Petrolina: soma dos candidatos não eleitos chega a 61%

Petrolina, uma das cidades mais importantes de Pernambuco, também se tornou um dos mais concorridos territórios eleitorais do estado. Cinco candidatos disputaram o pleito, que se encerrou neste domingo (2). Miguel Coelho (PSB) assume a Prefeitura a partir de janeiro de 2017, eleito com 38,8% dos votos válidos. Os outros 61,2% dos votos foram distribuídos entre os candidatos Odacy Amorim (PT) com 25.41%, Edinaldo Lima (PMDB) com 21,49%, Adalberto Cavalcanti (PTB) com 13,24% e Perpetua Rodrigues (PSOL) com 1,06% dos votos.

O cenário das eleições em 2016 destoou do último período eleitoral, em 2012, quando o atual gestor, Julio Lóssio, foi reeleito com 45% dos votos. Na ocasião, Lóssio teve uma diferença expressiva de pontos do segundo lugar, o então candidato Fernando Filho, irmão do futuro prefeito Miguel.

Petrolina teve uma configuração eleitoral polarizada, com candidatos de partidos fortes no cenário nacional e manifestações populares distribuídas em vários bairros da cidade. A pouca diferença de votos entre os postulantes demonstrou que o município estava dividido. Em alguns pontos da cidade e também em distritos, a eleição foi decidida por poucos votos de diferença. Com a polarização identificada nesse domingo, o desafio do futuro prefeito será reunir Petrolina, novamente, em torno de um projeto único, que beneficie igualmente toda população.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *