Planejamento garante pé de meia durante aposentadoria

Para ter um futuro financeiramente sossegado é preciso começar a poupar desde cedo. No entanto, a grande maioria das pessoas até sabem disso, porém na prática, pouca gente acompanha a regra.

Segundo informações do Dr. Leandro Vicente, advogado da Associação dos Beneficiários da Previdência Social do Rio de Janeiro (Abeprev), a maioria dos consumidores, com mais de 60 anos, não vem ao longo do tempo fazendo nenhum tipo de reserva financeira ou de investimentos.

Apesar dos consumidores afirmarem ter atualmente uma situação financeira estável, essa tranquilidade parece não ter sido conquistada com uma preparação financeira ao longo dos anos.

Geralmente a falta de planejamento, seguido do excesso de gastos com os familiares e amigos mais próximos, é um dos principais motivos para os consumidores com mais de 60 anos não conseguirem fazer um pé de meia.

Ainda de acordo com o advogado, o primeiro passo é automatizar o hábito de poupar. “Independentemente de qualquer coisa, no dia em que receber os proventos deve-se separar um pouquinho para poupança, garantindo assim uma economia segura” enfatiza.

Quando são questionados sobre as maneiras utilizadas para manter o controle de suas finanças, a maioria dos idosos afirma que fazem tudo de cabeça e/ou admitem não manter controle algum sobre as próprias finanças.

O especialista orienta que fazer este tipo de reserva é fundamental, principalmente na terceira idade. “É o momento em que eles precisam ter uma boa poupança, pois a probabilidade se surgir imprevistos com a saúde é ainda maior. Além disso, poderão arcar com algumas necessidades supervenientes como despesas de remédios, e, claro, além disto, aproveitar os prazeres dessa fase da vida”, finalizou Dr. Vicente.

A ABEPREV está disponível para orientar e esclarecer a todos os consumidores que desejarem mais informações e formas de auxílio ao seu planejamento. Acesse: www.abeprev.org.br

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *