Percurso do Galo da Madrugada passa por vistoria

galo

Folhape

Representantes de órgãos como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e empresas de telefonia móvel e televisão por assinatura fizeram uma vistoria, na manhã desta quarta-feira (10), no percurso do Galo da Madrugada. Foram fiscalizados 200 imóveis.

Dos imóveis, 20 apresentaram problemas na estrutura, serão monitorados e não poderão funcionar durante o Galo. Caso funcionem, o local será interditado e o proprietário será preso. O efetivo partiu por volta das 7h da sede do bloco, no bairro de São José, na área central do Recife, e segue nas vias por onde passarão os trios elétricos e foliões, como as avenidas Dantas Barreto e Guararapes. A chuva desta manhã atrapalhou um pouco os trabalhos.

O vice-presidente do Galo, Rodrigo Menezes, afirmou que o percurso deste ano, de 4,5 quilômetros, será praticamente o mesmo do ano passado. O desfile terá início no Forte das Cinco Pontas e segue pela avenida Sul, rua Imperial, avenida Dantas Barreto, avenida Guararapes e rua do Sol. Os trios seguem até a rua do Imperador, onde acontecerá a dispersão.

“Estamos fazendo essa vistoria que é muito importante para identificar pontos de risco aos foliões. A nossa previsão de conclusão da parte estrutural é para uma semana antes. A vistoria hoje está focada em desfile e não em camarote. O percurso será praticamente o mesmo do ano passado”, contou Rodrigo Menezes.

Entre os principais itens buscados na vistoria estão fiações abaixo de 6,5 metros de altura e metralhas nas ruas. O comandante do grupamento de Carnaval, coronel Jonas Souza, detalhou os cuidados tomados. “O objetivo é evitar qualquer falha que possa servir como arma: madeiras, pedras e restos de construção. Há ainda a preocupação com marquises, redes de telefonia e elétrica. Procuramos evitar pontos sensíveis para a segurança durante o percurso deste grandioso evento”, explicou. O coronel afirmou ainda que haverá um incremento no número de policiais no esquema de segurança, que será divulgado em breve em coletiva de imprensa.

O chefe de fiscalização do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Érik Aprígio, afirmou que a fiscalização terá mais dois momentos até a saída do bloco. “Fiscalizamos o percurso do Galo em itens como estreitamento, acessos e fiações para dar segurança à população. Teremos três fiscalizações até o dia do desfile com datas e metas a cumprir. Os comerciantes serão cadastrados juntos à Prefeitura para evitar essas obstruções nas vias e as irregularidades estão sendo identificadas e fiscalizadas”.

A coordenadora da unidade de coordenação de eventos da Polícia Civil de Pernambuco, delegada Verônica Azevedo, conta que algumas estruturas dos anos anteriores serão mantidas. A delegada afirma que haverá unidades móveis na Travessa do Gusmão, no Recife Antigo e no Metrorec, ponto de grande circulação. Além de uma central na rua União, e a Delegacia da Mulher de Santo Amaro funcionará normalmente. “Nós vamos divulgar previamente todos estes pontos. É importante alertar que as pessoas venham para o galo com o espírito de brincar e não tragam objetos de muito valor. A polícia está atenta, mas é importante que todo mundo saiba que a sua participação é fundamental”, completa.

Este ano, o desfile do Galo da Madrugada será no dia 10 de fevereiro, sábado de Carnaval.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *