TJPE diz que Sessão que aprovou PCC é legal e Sismuc emite nota

O Tribunal de Justiça de Pernambuco decidiu nesta segunda (19), sobre a votação do PCC dos professores após quase dois anos. O TJPE disse que a votação foi legal e o Sismuc emitiu nota lamentando o fato:

Mais uma vez depois de várias viagens perdidas, os diretores do SISMUC REGIONAL se deslocaram até a capital pernambucana (Recife), nesta segunda-feira, 19, com a companhia de alguns professores da Rede Pública Municipal de Ensino, para acompanhar o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade em Face da Câmara de Vereadores de Caruaru. Foram quase dois anos de espera. Mesmo assim, os professores de Caruaru foram até a sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco e assistiram a sessão que decidiu sobre o pedido do SISMUC REGIONAL, em anular a votação que aprovou o PCC da categoria.

O SISMUC REGIONAL pediu a anulação da votação, alegando que a mesma foi irregular. A decisão do TPE foi a favor da Câmara. De acordo com o relator, Eduardo Sertório, a sessão que aprovou o PCC foi legal e não feriu a Lei, como afirmou a defesa do Sismuc, que entrou com a ação pedindo a irregularidade.

O Presidente do SISMUC REGIONAL, Eduardo Mendonça, esteve presente no TJPE e lamentou a decisão. “Infelizmente o TJPE não fez justiça aos trabalhadores em educação de Caruaru. Não observou as argumentações do nosso Corpo Jurídico, não observou as declarações dos vereadores que afirmaram não ter acontecido uma convocação dentro do prazo regimental, não observou e desconhece a realidade dos professores e da educação de Caruaru que foram penalizados com esse famigerado PCC, mas, não vamos aceitar essa decisão e vamos ao STJ”, relatou Mendonça.

Eduardo Mendonça lembrou ainda que além das outras ações que estão tramitando existe ainda a ação que questiona a tempestividade da integralização do que restou da gratificação de regência. “A Luta continua companheiros, vamos continuar na busca pelos nossos direitos que são legítimos”, apontou Mendonça.

Novas regras para funcionamento de estabelecimentos médico veterinários

Considerando que a exposição, a manutenção, a venda e a doação de animais em estabelecimentos comerciais são práticas comuns no Brasil, duas resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária entraram em vigor ontem, 15 de janeiro. Uma institui condições para o funcionamento de estabelecimentos onde há procedimentos médico veterinários como: hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios. Já a outra regulamenta a questão da responsabilidade técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais.

As novas normas visam garantir a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais que estiverem em pet shops, parques de exposição e feiras, por exemplo. Nestes estabelecimentos, o responsável técnico deve ser sempre um médico veterinário.

Contato restrito com os animais

Uma das orientações do médico veterinário é a restrição do acesso direto da população aos animais disponíveis para comercialização. “O contato deve acontecer somente em casos de venda iminente. Essa medida pode evitar, por exemplo, que os animais em exposição sejam infectados por possíveis microrganismos veiculados pelas roupas das pessoas”, relatou a Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária- CRMV-PE, Erivânia Camelo.

Instalações adequadas

Os donos dos estabelecimentos comerciais também devem ter em mente que os animais necessitam de espaço suficiente para se movimentar. Ferir, mutilar, cometer atos de abuso e maus-tratos aos animais pode acarretar detenção de três meses a um ano, além de multa. Por isso, é importante a presença do médico veterinário, já que somente este profissional tem formação técnica para prestar os devidos esclarecimentos que garantam a saúde e a segurança dos animais.

Imunização

Os responsáveis técnicos deverão assegurar que os animais que serão comercializados estejam vacinados de acordo com os programas de imunização, disponibilizar a carteira de imunização emitida por médico veterinário, como também oferecer informações sobre hábitos, fatores estressantes e cuidados específicos da espécie.

Responsabilidade técnica

Os responsáveis técnicos também devem assegurar que os animais com alteração comportamental decorrente de estresse sejam retirados de exposição. Deve observar os aspectos sanitários dos estabelecimentos, principalmente para evitar a presença de animais com potencial zoonótico ou portadores de doenças de fácil transmissão para as espécies envolvidas. Não permitir a venda ou doação de fêmeas gestantes e de animais que tenham sido submetidos a procedimentos proibidos pelo CFMV como a onicectomia em felinos (cirurgia realizada para arrancar as garras); a conchectomia e a cordectomia em cães (para levantar as orelhas e retirar as cordas vocais, respectivamente); e a caudectomia em cães, cirurgia realizada para cortar a cauda dos animais. Além de realizar inspeção diária obrigatória que garanta a saúde e o bem-estar dos animais.

Os estabelecimentos e os profissionais que não cumprirem as normas estarão sujeitos a multa.

Posse de suplentes será nesta segunda

Está marcada para as 16h desta segunda-feira (19) a solenidade de assinatura do Livro de Posse dos suplentes de vereador Jaelcio Tenório (PRB), Rosimery da Apodec (DEM), Antônio Carlos (DEM), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Alecrim (PSD).  Eles voltam ao cargo após determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, recebida pela Câmara Municipal de Caruaru na última quinta-feira (15), de afastamento dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido) por causa da Operação Ponto Final.

A posse dos suplentes acontece dentro do recesso parlamentar, período em que não são realizadas as reuniões plenárias e que vai até o dia 02 de fevereiro.

Informe Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Bezerros é contemplada com nova unidade móvel do SAMU

A cidade de Bezerros foi contemplada com mais uma ambulância do SAMU. A Unidade chega através do programa do Governo Federal que renova a frota desse tipo de serviço. Agora a cidade passa a contar com três veículos para atendimento, sendo que uma delas ficará de reserva.

De acordo com a secretaria de Saúde, a nova ambulância é do tipo básica e será um reforço importante evitando prejuízos quando uma das unidades precisar de manutenção. “Ela passará a compor a reserva técnica, o que evitará que o SAMU trabalhe com frota reduzida quando uma de nossas ambulâncias sair para revisão ou apresentar algum defeito”, diz o secretário Anderson Torreão.

A troca aconteceu devido o bom desempenho apresentado pelo serviço em Bezerros. Atualmente o SAMU realiza 150 atendimentos por mês.

Sefaz inicia entrega dos carnês de IPTU

A equipe da Secretaria da Fazenda Municipal iniciou a distribuição dos carnês do IPTU 2015 nas residências e pontos comerciais. Este ano foram impressos 98 mil boletos de contribuintes com imóveis edificados. A entrega iniciou no último sábado e deve encerrar no próximo domingo, 25. A Gerência do Cadastro Fiscal, responsável pela coordenação da entrega dos carnês, é composta por 32 colaboradores.

Quem quiser se antecipar e quitar o tributo mesmo antes de receber o carnê pode se dirigir até a Sefaz para obter, sem custos, a segunda via. O pagamento do IPTU só pode ser feito de duas formas, em parcela única ou em 10 vezes. Os vencimentos são nos últimos dias úteis dos meses; esta primeira parcela vence no dia 30 de janeiro.

Seguindo o Calendário Fiscal do Município para 2015 (Port SF 008/14) e o índice do IPCA/IBGE, publicado em 12/11/2014, o valor do tributo em Caruaru sofreu reajuste de 6,59%, o mesmo praticado por outros municípios, como Recife, Olinda e Jaboatão. Este aumento não pode ser confundido com os casos de acréscimo gerado pela modificação no imóvel. É o que ocorre quando é realizada uma reforma, construção e outras alterações sem comunicar à Sefaz Municipal e URB. Em todos estes casos não se pode dizer que houve aumento de IPTU, mas, sim, uma reclassificação das condições do imóvel.

O pagamento do IPTU pode ser realizado em agências da Caixa Econômica Federal, Bancos do Brasil, Casas Lotéricas ou na Tesouraria da Secretaria de Negócios da Fazenda Municipal, que fica na avenida Rio Branco, n° 315 – Centro, com atendimento das 8h às 13h.

Decisão do PSB pode ser sacramentada hoje

Da Folha de Pernambuco

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, convocou uma reunião com a bancada da sigla na Assembleia Legislativa para tratar da eleição da Mesa Diretora, e deverá apresentar o resultado da consulta que ele realizou com os demais presidentes de partidos da base governista. O encontro será hoje, às 14h30, na sede da agremiação. Fica a expectativa de lançamento ou não de um candidato socialista, tendo por base o fato de o PSB ter eleito 15 deputados.

Segundo uma fonte em reserva, a maioria dos dirigentes partidários é favorável ao lançamento de uma candidatura própria do PSB. Caso haja confirmação, as legendas da base governista soltariam notas de apoio ao projeto socialista e articulariam o consenso na Casa. Mesmo que o partido decida ter candidato, ainda não deve ser divulgado quem será a opção. No entanto, o quadro mais forte para a disputa é o de Waldemar Borges.

Apesar da tentativa de conseguir construir um consenso, ainda há divisão na sigla. O deputado estadual Aglailson Júnior garante que a maioria dos socialistas defende a recondução do presidente Guilherme Uchoa (PDT) ao posto. “Dentro do partido, Guilherme tem a maioria. Vejo o PSB dividido. Só teria como bancar uma candidatura própria, se todos estivessem fechados coma ideia. Por isso, acho que vamos ficar coma primeira secretaria“, avaliou.

Contudo, Ângelo Ferreira defende que não existe posição majoritária da legenda. “Não acho que seja maioria. Tem alguns deputados com Uchoa, mas não há maioria a favor. Se Uchoa for candidato sozinho, tem a simpatia de muita gente”, admitiu. Segundo o líder, o PSB pretende construir não só o entendimento interno, mas também da Casa de Joaquim Nabuco.

Congresso Nacional prepara posse de parlamentares

A menos de um mês para a posse – marcada para 1º de fevereiro – os 198 parlamentares estreantes na Câmara dos Deputados e outros 25 que já exerceram mandato alguma vez, antes dos últimos quatro anos, ganharam um espaço para fazer todos os cadastros necessários para que no dia da posse exerçam os cargos.

A estrutura concentra em um mesmo espaço os serviços dos principais órgãos de apoio parlamentar da Casa. Assim, quem está chegando pode adiantar o registro biométrico e o credenciamento para os sistemas de gabinetes, além da indicação da equipe que vai compor o gabinete, assinatura para a carteira parlamentar, plano de seguridade social dos congressistas, coleta da assinatura eletrônica e foto para os cadastros na Câmara. Somente na primeira semana do serviço, 50 parlamentares procuraram os estandes e a expectativa é que nos dias próximos da posse a demanda também seja grande.

As dúvidas dos futuros deputados são muitas. As mais frequentes, segundo a equipe que trabalha no atendimento especial, têm a ver com apartamentos funcionais e convites para a cerimônia de posse. Apesar de alguns parlamentares terem manifestado intenção de trazer até ônibus de seus estados, a festa em Brasília terá que ser mais comedida. Segundo o gerente do projeto da posse parlamentar 2015 da Câmara dos Deputados, Diogo de Abreu, a exemplo de anos anteriores, devido ao espaço limitado da Casa, o número de convidados foi restrito a quatro por deputado.

A Câmara também está deixando bem claro que só os eleitos e autoridades poderão ficar dentro do plenário no dia da posse. Nem as galerias do plenário, com capacidade para 400 pessoas, serão liberadas a parentes e outros convidados. Eles serão distribuídos entre o salão negro, auditório Nereu Ramos e plenários das comissões onde poderão acompanhar a solenidade por telões. A expectativa é que cerca de 2,5 mil pessoas assistam a solenidade de posse.

Os deputados eleitos terão direito a três diárias, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, em apartamento duplo em um hotel de Brasília, pagas pela Câmara. Na chegada à capital da República, eles terão na sala de apoio do Aeroporto Internacional de Brasília orientações sobre como chegar ao Congresso e os serviços oferecidos para a posse.

No Senado, como são menos parlamentares estreantes a organização é diferente da Câmara. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, os assessores dos 27 senadores novatos tiveram ainda em dezembro um curso com quatro dias de palestras sobre o funcionamento da Casa. O curso foi aberto aos parlamentares que quisessem, mas só dois compareceram.

No Senado, umas das grandes preocupações dos novatos é a localização do gabinete. Ao contrário da Câmara, onde a distribuição é feita por sorteio, entre os senadores quem define os espaços é a presidência da Casa.

Questões sobre apartamento funcional e convites para a posse também estão entre as perguntas mais frequentes entre os futuros senadores, segundo a Secretaria-Geral da Mesa. No Senado, cada parlamentar terá direito a 13 convidados que poderão ficar na tribuna de honra e galerias do Plenário ou no Salão Negro.

Ganhe o Mundo embarca primeiros alunos em 2015

A catadora de lixo Edileuza da Silva Trajano, 38 anos, não cabia em si de tanta felicidade. Ela juntou o marido, que tem a mesma profissão, e cinco dos seus seis filhos para acompanhar o embarque de Stella, a mais jovens entre as mulheres, que, aos 17 anos, seguiu para fazer intercâmbio em Minnesota, nos Estados Unidos. O sonho de Edileuza só foi possível graças ao programa Ganhe o Mundo, do Governo de Pernambuco, que embarcou sua primeira turma de 2015 neste domingo (18). O governador Paulo Câmara fez questão de acompanhar a despedida dos jovens no Aeroporto Internacional do Recife, reforçando o compromisso de manter e ampliar a iniciativa criada no Governo Eduardo Campos, que é pioneira no Brasil.

Eu nunca teria condições de proporcionar uma experiência dessas para Stella”, comemorou Eileuza, com os olhos marejados. Ainda sem acreditar no que estava vivendo, a estudante disse ter certeza que muitas portas irão se abrir para ela após a temporada fora. “A realidade da minha família vai mudar; a vontade de melhorar é muito grande”, pontuou Stella, que passará seis meses no exterior.

Paulo Câmara elogiou o empenho dos 18 jovens selecionados pelo programa. “Eles estão aqui por mérito próprio e isso prova que, com dedicação, é possível vencer obstáculos e alcançar objetivos. Além de oferecer novas perspectivas no campo profissional, o intercâmbio amplia a visão de mundo do jovem, que muitas vezes nunca teve a oportunidade de sair da sua cidade”, ressaltou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara, e da filha Clara.

Aos colegas que ainda estão concorrendo a uma vaga, Renata Soares, 17, reiterando as palavras do governador, argumentou que nada na vida é fácil e que os amigos precisam se empenhar para assegurar um espaço nas próximas viagens. “Com empenho e muito esforço a gente sempre chega lá”, disse a jovem. João Paulo Lopes, 17, lembrou a responsabilidade de representar Pernambuco. “Temos que chegar lá fora e fazer a diferença, mostrando nosso potencial e multiplicando a cultura pernambucana.”

NOVOS EMBARQUES – 

Uma experiência única em termos de política pública no Brasil e capaz de transformar o destino de um jovem com poucas oportunidades. Essa é a definição do Ganhe o Mundo, que foi criado em 2011 e já proporcionou o intercâmbio de mais de 3.400 jovens pernambucanos. Dois novos grupos com destino ao Canadá e Nova Zelândia embarcam ainda este mês. Em 2015serão 1.400 estudantes beneficiados pelo programa – esses alunos também seguirão para Austrália, Espanha, Chile, Argentina, Uruguai e Panamá.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, o programa teve uma atuação muito maior do que a expectativa inicial, pois aumentou a autoestima de cidades inteiras. “Todos têm orgulho de ter um conterrâneo embarcando pelo Ganhe o Mundo. Esses pernambucanos, que hoje partem para os Estados Unidos, servem de inspiração para todo o município”, completou Fred, pontuando que o aluno selecionado pelo programa não tem nenhuma despesa com a viagem. “O projeto garante a matrícula em uma escola de Ensino Médio, plano de saúde, hospedagem em casa de família e uma bolsa de no valor de R$ 716”, detalhou.

 

Sebrae e CDL realizam ação em Ouricuri

Tem início, nesta quarta-feira (21), ação conjunta do Sebrae em Pernambuco e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ouricuri que tem os empreendedores da cidade como público-alvo. A iniciativa tem como objetivo promover consultorias técnicas voltadas aos pequenos negócios, bem como orientá-los a respeito do processo envolvido na abertura de uma empresa.

A ação, que segue até o dia 10 de fevereiro, na sede da CDL Ouricuri, vai promover ainda a orientação para a declaração anual de rendimentos do Microempreendedor Individual (MEI) e realizar a formalização desses empreendedores, entre outras ações visando a melhoria da gestão dos pequenos negócios de Ouricuri e região.

O CDL Ouricuri está localizado na Avenida Antônio Pedro da Silva, n.º 684, Centro. Os atendimentos no local serão realizados das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os interessados podem agendar o atendimento e esclarecer dúvidas sobre a ação ligando para o telefone (87) 3874.3733. Podem ainda escrever para cdlouricuri@hotmail.com ou lucelias@pe.sebrae.com.br

 

Petrobrás culpa delator por alta de custos de refinaria

A Petrobrás responsabilizou o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa por alterar “estratégias de contratação” que geraram “grande número de aditamentos contratuais” na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco. O ex-diretor da estatal, preso em março passado na Operação Lava Jato, delatou um esquema de corrupção e desvios de recursos da companhia. Em comunicado, a estatal apontou Costa como autor da proposta de antecipação de compras e de mudanças no projeto que acarretariam a escalada do orçamento da refinaria de US$ 2,4 bilhões, em 2005, para os atuais US$ 18,8 bilhões.

No domingo (18), reportagem do jornal Folha de S. Paulo indicou que auditoria interna identificou que já em 2012 a diretoria e o conselho de administração da Petrobrás estimavam prejuízos de US$ 3,2 bilhões com a implantação da Rnest. Segundo o jornal, os conselheiros sugeriram à estatal registrar uma baixa contábil por conta dos prejuízos estimados – o que foi descartado pela área financeira.

A Petrobrás divulgou comunicado em que não nega o conhecimento, já em 2012, de estimativas de prejuízos com a refinaria. Segundo a estatal, o orçamento inicial de US$ 2,4 bilhões se referia a “uma estimativa de custo preliminar” realizada em 2005. Dois anos depois, em março, a diretoria aprovou um plano para acelerar contratações e aquisições.

“A Diretoria Executiva aprovou o Plano de Antecipação da Refinaria (PAR) proposto pelo então diretor de Abastecimento, sr. Paulo Roberto Costa. Com o PAR houve a antecipação de diversas atividades e alterações nos projetos e na estratégia de contratação, o que levou a grande número de aditamentos contratuais”, informa o comunicado.

Até então, a estatal indicava que os aditivos ocorreram em função de mudanças no projeto e das condições do avanço das obras. A antecipação das compras e licitações também era mencionada como fator de influência sobre os custos, sem que a Petrobrás tivesse apontado diretamente responsáveis pela iniciativa.

Levantamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre a estatal indica que a construção da refinaria teve mais de 140 aditivos contratuais. A maior parte ocorreu após 2008, representando um acréscimo de US$ 3 bilhões aos custos do empreendimento.

Investigação
O caso é investigado pela Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) do Paraná e Tribunal de Contas da União (TCU). O projeto também foi alvo de inquérito do MPF de Pernambuco, que identificou indícios de favorecimento nas licitações e superfaturamento de R$ 1,2 bilhão em ao menos um aditivo, de valor total de R$ 2,3 bilhões.

Sobre as estimativas de prejuízo com a refinaria, a estatal informou que a Rnest foi aprovada com base em “relatório de viabilidade técnico-econômica” que atestou o “valor presente líquido positivo” em 2009. A Petrobrás reforçou que realiza anualmente avaliação de seus ativos e a “perspectiva de retorno do capital investido”.

Entretanto, a metodologia utilizada nos testes considera todos os ativos em operação integrada em uma única Unidade Geradora de Caixa (UGC) – o que inclui unidades lucrativas, como terminais, oleodutos e outras refinarias. Ou seja, não há análise exclusiva sobre a Rnest.

“O teste da Área de Abastecimento avalia as operações do conjunto de refinarias, oleodutos e terminais da Petrobrás, que operam de forma integrada, incluindo investimentos em curso, como a Rnest. Até o exercício de 2013, resultados desses testes não indicaram a necessidade de reconhecimento de perdas de investimentos realizados na Rnest”, informa a nota.

O comunicado divulgado pela estatal não negou a informação que a diretoria e o conselho executivo sabiam de estimativas de prejuízo de US$ 3,2 bilhões com a refinaria já em 2012. Pela legislação, a estatal é obrigada a comunicar a investidores qualquer baixa contábil identificada pela diretoria.

A estatal informou ainda que a aprovação da continuidade de obras da Rnest em 2012, após a estimativa de prejuízos, foi precedida de medidas como “incorporação de ajustes nas projeções financeiras, e aprimoramento do controle da execução dos projetos”.

À espera da conclusão das investigações e da confirmação do impacto financeiro da corrupção em seus ativos – como refinarias embarcações e plataformas -, a Petrobrás adiou duas vezes a divulgação do resultado do terceiro trimestre de 2014. Agora, a previsão é que seja apresentado aos conselheiros no próximo dia 27. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Fonte: Estadão Conteúdo)