Planalto escala mutirão ministerial para frear PSB

Do PE247

É pau para comer sabão e pau pra saber que sabão não se come. O ditado popular reflete bem o clima tenso entre PT e PSB desde que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pisou no acelerador visando a disputa pelo Palácio do Planalto em 2014 e deixou a base de sustentação do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em meio a críticas de ambos os lados, o PT prepara uma ofensiva de peso. Em dezembro, quatro ministros aportarão em Pernambuco, em uma espécie de mutirão, para ouvir e procurar atender na medida do possível as reivindicações dos prefeitos pernambucanos.

O mutirão ministerial foi articulado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) juntamente com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Em nível estadual, a articulação foi realizada junto ao presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB). Aliado do governador Eduardo Campos, Patriota também tem feito uma série de críticas ao governo da presidente Dilma além de ter idealizado uma série de protestos contra a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que levaram a suspensão dos serviços públicos em mais de 100 municípios pernambucanos.

O encontro, marcado para o dia 2 de dezembro, em Gravatá, no Agreste do Estado, deverá contar com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e a própria Ideli. Também está prevista a vinda de representantes de outros ministérios. A pauta do evento engloba orientações sobre ações e programas federais e quais as melhores formas para que os municípios tenham acesso a programas de financiamento nas mais diversas áreas. Também serão entregues 25 caminhões-pipas e 25 retroescavadeiras para serem empregados em obras e ações em diversas cidades do Estado.

“Ações como esta são importantes e todos os prefeitos pernambucanos serão chamados. O governo federal vem trabalhando muito por Pernambuco e por todos os estados do Nordeste. Essa é uma iniciativa que já deu certo em outros estados e vai ser muito útil aos prefeitos pernambucanos”, disse Humberto Costa ao Jornal do Commercio. Eventos semelhantes já foram realizados junto a prefeitos da Bahia e do Maranhão.

O mutirão ministerial foi anunciado praticamente ao mesmo tempo em que Eduardo Campos tem subido o tom das críticas ao governo Dilma e a diversos partidos da base governista. Além disso, a movimentação feita pelo PT tem como objetivo tentar solapar o apoio maciço dos prefeitos pernambucanos no que diz respeito às intenções presidenciais do governador e, ao mesmo tempo, garantir um palanque forte para a presidente Dilma em Pernambuco.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *