Revisão periódica das instalações elétricas residenciais evita acidentes e incêndios

Os episódios recentes registrados em Pernambuco envolvendo incidentes e incêndios em imóveis reforçam a necessidade de os moradores e proprietários atentarem para a importância da manutenção preventiva das instalações elétricas. A Neoenergia Pernambuco reforça a necessidade da revisão periódica das instalações internas dos imóveis, dos equipamentos e dos sistemas de aterramento para prevenir curtos-circuitos, descargas elétricas, queima de eletrodomésticos e até incêndios.

“É importante fazer a revisão periódica nas instalações elétricas das residências para que possamos evitar acidentes com pessoas e danos materiais. A qualidade das instalações elétricas e a condição dos equipamentos precisa ser vista. Se eles estão em bom funcionamento, não estão dando choque e se estão bem acondicionados. É importante verificar se uma tomada ou interruptor, por exemplo, está em uma parede molhada ou com infiltração para que se evite um choque”, destaca o gerente de saúde e segurança da Neoenergia Pernambuco, Eudes Oliveira.

É importante deixar claro que essa revisão/manutenção deve ser feita por um profissional treinado e habilitado para que não ocorram acidentes de nenhuma natureza. A identificação antecipada de possíveis problemas com a rede elétrica pode ser efetuada por esse profissional, que deve verificar o dimensionamento dos cabos, circuitos, sistema de aterramento, equipamentos de proteção e se os condutores elétricos da residência estão de acordo com o que preconizam as normas regulamentadoras brasileiras. Caso sejam identificados elementos danificados ou incompatíveis com as novas demandas de consumo, eles devem ser prontamente substituídos.

Em cidades localizadas no litoral, próximas do mar, a revisão da rede elétrica dos imóveis e equipamentos eletroeletrônicos deve ser mais frequente. Além disso, para evitar perdas e gerar economia na conta de luz, as lâmpadas ineficientes devem ser trocadas pelas que utilizam a tecnologia de LED, com maior durabilidade, menor consumo de energia e menos agressiva ao meio ambiente.

Etapas da revisão elétrica, que só deve ser feita por profissional habilitado:

– Não permita a utilização de “T” ou “benjamins” para conexão de diversos equipamentos. O mais seguro é ligar os equipamentos com potências compatíveis numa régua do tipo filtro de linha;

– Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e se estão dimensionados de forma adequada à demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;

– Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que todos os equipamentos se encontrem em perfeitas condições de uso;

– Identificar os produtos a serem trocados, caso apresentem falhas e depreciações, realizar os reparos necessários;

– Testar todas as instalações e se certificar de que tudo se encontra de acordo com as normas ABNT​ NBR 5410 e ABNT NBR 14039, que regulam as ligações de baixa (até 1.000V) e média tensão (de 1.000V até 36.200V).

Cadastro Imobiliário de Caruaru passa a funcionar na Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente

A partir do dia 27 de janeiro, o Cadastro Imobiliário de Caruaru passará a integrar a estrutura da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB). A medida visa integrar e otimizar as atividades, reduzindo a burocracia e o tempo de espera para a realização dos processos.

O setor é responsável pelos serviços de Averbação, Certidão Narrativa, Certidão de Limites, Certidão de Logradouro e Bairro, Certidão por Tempo de Cadastro, Certidão Narrativa de Cômodos, Revisão Geral, de Área e para Cadastramento, Inclusão ou Reativação de cadastro para fins de legalização, Cadastramento de Loteamentos ou Quadras, Numeração de Lotes e Remembramento, Desmembramento e Retificação de áreas.

Todos os procedimentos continuarão sendo realizados por meio da plataforma Caruaru Digital (1Doc), que pode ser acessada em: https://caruaru.1doc.com.br/. Os contatos de atendimento também permanecerão os mesmos, com o telefone (81) 98384-3766 e WhatsApp (81) 98384-3495.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a URB por meio do telefone (81) 310 -0108, o WhatsApp (81) 98384-3216 ou presencialmente, na Rua Visconde Inhaúma, 1191, bairro Maurício de Nassau.

Harmonização Facial: é possível garantir resultados naturais com segurança?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos estéticos no Brasil cresceu 141% nos últimos dez anos, com destaque para a harmonização facial, uma das práticas mais procuradas. Esse aumento é considerado um reflexo da busca por padrões de beleza inalcançáveis e exagerados, o que tem gerado preocupações entre especialistas, principalmente quando os procedimentos são realizados sem o devido planejamento e por profissionais sem qualificação adequada.

A Dra. Caroline Costa, médica especialista em dermatologia, tricologia e estética, alerta para os perigos do excesso em procedimentos estéticos e destaca a importância de buscar o equilíbrio e a segurança em todas as intervenções faciais. “A harmonização facial pode oferecer excelentes resultados quando realizada por um profissional qualificado, que prioriza o equilíbrio e a naturalidade. No entanto, o exagero ou a má execução desses procedimentos pode causar consequências indesejáveis”, explica a médica.

A especialista ressalta que o objetivo da harmonização facial deve ser melhorar a aparência de forma sutil, respeitando a individualidade de cada paciente. “O conceito de beleza não pode ser padronizado. Cada rosto é único, e cabe ao profissional entender os limites de cada paciente para alcançar um resultado que proporcione harmonia. O equilíbrio é a chave para qualquer procedimento estético”, afirma.

Além disso, a médica enfatiza que os procedimentos devem ser conduzidos por especialistas com formação específica. “Um dos maiores riscos hoje é a banalização de técnicas como a harmonização facial, muitas vezes realizada por profissionais sem qualificação adequada. É fundamental que o paciente busque um profissional que compreenda não apenas a estética, mas também a anatomia e as funções da pele e dos músculos faciais”, pontua a Dra. Caroline.

“A medicina estética deve, acima de tudo, preservar a saúde do paciente. Não se trata apenas de atender às expectativas estéticas, mas de entender o que realmente pode ser feito sem prejudicar a saúde física e emocional”, finaliza.

Sobre a Dra. Caroline Costa

Médica especialista em dermatologia, tricologia e medicina estética, a Dra. Caroline Costa atua no Instituto Ávace, em Caruaru, onde oferece tratamentos inovadores e personalizados, proporcionando soluções estéticas seguras e eficientes. Para saber mais, siga no Instagram @dracarolinecozta.

PRF acaba com “racha” e apreende moto adulterada em Caruaru

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acabou com um “racha” que estava sendo realizado na noite de domingo (19), na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Uma das motocicletas envolvidas na disputa apresentava diversos sinais de adulteração e foi apreendida.

Por volta das 22h15, policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma ronda, quando avistaram dois motociclistas realizando uma corrida não autorizada no Km 130 da rodovia. Foi dada ordem de parada aos condutores, que desobedeceram e fugiram da abordagem.

Após 500 metros de acompanhamento, um dos condutores perdeu o controle do veículo e tombou. O homem teve ferimentos leves, mas não precisou ser socorrido.

Em consulta ao veículo foi constatado que os sinais identificadores do motor estavam apagados. O condutor disse que havia adquirido a moto há dois dias e que não sabia da irregularidade.

O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Caruaru. Ele poderá responder por adulteração de sinal identificador de veículo, receptação, desobediência e participar de disputa automobilística em via pública sem autorização.

Prefeito Gena Lins inicia gestão promovendo melhorias na segurança pública de Taquaritinga do Norte

Demonstrando compromisso com a Segurança Pública da Capital do Café, o prefeito Gena Lins (PP), não mediu esforços nos primeiros 15 dias de gestão, para promover ações com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taquaritinga do Norte.

Em menos de um mês de gestão, duas novas viaturas foram entregues à GCM, reforçando a frota para atender melhor nossa população. Três motos foram recuperadas, o que possibilitou o retorno das rondas noturnas, garantindo mais presença nas ruas.

No último dia 15 de janeiro, dia do encerramento da festa do Padroeiro de Taquaritinga, Santo Amaro, o gestor fez a entrega do novo fardamento para os agentes, valorizando a Guarda Municipal e proporcionando mais dignidade aos profissionais da segurança pública municipal. O ato contou com a participação de vereadores da base, secretários municipais e do gestor da Secretaria de Defesa Social, João da Banda.

“Durante esse ano, seguiremos com grandes investimentos na Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte. Iremos valorizar os profissionais, estruturar a frota e ampliar a cobertura no município, porque é compromisso do governo Gena Lins e Paulo de Necão”, garantiu o prefeito.

A Guarda Civil Municipal de Taquaritinga do Norte, tem trabalhado em parceria com o 24º BPM, sediado em Santa Cruz do Capibaribe, para promover a ordem pública, combater a criminalidade e garantir a sensação de segurança para a população local e visitantes da Capital do Café.

Sebrae abre inscrições gratuitas para nova turma do Inova MEI em Caruaru

Microempreendedores Individuais (MEIs) de Caruaru têm a oportunidade de incrementar o seu negócio com a abertura das inscrições para a terceira turma do Inova MEI, uma trilha de formação oferecida pelo Sebrae/PE que tem como objetivo melhorar a gestão empreendedora através da inovação. São oferecidas 22 vagas e as inscrições podem ser feitas presencialmente no escritório do Sebrae em Caruaru, localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 277, Indianópolis, ou através do número (81) 2103-8406 (WhatsApp/ligação). As inscrições são gratuitas.

A qualificação começa no dia 12 de março e conta com três módulos: finanças, marketing digital, vendas e atendimento. Durante três meses, os participantes vão passar por 33 horas de capacitações coletivas nessas áreas e mentoria com um consultor especialista em inovação. No final, cada negócio receberá apoio para elaborar um plano para colocar em prática nos negócios o conhecimento adquirido na trilha.

O Inova MEI tem como público-alvo MEIs com maior grau de maturidade e com potencial de crescimento para se tornarem microempresas no futuro. Para participar, as empresas passam por um diagnóstico inicial para avaliar a maturidade de gestão. Ao final, é feito um novo diagnóstico e um indicador de produtividade visando identificar os avanços e inovações implementadas.

“Nas duas turmas realizadas em 2024, 34 MEIs concluíram o programa, dos quais 33 conseguiram evoluir o índice de gestão e apresentaram comprovações de inovações incrementais, o que demonstra que 97% dos clientes conseguiram evoluir sua maturidade de gestão”, destacou Chasnor Torres, analista do Sebrae/PE.

AVANÇOS

A empresária Juliana Tabosa foi uma das participantes da segunda turma do programa. “Foi uma trilha extremamente proveitosa, e as ferramentas que foram apresentadas são fundamentais no dia a dia para o nosso crescimento e desenvolvimento do negócio. Uma ação fundamental para a concretização de tudo que a gente pensa quando começa a empreender”, conclui.

“Esse programa do Sebrae foi muito importante. Eu vivia perdido no meu negócio e dentro de 90 dias multipliquei meu movimento. Antes, eu atendia oito clientes por dia, depois passou para 16, dobrei o número de clientes com a implantação de novas ferramentas”, relatou o empreendedor Roberto Silva.

DEMANDA

O Inova MEI surgiu a partir de uma demanda observada no atendimento ao cliente com foco nos Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 92% do público. Embora o Sebrae ofereça palestras e oficinas ao longo do ano, muitos clientes precisavam de projetos mais estruturados. Para isso, foi desenvolvida, pelos analistas Chasnor Torres e Sebastião Klebson, a trilha de capacitação com foco nas temáticas de finanças, marketing pessoal, vendas e atendimento. 

Para se inscrever no Inova MEI é necessário ser formalizado, ter CNPJ ativo e sediado em Caruaru, e não ter participado de outra jornada gratuita do Sebrae que promova acesso à inovação e aumento da produtividade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2103-8406 (ligação ou WhatsApp).

TJPE obtém índice de conciliação de 80,66% em demandas pré-processuais no ano de 2024

O Núcleo de Conciliação do TJPE obteve, em 2024, o histórico índice de acordos de 80.66% em 10.275 audiências realizadas com demandas pré-processuais, que ainda não haviam se materializado em processos judiciais. Esse desempenho fez com que o Tribunal evitasse o ajuizamento de possíveis novas 8.287,81 ações no ano que passou, graças à cultura da resolução pacífica de conflitos. Os valores envolvidos em todos esses acordos pré-processuais totalizaram R$ 241.400.321,64.

Nas demandas processuais, o índice de conciliação foi 38% das 21.556, resolvendo o total de 8.191 processos. Os valores envolvidos nos acordos de demandas processuais totalizaram R$ 109.684.740,87. Ao todo, o TJPE homologou 15.459 acordos obtidos em 31.831 audiências realizadas em 2024. Os valores envolvidos em todos esses acordos totalizaram R$ 351.085.062,51.

O coordenador geral da conciliação do TJPE, desembargador Erik Simões, avalia que os números refletem o empenho do Tribunal em incentivar o acordo: “Os métodos autocompositivos, como a conciliação e a mediação, já se consolidaram como ferramentas essenciais para promover a pacificação social”. Ele credencia o sucesso alcançado à atuação coletiva: “Temos o apoio incondicional do TJPE e o empenho de todos os magistrados, magistradas, servidores e servidoras, voluntários e voluntárias”, destacou.

Atualmente, a estrutura da conciliação é composta por 29 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), 34 Casas da Justiça e Cidadania, os programas Proendividados e Justiça Itinerante. Há também colaboradores parceiros que atuam nas 42 Câmaras de Conciliação em todo o Estado. “É uma conquista fruto de muito trabalho e empenho de todos os colaboradores envolvidos”, avaliou o magistrado.

Corpo de empresário que morreu em queda de helicóptero é sepultado

Caieiras (SP), 17/01/2024 - Duas pessoas morrem em queda de helicóptero no interior. Foto:  Pablo Jacob/Governo de SP
© Defesa Civil/Divulgação

O corpo do empresário André Feldman, de 50 anos, foi enterrado nesta tarde no Cemitério Israelita do Butantã, na capital paulista. O corpo da esposa dele, Juliana Alvez Maria Feldman, foi velado e sepultado nesse sábado (18) em Americana, no interior paulista, onde moravam e para onde a família voltava.

O casal estava em um helicóptero de propriedade de uma das empresas de André, que caiu na última quinta-feira (16) na região de Caieiras, na região metropolitana de São Paulo.

A filha mais velha do casal, de 12 anos, estava no avião e sobreviveu ao acidente, junto com o piloto Edenilson de Oliveira Costa, que a ajudou a chegar ao grupo de resgate após passarem a noite em área de mata.

André e Juliana deixam outros dois filhos, de 9 anos.

Caixa começa a pagar Bolsa Família de janeiro

Iasmin da Silva (mãe) e Rafael de Jesus (filho)- Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS
© Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira (20) a parcela de janeiro do novo Bolsa Família. O calendário de pagamento é ligado ao Número de Inscrição Social (NIS), desta forma, hoje recebem o benefício os de final 1.

Os beneficiários do Rio Grande do Sul recebem o pagamento nesta segunda, independentemente do NIS. O pagamento unificado beneficiará cerca de 620 mil moradores do estado. Quem mora em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública em outros estados também recebe o Bolsa Família nesta segunda, independentemente do NIS.

O valor mínimo corresponde a R$ 600. Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Além do benefício integral, cerca de 2,8 milhões de famílias estão na regra de proteção em janeiro. Em vigor desde junho de 2023, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo.

Desde o ano passado, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família. O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Calendário Bolsa Família 2025

Auxílio Gás

Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias cadastradas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em fevereiro.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tem pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência para receber o dinheiro, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Brasília (DF) 24/01/2022 – Unidade de distribuição dos Correios em Brasília.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

Já está disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) o resultado preliminar das provas objetivas do concurso público dos Correios, para 3.099 vagas ofertadas aos candidatos ao cargo de Agente de Correios – Carteiro (nível médio).

Cerca de 1 milhão de candidatos concorreram a 3.511 vagas para carteiro e outros cargos. O concurso para a empresa pública foi aplicado no dia 15 de dezembro de 2024, após 13 anos de suspensão.

Os cargos de nível médio para carteiro terão salário inicial de R$ 2,4 mil, além de vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1,4 mil.

O resultado preliminar das provas objetivas para as 412 vagas para cargos de nível superior (analista de correios, com salário inicial de R$ 6,87 mil) será publicado no dia 24 de janeiro. Neste caso, com os benefícios, a remuneração total fica em cerca de R$ 8,5 mil. As especialidades previstas no edital são para advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro.

Ao menos 30% das vagas são destinadas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas, quantitativo superior ao estabelecido pela legislação (20%), e 10% para pessoas com deficiência.