O governador Paulo Câmara prestigiou, na terça-feira (03/09), a nova sede da Secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A visita celebrou os oito anos do Programa Atitude, que recentemente passou a integrar a pasta, criada pelo governador no início da segunda gestão, em janeiro deste ano e comandada pelo secretário Cloves Benevides.
“Fico muito satisfeito com essa nova estrutura. Agora, temos um espaço adequado para dar andamento ao trabalho tão importante que é feito por Cloves e sua equipe. Pensar nessa secretaria é pensar de forma estratégica no futuro, realmente olhando a prevenção como política de Estado, presente principalmente nas áreas mais vulneráveis”, declarou Paulo Câmara.
Com três andares, o novo prédio dispõe de salas amplas, refeitório, espaço para reuniões, recepção e banheiros. Em cada andar, palavras de ordem como “solidariedade” e “respeito” foram adesivadas nas paredes, para reforçar a humanização do local. Além disso, a cultura pernambucana está presente em quadros, artesanatos e gravuras espalhadas pelos andares.
“Nosso novo espaço é humanizado, integrado e melhora a capacidade decisória da secretaria. Aqui as equipes estão todas concentradas em espaços mais amplos, mais organizados e com maior capacidade para avaliar e implementar os programas de maneira mais ágil”, afirmou o secretário.
PROGRAMA ATITUDE – O Programa Atitude oferece acolhimento para usuários de álcool, crack e outras drogas, além de também oferecer auxílio aos seus familiares. Durante seus oito anos de trajetória, a iniciativa recebeu reconhecimento nacional e internacional, serviu de base para pesquisas científicas e discussões sobre o tema, além de chegar a marca de 23.242 pessoas acolhidas no Estado.
Os acolhimentos acontecem em quatro modalidades de atuação: o ATITUDE nas Ruas (itinerante), o Centro de Acolhimento (modelo casa de passagem), o Acolhimento Intensivo (proteção integral) e o Aluguel Social (benefício). Sobre o aniversário do programa, Cloves Benevides ressaltou seu aproveitamento ao longo dos anos. “A história do Atitude é uma história de vitórias e de avanços nos atendimentos, que cresceram muito mais do que os recursos empregados: fazemos cada vez mais, com cada real empregado”, concluiu.