Pernambuco confirmou 1.072 novos casos de Covid-19

Member of the medical staff take blood sample to a court staff member during a rapid test for the COVID-19 coronavirus at the Denpasar court in Denpasar, on Indonesia’s resort island of Bali on August 14, 2020. (Photo by SONNY TUMBELAKA / AFP)

Pernambuco vai ampliar ainda mais sua capacidade de testagem para a Covid-19. No próximo dia 31, começa a funcionar o primeiro centro de processamento de exames de biologia molecular (RT-PCR) para detecção do vírus no interior. O trabalho será realizado no laboratório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, que já teve seu credenciamento efetivado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). O convênio – que envolve estado, município e união – tem duração de seis meses. A expectativa é que o laboratório, inicialmente, faça a análise de 30 amostras por dia.

RANKING

De acordo com o Ministério da Saúde, Pernambuco é o sexto estado do País que mais realizou exames do tipo RT-PCR. A informação é relativa às amostras já processadas. De acordo com o boletim epidemiológico de ontem (21), já foram realizados 135.316 exames moleculares do tipo RT-PCR, sendo 83% no Lacen-PE e laboratórios conveniados ao Governo de Pernambuco. Isso representa 45% dos exames realizados no Estado, que chegou a mais de 298 mil, entre RT-PCR, sorologia e teste rápido.

CORONAVÍRUS

Pernambuco confirmou 1.072 novos casos de Covid-19 ontem (21). A maioria deles (95%) é leve. Com os registros, o estado chegou a 117.431 casos confirmados, número que inclui as 98.126 pessoas já curadas da doença.

Também foram confirmados 32 óbitos, ocorridos em datas posteriores a 20 de junho. Dos óbitos diagnosticados, 13 (41%) aconteceram nos últimos três dias: cinco registrados na quinta (20/08), cinco em 19/08, e três em 18/08. Agora Pernambuco tem 7.335 vítimas fatais da Covid-19.

Ficou em 55% a ocupação média dos leitos destinados a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Essa taxa está em 42% para leitos de enfermaria, e 69% para leitos de UTI – queda de um ponto percentual em ambas as modalidades em relação ao dia anterior.

SEGURANÇA

A SES lançou um manual de recomendações aos núcleos de Segurança do Paciente no Enfrentamento à Covid-19. O documento reforça ações que podem ser implementadas para promover a prevenção, controle e redução de incidentes, visando o bem-estar do paciente na pandemia. A SES também atualizou o protocolo de Orientações para a Rede Assistencial no Manejo Clínico do Paciente com Covid-19. Ambos estão disponíveis em https://cutt.ly/Ffy65G2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *