Na preparação para o retorno às aulas, Caruaru inicia Jornada Pedagógica 2023

Teve início nesta segunda-feira (10), a Jornada Pedagógica 2023 promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc). O evento tem como tema “Coordenação Pedagógica: crescimento, articulação e intencionalidade – um papel institucional” e será realizado até quarta-feira (12), no auditório da Fafica.

A Jornada Pedagógica tem como objetivo fortalecer o processo do papel coordenador pedagógico na Rede de Ensino de Caruaru para beneficiar as práticas pedagógicas no chão da escola, onde buscamos preparar ainda mais os nossos coordenadores para as suas ações frente à escola, já pensando no início do segundo semestre letivo.

“A Jornada Pedagógica é um momento de trabalho coletivo para discutir conjuntamente as estratégias de replanejamento pedagógico. Hoje é um momento de celebrar, mas também de pactuar que a educação do município seguirá cumprindo o papel que é o de bem educar as nossas crianças, os nossos jovens e os nossos adultos”, comentou o secretário Executivo de Ensino da Aprendizagem de Caruaru, Lúcio Farias.

Pela manhã, além do acolhimento e orientações gerais por parte da Seduc, aconteceu uma palestra com o professor Luiz Pedrosa, que abordou sobre “Coordenação Pedagógica: conhecimento, articulação e intencionalidade”. No período da tarde, houveram salas temáticas com assuntos diversos.

A secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio, fez questão de dar as boas-vindas a todos os coordenadores pedagógicos e se mostrar aberta ao diálogo, marca da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Ela ainda fez questão de frisar que “a Jornada Pedagógica é um importante momento para os profissionais da Rede Municipal de Ensino se firmar, trocar experiências e fortalecer as ações realizadas na Educação. Essa é a primeira de muitas”.

Serviço:
Jornada Pedagógica
Datas: 10,11 e 12 de julho
Local: Auditório da Fafica

Pesquisa Simplex/CBN mostra liderança de Rodrigo Pinheiro em todos os cenários; veja os números

Nesta terça-feira (11), o Blog do Elielson traz com exclusividade a pesquisa Simplex em parceria com a CBN. A sondagem afere os números da corrida eleitoral para a Prefeitura de Caruaru nas eleições 2024.

Os números apresentam ampla vantagem para o atual prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), em todas as simulações, incluindo as de segundo turno.

Veja os números:

Cenário Espontâneo:

· Rodrigo Pinheiro 28,3%
· Zé Queiroz 3,6%
· Raffiê Dellon 2,1%
· Delegado Lessa 1,7%
· Tony Gel 1,1%
· Fernando Rodolfo 1%
· Raquel 0,2%
· Lula 0,1%
· Branco e Nulo 8,3%
· Indecisos 53,5%

Cenário Estimulado 1:

· Rodrigo Pinheiro 36,4%
· Zé Queiroz 14,8%
· Delegado Lessa 9,5%
· Tony Gel 8%
· Raffiê Dellon 5,8%
· Fernando Rodolfo 2,9%
· Branco e Nulo 11,2%
· Indecisos 11,4%

Cenário Estimulado 2:

· Rodrigo Pinheiro 42,9%
· Zé Queiroz 20,4%
· Fernando Rodolfo 5,6%
· Branco e Nulo 17,7%
· Indecisos 13,4%

CENÁRIOS DE SEGUNDO TURNO

A pesquisa Simplex também fez projeções para um eventual segundo turno na cidade de Caruaru. Confira os números:

Cenário 1:

· Rodrigo Pinheiro 46%
· Zé Queiroz 20,2%
· Brancos e nulos: 20%
· Indecisos: 13,9%

Cenário 2:

· Rodrigo Pinheiro: 53,4%
· Fernando Rodolfo: 9,3%
· Brancos e nulos: 23,8%
· Indecisos: 13,5%

Cenário 3:

· Rodrigo Pinheiro: 52,2%
· Raffiê Dellon: 9,8%
· Brancos e nulos: 23,8%
· Indecisos: 14,2%

Senac Garanhuns oferece cursos de férias para crianças e adolescentes

As férias chegaram e é hora de programar as atividades da garotada. O Senac em Garanhuns está com duas opções de cursos para o período de julho para crianças e adolescentes de 05 a 16 anos. As inscrições podem ser feitas no site https://www.pe.senac.br/cursos-2/ . Informações na unidade ou por telefone (87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934.

Para as crianças de 05 a 10 anos tem o curso de MiniChef, com orientações sobre organização e higiene na cozinha, além de receitas de lanches práticos. Os encontros serão durante uma semana no período da manhã.

Automaquiagem para Adolescentes é a opção para quem tem entre 10 e 16 anos. A programação prevê conteúdos teóricos e práticos sobre técnicas básicas de maquiagem durante uma semana, sempre no horário da tarde.

*Serviço*
Cursos no Senac
Informações e matrículas
https://www.pe.senac.br/cursos-2/

*Senac em Garanhuns*
Unidade de Educação Profissional
Rua Maria Ramos, 22. Heliópolis.
(87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934

Minichefs – 15h
05 a 10 anos
24 a 28.07.2023 – Seg a Sex – 14 às 17h
Investimento: R$230 em até 6x R$38,33 no cartão

Automaquiagem para adolescentes – 20h
10 a 16 anos
17 a 21.07.2023 – Seg a Sex – 13h às 17h
Investimento: R$280 em até 6x R$46,66 no cartão

Meu Negócio é Meu País prorroga inscrições: empreendedoras têm até o dia 16 de julho para se inscrever na capacitação

O Meu Negócio é Meu País, programa que visa impactar negócios liderados por mulheres em Caruaru e distritos próximos, está com inscrições prorrogadas até o dia 16 de julho. Agora, as empreendedoras da cidade e região, que comercializam comidas típicas, terão mais tempo para se inscrever e participar deste projeto de empoderamento econômico, liderado pela marca Kuat e pelo Sistema Coca-Cola Brasil, em parceria com a Prefeitura de Caruaru..

A primeira fase do programa foi lançada em 2022 e desde então já capacitou mais de 600 empreendedoras. Nesta nova edição voltada para Caruaru, o Meu Negócio é Meu País pretende impactar 1.000 mulheres, levando capacitação online e gratuita para acelerar o crescimento do pequeno varejo local. As inscrições podem ser feitas por meio do site: cocacoladaumgasnoseunegocio.com/kuat/. Ao se inscrever, na pergunta sobre como conheceu o projeto “Meu Negócio é Meu País”, selecione a opção: SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru.

As etapas do programa consistem em uma primeira fase de capacitação online e entrega de desafios às inscritas, seguida por uma avaliação de 60 apresentações de negócios. As mulheres que passam por essa etapa recebem orientação para a preparação de seus negócios e, posteriormente, são escolhidas 30 para serem aceleradas. Para passar para essa fase, as mulheres devem cumprir 70% da capacitação, que consiste em três encontros coletivos com mentoria. A proposta é capacitá-las para que o crescimento de seus negócios seja sustentável.

Sucesso no lançamento

O lançamento da segunda edição do Meu Negócio é Meu País aconteceu no dia 23 de maio, no WA Hotel, com a presença de donas de negócios do município, e a porta-voz local, a chefe Gessi Nunes. Liderando a cerimônia, a Katielle Haffner, gerente de ESG da Coca-Cola Brasil, recebeu a influenciadora, apresentadora e chef de cozinha, Dona Carmen, para um talk com empreendedoras baianas que tiveram seus negócios impulsionados na primeira fase do projeto. Além da roda de conversa, o momento contou com comidas típicas e apresentação de quadrilha junina local.

O Meu Negócio é Meu País na região Nordeste também possui parceiros importantes, como a Solar, uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no país, a Aliança Empreendedora e o Sebrae. Os impactos econômicos dessa iniciativa são evidentes. Ao apoiar o empreendedorismo feminino na região, a Coca-Cola Brasil e os parceiros contribuem para a geração de renda e emprego, além de incentivar a diversificação da economia local.

Governadora se reúne com os ministros Wellington Dias e Waldez Góes e divulga ações de enfrentamento aos danos causados pelas chuvas

Em reunião no Palácio do Campo das Princesas, na tarde desta segunda-feira (10), a governadora Raquel Lyra apresentou um balanço das ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado desde o último fim de semana em apoio aos municípios afetados pelas chuvas. O trabalho integrado nos 15 municípios que decretaram situação de emergência contou com o apoio do governo federal. Os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além da vice-governadora, Priscila Krause, participaram do encontro.

“Agradecemos ao governo federal, na presença dos ministros Wellington Dias e Waldez Góes, por apoiar nosso estado. Foi decretada situação de emergência em 15 municípios pernambucanos para que os governos federal, estadual e municipais possam agir de maneira conjunta no atendimento humanitário a essa população, garantindo respostas mais rápidas. Estamos trabalhando para devolver a normalidade às cidades, reconstruindo as áreas atingidas e prestando apoio humanitário”, assegurou a governadora.

Para atender mais de perto as populações afetadas e elaborar um diagnóstico da situação de cada região, foi instalado um Ponto Avançado de Atendimento, reunindo Defesa Civil e Secretaria de Saúde, na Prefeitura de Catende, na Mata Sul. “Percebemos uma recorrência dos eventos extremos a cada ano que passa, sobretudo na Mata Sul do estado. E esta região possui riscos hidrológico e geológico intensos. Parte da população nas Zonas Rurais chegou a ficar isolada. Por isso, a ajuda humanitária se faz urgente. Já estamos trabalhando a prevenção durante toda a Operação Inverno. A Defesa Civil Estadual visitou todos esses municípios cumprindo os protocolos do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”, comentou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.

Em um trabalho integrado, o Governo do Estado garantiu suporte aos municípios para a solicitação de ações de ajuda humanitária e restabelecimento à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Entre as ações emergenciais, estão a distribuição de cestas básicas, botijões de água mineral, colchões e lençóis, o reforço dos estoques municipais de vacinas e medicamentos, a distribuição de hipoclorito de sódio e pastilhas de cloro para caixas d’água, o suporte à limpeza de casas, equipamentos públicos e espaços públicos por carros pipa e kits de limpeza, desobstrução de rodovias estaduais e municipais e o reforço do abastecimento de água.

“Estamos aqui por determinação do presidente Lula para que possamos fortalecer esse trabalho integrado. Agradecemos o esforço que o Governo do Estado, através da governadora Raquel Lyra, tem feito nesse primeiro momento emergencial. Já estamos fazemos a liberação de decretos para garantir, de maneira mais rápida, alimentação, medicamento e outras necessidades básicas à população afetada”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Por parte do Governo Federal, foi feito o envio de 3.800 cestas básicas, o pagamento do Bolsa Família para toda a população dos municípios afetados programado para o próximo dia 18 de julho, além do repasse fundo a fundo aos municípios de R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas afetadas.

“Desde sábado estamos dialogando com a governadora Raquel Lyra, tratando das providências para a decretação da situação de emergência. Nossas equipes estão trabalhando conjuntamente nos planos de ajuda humanitária e reconstrução para amenizar o sofrimento das populações atingidas. Quero parabenizar a governadora por essa sinergia entre os governos Federal e Estadual, porque isso garante a rapidez no reestabelecimento da normalidade naquelas cidades”, disse o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A situação de emergência, publicada no Diário Oficial do Estado, está estabelecida nos seguintes municípios: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso, Maraial, São José da Coroa Grande, Palmares e Primavera.

Acompanharam a reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento), Zilda Cavalcanti (Saúde), Carla Patrícia (Defesa Social), Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura), Erika Lacert (Controladoria-geral), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação, Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas) e o coronel Hercílio Mamede (Casa Militar).

Na preparação para o retorno às aulas, Caruaru inicia Jornada Pedagógica 2023

Teve início nesta segunda-feira (10), a Jornada Pedagógica 2023 promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc). O evento tem como tema “Coordenação Pedagógica: crescimento, articulação e intencionalidade – um papel institucional” e será realizado até quarta-feira (12), no auditório da Fafica.

A Jornada Pedagógica tem como objetivo fortalecer o processo do papel coordenador pedagógico na Rede de Ensino de Caruaru para beneficiar as práticas pedagógicas no chão da escola, onde buscamos preparar ainda mais os nossos coordenadores para as suas ações frente à escola, já pensando no início do segundo semestre letivo.

“A Jornada Pedagógica é um momento de trabalho coletivo para discutir conjuntamente as estratégias de replanejamento pedagógico. Hoje é um momento de celebrar, mas também de pactuar que a educação do município seguirá cumprindo o papel que é o de bem educar as nossas crianças, os nossos jovens e os nossos adultos”, comentou o secretário Executivo de Ensino da Aprendizagem de Caruaru, Lúcio Farias.

Pela manhã, além do acolhimento e orientações gerais por parte da Seduc, aconteceu uma palestra com o professor Luiz Pedrosa, que abordou sobre “Coordenação Pedagógica: conhecimento, articulação e intencionalidade”. No período da tarde, houveram salas temáticas com assuntos diversos.

A secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio, fez questão de dar as boas-vindas a todos os coordenadores pedagógicos e se mostrar aberta ao diálogo, marca da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Ela ainda fez questão de frisar que “a Jornada Pedagógica é um importante momento para os profissionais da Rede Municipal de Ensino se firmar, trocar experiências e fortalecer as ações realizadas na Educação. Essa é a primeira de muitas”.

Serviço:
Jornada Pedagógica
Datas: 10,11 e 12 de julho
Local: Auditório da Fafica

MPT promove mediação para evitar o desligamento de 230 idosos da Compesa

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, realizou, na última quinta-feira (06), audiência de mediação para tratar do desligamento de 230 empregados públicos idosos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A mediação, promovida pela procuradora do Trabalho Débora Tito, contou com a presença de representantes do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE) e da Compesa.

A mediação foi solicitada pelo Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE).
A mediação foi solicitada pelo Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE).

De acordo com o Sindurb-PE, que solicitou a mediação, as demissões aconteceram de forma inesperada e têm cunho discriminatório, por reunir apenas idosos na dispensa. A Compesa defende que o déficit financeiro da companhia é de, aproximadamente, R$ 30 milhões, e que as demissões são a única forma de diminuir esse número. O impacto dos desligamentos é de R$ 7 milhões, segundo a própria companhia de saneamento.

Audiência de mediação realizada na sede MPT em Recife, bairro do Espinheiro.
Audiência de mediação realizada na sede MPT em Recife, bairro do Espinheiro.

O MPT em Pernambuco estabeleceu um prazo para a Compesa apresentar informações sobre a viabilidade de suspender as demissões em andamento ou novas propostas mais atrativas aos empregados. Uma nova rodada de mediação acontece nesta terça-feira (11). “A vida de 230 trabalhadores está em jogo. Por isso, é preciso avaliar com cautela a situação. O desligamento deve ser a última opção”, concluiu a procuradora do Trabalho.

CPMI interroga ex-ajudante de Bolsonaro sobre conspiração golpista

O ajudante de ordens do Presidente Jair Bolsonaro, general Mauro Cid.18/06/2019 REUTERS/Adriano Machado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques golpistas do dia 8 de janeiro vai ouvir, nesta terça-feira (11), o tenente-coronel do Exército Mauro César Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro durante seu mandato (2019 a 2022). O depoimento está marcado para começar às 9h.

Por decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), em pedido de habeas corpus da defesa do investigado, Cid é obrigado a comparecer à comissão, mas terá o direito de ficar em silêncio diante de perguntas que possam incriminá-lo. Além disso, poderá ser acompanhado por advogado.

Cid é apontado como um dos articuladores de uma conspiração para reverter o resultado eleitoral do ano passado, inclusive com planos de uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com investigações da Polícia Federal, mensagens capturadas com autorização judicial após apreensão do celular de Cid evidenciam que ele reuniu documentos para dar suporte jurídico à execução de um golpe de Estado.

O ex-ajudante de ordens está detido desde 3 de maio, acusado de ter fraudado cartões de vacinação contra a covid-19, incluindo o de Bolsonaro e parentes do ex-presidente. Em seu telefone celular, peritos da Polícia Federal (PF) encontraram mensagens que ele trocou com outros militares e que, segundo deputados federais e senadores que integram a chamada CPMI do 8 de janeiro, reforçam a tese de que o grupo tramava um golpe.

Relatório de investigação produzido pela Polícia Federal informa que as mensagens mostram Cid reunindo documentos para dar suporte jurídico à execução de um golpe de Estado. Nelas, o militar teria compartilhado um documento com instruções para declaração de Estado de Sítio diante de “decisões inconstitucionais do STF”.

“O investigado compilou estudos que tratam da atuação das Forças Armadas para Garantia dos Poderes Constitucionais e GLO. Os documentos tratam da possibilidade do emprego das Forças Armadas, em caráter excepcional, destinado a assegurar o funcionamento independente e harmônico dos Poderes da União, por meio de determinação do Presidente da República”, diz o relatório.

As mensagens de teor considerado golpista foram tornadas públicas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Elas indicam que os proponentes da intervenção defendiam a suspensão temporária de direitos constitucionais; o possível afastamento de ministros do TSE e a convocação de um novo pleito para escolha do futuro presidente.

Entre os interlocutores de Cid estava o coronel Jean Lawand Junior, que já depôs à CPMI e que nega as acusações. Cid também já deveria ter se apresentado perante a comissão, mas como a reunião do colegiado do último dia 4 teve que ser adiada devido a votações na Câmara dos Deputados, a data do depoimento acabou sendo transferida esta terça-feira.

O 8 de Janeiro

Instalada no fim de maio, a CPMI foi criada para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro deste ano, quando golpistas e vândalos invadiram e depredaram as dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal, destruindo o patrimônio público e agredindo policiais e jornalistas. Composta por 32 parlamentares, sendo 16 senadores e 16 deputados federais titulares e seus respectivos suplentes, a comissão terá 180 dias para investigar os atos de ação e omissão ocorridos nas sedes dos três Poderes e que culminaram na prisão de mais de 300 pessoas, entre eles o ex-secretário de segurança pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres.

Juiz manda soltar hacker que vazou conversas da Lava Jato

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, mandou soltar, nesta segunda-feira (10), o hacker Walter Delgatti, um dos investigados pela invasão dos celulares do ex-juiz Sergio Moro e de ex-procuradores da Operação Lava Jato.

Delgatti foi preso na semana passada sob a acusação de sair de Campinas (SP) sem autorização da Justiça. A autorização prévia para deixar a cidade é uma das medidas cautelares impostas no processo em substituição a outra prisão que foi efetuada em 2019.

Ao analisar pedido de liberdade feito pela defesa, o magistrado decidiu mandar soltar o hacker e determinou a instalação de tornozeleira eletrônica.

A defesa de Delgatti alegou que ele tem um filho em São Paulo e também viajou para a capital paulista para buscar emprego.

Funarte anuncia investimento de R$ 52 milhões em projetos culturais

Rio de Janeiro (RJ), 10/07/2023 - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a presidenta da Funarte, Maria Marighella, lançam o Funarte Retomada: Programas de Fomento da Política Nacional das Artes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Nacional das Artes (Funarte) lançou nesta segunda-feira (10) o “Funarte Retomada: Programas de Fomento da Política Nacional das Artes”. Estão previstos investimentos de R$ 52 milhões para iniciativas nas artes visuais, circo, dança, música e teatro. O evento aconteceu na sala Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O local está em obras há 12 anos e tem previsão de reabertura total em 2024.

O total de recursos disponíveis para a instituição deve aumentar no próximo semestre. Há a previsão de que sejam apresentados outros programas que totalizem R$ 100 milhões em investimentos do orçamento direto da Funarte para 2023 e 2024. Segundo a presidenta da instituição, Maria Marighella, o foco dessas ações de fomento está na diversidade.

“Os programas da Funarte incorporam ações afirmativas de naturezas distintas, como reserva de vagas e critérios diferenciados de pontuação. Medidas que pretendem corrigir distorções e garantir a igualdade de oportunidades e empregabilidade para mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, trans e travestis. Os próximos passos na ampliação de direitos demandam iniciativas específicas que também possam contribuir com o desenvolvimento das juventudes e da infância”.

Dos programas anunciados hoje, quatro vão dividir o montante de R$ 52 milhões. A maior parte deles conta com editais cujas inscrições para artistas e empresas do setor começam em 13 de julho e vão até 28 de agosto. A previsão é que os resultados sejam divulgados no mês de novembro. Os editais vão ter cotas para grupos específicos: mínimo de 20% para projetos de pessoas negras, mínimo de 10% para projetos de indígenas e mínimo de 10% para projetos de pessoas com deficiência.

Programas de fomento

O “Funarte Retomada” prevê recursos no valor de R$ 18 milhões divididos em 5 editais de R$ 3,6 milhões: um para cada linguagem de atribuição da Funarte (artes visuais, circo, dança música e teatro). O objetivo é fomentar atividades que envolvam criação, renovação de obras, formação, pesquisa, intercâmbio, preservação e memória das artes.

O “Bolsa Funarte de mobilidade artística” pretende fomentar a difusão nacional e internacional de eventos brasileiros de pequeno e médio porte. Com investimento de R$ 2,4 milhões, foca na circulação dos agentes artísticos, o que inclui cobrir despesas com hospedagem, alimentação e transporte de artistas e obras culturais.

O “Prêmio Funarte de mestras e mestres nas artes” vai disponibilizar R$ 1,6 milhão para 16 pessoas consideradas referências artísticas nas comunidades onde vivem. Para isso, vão ser premiados aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, com 10 anos de experiência no Brasil, que tenham sido fundamentais para transmissão de saberes artísticos.

Já o “Programa Funarte de ações continuadas” prevê R$ 30 milhões para fomentar a rede produtiva que promove o acesso da população brasileira à arte. Isso inclui espaços artísticos, eventos de calendário frequente (mostrais, bienais, salões), grupos e coletivos de atividade continuada.

Apoio público e privado

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do evento e disse que uma das prioridades da pasta é o investimento em uma política nacional das artes. Para além dos recursos públicos colocados à disposição da Funarte, a ministra convocou empresas do setor privado para contribuir com a produção cultural no país.

“Estamos trabalhando na descentralização e dialogando com quem produz, atua, mas principalmente com quem patrocina. O Minc está dialogando com as empresas parceiras da cultura para que elas entendam o valor da lei de fomento, a Lei Rouanet, para sensibilizar e patrocinar as produções culturais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, disse.

“Porque o setor artístico e cultural brasileiro emprega 7,5 milhões de trabalhadores no Brasil inteiro. Precisamos qualificar o setor e potencializar a economia da arte e isso só será possível com a descentralização do fomento”, acrescentou.