Quem visitou a Capital do Forró neste São João percebeu que a cidade desenvolveu uma nova forma de fazer o Maior e Melhor São João do Mundo: multicultural, descentralizado, confortável e seguro. Uma pesquisa realizada pelo Instituto 6Sigma procurou saber dos visitantes, entre outras coisas, a sua opinião sobre a organização e o layout da festa, acesso ao evento e segurança, item que teve 82% de aprovação. Noventa e seis por cento dos turistas entrevistados recomendariam o São João de Caruaru para outras pessoas e 93% deles pretendem voltar em 2018. Novidades deste ano, os polos São João na Roça e Nas Ruas tiveram 95% de aprovação.
Entre os caruaruenses entrevistados na pesquisa, o item segurança foi avaliado com 82% de aprovação, um aumento de 25% com relação a 2016. A avaliação do evento de maneira geral teve a aprovação de 88% dos entrevistados, que recomendam o evento em 91% das respostas. Os itens que também tiveram aumento da aprovação da população local foram as atrações da festa, com 77%, um aumento de 19%, e o transporte público, que pulou de 54 para 61% este ano.
Esse nível de satisfação reflete uma série de inovações realizadas, em 2017, pela Prefeitura de Caruaru. Uma delas, o Centro de Comando e Controle Integrado (CCCI), com a mesma proposta de gestão centralizada utilizada em grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que garante respostas mais rápidas para os mais diversos eventos, registrou um total de 9.367 atividades, dessas apenas 494 foram ligadas à violência, que foram registros de brigas. Uma redução de 38% em relação aos 798 do ano passado segundo a Polícia Militar. Outro número que reflete o clima de tranquilidade foram as ocorrências no Juizado de Forró, que caíram de 28, em 2016, para 11 neste ano.
Foi um novo olhar e uma preocupação no melhor planejamento do evento que movimenta a economia do município durante todo o mês de junho. “Envolvemos todas as secretarias para que a festa funcionasse. Desde a questão da segurança, passando pela mobilidade e todos os serviços da prefeitura, até chegar à construção da grade, que privilegiou o artista local. Valorizamos os cachês, que aumentaram cerca de 25%, e cuidamos de melhorar o palco e o som onde eles se apresentaram”, destaca a prefeita Raquel Lyra.
Apresentações de qualidade nos bairros e na zona rural e a criação do Polo Infantil, por exemplo, foram algumas ações pensadas para que, em toda a cidade, os locais dos shows fossem confortáveis e seguros, além de conseguir desafogar o Parque de Eventos Luiz Gonzaga. O resultado desse planejamento foi uma festa que valorizou a tradição, com um total de 409 contratações artísticas, sendo 299 artistas de Caruaru (73%) e 278 selecionadas pelo edital (68%). Além de aquecer a economia da cidade, que chegou a ter uma ocupação hoteleira de 100% nos principais fins de semana, a festa encheu de orgulho o povo caruaruense.
CCCI
Foi a grande inovação no atendimento aos turistas e caruaruenses com a implantação do serviço. O CCCI (Centro de Comando e Controle Integrado) contou com a atuação das Secretarias de Política para Mulheres, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Urbanismo e Obras, Serviços Públicos, Saúde (SAMU e Vigilância Sanitária), Cultura, Ordem Pública, Destra, além de órgãos como Conselho Tutelar, Procon e Celpe. O serviço dava respostas rápidas às demandas atendidas em tempo real. Nos 20 dias de festa, foram registrados 9367 eventos, dos quais 1212 da Destra, 888 da Saúde, 502 do Corpo de Bombeiros, 356 do Conselho Tutelar e 494 registros feitos pela Polícia Militar, uma redução de 38% com relação ao ano passado.
Saúde
A Secretaria de Saúde acompanhou a inovação do São João 2017, com o diferencial de prestar apoio, com equipes de saúde, em todos os polos (zona rural, São João nos Bairros, São João da Terceira Idade e nas 17 comidas gigantes), além de instalar, também, um posto de atendimento fixo e equipe do Samu no Alto do Moura contribuindo para a proteção à saúde de todos que estiveram presentes aos festejos.
O posto avançado de atendimento médico montado no Parque de Eventos recebeu equipe de reforço nos dias de maior movimento garantindo atendimento inicial de urgência a todos que necessitaram, tendo realizado, até o dia 25 de junho, 649 atendimentos. Foram distribuídos panfletos informativos sobre as unidades de saúde do município, com endereços e números de telefones de emergência, para facilitar o acesso em caso de necessidade. Pela primeira vez, ações educativas e preventivas também foram realizadas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), nos quatro polos da zona rural, com o CTA Itinerante. A Vigilância em Saúde participou ativamente de todos os festejos, realizando 3.098 inspeções nos estabelecimentos comerciais e junto aos vendedores ambulantes em todos os polos de animação, na zona rural e urbana, aumentando em 20% o número de inspeções realizadas em relação ao ano anterior.
Desenvolvimento Social
A pasta desenvolveu diversas atividades no período junino. Dentre os objetivos estavam o de identificar crianças e adolescentes em situação de trabalho, assegurando-lhes os direitos fundamentais presentes no artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; identificar situações de abuso e exploração sexual infantojuvenil, garantindo sua proteção e encaminhamento para rede socioassitencial; orientar sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes; identificar crianças, através de pulseiras, para que, no caso de desaparecimento ou perda, elas pudessem ser entregues com segurança aos pais ou responsáveis.
Políticas para as Mulheres
Três espaços dedicados às mulheres e suas famílias, organizados pela Secretaria de Políticas para Mulheres, foram oferecidos. Na Estação Ferroviária, foi criada a Casa das Mulheres, um espaço para toda a família, onde foram registradas visitas, inclusive a presença de forrozeiros internacionais. Foram mais de 550 assinaturas no caderno de visitas, todas com avaliações muito positivas. No Galpão da Criatividade, funcionou a Feira da Mulher Empreendedora, onde vários grupos de mulheres puderam comercializar seu artesanato, bem como produtos alimentícios confeccionados a partir do curso de gastronomia realizado pelo projeto Convergir. A Prefeitura disponibilizou cinco barraquinhas para essas mulheres que não teriam condições de expor e comercializar suas mercadorias num evento como o São João de Caruaru.
No Parque de Eventos a secretaria criou o Espaço Mulher, onde foram prestados vários tipos de atendimentos, a exemplo do encaminhamento de mulheres ao posto de saúde; espaço para as mulheres que aguardavam enquanto seus acompanhantes resolviam situações com a polícia ou estavam em audiência no Juizado do Forró; realização do transporte de mulheres que estavam em situação de vulnerabilidade, para suas residências; atendimento de casos de coma alcoólico, assédio sexual e agressão, fazendo os devidos encaminhamentos; acompanhamento de mulheres que estavam sozinhas, tanto ao posto de saúde, durante seus atendimentos, como para fazer o registro de B.O’s na delegacia; disponibilização de cadeira de rodas, água e atendimento multidisciplinar, com advogada, psicóloga e assistente social, para as mulheres que necessitaram desses atendimentos no espaço.
Sustentabilidade
Entre as ações relacionadas à sustentabilidade foi realizado o plantio de 160 mudas de várias espécies na comunidade de Pau Santo, oficina de cordel com tinta vegetal, campanha de doação de animais abandonados e conscientização sobre o tema, palestras sobre tecnologias para reduzir a poluição no trânsito e descarte de medicamentos no meio ambiente.
Secretaria da Fazenda
A Sefaz realizou o cadastro e a liberação dos mais de 500 alvarás para funcionamento dos ambulantes e comerciantes no período da festa. O cadastro foi realizado seguindo a lista dos comerciantes do ano passado. Após o cadastro, a localização foi indicada pelo órgão. No período da festa, a fiscalização ocorreu em conjunto com outras secretarias e atuou em todos de dias da festa com ações de conscientização e de notificação dos comerciantes sem alvará e com propagandas não permitidas.