Pesquisa revela que 89% das pessoas acreditam que esforço é garantia de sucesso no mercado de trabalho

Uma pesquisa realizada com 1.058 participantes (53% acima de 35 anos e 59% com nível superior) pela Pactive Consultoria, empresa liderada pelo consultor e autor Eduardo Ferraz, constatou que 89%, independente da faixa etária e nível de escolaridade, acreditam na frase “você pode obter sucesso profissional em qualquer área, basta esforço”.

Segundo o consultor essa crença é um grande equívoco. “Esforço é fundamental, mas sem talento é muito difícil ser bem-sucedido em profissões intelectualmente complexas. É raro, por exemplo, ser um ótimo cirurgião, matemático, esportista, jogador de xadrez, escritor, coach, arquiteto ou músico, apenas com muita dedicação. Na verdade, a pessoa pode ser excelente em pouquíssimas atividades, medíocre em várias e incompetente na grande maioria delas. Portanto, esqueça as áreas em que não tenha afinidade e priorize aquelas em que de fato possui talento. Aí sim, uma boa dose de dedicação fará a diferença”, enfatiza ele.

A ressalva é fundamental porque há outro dado preocupante apontado na pesquisa: 49,2% – quase a metade – ainda acham mais importante corrigir pontos fracos, enquanto 50,8% dos respondentes já tem consciência ser prioritário aprimorar pontos fortes para ter resultado na carreira, emprego ou profissão.

O especialista aponta os motivos pelos quais devemos priorizar os pontos fortes para obter a excelência profissional. “Sempre que somos obrigados a fazer uma tarefa complicada e que não temos aptidão, sentimos enorme fadiga mental. Essa exaustão é resultado de uma ação mais intensa dos neurônios relacionados a esta atividade, que leva à produção de adenosina, substância que causa sonolência e nos obriga a desistir ou desacelerar e nos impede de sustentar o mesmo nível de atividade por muito tempo. Ao contrário, quando você executa uma função que seja compatível com seus principais talentos, seus neurônios resistem ao esgotamento por muito mais tempo e sustentam tarefas complexas, eficazmente. Por isso, quanto mais você conseguir usar seus pontos fortes, maior será sua produtividade”, observa Ferraz. Ou seja, não quer dizer que uma pessoa precise se acomodar ou não fazer tarefas desagradáveis de vez em quando, e sim que é vital definir prioridades e gastar energia em carreiras, profissões ou trabalhos em que tenha mais oportunidade de se destacar.

A boa notícia da pesquisa é que quando perguntados sobre o que os motivaria a uma mudança de carreira ou profissão, 71% dos entrevistados responderam que preferem usar melhor seus talentos e apenas 29% mudariam para ganhar mais. “Aí está correto! Escolha áreas em que você tenha vocação, a boa remuneração será consequência”, diz o consultor que resume: “Não acredite na balela que você pode se destacar em qualquer profissão apenas com esforço. O que dá resultado é descobrir seus pontos fortes e, então, dedicar-se bastante para aprimorá-los para obter sucesso”, conclui.

Eduardo destaca estes e muitos outros pontos em seu livro “Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo”, que busca ajudar as pessoas a encontrarem seus talentos e usufruir deles para avançar em suas carreiras.

Sobre Eduardo Ferraz

Com mais de 30 anos de experiência e cerca de 30 mil horas de prática com consultoria em empresas e em treinamentos na área de gestão de pessoas, Eduardo Ferraz é um consultor de empresas que usa a base teórica da neurociência comportamental para posicionar as pessoas certas nos lugares certos.

Além de dar consultorias empresariais, coordenou universidades coorporativas, organizou sucessões em empresas familiares, e também treinou e palestrou para milhares de pessoas. Possui vários cases de sucesso e tem atuado em companhias de grande porte como Banco do Brasil, Bayer, Basf, Bourbon Hotéis, Correios, C. Vale, Dell Anno, Fiat, Livrarias Curitiba, N Produções, Petrobras, Sadia, entre muitos outros.

Em 2010, publicou seu primeiro livro Por que a gente é do que jeito que a gente é. Em 2013, publicou a primeira edição de Seja a pessoa certa no lugar certo (sendo segunda edição lançada em Março/2019). Em 2015, publicou Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa. Em 2017, apresentou ao mercado o livro Gente que convence e, em 2018, Gente de resultados. Somados, esses cinco livros já venderam mais de 250 mil exemplares e permaneceram por mais de cem semanas nas listas dos livros de negócios mais vendidos do país.

Serviço:
Título: Seja a pessoa certa no lugar certo
Autor: Eduardo Ferraz
Gênero: Gestão e Carreira
Editora: Planeta Estratégia
Preço de capa: R$ 41.90

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