Além da conquista pelo segundo ano consecutivo do Selo Ouro, que é concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Controladoria-Geral do Município também está comemorando, esta semana, os seis anos de operação de uma de suas iniciativas mais exitosa: a Ouvidoria-Geral de Caruaru.
“A Ouvidoria tem o objetivo de fortalecer a participação popular e o controle social na gestão municipal, abrindo espaço para o diálogo entre os usuários e a Prefeitura de Caruaru, para que a gestão, por meio das manifestações de ouvidoria, possa identificar seus desafios e acertos, a fim de promover políticas públicas eficientes que atendam aos anseios da população, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos e aprimorando a gestão pública”, destacou a ouvidora-geral de Caruaru, Ana Carolina.
Ao longo desse período de atuação, a Ouvidoria-Geral de Caruaru acumula uma série de conquistas para a gestão municipal, a exemplos do 1º lugar no IV Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias (CGU/OGU) e o 1º lugar no Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco. Também sediou o 2º Seminário da Rede Ouvir PE e ainda fez o lançamento do Painel Interativo de Manifestações e do Guia Prático da LAI.
Todas essas ações são reflexo do comprometimento da Prefeitura de Caruaru com a melhoria dos serviços públicos e a defesa dos direitos dos usuários, desenvolvendo cada vez mais boas práticas em ouvidoria, a fim de aprimorar a gestão pública e elevar o nível de maturidade da Ouvidoria- Geral, que vem sendo cada vez mais destaque no cenário das ouvidorias.
Vale ressaltar que a Ouvidoria deve ser acionada caso alguma solicitação não tenha sido atendida. Ou seja, antes de recorrê-la, o interessado deve fazer a sua manifestação juntamente à secretaria o qual o serviço está vinculado ou acessando a Carta de Serviços da Prefeitura pelo link: www.caruaru.pe.gov.br/portal-da-transparencia/carta-de-servicos
Ela dispõe das seguintes opções para troca de informações junto à população: o site: caruaru.pe.gov.br/ouvidoria; os telefones: 156 e 98384-4009 (Whatsapp – somente mensagens), além do atendimento presencial, de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 14h, no o Centro Administrativo I da PMC, no bairro Universitário.
Caravana
Para marcar a data, a Ouvidoria realizou mais uma caravana itinerante, em 2023, desta vez, no Mercado Público do Salgado. “A Caravana da Ouvidoria Itinerante tem sido fundamental para a aproximação entre a gestão municipal e os usuários dos serviços públicos. Este ano, a Caravana passou por vários locais na zona rural e urbana, com mais de 10.000 abordagens educativas, esclarecendo à população sobre o papel da Ouvidoria, fomentando a participação social na gestão municipal, que preza pelo diálogo aberto com os usuários, para que a Prefeitura de Caruaru possa atuar em todas as áreas do município, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos caruaruenses”, também destacou Ana Carolina.