Passaportes voltam a ser emitidos a partir desta segunda-feira

220220,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Da Folhape

Os passaportes voltam a ser produzidos nesta segunda-feira (24) após quase um mês sem expedição do documento. Eles haviam parado de ser feitos por falta de recursos no orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

De acordo com a Polícia Federal (PF), na tarde da última sexta-feira (21), o órgão recebeu do Ministério da Justiça a verba extra de R$ 102 milhões para regularizar a emissão. Ainda segundo a PF, os postos de atendimento para dar entrada no passaporte não tiveram paralisação, mesmo com a interrupção do serviço, e continuaram a receber solicitações e fazer as entrevistas para a emissão do documento, o que acarretou em 175 mil pedidos acumulados.“Em nenhum momento as pessoas foram prejudicadas nesse período, de mais ou menos um mês, em que a Casa da Moeda não expediu as cadernetas de passaportes, pelo menos no sentido de dar entrada aqui na polícia Federal, porque o agendamento e atendimento continuou normal”, afirmou Giovanni Santoro, da Polícia Federal.

Diante disso, a Casa da Moeda pretende trabalhar 24h por dia e sete dias por semana para compensar os pedidos acumulados a partir desta segunda e arcará com os possíveis custos extras. As entregas devem seguir de forma cronológica, ou seja, quem pediu primeiro recebe primeiro. Também de acordo com a PF, cada posto tem uma demanda diferente, então, o prazo de entrega vai variar de acordo com o local de emissão. A Casa da Moeda consegue imprimir em um dia aproximadamente 15 mil passaportes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *