Pernambuco realiza Conferência Estadual de Juventude

Cerca de 600 pessoas são esperadas na 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontece nestas segunda (5) e terça-feira (6), no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A abertura ocorre às 8h, com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, e do secretário-executivo de Políticas para a Criança e Juventude e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude, João Suassuna.

A conferência estadual é a preparatória para a conferência nacional, que acontece de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF). “Este será um evento plural, de grande relevância. Estarão reunidos representantes de todas as microrregiões de Pernambuco e de todos os segmentos de juventudes: negros, LGBT, pessoas com deficiências, índios, quilombolas, ciganos, povos tradicionais e de terreiros; dos centros urbanos e rurais; jovens ligados às áreas de cultura, esportes, movimentos políticos, entre outros”, afirma João Suassuna.

Os 500 delegados foram escolhidos durante as etapas preparatórias para o evento estadual, nas pré-conferências regionais, municipais, territoriais e de povos e comunidades tradicionais, realizadas no período de 15 de julho a 28 de setembro. Foram mais de 90 conferências e em mais de 80% delas estiveram presentes o secretário-executivo João Suassuna, técnicos e membros do Conselho Estadual de Juventude.

Os outros 100 participantes são representantes de secretarias estaduais e de prefeituras; Tribunal de Justiça de Pernambuco, Assembleia Legislativa, Unicef, universidades, ONGs, conselhos e entidades ligadas aos segmentos de juventude. Durante a conferência, os participantes se dividem e debatem os 11 eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura; Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça.

Todos os eixos temáticos serão trabalhados em salas específicas, com relatores e facilitadores das diversas secretarias estaduais, conselheiros de juventude e técnicos convidados. O trabalho dos participantes será de construção de propostas. De cada grupo serão eleitas cinco propostas e, do total, 22 prioritárias serão levadas para apresentação na conferência nacional.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *