PDT assume Secretaria de Agricultura do Estado

Da Folhape

O martelo foi batido após longo período de conversas e a posse está marcada para a quinta-feira (28), quando o PDT passará a comandar a Secretaria de Agricultura do Estado, hoje na cota do PSB. Já houve, inclusive, reunião de transição na pasta. No início de agosto, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em entrevista a esta colunista, chegou a registrar que a “intenção” dos pedetistas, para 2018, era lançar José Queiroz candidato a governador. Em 2014, Queiroz chegou a perder o comando do PDT-PE, ao decidir se manter na aliança com Paulo Câmara, enquanto Lupi interviu no diretório estadual e levou o partido para uma composição com Armando Monteiro Neto. Herdeiro político de José Queiroz e atual presidente do PDT-PE, Wolney Queiroz chegou a fazer campanha para deputado federal sem acesso ao tempo de TV. De lá para cá, o desconforto vinha crescente com a ausência de acenos da gestão Paulo Câmara. Agora, a construção coloca o PDT no primeiro escalão, mas o movimento chega em cima da hora, quando falta um ano só para a eleição. A despeito do imbróglio que dividiu o partido em 2014, pedetistas costumam lembrar que Paulo teve mais de 70% dos votos em Caruaru. Ao cogitar lançar Queiroz para governador, Lupi ponderou que uma eventual aliança nacional poderia também levar o ex-prefeito a disputar o Senado. E projetou: “Se a aliança com o PSB não acontece, podemos nos aliar ao PCdoB e ao PTB e ter o apoio deles. Agora, o José Queiroz vai ser candidato na majoritária, como governador ou senador”. A ida do PDT para Agricultura obedece essa lógica, embora não seja possível cravar uma candidatura majoritária de Queiroz com um ano de antecedência. Até então, a Secretaria de Agricultura era comandada por Nilton Mota, que é deputado estadual licenciado.

Vai e vem de espaços

Em 2015, o PDT passou a comandar o Prorual, selando aliança que envolvia apoio à reeleição de Geraldo Julio, mas, no início deste ano, o espaço saiu do guarda-chuva dos pedetistas, que controlam a Csurb desde 2016. O PDT volta a ser acomodado no Governo do Estado no momento em que o PSB faz gestos a aliados em meio ao risco de ver o PMDB sair da Frente Popular.

Lula com… > Na sexta-feira, Lula Cabral almoça com Paulo Câmara no Palácio das Princesas. O convite ao prefeito foi feito, ontem, durante o Fórum Nordeste 2017, promovido pelo Grupo EQM para debater desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis e energias limpas.

…Paulo > Lula Cabral já tinha conversas encaminhadas com Sileno Guedes para articular um evento no Cabo, que reunirá vereadores da região nos moldes do Pernambuco em Ação.

Trânsito > O Fórum Nordeste reuniu os ministros Fernando Filho, Mendonça Filho e Bruno Araújo. Lula Cabral deixou o evento na mesma hora que Fernando Filho e, recentemente, recebeu Fernando Bezerra para almoço no Cabo.

Aos fiéis > Na Marcha para Jesus, André Ferreira foi apresentado, diante do eleitorado, ao microfone, pela primeira vez, como candidato ao Senado. O evento ocorreu no domingo, em Piedade e seguiu até o Dona Lindu. A família Ferreira reinou no ato com Anderson e Manoel presentes.

Com Maia > Não foi só Raul Henry que foi à mesa com Rodrigo Maia, quando o caso FBC foi à pauta, como a coluna cantou a pedra. Paulo Câmara também esteve no Planalto, naquele mesmo dia em horário diferente. A conversa deu-se há uma semana.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *