A UNIFAVIP | DeVry recebe a VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco entre os dias 18 e 19 de agosto, evento realizado pela primeira vez em Caruaru. Com o tema “Seminário Patrimônio Cultural: Limites, Caminhos e Inovações”, o objetivo do evento é proporcionar o debate sobre o patrimônio da cidade e os limites que enfrenta, os caminhos para sua proteção, além de discutir ações que inovem os bens imóveis destruí-los. O evento continua nos dias 20 e 21 em Recife.
Em Caruaru haverá uma semana de atividades pré-evento. No dia 13, a FUNDARPE realiza uma oficina com os gestores das prefeituras da região sob o tema “Patrimônio e sua Legalização”, no auditório da UNIFAVIP. Haverá ainda uma oficina fotográfica, nos dias 13 e 14, com tema “Caruaru Ontem e Hoje”, onde serão expostas fotos antigas da cidade (acervo da UNIFAVIP) em contraposição a fotos recentes no mesmo angulo e lugar, mostrando como a cidade se desenvolveu.
A programação do evento oficial conta com visitas técnicas à Catedral de Caruaru, às casas de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus e de Pesqueira e a Fabrica Rosa, também em Pesqueira, que está em processo de tombamento.
Haverá também oficinas sobre a percepção do patrimônio de Caruaru e Pernambuco e uma homenagem aos patrimônios vivos de Caruaru, o artesão Manuel Eudocio e o grupo Teatro Experimental, fundado em 1969, na biblioteca da UNIFAVIP. Para a noite dos dois dias, um seminário no auditório da ACIC debate o patrimônio material e imaterial, com foco na Feira de Caruaru e no Alto do Moura, com a presença do IPHAN e da FUNDARPE.