Petrobras promete entregar 8 navios em 2015. Em Pernambuco, 4 estão em acabamento

A Petrobras promete entregar oito novos navios de petróleo em 2015, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef), através do qual a estatal vai investir R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários aos estaleiros nacionais.

Atualmente, oito petroleiros já estão em operação e outros 15 estão em fase de construção. Segundo a Petrobras, seis deles estão em fase de acabamento.

Desses, um Suezmax, que transporta óleo cru e pode carregar até 175 mil toneladas de petróleo bruto, está sendo construído no Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape. Os navios desse tipo atendem às limitações do Canal de Suez, no Egito.

Também em Pernambuco, estão ficando prontos três gaseiros, no Estaleiro Vard Promar, também em Suape. As embarcações são construídas para o transporte de gás liquefeito de petróleo e se destinam á navegação de cabotagem.

Ao todo, os dois estaleiros pernambucanos serão responsáveis pela construção de 30 navios. O último a entrar em operação, em dezembro de 2014, foi o Henrique Dias, também construído no Estaleiro Atlântico Sul.

Batizado pela presidente Dilma Rousseff (PT), em abril, o Henrique Dias tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo; o que corresponde a metade da produção diária do País.

O Promef tem três pilares: construir navios no Brasil, manter um índice de conteúdo nacional mínimo de 65% e atingir competitividade internacional após a curva de aprendizado.

De acordo com a Petrobras, os dois primeiros objetivos estão consolidados e o foco atual é atingir a competitividade mundial.

“Os principais players da indústria naval, como Japão, Coreia do Sul e China levaram, respectivamente, 63, 53 e 23 anos para atingir a maturidade do setor. Em um período menor, o Brasil já começa a obter resultados comparáveis aos do mercado chinês”, diz o comunicado da estatal.

No final dos anos 90, a indústria naval empregava menos de 2 mil trabalhadores no Brasil. Hoje, são mais de 80 mil empregos diretos.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *