Mortes por PMs em serviço aumentam 26% em SP no primeiro semestre

Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.

O número de mortes provocadas por policiais militares em serviço cresceu 26% no primeiro semestre deste ano no estado de São Paulo. O total de ocorrências subiu de 123, nos primeiros seis meses do ano passado, para 155, em igual período deste ano, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Os casos cresceram apesar de vários batalhões policiais de São Paulo já estarem adotando as câmeras operacionais portáteis – conhecidas como câmeras corporais, que começaram a ser utilizadas pela Polícia Militar paulista em 2020. Essas câmeras de lapela são fixadas nos uniformes dos policiais para que suas ações nas ruas sejam monitoradas. O objetivo dessas câmeras é reduzir a violência policial.

“O aumento de 26% no número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado é alarmante e traz bastante preocupação. Precisamos entender melhor esse fenômeno, mas tudo indica que os mecanismos de controle do uso da força [como as câmeras corporais e o uso de armas menos letais], que foram tão bem-sucedidos desde que foram implementados em meados de 2020, estão sendo enfraquecidos”, disse o pesquisador do Instituto Sou da Paz Rafael Rocha.

Em entrevista à Agência Brasil, Rocha reforçou que as câmeras corporais são um instrumento, mas “que sozinhas não dão conta” de resolver o problema de letalidade policial. Para ele, o atual governo paulista parece querer reduzir a utilização do equipamento, diminuindo outros instrumentos que são necessários para análise das imagens produzidas por elas. “Nos parece que, em 2023, a estratégia não é retirar as câmeras, mas enfraquecer os mecanismos de controle, como as comissões e sindicâncias. Você corrói essa estrutura que dá suporte para análise e responsabilização do material que é produzido pelas câmeras corporais”, disse.

Mortes por policiais civis

O balanço do semestre demonstra também crescimento no número de pessoas mortas por policiais civis em serviço. Nesse caso, o aumento foi de 60%, passando de dez mortes no primeiro semestre de 2022 para 16 no mesmo período deste ano.

Com isso, as mortes provocadas por policiais civis e militares em serviço totalizaram 171 ocorrências nos seis primeiros meses deste ano, contra 133 no ano passado.

Somando-se também as mortes provocadas por policiais civis e militares que estavam de folga, esse total passa para 221 mortes, contra 202 que ocorreram no mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e junho deste ano, 15 policiais civis e militares foram mortos no estado paulista. Desse total, sete estavam em serviço e oito em folga. Nesse mesmo período do ano passado, 17 policiais foram mortos, sendo que 13 deles estavam de folga.

Operação Escudo

Só neste final de semana, durante uma operação policial ocorrida em Guarujá, deflagrada após o assassinato do policial Patrick Bastos Reis, pelo menos oito pessoas foram sido mortas. O número foi confirmado nesta segunda-feira (31) pelo governo de São Paulo, embora a Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo fale em dez mortos.

A operação, hamada de Escudo, começou após o assassinato do policial Patrick Bastos Reis, soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), em 27 de julho, durante patrulhamento. Durante a operação, dez pessoas foram presas. Uma delas é o suposto atirador que provocou a morte do policial. “Nós não vamos deixar passar impune agressão a policial. Não é possível que o bandido, que o criminoso possa agredir um policial e sair impunemente, então nós vamos investigar, nós vamos prender, nós vamos apresentar à Justiça, nós vamos levar ao banco dos réus. Foi isso exatamente que foi feito nesse fim de semana. Estou extremamente satisfeito com a ação da polícia”, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Para o pesquisador do Instituto Sou da Paz, no entanto, podem ter ocorrido excessos na condução dessa operação policial em Guarujá. “Todos os indícios apontam que houve excessos na atuação das polícias”, disse ele. “Houve denúncias formalizadas na Ouvidoria [das Polícias] de tortura, inclusive que teria ocorrido tortura em uma das pessoas que foi assassinada. O próprio número de mortes está em debate. A secretaria fala em oito mortos na operação, o que é muito, e a Ouvidoria fala em dez vítimas. Até isso estamos tentando entender”, disse.

Para ele, a operação aparentemente foi feita “sem nenhum planejamento, onde a corda, em alguma medida, foi solta e os policiais tiveram a liberdade para agir de maneira extremamente violenta e com excesso de força que não parece necessária. E que é improdutiva”.

“Uma operação policial bem planejada, com uso de inteligência, com objetivos claros e com alvo claro, é muito menos violenta e coloca muito menos pessoas em risco seja da comunidade ou entre os policiais. E não foi isso que a gente viu, infelizmente, no último final de semana, no Guarujá”, acrescentou Rocha.

Mortes de policiais

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que, no primeiro semestre deste ano, as forças policiais detiveram 95.394 pessoas, o que representou aumento de 8,4% em relação ao ano anterior. “Em 99,76% dessas ocorrências não houve registro de mortes em confronto. Os números mostram que a principal causa das mortes decorrentes de intervenção policial não é a atuação da polícia mas, sim, a opção do confronto feita pelo infrator, que subjuga as vítimas, colocando-as em risco, assim como todos os participantes da ação”, disse a pasta.

“Todos os casos dessa natureza são rigorosamente investigados pelas respectivas corregedorias, encaminhados ao Ministério Público e julgados pelo Poder Judiciário. A pasta continua investindo de forma contínua no treinamento do efetivo e na implementação de políticas públicas para reduzir as mortes decorrentes de intervenção policial (MDIP), que incluem o aprimoramento constante dos cursos e treinamentos”, acrescentou a secretaria.

OAB Caruaru lançará campanha visando melhorias na prestação de serviço da Justiça Estadual na região

A OAB Caruaru vai iniciar o mês de agosto com o lançamento da campanha NÃO ADIANTA RECLAMAR, TEM QUE INFORMAR! O objetivo é compreender as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia da advocacia e do cidadão que possui ação judicial no âmbito da Justiça Estadual.

A campanha será realizada em parceria com diversas instituições que representam a sociedade civil organizada, visando construir melhorias no acesso à Justiça e, através de dados, identificar as principais dificuldades enfrentadas para que sejam sanadas pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Serão dois formulários de pesquisa (um voltado para a advocacia e outro para at população em geral) que ficarão disponíveis por meio de links que serão divulgados pelos canais de comunicação oficiais da OAB Caruaru e das instituições parceiras, assim como em material impresso de divulgação nos principais espaços de circulação da advocacia e do jurisdicionado.

As informações coletadas durante a pesquisa serão posteriormente enviadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco, com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões relativas a melhoria do funcionamento do TJPE. A pesquisa manterá o sigilo dos participantes.

O lançamento da campanha será nesta terça-feira, 1º de agosto, a partir das 10h, na sede da OAB Caruaru, com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, o corregedor-geral do TJPE, Des. Ricardo Paes Barreto, o diretor do Fórum Estadual de Caruaru, Dr. Tadeu dos Passos, a juíza coordenadora da Diretoria Cível do Agreste, Dra. Ana Roberta, o procurador-geral do município de Caruaru, Dimitre Bezerra, o chefe da Procuradoria Geral em Caruaru, Agenor Miranda, entre outros representantes das instituições.

O evento também será transmitido ao vivo na TV OAB Caruaru no YouTube.

Procon Caruaru inicia mutirão de renegociação de dividas “Renegocia”

_Iniciativa liderada pela Senacon é mais uma medida do Governo Federal para auxiliar os endividados e para assegurar a reserva do mínimo existencial_

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, deu início, nesta segunda-feira (31), ao mutirão de renegociações de dívidas. A ação acontece na sede do Procon municipal, mas também é possível que o consumidor utilize o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas. O mutirão segue até o dia 11 de agosto.

O Renegocia! é um mutirão de negociação de dívidas promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores nas negociações de forma mais acessível, junto às empresas que aderiram ao programa.

A iniciativa é para a população que deseja renegociar suas dívidas preservando o mínimo existencial de R$ 600. Além do mutirão, o Procon também se propõe a promover educação financeira e conscientização sobre o consumo de crédito responsável.

“O consumidor poderá negociar no mutirão Renegocia, dívidas de cartão de crédito, água, telefonia e outros tipos de débitos. O intuito da iniciativa da SENACON é juntamente com os Procons de todo país, facilitar o retorno do consumidor ao mercado de consumo a partir do acesso ao crédito, limpando seu nome e viabilizando a saúde financeira daquele consumidor”, comentou a gerente geral do Procon Caruaru, Cynthia Nunes.

O consumidor que desejar entrar em contato com o Procon Caruaru pode utilizar os canais de atendimento:
• por meio da plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br),
• pelo telefone (81) 3727-0289
• pelo WhatsApp, através do número (81) 9 8384-5909,
• de forma presencial, na rua Floriano Peixoto, 147, Centro.

Sucesso em Caruaru, plano “Juntos Pela Segurança” é lançado no Estado

_Na Capital do Agreste o programa está na versão 2.0 e segue como case de sucesso na área da segurança_

Nesta segunda-feira (31), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, realizou no Teatro Guararapes, situado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o lançamento do programa “Juntos pela Segurança”.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, foi um dos idealizadores do programa municipal que, desde 2017, se tornou um case de sucesso, atuando por meio de ações articuladas em territórios estratégicos, visando à promoção da segurança e a redução da violência. O governo estadual buscará fortalecer a proteção dos cidadãos e garantir um ambiente mais seguro e tranquilo.

Em Caruaru, no ano de 2022, o Juntos Pela Segurança apresentou redução de quase 22% nos números de homicídios, melhor resultado registrado de toda a série histórica desde 2004.

O prefeito Rodrigo Pinheiro, em 2023, lançou a versão 2.0, buscando melhorar ainda mais a segurança da população, promovendo políticas públicas de prevenção à violência e a criminalidade, bem como atuar de maneira integrada com os órgãos de Justiça Criminal, com os poderes Legislativo e Executivo municipais e a sociedade civil.

“Caruaru saiu na frente com o programa e a cidade segue com números positivos. A cidade estará mais fortalecida com essa união com o Estado. O trabalho sempre será para deixar Caruaru mais segura. Com os investimentos que foram divulgados para as forças de segurança o planejamento e os resultados serão mais eficazes”, pontuou o secretário de Ordem Pública, Cel. Patrício Filho.

O governo estadual prevê um investimento de R$ 35 milhões para melhorias nos territórios onde há maior incidência de homicídios. Mas também leva em consideração os locais com mais crimes de roubos a transeuntes, roubos de veículos e violência contra a mulher.

Participaram do evento, representando o prefeito Rodrigo Pinheiro, os secretários municipais: Cel. Edson Nóbrega (AMTTC), Luana Marabuco (Políticas para Mulheres), Lino Portela (Governo) e Cel Patrício Filho (Ordem Pública).

Senac oferece cursos na área de Comércio em Caruaru

Quem é usuário sabe o quanto é desagradável ver um produto que chamou a atenção na rede social e, ao pedir mais informações, ficar sem resposta. A primeira experiência do cliente no atendimento virtual impacta diretamente na sua fidelidade. Por estar preocupado em sempre proporcionar formações que garantam a qualidade dos serviços prestados no comércio, o Senac em Caruaru está com inscrições abertas para o curso Experiência Digital do Usuário para Conversão em Vendas. Os interessados podem se inscrever pelo site: http://www.pe.senac.br/cursos-2/.

O curso tem carga horária de 30h/a e tem como objetivo subsidiar os participantes para utilização de estratégias de relacionamento com o cliente digital, considerando suas experiências on-line para a conversão de vendas. A formação é destinada a vendedores, profissionais de serviço de atendimento ao cliente ou qualquer pessoa que queira entender a jornada do cliente e conseguir retornos positivos, porque, nem sempre, a venda será realizada, mas a fidelidade pode ser mantida.

Outro curso na área de Comércio que está com inscrições abertas no Senac em Caruaru é o de Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial. Este curso vai possibilitar ao aluno realizar análises estratégicas, por meio de ferramentas de planejamento e gestão empresarial. A formação tem 42 h/a e tem início previsto a partir do dia 14 de agosto.

*Senac em Caruaru*
Unidade de Educação Profissional de Caruaru
Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis. Caruaru
Fones para contato: 37278259 / 8260

http://www.pe.senac.br/cursos-2/

*Cursos* 
Experiência Digital do Usuário para Conversão em Vendas – 30h
14 a 23.08.2023 – Seg a Sex – 18h às 22h
Investimento: R$ 250 em até 6x de R$41,66, no Cartão

Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial – 42h
14 a 31.08.2023 – Seg a Sex – 19h às 22h
Investimento: R$ 250 em até 6x de R$41,66, no Cartão

CaruaruPrev e OAB firmam parceria e criam ‘Guichê do Advogado’

Reforçando a parceria entre instituições do município, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev) firmou, nesta quinta-feira (27), um Acordo de Cooperação Técnica com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Pernambuco, OAB subseccional Caruaru e a Prefeitura de Caruaru para implantação do ‘Guichê do Advogado’. Estiveram presentes a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo, o prefeito Rodrigo Pinheiro, o presidente da OAB Pernambuco, Dr. Fernando Ribeiro Lins, o presidente da OAB Caruaru, Dr. Fernando Júnior, o procurador-geral do município, Dr. Dimitre Bezerra, o secretário executivo do CaruaruPrev, José Marinho Neto, bem como inúmeros representantes da diretoria da OAB Pernambuco, da OAB Caruaru, procuradores, secretários municipais e funcionários do CaruaruPrev.

O espaço consiste em um atendimento exclusivo para o advogado que represente o servidor público, aposentado ou não, ou pensionista, sendo reservada todas as quartas-feiras para resolução das demandas direcionadas, sem a necessidade de agendamento prévio. O atendimento será realizado em uma sala específica e contará, também, com atendimento exclusivo remoto via WhatsApp, com o número (81) 9 8384-6729.

“Essa parceria entre o CaruaruPrev e a OAB reforça o laço de união entre as diversas instituições com o município, com objetivo sempre de avançar nos benefícios para toda população de Caruaru. Esse é um compromisso do prefeito Rodrigo Pinheiro para reforçar a importância da inovação e otimização dos serviços prestados aos nossos segurados”, declarou a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

Semana da Mulher Negra contou com momentos emocionantes e de luta contra o racismo

A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), entre os dias 25 e 28 de julho, abordou o tema: “Unidas na Cultura, Fortalecidas na Luta!”. Diversas atividades foram ofertadas à população, entre elas a Feira da Mulher Empreendedora Negra, palestras e oficinas voltadas para as políticas em prol da mulher negra caruaruense. Todas gratuitas.

As ações foram iniciadas na terça-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com um belíssimo e emocionante momento cultural no Teatro Difusora. Participaram do evento, grupos de dança, cantoras, poetisas, fotógrafas, líderes religiosas, profissionais do Direito, Assistência Social, Psicologia, entre outras. Todas as pautas foram voltadas para a cultura negra.

Entre os dias 26 e 28, as atividades se concentraram na sede da SPM, com oficinas de maquiagem para a pele negra e percussão, além de palestra sobre o empreendedorismo feminino. O encerramento aconteceu na sexta-feira (28) com palestra e roda de diálogo com o tema: “Mulher Negra em Espaços de Poder” e contou com as participações super especiais das advogadas Lucimary Passos, Renata Santos e Josivane Silva, todas ligadas ao feminismo e direitos humanos.

“É muito importante que secretarias sempre estejam a promover ações em que congreguem mulheres, especialmente mulheres negras que ainda percebem que não estão inseridas naqueles espaços que lhes são de direito e que deveriam estar envolvidas”, afirmou a advogada Lucimary Passos, que também é presidente e conselheira da Comissão de Pró-igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa -COPPIR.

A secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, disse que a realização da Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é importante para homenagear e reconhecer a força e as conquistas dessas mulheres. “É compromisso da gestão Rodrigo Pinheiro fazer com que todos os dias tenhamos ações e serviços voltados para essas mulheres. E não só em dias específicos como o da Consciência Negra ou na Semana da Mulher Negra”, ressaltou Luana.

PRF e SDS realizam ações de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Garanhuns

A data de 30 de julho foi instituída como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, para alertar sobre um crime que prejudica a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Com a finalidade de chamar a atenção da sociedade acerca dessa prática, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) realizam ações de conscientização no Festival de Inverno de Garanhuns, entre sexta (28) e domingo (30).

Durante as abordagens a veículos de transporte coletivo, as equipes da PRF e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SDS irão repassar informações sobre como identificar e denunciar esse crime. As pessoas devem ter bastante cuidado antes de aceitar propostas de trabalho que aparentam ser vantajosas, certificar-se da seriedade da empresa, buscar informações junto às agências de emprego e jamais entregar sua documentação.

Além do Disque 100, que acolhe denúncias de crimes contra os Direitos Humanos, as pessoas podem denunciar através do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, ou pelo 191, para crimes verificados nas rodovias federais.

Tráfico de Pessoas

O crime consiste no recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força, de rapto, de fraude, de engano, de abuso de poder ou de posição de vulnerabilidade. As vítimas são transportadas para remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo; submissão a trabalho em condições análogas à de escravo; submissão a qualquer tipo de servidão; adoção ilegal; e exploração sexual.

Porto comemora 30 anos de fundação

Foto: Diego Lambretinha

A manhã desse domingo (30) foi de comemoração no Ninho do Gavião. Diretores, funcionários, torcedores, ex-atletas e autoridades estiveram comemorando o Aniversário de 30 Anos do Clube Atlético do Porto.

Antes do tradicional corte do bolo, os participantes estiveram acompanhando a jogos festivos entre as equipes SUB 17 e SUB 18, além das equipes de ex-atletas tricolores.

Os registros fotográficos são do coordenador de Comunicação do Porto, Diego Lambretinha @diegolambretinhafoto

CaruaruPrev e OAB firmam parceria e criam ‘Guichê do Advogado’

Foto: Felipe Correia

Reforçando a parceria entre instituições do município, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev) firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Pernambuco, OAB subseccional Caruaru e a Prefeitura de Caruaru para implantação do ‘Guichê do Advogado’. Estiveram presentes a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo, o prefeito Rodrigo Pinheiro, o presidente da OAB Pernambuco, Dr. Fernando Ribeiro Lins, o presidente da OAB Caruaru, Dr. Fernando Júnior, o procurador-geral do município, Dr. Dimitre Bezerra, o secretário executivo do CaruaruPrev, José Marinho Neto, bem como inúmeros representantes da diretoria da OAB Pernambuco, da OAB Caruaru, procuradores, secretários municipais e funcionários do CaruaruPrev.

O espaço consiste em um atendimento exclusivo para o advogado que represente o servidor público, aposentado ou não, ou pensionista, sendo reservada todas as quartas-feiras para resolução das demandas direcionadas, sem a necessidade de agendamento prévio. O atendimento será realizado em uma sala específica e contará, também, com atendimento exclusivo remoto via WhatsApp, com o número (81) 9 8384-6729.

“Essa parceria entre o CaruaruPrev e a OAB reforça o laço de união entre as diversas instituições com o município, com objetivo sempre de avançar nos benefícios para toda população de Caruaru. Esse é um compromisso do prefeito Rodrigo Pinheiro para reforçar a importância da inovação e otimização dos serviços prestados aos nossos segurados”, declarou a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.