianças e adolescentes fora da escola e contribuindo para testar e aprimorar a metodologia e a plataforma da Busca Ativa Escolar.

Durante o evento de 1º de junho, será instalado o Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar de crianças e adolescentes que estão fora da escola.

Sobre o lançamento
Data: 1º de junho de 2017
Local: Grand Mercure Brasília Eixo Monumental Hotel (SHN Q. 5 BL G – Asa Norte), Brasília/ DF
Horário: 10h às 17h30
– 10h – Abertura – Undime, Congemas, Instituto TIM e UNICEF
– 10h30 – Análise de dados sobre crianças e adolescentes que estão fora da escola a partir da PNAD 2015
– 10h45 – Apresentação da estratégia de Busca Ativa Escolar
– 11h15 – 1º Painel
– 14h – 2º Painel
– 15h30 – Instalação do Comitê Nacional para a Busca Ativa Escolar e Estratégias de Mobilização

*As fontes estarão disponíveis para falar com a imprensa no período da manhã, das 10h às 13h.

Devry/Unifavip abre inscrição para vestibular

Com intuito de ingressar e beneficiar toda a comunidade com um ensino de qualidade internacional por um preço justo, o vestibular do Centro Universitário Vale do Ipojuca (Devry|Unifavip) além de oferecer vagas tradicionais, lançou 208 bolsas com valores especiais que chegam a uma bonificação de até 30%. O beneficio é ofertado para 20 cursos e as bolsas são válidas para alunos novatos por todo o período da graduação.

Para concorrer às vagas por meio do vestibular, o candidato faz uma redação e uma prova com 60 questões objetivas, ambos no mesmo modelo Enem, abordando Ciências da Natureza, Humanas, Matemática e Linguagens (Inglês ou Espanhol). O resultado é apurado também de forma semelhante, sendo avaliado pela nota TRI, obtendo 97% de precisão. Já para quem fez o ENEM e quer ingressar por esse meio, é necessário preencher a ficha de inscrição, disponível no site do Centro Universitário, e enviar seu Boletim de Resultado do Enem para o e-mail admissoes@unifavip.edu.br ou entregar uma cópia no setor de Admissões. Quem optar entrar através de transferência ou portador de diploma, é necessário entregar as cópias e originais dos documentos oficiais com fotos, além das declarações da instituição anterior.

O Devry|Unifavip fica localizado na Rua Adjar da Silva Casé, nº 800, Indianópolis. A data limite para a concessão é 10 de Junho e a prova, para quem for fazer vestibular, será dia 11 de Junho, que pela primeira vez acontecerá no turno da tarde, às 13h. A inscrição custa R$ 40,00 e pode ser realizada pelo site da instituição https://www.devrybrasil.edu.br/unifavip. Mais informações: 4020-4900.

Prova de seleção de estágio acontece neste domingo (4)

A Prefeitura Municipal de Caruaru, através da Secretaria de Administração, informa que a prova de seleção de estágio acontecerá neste próximo domingo (4). Os alunos selecionados cursam a partir do terceiro período, dos seguintes cursos: Engenharia Civil, Arquitetura, Direito, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes e Computadores.

A prova terá duração de três horas e será aplicada às 9 horas, na Escola Municipal Álvaro Lins, com acesso dos candidatos através do portão localizado na Rua Tropical, s/n, bairro Maurício de Nassau, CEP 55014-010. Não será admitido ingresso de candidato no local de realização da prova após 08h45min, quando os portões de acesso serão fechados.

O período inicial de estágio poderá ter a duração de até um ano, podendo ser renovado, por mais um ano, desde que necessário ao serviço e o estagiário apresente resultado satisfatório nas avaliações, observados os prazos estipulados no artigo. A duração do estágio não pode exceder a dois anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, que pode estagiar até o término do seu curso.

Gabinete de Crise Central coordena ações de enfrentamento aos impactos das chuvas

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Um andar do Palácio das Princesas se transformou em “buncker” no enfrentamento aos estragos das chuvas que atingem Pernambuco. Por determinação do governador Paulo Câmara, desde domingo (28.05), o segundo andar – onde ficam a residência oficial e a Sala de Monitoramento, virou um andar coletivo de trabalho .É de lá de onde partem as ações emergenciais e estruturais para dar assistência aos 24 municípios que estão em estado de emergência.

O secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, coordena as equipes de trabalho que envolvem todas as secretarias e operativas do Governo. “Estamos na sala de crise para atender rapidamente as demandas que surgem. Vivemos uma situação excepcional e isso exige tratamento à altura. O governador foi claro: devemos seguir o rito legal mas sem burocracia. As famílias atingidas precisam do nosso trabalho incansável”, afirmou Márcio Stefanni.

O Gabinete de Crise Central dialoga com os gabinetes instalados em cada um dos municípios em estado de Emergência. Os secretários estaduais estão nas cidades, acelerando o atendimento à população.

Na Sala de Monitoramento, o governador Paulo Câmara comanda várias reuniões ao longo do dia com todos os agentes envolvidos na força-tarefa para atender às necessidades dos municípios e da população atingida. Nessas reuniões são avaliadas todas as ações do dia, demandas e os passos seguintes.

Dia do Desafio movimenta unidades do Sesc no Agreste e Sertão

Com o objetivo de despertar na população hábitos saudáveis, incentivando uma rotina de exercícios e esporte para deixar de lado o sedentarismo, o Sesc Pernambuco participa da 23º edição do Dia do Desafio, que tem como tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”. A iniciativa consiste em competição entre cidades para contabilizar o maior número de pessoas que tenham praticado pelo menos 15 minutos de atividade física entre 0h e 21h desta quarta-feira (31/05). Municípios de países diferentes se enfrentam em uma disputa sadia para saber quem fica com o título de campeã.

Cinco Unidades do Sesc no Agreste e no Sertão pernambucanos estão engajadas em participar do evento, difundida pela TAFISA – The Association for International Sport for All, instituição alemã de promoção do esporte para todos. Cada uma delas tem programação específica que é realizada nas próprias instalações e também nas ruas e praças das cidades, escolas, instituições de ensino superior, órgãos públicos e empresas, numa grande rede de parceiros.

Arcoverde – A cidade terá como concorrente Chacao, na Venezuela. A programação começa na terça-feira (30/05) às 19h com ações na própria unidade. Na quarta-feira (31/05), a partir das 6h, tem início a corrida rústica com a equipe do Tiro de Guerra de Arcoverde pelas ruas da cidade, com concentração no próprio Tiro de Guerra. A programação completa segue com ações na Unidade, nas escolas das zonas urbana e rural, órgãos públicos, empresas e o 3º Batalhão da Polícia Militar. Tudo termina às 21h com um passeio de bike pelas ruas da cidade e uma corrida de 5Km, saindo ambas da frente do Sesc. As chegadas serão na Praça Winston Siqueira onde vai ocorrer o Aulão Solidário, que é um momento em que o público em geral se reúne em uma grande aula de ginástica e faz doação de alimentos para o Banco de Alimentos da Unidade.

Belo Jardim – A concorrente desta cidade é San Antonio Del Táchira, na Venezuela. As competições serão apenas na quarta-feira (31/05), começando bem cedo, às 5h, com uma abordagem nos principais locais de caminhada da cidade (Parque do Bambu, Pista de Atletismo do IFPE, Cohab I, BR 232 e Santo Antônio). Em seguida, tem um aulão de ginástica no Parque do Bambu onde funciona a Academia da Cidade. Também haverá ações, ao longo de todo o dia, no comércio, escolas públicas e privadas, escolas dos Distritos, empresas, indústrias, hospitais, academias, creches e casas de apoios. A programação termina às 21h com a divulgação dos resultados do Dia do Desafio.

Buíque – A cidade de Magdalena Del Mar, no Peru é quem vai disputar o Dia do Desafio contra Buíque. As atividades já começam nesta terça-feira (30/05) às 18h30 com um passeio ciclístico saindo da Praça Major França em direção ao Bleskina Hall, espaço de evento da cidade. Lá, será feita a abertura oficial da atividade no município. Em seguida, tem uma aula de aerodance. Ainda na terça, das 19h às 21h, nas piscinas da Unidade, tem o Nadando 2 Horas com os alunos de natação do Sesc Ler. Na quarta-feira (31/05), as atividades serão realizadas no Sesc Ler Buíque, em escolas da cidade, empresas, órgãos públicos e no comércio, começando às 8h com o torneio de futebol de campo que vai reunir equipes da comunidade de Frei Damião. À tarde, às 17h, vai haver uma volta olímpica no Estádio do Sesc ler com representantes da Prefeitura de Buíque, parceira do Sesc Ler no Dia do Desafio, e convidados. Em seguida, continuam as ações na Unidade com atividades de recreação, oficinas e danças populares.

Pesqueira – A cidade vai disputar o Dia do Desafio contra San Diego, na Venezuela. A abertura oficial será, às 7h, na Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel, com apresentações de Taekwondo, dança e zumba. A programação segue durante todo o dia na Unidade, nas escolas, órgãos públicos, comércio e outras instituições. O encerramento será às 21hs na Escola Estadual Arruda Marinho com aulão de ginástica.

Surubim – vai disputar com a cidade de Funza, que está localizada na Colômbia. As atividades começam às 0h da quarta-feira (31/05) com um aulão de ginástica laboral para os motociclistas que vão participar de uma trilha que vai do Sesc para a cidade de Bom Jardim, retornando para o Sesc. Às 6h, será realizado um torneio de futebol society. A programação segue por todo o dia na Unidade, em escolas, órgãos públicos, empresas, instituições. À noite, a partir das 18h, tem início a cerimônia de encerramento com aulão de aeróbica, apresentação de grupos de dança, de rodas de capoeira e das academias de artes marciais em frente à Prefeitura. O Sesc Ler Surubim firmou parceria com a Prefeitura de João Alfredo e vai realizar atividades na cidade que fica a 23 quilômetros de Surubim. Lá, a programação começa às 5h com uma caminhada em volta do Ginásio Poliesportivo da cidade e se estende por todo o dia. À noite, às 19h, no Ginásio Poliesportivo, tem a final do Campeonato Joãoalfredense de Futsal.

Evento – O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio. O projeto tem o objetivo de promover a prática das atividades físicas diárias, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Ministério do Trabalho abre edital para projetos de economia solidária

O Ministério do Trabalho (MTb) abriu na terça-feira (30) edital para receber propostas de empreendimentos econômicos e sociais. O objetivo é fomentar a economia solidária no país. O prazo para inscrição de projetos vai até o dia 6 de junho.

Para o programa de fortalecimento de redes de cooperação solidária foram destinados R$ 25 milhões a serem investidos durante os três anos de vigência dos contratos. Os investimentos para 2017 serão de R$ 7,5 milhões, o que representa 30% do orçamento global. Os projetos podem ser contemplados com recursos entre R$ 600 mil e R$ 4 milhões. As propostas serão analisadas por uma comissão técnica do MTb.

Segundo o subsecretário de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, o lançamento do edital visa estimular a inclusão social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade social, quilombolas, comunidades indígenas, povos tradicionais entre outros dos meios rural e urbano.

“Toda essa ação representa o reconhecimento de políticas positivas para o avanço do país e o esforço do MTb em contribuir para a geração de renda e de trabalho digno àqueles menos favorecidos e assim promover justiça social nestes segmentos econômicos”, afirmou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

A última convocação pública realizada pelo MTb ocorreu em 2012 e beneficiou 1.850 empreendimentos em 150 redes de cooperação solidária. “São políticas de geração de renda e trabalho que possibilitam aos participantes sua autonomia e autossuficiência”, enfatiza o subsecretário.

Natalino Oldakoski ressalta também que o edital é o primeiro realizado após Lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O resultado final será publicado dia 31 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (061) 2031-6882.

Saúde indígena vai receber R$ 1,6 bilhão de reais até o final de 2017

A saúde indígena deve receber, até o final deste ano, o maior investimento de recursos desde que o Ministério da Saúde passou a gerenciar a área: R$ 1,6 bilhão de reais. Este recurso será encaminhado para diversas ações que tratam da melhoria da qualidade de vida dessa população.

Graças aos investimentos que a Secretaria Especial de Saúde Indigena (SESAI) vem recebendo desde 2010, foi possível melhorar consideravelmente a forma de gerenciar os atendimentos em área indígena. Para se ter uma ideia, hoje, menos pacientes são encaminhados para tratamentos em unidades do SUS. Os recursos da Sesai também tornaram possível a aquisição de novos veículos, barcos, motores de popa e geradores de energia.

Até o começo de 2010, as ações primárias de atenção à saúde indígena, bem como as ações de saneamento ambiental em Terras Indígenas, eram competências da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde).

A partir do momento em que a SESAI é criada, em outubro do mesmo ano, o tema da Saúde Indígena passa a incorporar a estrutura organizativa do Ministério da Saúde, com status de Secretaria Especial, por ser a única do MS a executar os serviços na ponta.

De acordo com o Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Antônio Toccolini, “isso significa dizer que no momento em que são discutidos os programas assistenciais e investimentos do ministério a Sesai está ali para colocar a saúde indígena no mesmo patamar de importância com as demais pautas do Governo para o setor”.

Nestes sete anos, também houve avanços como a descentralização administrativa e orçamentária da saúde indígena para os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que compõem a SESAI.

Com esta medida, os 34 DSEIs passam a realizar licitações, aquisições, compras e a fiscalizar a execução de contratos; ser ordenadores de despesa e têm autonomia para executar o próprio orçamento e contratar profissionais.

“Essas medidas são todas realizadas com orçamento e ações transparentes, com controle social e participação da comunidade indígena, o que era uma demanda antiga” explicou o secretário Toccolini.

Outro exemplo é que antes da Sesai, as relações trabalhistas entre os DSEIs e os profissionais de saúde eram mediadas pela atuação de dezenas de ONG’s. Com a Sesai, o Ministério da Saúde realizou um chamamento público, onde apenas poderiam concorrer entidades sem fins lucrativos. Desde então, a mão de obra saiu de pouco mais de 8.500 trabalhadores em 2011, para atuais 22 mil.

“Esses profissionais que são contratados têm um perfil voltado para a comunidade indígena e deste total, quase 50% são trabalhadores indígenas. Então estamos dando aos povos indígenas, além de qualidade no atendimento, participação deles próprios nessa atuação”, acrescentou Toccolini.

O Programa Mais Médicos foi outro fator determinante na melhoria e ampliação dos cuidados com a saúde indígena, permitindo o incremento de 315 médicos para atuarem diretamente nas aldeias, nas regiões mais necessitadas. Antes do ‘Mais Médicos’, os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) contavam com a atuação de 247 médicos. Com o programa, o número aumentou para 582, uma ampliação de 135,6%.

Todo esse esforço resulta na ampliação do número de atendimentos médicos; ampliação das consultas de Pré-natal; melhoria da cobertura vacinal; diminuição nas taxas de mortalidade infantil e materna; ampliação da assistência de saúde bucal, entre outros.

A equipe de reportagem do Ministério da Saúde viajou até Belém do Solimões, uma das maiores aldeias do Brasil, localizada no Amazonas, para apresentar algumas mudanças no cenário da saúde indígena. Você pode conferir na série especial lançada a partir de agora e que terá três edições.

Pesqueira sai do colapso de abastecimento

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No Agreste, as chuvas continuam a elevar os níveis das barragens e contribuem para melhorias no abastecimento de água de mais cidades da região. Depois de três anos em colapso, o sistema de abastecimento da cidade de Pesqueira vai voltar a operar na próxima semana. Os três mananciais que fornecem água para cidade, as barragens de Santana, Pedra D’água e Afetos, estão com 30%, 50% e 20% da capacidade de reservação, respectivamente. No momento, a Compesa executa serviços de manutenção e ajustes nas adutoras e Estação de Tratamento de Água (ETA) para colocar o sistema para funcionar. Caso não chova mais na região, o volume de água acumulado nas barragens garante o abastecimento da população de Pesqueira nos próximos dois meses.

A Compesa está se preparando para retomar a operação do sistema de Pesqueira. “Já está sendo elaborado um calendário de abastecimento para a cidade, que será divulgado em breve” informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito. Em São Caitano, também choveu nas bacias hidrográficas das barragens de Brejo do Buraco, Brejo dos Coelhos e Taquara. Os mananciais integram o sistema de abastecimento de água de São Caetano, que estava há um ano em colapso. A companhia trabalha para restabelecer o funcionamento do sistema até a próxima semana.

A Barragem de Brejão, localizada no município de Sairé, responsável pelo abastecimento da cidade de Bezerros, estava com 1% de sua capacidade no mês de abril, e com as últimas chuvas, saiu da situação de colapso. Hoje registra 50% de acumulação, o que corresponde a 800 mil metros cúbicos de água. Com esse volume de água, Brejão já voltou a atendeu a cidade.

A Barragem de Santa Rita, que fornece água para as cidades de Jupi e Calçado, localizadas no Agreste Meridional, também foi beneficiada com as chuvas. Agora registra 50% da sua capacidade total, ou seja, está com 300 mil metros cúbicos de água. Como o sistema de abastecimento de água integrado estava inoperante há quatro anos, é necessário que se faça uma manutenção antes de retornar o funcionamento da distribuição de água para as duas cidades, o que deve acontecer até a próxima semana. Somente a cidade de Calçado já estava sendo abastecida pelo sistema da Barragem de Pau Ferro.

Ministério da Integração garante apoio federal para cidades afetadas pelas chuvas

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta terça-feira (30) a situação de emergência em municípios de Alagoas e Pernambuco e assegurou que haverá repasse de recursos para ações emergenciais nos estados. O reconhecimento federal será publicado por procedimento sumário no Diário Oficial da União de amanhã (31) e o aporte financeiro poderá ser liberado ainda esta semana. O pacote de medidas foi anunciado pelo ministro Helder Barbalho durante reunião com os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e de Alagoas, Renan Filho na sede da Pasta, em Brasília.

Entre as ações previstas estão recursos para a instalação de hospitais de campanha do Exército Brasileiro, aquisição de kits de ajuda humanitária, auxílio às famílias desabrigadas, contratação de maquinários para limpeza das vias públicas e ações de recuperação de danos nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas. Cerca de R$ 30 milhões devem ser aplicados nas medidas de apoio federal.

“Os estados estão concluindo os planos de trabalho e estimando os valores que serão solicitados. A prioridade por parte do Governo Federal é fazer o atendimento e garantir tanto ajuda humanitária como recursos para restabelecer a normalidade das cidades” , afirmou o ministro Helder Barbalho. Levantamento inicial aponta para investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões em Pernambuco e R$ 12 milhões em Alagoas. “Estamos trabalhando intensamente para que, até o fim desta semana, possamos liberar os recursos para ambos”. Ainda segundo o ministro, a instalação de um hospital de campanha em cada estado também está autorizado. “Nós já demandamos ao Exército Brasileiro que mobilize esta ação”, complementou.

Para o governador Paulo Câmara, de Pernambuco, o apoio do Ministério da Integração chega na hora certa e será essencial para o atendimento às famílias afetadas pelo desastre natural. “É muito importante que a população saiba que estamos trabalhando juntos para restabelecer a normalidade nas regiões afetadas pelas chuvas, devolver os serviços públicos funcionando, as escolas, os hospitais e garantir que as famílias possam voltar para suas casas tendo todo auxílio do estado e do Governo Federal”.

O governador de Alagoas, Renan Filho, ressaltou que os recursos serão aplicados na aquisição de cestas básicas, kits de higiene pessoal, dormitório, colchões, água, entre outros itens de assistência à população. “Além do socorro inicial, também estamos articulando junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração ações pra restabelecer o abastecimento da água e de energia de todas as cidades, prover a limpeza das vias públicas e a reconstrução das áreas danificadas”, destacou.

O ministro Helder Barbalho finalizou o encontro ressaltando que o Ministério aguarda agilidade na finalização dos planos de trabalho dos estados para que a liberação dos recursos aconteça dentro do prazo esperado.

Seminário encerra programação da Campanha Maio Amarelo em Caruaru

Nesta quarta-feira (31), será realizado o Seminário Maio Amarelo: atenção pela vida. O evento encerra as atividades da campanha que, este ano, teve como o tema “Minha Escolha faz a diferença”. A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), através da Câmara Setorial das Concessionárias de Veículos, mais uma vez, se junta a instituições públicas, entidades de classe, empresas e sociedade civil organizada para conscientizar a população global sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Macrorregional Agreste apresentará a palestra “Estatísticas e dados Consolidados da quantidade de acidentes de trânsito”, com os índices da região. O palestrante será Vinicius Salles Martins, que é integrante do Samu. Ele também irá abordar os cuidados que se deve ter para evitar acidentes.

Em outra palestra, o tema acidentes de trânsito será tratado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). O palestrante será Carlos Augusto Elias que explicará o trabalho que é realizado pelo Departamento e as ações educativas que alertam sobre os riscos de não se respeitar as leis de trânsito.

A programação vai ocorrer no Auditório do Sest/Senat, localizado na Avenida Frei Damião de Bozzano, s/n, no bairro Indianápolis, em Caruaru, a partir das 08h30.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo em Caruaru foi uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) através da Câmara Setorial das Concessionárias de Veículos, em parceria com Destra, a Prefeitura de Caruaru, o SestSenat e o CRPM. A campanha teve o patrocínio das concessionárias Autorac, França, Italiana, Nami e Dafonte e o apoio da Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação da Acic, Corpo de Bombeiros, Samu, Honda Moto Amiga, Grupo Pedal Livre, Secretaria de Educação, Polícia Rodoviária Federal, Senai e Detran- PE.