Os pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Mesquita e Cristina Lemos, serão conferencistas do 54º Congresso Brasileiro de Olericultura, que acontece de segunda-feira (25) até a sexta-feira (29), no Mercure Recife Mar Hotel Conventions, em Recife. O IPA é vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.
Mesquita apresentará o tema “Panorama e desafios do melhoramento genético de hortaliças em Pernambuco”, às 16h, na quinta-feira (28/07). O presidente do IPA, Gabriel Maciel, será o moderador desse painel. A pesquisadora, Maria Cristina Lemos, ministrará palestra sobre “O Mercado de Produtos Orgânicos na Agricultura Familiar de Pernambuco”, às 8h30, na sexta-feira (29).
O evento é promovido pela A UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, com apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Com o tema “Hortaliças: Inovação Tecnológica e Automação”, o evento visa debater o emprego de tecnologia em busca de soluções para os vários desafios do segmento, bem como a adoção da automação, através da utilização de máquinas e equipamentos, para agilizar e aumentar a produtividade.
O Congresso é voltado a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais das ciências agrárias, sobretudo da agronomia. Empresários e agentes econômicos envolvidos na cadeia produtiva de hortaliças e plantas medicinais e pessoas interessadas na área também podem participar do 54º Congresso Brasileiro de Oleicultura.
A programação conta com mesas-redondas, palestras, reuniões de grupos de trabalho, grupos setoriais, apresentação de trabalhos científicos na forma oral e de e-pôsteres e minicursos, além da solenidade de abertura e jantar de confraternização, bem como atrações culturais. Durante a programação técnico-científica serão abordadas as linhas temáticas, Inovação Tecnológica e Automação na Produção de Sementes e mudas, Cultivo Orgânico, Cultivo de plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, Sistema Hidropônico, Cultivo Protegido e Sem Solo, Solos e Nutrição de Plantas, Plantio Direto, Mecanização, Fisiologia, Fitossanidade, Fitotecnia, Controle Biológico, Genética e Melhoramento Vegetal, Pós-colheita e Comercialização.
O Estado de Pernambuco se destaca no cenário da horticultura brasileira como um importante produtor de hortaliças, sendo que as principais hortícolas cultivadas folhosas próximo ao Recife; tomate no agreste e sertão; cebola, melão e melancia na região do Vale do São Francisco. A integração e a parceria que ocorrem em eventos desta natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, tendo neste caso, proporcionado intercâmbios proveitosos e de alta significância para o universo da Olericultura, além da geração de parcerias de grande impacto e lançamentos de novas tecnologias.