Patrulha Escolar é lançada em Gravatá‏

4

O município de Gravatá, agora conta com a atuação da Patrulha Escolar nas escolas da rede municipal. A iniciativa, uma parceria firmada entre a Prefeitura com a Polícia Militar de Pernambuco, começa a ser executada na próxima terça-feira (05), com palestras nas seguintes unidades de ensino: Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC), Cônego Eugênio Vila Nova e Escola Municipal da Serra.

Os alunos da Escola Municipal Monsenhor José Elias de Almeida e Escola Municipal da Serra receberam a equipe da Patrulha Escolar, nesta terça-feira (29), para a cerimônia de lançamento do projeto, em Gravatá. O evento, que aconteceu na quadra da Escola Municipal Monsenhor José Elias de Almeida (CAIC), no Bairro Novo, contou com a presença do interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti, e da secretária municipal de Educação, Maria Ângela Andrade.

“Este é um belíssimo projeto que é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Pernambuco. Ele é responsável por realizar ações educativas com crianças e adolescentes contribuindo, assim, para o desenvolvimento desta geração”, destacou Cavalcanti, ao informar que, além de resgatar valores, a Patrulha Escolar também é responsável por descobrir grandes talentos. “A jovem Mércia é um grande exemplo. Ela tem uma voz linda e canta emocionando a gente”, elogiou ele, ao destacar que o retorno do Patrulha Escolar nas comunidades é impressionante.

À frente da coordenação da Patrulha Escolar, o Tenente Coronel, Claudio dos Santos, falou detalhes do objetivo da atuação da Polícia Militar junto aos estudantes. “Unimos crianças e jovens à Polícia. Levamos informação aos estudantes e às famílias sobre a nossa atuação e sobre o contexto histórico dos militares que, também, já foram crianças e jovens. Deixamos claro que o nosso trabalho é proteger a sociedade e não ser um agente repressor. Mostramos o lado amigo da PM. Com isso, o que queremos, de fato, é que eles sejam nossos aliados por meio dessa aproximação e interação”, explicou.

Comandando as ações e as equipes que atuam em todo o Estado, a Cabo da PM, Jeanne Fonseca, explicou como são realizadas as ações e a participação dos militares no trabalho educativo, por meio do Projeto Fonte que Jorra. “Neste projeto, os militares estão fardados dentro da escola para realizar outras atividades e não o policiamento. Abordamos temas relevantes aos estudantes como por exemplo, combate às drogas, depredação do patrimônio público, gravidez na adolescência entre outros. Também realizamos encontros com as famílias para mostrar a responsabilidade dos pais que, às vezes, é esquecida. O Conselho Tutelar também nos ajuda nesse trabalho”, salientou a coordenadora que, na ocasião, explicou como é realizado o estímulo aos estudantes para melhorar dos resultados dos estudantes na escola e na comunidade. “Nossa equipe leva as melhores turmas para conhecer as unidades militares como o Quartel do Batalhão de Choque, CIPOMA, entre outros e, também, pontos turísticos do Recife, a exemplo do Museu do Paço do Frevo”, finalizou.

“É uma honra imensa poder seguir com o projeto no qual fui aluna. Em nossa formatura, eles me viram cantar e me convidaram para criar junto à equipe o Festival de Música Gospel da Patrulha Escolar que acontece em Recife e é onde eu atuo”, destacou a ex- aluna , Mércia Farias, que levou o público à emoção ao cantar a capela, “Ressuscita-me”, da cantora gospel, Aline Barros.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *