Homem morre atropelado na BR-232

Um homem morreu atropelado, na noite de ontem (26), no quilômetro 12 da BR-232, em Jaboatão dos Guararapes, sentido interior. De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, a vítima foi atingida por uma carreta e faleceu no local.

Pelas informações colhidas, existe a suspeita de que foi suicídio. O motorista da carreta permaneceu no local e realizou o teste do bafômetro, cujo resultado foi normal. A PRF esteve no local aguardando IC, IML e Polícia Civil.

São João de Caruaru começa no Forró Society

A 52ª edição do maior e mais tradicional evento de forró vem cheia de novidades e grandes atrações. Muito em breve serão liberadas as vendas, bem como o mapa das mesas.

O Forró Society vai acontecer no Maria José Recepções 2, em Caruaru. Como em todos os anos, desde a sua partida que aconteceu em 2018, o fundador do evento, o ilustre colunista social Jotta Lagos, será o homenageado.

O requinte e alto padrão do Forró Society são marcas registradas e um dos grandes destaques é o open bar premium e o melhor da culinária junina e regional com um dos melhores serviços de buffet do Nordeste, o Maria José Recepções.

Exposição imperdível de caixas e peças de barro no Caruaru Shopping

O Caruaru Shopping será palco, a partir do dia 28 de março, de uma exposição imperdível de caixas e peças de barro, com pinturas únicas, personalizadas e criativas, feitas à mão. A mostra acontecerá nas proximidades da entrada da academia, nos seguintes horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 12h às 21h.

O visitante que for conferir a exposição irá encontrar uma seleção de peças que encantam pelos seus traços, cores e delicadeza.

Feitas com uma tecnica de deixar qualquer um de boca aberta, as obras possuem estilo único e personalizado, que une a arte do lettering com o trabalho manual em peças de barro.

“São peças perfeitas para diversas ocasiões. Elas destacam a cultura local, deixando o ambiente ainda mais especial”, revelou a gerente de Eventos, Cleide Santos.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Senac oferece curso de Estamparia Digital em Caruaru

De acordo com o boletim econômico do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), em janeiro deste ano houve um aumento no número de empregos no setor de confecções no Estado, com 18.237 empregos formais. E uma das habilidades que tem sido requisitada no segmento de serviços de moda é o de estamparia digital. Em sintonia com o mercado, o Senac está com inscrições abertas para o curso de extensão Evolução da Linguagem Visual – Estamparia Digital.

O curso tem carga horária de 24 h/a e será realizado com três encontros aos sábados, com muita prática. “Pretendo explorar o potencial expressivo da linguagem visual das estampas, observando, junto com os alunos, uma lógica de construção de identidade de marca. Minha ideia é mesclar conteúdo com bastante prática porque, muitas vezes, a falta de conhecimento de como usar algumas ferramentas de configuração digital da estampa desanima o aluno no caminho de uma autoria no design”, conta a professora do curso, Teresa Poças, que é doutora em Design. Quem deseja atuar nessa área pode trabalhar e atender clientes de qualquer lugar, daí a necessidade de ter domínio com a tecnologia digital.

Outros cursos – Atento a demanda do Polo de Confecções do Agreste, o Núcleo de Moda do Senac em Caruaru está com outros quatro cursos. Modelagem e Montagem de Peças em Alfaiataria é outro curso de extensão que está com inscrições abertas e tem carga horária de 32h/a com encontros aos sábados. O curso de Pós-graduação de Moda e Sytling é destinado para quem já tem um Curso Superior e quer se especializar na área. As aulas são às sextas e sábados.

Ainda há dois cursos de aperfeiçoamento: o de Branding e Marketing de Moda, com foco no desenvolvimento das competências necessárias à criação e conceito de uma marca de moda; e o Entendendo o Sistema de Moda, que visa desenvolver, no aluno, uma visão sistêmica e interpretativa das tendências e processos de moda. “De onde vêm as informações, qual o sistema que influencia, direciona e constrói a informação de consumo de moda. Entendendo que essa informação é além de informação estética, inclui análise de comportamento humano e social”, explicou Luiz Clério, coordenador dos cursos do núcleo de Moda do Senac em Caruaru e que também é o instrutor do curso.

Senac em Caruaru

Unidade de Educação Profissional de Caruaru
Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis. Caruaru
Fones para contato: 37278259 / 8260

Pós- Graduação em Produção de Moda e Sytling – 360h
Turno: Manhã e Noite 
Início: 29/04/2023
Investimento: 15 x R$ 337,78

Cursos de Extensão
Evolução da Linguagem Visual – Estamparia Digital – 24h
01, 15 e 29/04/2023 – Sábados – 8h às 17h
Investimento: R$ 230,00

Modelagem e Montagem de Peças em Alfaiataria – 32h
06, 13, 20 e 27/05/2023 – Sábados – 8h às 17h
Investimento: R$ 300,00

Cursos de Aperfeiçoamento

Branding e Marketing de Moda – 15
22 a 26/05/2023 – Seg a Sex – 14h às 17h –
Investimento: R$ 115,00

Entendendo o Sistema de Moda – 45h
03/04 a 03/05/2023 – Seg a Quar – 14h às 17h
Investimento: R$ 300,00

Semana Santa: Prefeitura de Caruaru inicia cadastro para ambulantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), inicia, nesta segunda-feira (27), o cadastro para ambulantes interessados em comercializar durante o festejo da Semana Santa, no município. O evento intitulado “Caruaru: A Paixão Começa Aqui” irá disponibilizar espaços na Rua Frei Caneca e Estação Ferroviária, no centro, para o comércio ambulante, nos dias das apresentações musicais, entre seis e nove de abril. Os interessados têm até o dia cinco de abril para se cadastrarem.

As inscrições estão sendo recebidas na sede da Sefaz, localizada na Rua Professor Lourival Vilanova, nº 118, no bairro Universitário, no horário das 08h às 14h. Os interessados precisam pagar uma taxa que varia de R$ 195,90, para os ambulantes volantes (que circulam com petiscos como amendoim, balas, doces, pipocas, entre outros) e também para aqueles que comercializam com carrinhos (espetinho, pastel, cachorro-quente, pipoca, churros, bebidas) a R$ 1.075,90, para os foodtrucks.

Para realizar o cadastro, é necessário levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Serão disponibilizados nove vagas para foodtrucks, que ficarão dispostos num espaço destinado à praça de alimentação, na Estação Ferroviária, e uma média de 100 inscrições para ambulantes, que serão colocados nas ruas do entorno. O alvará será liberado no ato da inscrição. Os ambulantes receberão também, um crachá para identificação.

Em relação aos produtos comercializados no perímetro da festa, os ambulantes serão orientados no momento da inscrição. Para mais informações ou dúvidas, o contato é pelo número do setor de arrecadação da Sefaz, através do (81) 9 8384-5387, que é também WhatsApp.

Redes Sociais: Como empreender e alavancar as vendas no período da Páscoa

A Páscoa é um dos períodos mais esperados do ano para quem atua no setor de alimentação, em geral, pelos empreendedores que vendem guloseimas. Para se destacar, conquistar clientes novos e vender mais, é necessário que sejam criadas estratégias, pensar fora da caixa e desenvolver ações criativas.

Sabe-se que, durante a Páscoa, uns dos produtos mais vendidos são os ovos e barras de chocolate. Devido à alta demanda já esperada, várias empresas apostam nas redes sociais para venderem mais neste período. Por este motivo, é importante oferecer um diferencial, principalmente na forma como o chocolate é explorado sensorialmente.

Para a empreendedora Anne Kelly, o uso das redes sociais foi uma estratégia indispensável para aumentar suas vendas. “Percebi que se quero realmente alavancar minhas vendas, não dava pra ficar apenas no “boca a boca”. Desde que abri uma conta no Instagram e lancei o cardápio de Páscoa, recebi bastante feedback e encomendas. As redes sociais se tornaram grandes aliadas a nosso favor”, destacou Anne.

As redes são indispensáveis para alavancar estas vendas, então, é preciso caprichar em fotos e vídeos que atraiam os clientes, não só visualmente, mas que despertem o desejo do público. Para isto, é importante aplicar elementos típicos da data em campanhas de vendas, personalizar as redes sociais com elementos que façam menção à Páscoa, como coelhinhos, ovos e o próprio chocolate.

Para Sandra Silva, CEO da agência de publicidade Ângulos – Estratégia e Imagem, investir nas redes sociais para empreender é algo de extrema utilidade e que pode trazer benefícios que vão ajudar a melhorar as vendas.

“Com os constantes avanços tecnológicos, a internet se tornou uma verdadeira aliada para os empreendedores. As redes sociais, por exemplo, podem dar muito mais destaque para um negócio. Se forem usadas as estratégias de abordagem corretas, as vendas de produtos ou serviços podem aumentar bastante, tornando assim o seu empreendimento um negócio de sucesso”, destaca Sandra Silva.

Governadora Raquel Lyra visita Delegacia da Mulher de Olinda que funciona em regime ininterrupto

A governadora Raquel Lyra visitou, na noite da última sexta-feira (24), a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher de Olinda, localizada no bairro de Casa Caiada. Juntamente com outras cinco delegacias da Mulher (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Petrolina e Caruaru), a unidade de Olinda passou a funcionar em regime de plantão 24 horas. A chefe do Executivo destacou a importância do serviço de proteção à mulher específico dessas delegacias.

“Desde o início deste mês, temos conseguido fazer com que seis Delegacias da Mulher funcionem 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, e isso tem trazido resultados. Infelizmente, a violência contra a mulher ainda é uma realidade, mas se a gente não tivesse a delegacia funcionando 24 horas, essa mulher poderia não ter conseguido chegar até aqui ou ter ido para uma unidade onde ela não teria o acolhimento adequado”, ressaltou a governadora.

O objetivo do funcionamento 24 horas das delegacias é reforçar o atendimento às mulheres vítimas de violência. Antes, o serviço ininterrupto era oferecido apenas na capital. “Nós pretendemos estender esse atendimento diferenciado por todo o estado. Faremos treinamento de acolhimento e atendimento diferenciado para esse público mais vulnerável. Nossa intenção é deixar todo o estado preparado para prestar esse atendimento de forma mais humanizada e eficiente”, disse a secretária estadual de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

A unidade de Olinda possui área construída total de 604m² e é constituída por três pavimentos. Alguns ambientes presentes na delegacia são sala de permanência, duas salas de registro de boletim de ocorrência, sala de medidas protetivas de urgência, sala de escuta especializada e brinquedoteca.

Ao todo, Pernambuco possui 15 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher. Além das unidades 24 horas, o serviço está presente no Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Palmares, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Surubim, Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Salgueiro.

Nos municípios em que não há unidades especializadas, a população pode procurar qualquer outra delegacia de plantão para prestar queixa de crimes contra as mulheres. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187.

Ainda estavam presentes na visita da sexta-feira a chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, e a diretora da adjunta da DIRESP, Morgana Alves.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Morador do bairro Centenário tem incentivado vítimas das chuvas a não receberem ajuda da Prefeitura

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), esclarece que desde o último sábado (18), vem auxiliando e atendendo os moradores do bairro João Mota, que foi atingido pelas fortes chuvas do último fim de semana.

Equipes da SDSDH realizaram uma força-tarefa traçando o perfil socioeconômico e identificando a real necessidade das famílias. Foram fornecidas quentinhas, colchões, lençóis, cestas básicas, kits de higiene pessoal e roupas.

Mas, um caso que chama atenção é o do Sr. Samuel Gomes, que mora no bairro Centenário e não foi atingido pelas chuvas. Mesmo assim, ele visita os locais atingidos com um discurso que não traz verdades, causando tumulto entre os moradores e incentivando várias pessoas a protestarem e a recusarem às ações da prefeitura, enganando até a imprensa.

A irmã de Samuel mora no bairro João Mota, no loteamento Três Bandeiras, local atingido pelas chuvas. Todas as ações da prefeitura, incluíndo o auxílio aluguel no valor de R$ 500, foram oferecidos para ela, que recusou receber por orientação do irmão.

Com 32 mil afetados por chuvas, Acre entra em situação de emergência

O governo do Acre a a prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingiram a região. Só na capital, 32 mil pessoas foram afetadas, segundo dados da prefeitura. Pelo menos duas mil estão desalojadas e 500 em abrigos municipais.

Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esperada para o mês de março inteiro. A tempestade começou na quinta-feira (23). A força das águas foi tanta que abriu uma cratera na BR 364, interrompendo o tráfego.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, o Rio Acre chegou, nesse sábado (25), a 16,23 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 14 metros. Um plano de contingência foi montado e a cidade começa a receber as primeiras doações para ajudar os atingidos. São cestas básicas, roupas, colchões e outros insumos.

As aulas na rede estadual foram suspensas e as escolas estão sendo usadas como abrigo para os atingidos. Ao todo, 24 abrigos foram disponibilizados.

A previsão é que chova pelo menos mais 100 milímetros neste fim de semana, com alta possibilidade de inundações principalmente na capital. A região está em alerta laranja. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, também há preocupação com os municípios de Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia.

*Colaborou Douglas Corrêa.

Estudo mostra que Brasil está abaixo da meta de vacinação contra HPV

Brasília – Alunas do Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia, são vacinadas contra o papiloma vírus humano – HPV (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estudo da Fundação do Câncer, divulgado para marcar o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, celebrado neste domingo (26), revela que todas as capitais e regiões brasileiras estão com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus humano) abaixo da meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que até 2030, o Brasil não deverá atingir a meta necessária para a eliminação da doença, que constitui problema de saúde pública. O levantamento tem como base os registros de vacinação do PNI de meninas entre 9 e 14 anos, no período de 2013 a 2021, e meninos de 11 a 14 anos, entre 2017 e 2021.

Em todo o Brasil, a cobertura vacinal da população feminina entre 9 e 14 anos alcança 76% para a primeira dose e 57% para a segunda dose. A adesão à segunda dose é inferior à primeira, variando entre 50% e 62%, dependendo da região. Na população masculina entre 11 e 14 anos, a adesão à vacinação contra o HPV é inferior à feminina no Brasil como um todo. A cobertura vacinal entre meninos é de 52% na primeira dose e 36% na segunda, muito abaixo do recomendado. A Região Norte apresenta a menor cobertura vacinal masculina, de 42% na primeira dose e de 28% na segunda. O estudo completo pode ser acessado no site da Fundação do Câncer.

Destaques
Em entrevista à Agência Brasil, a consultora médica da Fundação do Câncer e colaboradora do estudo Flávia Corrêa afirmou que há uma diferença regional marcante. “O mais preocupante é que justamente o Norte e o Nordeste, que têm as maiores taxas de incidência de mortalidade por câncer de colo de útero, são as regiões onde encontramos a menor cobertura de vacinação”. De acordo com a médica, isso acende o alerta de que é necessário investimento grande em medidas educativas para a população, para as crianças e adolescentes, pais e responsáveis e para profissionais de saúde, a fim de aumentar a cobertura.

De acordo com o levantamento, a Região Norte apresenta a menor cobertura vacinal completa (primeira e segunda doses) do país em meninas: 50,2%. Entre os meninos, o percentual é de apenas 28,1%. A região também foi a que mais registrou óbitos por câncer de colo de útero no período 2016/2020: 9,6 por 100 mil mulheres, contra a média brasileira de 6 a cada 100 mil mulheres.

De todas as regiões do país, o Sul é a que mais se aproxima da meta estabelecida (87,8%) na primeira dose em meninas. Por outro lado, é a região que apresenta maior índice de absenteísmo, ou não comparecimento, na segunda dose: 25,8% entre as mulheres e 20,8% entre os homens, enquanto a média do país é de 18,4% e 15,7% nas populações feminina e masculina, respectivamente. Já o Nordeste tem a menor variação entre a primeira e a segunda dose, tanto feminina (71,9% e 57,9%) quanto masculina (50,4% e 35,8%).

Múltiplas doses
Segundo Flávia, toda vacina que tem múltiplas doses costuma apresentar problema do absenteísmo, especialmente entre os adolescentes. “Em qualquer vacina que tenha múltiplas doses, o que se vê é que existe realmente uma queda para completar o esquema vacinal”. Isso acontece não só no Brasil, mas no mundo todo. No caso da vacinação contra o HPV, a recomendação do PNI é continuar com duas doses, embora a OMS já tenha dado aval para que seja utilizada uma dose única, dependendo das circunstâncias locais. “É preciso haver uma conscientização muito grande para que se complete o esquema vacinal”.

Ela lembrou que seria muito importante a vacinação voltar a ser feita nas escolas, como ocorreu no primeiro ano em que a primeira dose foi disponibilizada nas unidades de ensino e de saúde. A partir da segunda dose, só estava disponível nas unidades de saúde. Flávia destacou que em todo o mundo, o esquema que deu mais certo foi o misto, em que a vacinação estava disponível ao mesmo tempo na escola e nas unidades de saúde. “Esse é um ponto muito importante”.

Capitais
O estudo mostra também que Belo Horizonte é a única capital com cobertura vacinal feminina acima de 90% na primeira dose. Considerando o esquema vacinal completo, esse percentual cai para 72,8%, mas ainda continua sendo a capital que mais protegeu sua população contra o câncer de colo de útero no país, considerando o período de 2013 a 2021. Em seguida, aparecem Curitiba, com 87,7% e 68,7% (dose inicial e reforço) e Manaus, com 87,0% e 63,2% (primeira e segunda doses).

Fortaleza foi a capital do Nordeste com maior cobertura vacinal na primeira dose (81,9%) e na segunda dose (60,1%). São Luís, ao contrário, obteve os menores percentuais na primeira (51,4%) e na segunda (36,7%). Brasília e Goiânia, no Centro-Oeste, apresentaram os maiores e menores percentuais na primeira e segunda doses, da ordem de 78,1% e 58,6% e 62,1% e 43,5%, respectivamente.

No Sudeste, o Rio de Janeiro teve índice vacinal de 72,1% na primeira dose e 49,1% na segunda; em São Paulo, o índice também é baixo (76,5% e 59,8%). O mesmo ocorre em Porto Alegre, na Região Sul, onde somente 42,7% da população feminina estão com o esquema vacinal completo, 21 pontos percentuais abaixo da dose inicial da vacinação. O pior cenário, contudo, é registrado em Rio Branco, no Norte do país: apenas 12,3% da população feminina tomaram as duas doses da vacina contra o HPV. Na primeira dose, foram 14,6%. “Até hoje, a cobertura no Acre é baixíssima”, comentou a médica.

Desinformação
Flávia Corrêa chamou a atenção para o fato de que há ainda muita desinformação sobre a vacina contra o HPV. Muitos pais ignoram que a vacina previne contra o câncer de colo do útero e não incita o início da vida sexual antes do tempo. Outros não sabem qual é a faixa etária em que os filhos devem se vacinar. “Há uma falta de informação muito grande que precisa ser abordada com medidas educativas, mais fortes, tanto para as crianças e adolescentes, quanto para os pais, a sociedade como um todo. É necessário ampliar a discussão sobre a questão da vacina, mostrar os dados que dizem que ela é segura, não estimula a atividade sexual precoce”.

A consultora médica da Fundação do Câncer disse que a cobertura vacinal é menor para os meninos, tanto na primeira quanto na segunda dose, porque as pessoas ainda não entenderam que a vacinação de meninos é necessária não só para proteger as meninas do câncer de colo do útero, mas porque traz benefícios também para os representantes do sexo masculino. Ao vacinar ambos os sexos, diminui a disseminação do vírus, explicou.

Além de proteger as meninas e mulheres contra o câncer de colo do útero, os meninos podem ser beneficiados com a vacina para evitar câncer de pênis, de orofaringe, câncer de boca, de ânus, entre outros tipos. Na mulher, a imunização também evita câncer de vulva, vagina, faringe, boca. ”Isso precisa ser bastante divulgado”, observou Flávia Corrêa.

A vacina é segura e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em esquema de duas doses, e para mulheres e homens transplantados, pacientes oncológicos, portadores de HIV, de 9 a 45 anos, em esquema de três doses.