Pesquisa comprova aumento da violência em todo Estado

Os dados são da SDS e mostram que somente no último mês, 380 pessoas foram assassinadas em Pernambuco

Wagner Gil

Como já era esperado, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco divulgou, esta semana, pesquisa que apontou aumento significativo na violência no Estado, mas especificamente na quantidade de homicídios que foram registrados – um acréscimo de 40% em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho deste ano foram contabilizados 2.875 homicídios, número este 39,3% superior do que os 2.063 assassinatos confirmados no mesmo período de 2016.

Os dados são da SDS e mostram que somente no último mês, 380 pessoas foram assassinadas em Pernambuco, quantitativo que a pasta destacou como inferior em comparação com os outros meses do ano. No entanto, esse número foi 14,4% superior em comparação com junho do ano passado, quando foram registrados 332 assassinatos. Houve ainda, em relação ao mês de junho, a confirmação de 9.624 Crimes Violentos contra o Patrimônio, incluídos nesta categoria, os assaltos a bancos e a ônibus. Também no último mês de junho, foram contabilizados no Estado: 2.337 casos de violência doméstica e familiar bem como 139 estupros.

Neste período, também foram apreendidas em Pernambuco, 233 armas e cumpridos 432 mandados de prisão. Teve ainda a apreensão de 453 menores por atos infracionais. Segundo a SDS, foram registradas também 392 ocorrências por tráfico de drogas e 1.614 veículos acabaram sendo roubados somente em junho.

No final do último mês foi iniciada a gestão do novo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, que assumiu a pasta depois que o ex-secretário, Ângelo Gioia, pediu demissão do cargo por motivos pessoais. De acordo com Pádua, houve no mês passado e no Estado, em comparação com o último mês de maio, estabilização no número de ocorrências como roubos a ônibus, agências bancárias, arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos a carros-fortes.

CARUARU

Considerada a mais importante cidade do Interior de Pernambuco, Caruaru traz reflexos da pesquisa, principalmente quando o assunto se trata de assassinato. Este ano, até o início de julho, já haviam sido mortas na cidade 160 pessoas. Segundo a polícia, a maioria desses crimes está ligada ao tráfico de drogas, rixa entre delinquentes e vingança. “Temos dados que apontam que mais de 80% dos homicídios confirmados em Caruaru estiveram ligados ao tráfico ou demais tipos de crimes como roubo, assalto e queima de arquivo”, disse o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Ely Jobson.

Para tentar frear a violência, a SDS trocou recentemente o comando da pasta, conforme já foi destacado, e anunciou reforço no policiamento com a realização de novas contratações. Na Capital do Agreste, o 4º BPM iniciou rondas e blitze em quatro turnos, onde pelo menos 600 pessoas e 200 veículos estão sendo abordados diariamente. Além disso, o Governo do Estado criou um Batalhão de Polícia Especializada que passará a atuar em Caruaru e na região nos próximo meses.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *