A chegada do período de Natal e festividades de fim de ano está animando os consumidores em Caruaru. De acordo com uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio Caruaru (Sindloja), oito em cada dez (78,50%) consumidores entrevistados vão presentear alguém neste mês de dezembro.
A pesquisa observou ainda que cada consumidor pretende presentear em média quatro pessoas, entre filhos, cônjuge, pais e amigos, sendo o valor médio de R$ 98,50 por presente, o que vai representar um aporte de aproximadamente R$ 65 milhões na economia do município no período de Natal e festividades de fim de ano.
Os itens mais procurados serão vestuário (49%), perfumes e afins (15%), sapatos (8%), brinquedos (7%), eletrônicos (4%), joias e bijuterias (3%). Apenas 6% dos entrevistados não sabem o que vão comprar. Sobre a forma de pagamento, 93% dos entrevistados afirmaram que vão pagar os presentes à vista, seja com dinheiro ou cartão de crédito.
13º salário
Questionados sobre o que pretendem fazer com o 13º salário, os consumidores entrevistados elencaram as prioridades: 20% vão investir ou poupar; 19% vão pagar dívidas; 15% vão fazer compras e reformar a casa.
Hábitos de consumo
A pesquisa também apontou um perfil do consumidor sobre os hábitos de consumo. O levantamento mostrou que 74% dos entrevistados afirmaram avaliar a situação financeira antes de realizar a compra; 65% disseram fazer um acompanhamento mensal de quanto ganha e de quanto gasta.
Sobre os métodos de controle usados nas despesas mensais, os entrevistados citaram caderno de anotações (46%); na cabeça/memória (21%); planilha eletrônica (15%) e 7% não fazem nenhum controle.
A respeito das prioridades no pagamento das contas, 79% garantiram pagar as contas até a data do vencimento, evitando multas e juros, enquanto 21% informaram pagar primeiro as contas básicas e depois quitar as demais, sem levar em consideração a data de vencimento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 28 de novembro deste ano. Foram entrevistadas 200 pessoas, nos seguintes locais de compras: Centro de Caruaru, Fábrica da Moda, Parque 18 de Maio, Polo Caruaru e Caruaru Shopping. O grau de acerto da pesquisa é de 95%. Quem assina a pesquisa é a economista Bruna Claudino, da Assessoria de Economia e Estatística do Sindloja Caruaru.