A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou, nesta segunda-feira (20), a autorização da aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 nas pessoas a partir dos 40 anos de idade.
A decisão segue a orientação do Ministério da Saúde divulgada nesta segunda, e foi tomada após reunião com os municípios pernambucanos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.
A segunda dose de reforço pode ser administrada com os imunizantes da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. Já as gestantes e puérperas devem ser vacinadas com Pfizer ou, em caso de falta, com a Coronavac.
“Como os estudos têm demonstrado, há uma necessidade de adequação do esquema vacinal devido à redução da efetividade das vacinas com o tempo. Diante do cenário ainda incerto da pandemia da Covid-19 e o aumento no número de casos graves e óbitos em outros estados brasileiros, é fundamental avançar no segundo reforço da população, agora nas pessoas com 40 anos ou mais”, ressalta a Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.