Os consumidores estão pouco animados em relação à Páscoa 2016: 79% pretendem gastar menos nas comemorações da data e 70% darão atenção prioritária ao preço e às promoções, e não para a qualidade dos produtos. Os dados são da pesquisa “Hábitos de Consumo” divulgada esta semana pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em todo o Brasil, com a finalidade de verificar o comportamento do consumidor em relação às comemorações da data.
A retração dos consumidores para a Páscoa ficou clara também quando se comparam os números deste ano com o levantamento de 2015. A porcentagem dos que pretendem comprar ovos de chocolate em 2016 é de 45% ou 15 pontos percentuais abaixo do ano passado. A maior parte deles (55%) vai optar este ano por produtos como bombons, colombas e barras de chocolate. O levantamento da Boa Vista SCPC revelou ainda que o valor a ser gasto nas comemorações da Páscoa será de R$ 82 neste ano em comparação a R$ 95 de 2015.
Na divisão por regiões do país, a procura pelo menor preço e as promoções será maior no Centro-Oeste, onde 77% farão essa opção (contra 52% em 2015). No Sul a fatia é de 72% (55% no ano passado); no Sudeste, 72% (55%); no Norte, 67% (45%), e no Nordeste, 57% (62%). A prioridade para preço e promoções será maior na classe C (74%), vindo a seguir as classes D/E (70%) e as A/B (62%).
Além disso, segundo a pesquisa da Boa Vista SCPC, 53% dizem que a Páscoa gera despesas extras de supermercado pela compra de produtos como bacalhau, peixe, colomba, bebidas, entre outros. Para 60%, a data é sinônimo de celebração, enquanto 20% relacionam a Páscoa com feriado e outros 20% a associam ao consumo de chocolate. A maioria (83%) pretende pagar à vista as compras referentes à data, dos quais 53% usarão dinheiro como meio de pagamento; depois vem o cartão de débito, com 38%, e cartão de crédito, com 8%. Entre os 17% que pagarão a prazo, 86% planejam usar o cartão de crédito.
Metodologia
Os dados da pesquisa “Hábitos de Consumo” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 2 a 23 de fevereiro de 2016, com 504 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 4%, para mais ou para menos.