Com o objetivo de saber o estado atual da economia e a perspectiva do comerciante caruaruense para os próximos meses, o Sindicato do Lojista do Comércio de Caruaru (Sindloja), por meio de sua Assessoria de Economia e Estatística, realizou uma pesquisa de sondagem do comércio de Caruaru, que mapeou o nível de atividade e as expectativas empresariais do setor.
Segundo o estudo, 40% dos comerciantes entrevistados acreditam que vai haver aumento nas vendas para o Natal e fim de ano, quando comparado com o mesmo período de 2015. O otimismo é grande: 80% deles acreditam que o crescimento pode alcançar até 20%, em relação à mesma época do ano passado.
De acordo com a economista Bruna Claudino, responsável pelo levantamento, foi possível perceber uma sinalização de evolução nos empresários para meses seguintes. “A pesquisa serviu para o monitoramento e antecipação de tendências econômicas, com base em informações fornecidas pelos lojistas”, explica Bruna Claudino, sócia da empresa Simplex Consultoria, que presta serviço ao Sindloja Caruaru.
Apesar de esperarem aumento nas vendas, os empresários não estão planejando novas contratações de funcionários. Apenas 33% disseram que vão ampliar o número de empregados nos próximos três meses, enquanto 63% informaram permanecer com o quadro atual de funcionário. Outros 4% pensam até em demitir pessoal.
Vilã nacional, a crise política e econômica do país é apontada por 86% dos comerciantes de Caruaru como o principal fator que impede a melhora dos negócios da empresa. Entre outros pontos importantes que foram indicados como prejudiciais estão: nível de procura insuficiente (14%), carga tributária (14%), escassez de capital de giro (12%), taxas de juros elevadas (8%) e problemas financeiros (6%).
Questionado se a empresa estava com contas atrasadas há mais de três meses, 96% responderam que não. Já sobre a faixa de inadimplência que a empresa tem para receber, 84,5% afirmaram que o valor é de até R$ 20 mil por cliente endividado.
Para chegar ao resultado, a pesquisa ouviu 100 lojistas (entre donos de empresas e gerentes) no dia 25 de outubro deste ano. Três pontos estratégicos da cidade foram escolhidos para a coleta de dados: o Centro comercial de Caruaru, o Parque 18 de Maio e o Polo Caruaru. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação do questionário da sondagem para o setor de comércio. Os questionários foram direcionados exclusivamente a lojistas e envolveram temas como: volume de vendas, expectativa de vendas para o natal e final de ano, nível de inadimplência e fatores que estão impedindo a melhora do setor e contingente de mão de obra.