Viver a experiência de ser um agricultor familiar, como plantar e colher, conhecer os costumes de culturas tradicionais, experimentar sabores da gastronomia típica do campo e da produção sustentável de alimentos são alguns dos benefícios que Pernambuco poderá proporcionar aos seus visitantes a partir de agora. O Estado lançará às 8h30 desta terça-feira (27), no Santuário das Comunidades, em Caruaru, a Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) do Agreste.
A união do turismo com a agricultura familiar é uma ação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio do ProRural, que contribuirá para o fortalecimento do turismo interno no Estado, possibilitará maior geração de renda para os agricultores familiares e agregará valor às atividades agrícolas, artesanais e agroindustriais, colaborando com a preservação do patrimônio natural e cultural das cidades do interior. Além disso, as ações de TRAF já vivenciadas em outras regiões do país mostram que o turismo na agricultura familiar contribui também para a manutenção do jovem no campo.
Para a implantação do projeto piloto em Pernambuco serão investidos cerca de R$ 600 mil em convênio com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através dos departamentos de Turismo e Hotelaria e Administração. Serão realizadas visitas às comunidades, diagnóstico das regiões, mobilização, elaboração de projeto e planos de negócios, entre outras. A ação conta também com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), além de outros parceiros como associações, conselhos municipais e prefeituras. Inicialmente, a Rede será formada por 11 municípios do Agreste Pernambucano.
Para o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, o turismo na agricultura familiar vai colaborar para a manutenção dos conhecimentos das gerações anteriores de agricultores e será uma oportunidade para modernizar as instalações das comunidades envolvidas, assim como para a comercialização dos seus produtos.