As novas medidas definidas pela Polícia Militar e a Destra que devem reforçar a segurança no Pátio de Eventos em dias de shows, foram apresentadas em coletiva de imprensa, realizada na tarde de hoje, 09, no 4º Batalhão da Polícia Militar. Questões de revista, conduta quanto aos menores de idade, às câmeras que darão apoio as equipes de segurança e os problemas com estacionamento de veículos, foram abordados durante a coletiva.
Segundo o Tenente Coronel Galindo, a partir de hoje haverá mais rigor na entrada de menores no Pátio, eles só terão acesso estando acompanhados por um responsável maior de idade. Ainda sobre os menores, o Coronel explicou que será reforçada a fiscalização nos pontos de comercialização de bebidas alcóolicas. “Nosso objetivo é identificar se há vendedores comercializando bebidas para menores, o que já é lei faz muito tempo. Caso aconteça o flagrante ou a denúncia, o comerciante será levado para o Centro de Operações Integradas, onde serão tomadas as medidas cabíveis”, destacou.
Outro ponto onde haverá mudança é na abordagem feita as mulheres, que passará a ser mais detalhada. “Nós fizemos avaliações após os eventos do final de semana e observamos que necessitávamos de mudança na logística das abordagens ao público. Então decidimos dar mais rigor a este momento de acesso ao Pátio”, disse o Coronel.
Na explanação feita pela PM, as câmeras de monitoramento também foram lembradas, pois haverá um reforço de 48 delas. Algumas fazem parte da Plataforma de Observação Elevada (POE), equipamento da Secretaria de Defesa Social que foi utilizado durante os jogos da Copa do Mundo em Recife e que dará este apoio no Pátio. “Todas as imagens captadas por esses equipamentos serão repassadas para a Central de Comando Integrado, de onde serão coordenadas as ações. Lembrando que este trabalho não se resumira apenas ao interior do Pátio, mas em todo o entorno da festa e demais pontos do município, como por exemplo, nas BR’s 104 e 232. Estaremos monitorando através dessas câmeras, de rondas e blitz, por todo à cidade. Também pensamos em facilitar o cesso dos forrozeiros a um contato onde possam fazer denúncias ou chamadas de emergência ou para acionar a PM. Por isso criamos um número no aplicativo whatsapp, o 9.9999.3362. Através, dele as pessoas podem executar as mesmas ações disponíveis no número 190. Isso porque muitas vezes, por conta do barulho, as pessoas ligam, porém não conseguem ouvir durante a ligação”, acrescentou o Capitão Edmilson Silva.
Por sua vez, a Destra destacou dois pontos muito bem trabalhado, tanto para o conforto, quanto para a segurança de quem vier aproveitar à festa. É a parceria com o Shopping Difusora, que disponibilizará 700 vagas para veículos, cobrando o valor único de R$10,00, nos dias de shows. No local haverá transportes que levarão os clientes do estacionamento até o Pátio de Eventos. O outro ponto trata-se do acesso livre para a circulação dos taxis. “Essas medidas visam evitar que as pessoas sigam para a festa de carro. Por isso estamos facilitando e dando opções para todos. Além disto, estamos intensificando nossas fiscalizações. Nos anos anteriores já tivemos excelentes resultados, comparando 2014 com 2015, houve uma redução de 29% dos acidentes. Outra situação delicada é quanto a questão dos flanelinhas que vamos fiscalizar. Eles cobram valores altíssimos e ainda instruem os condutores a estacionar em locais proibidos”, orientou o Presidente da Destra, Alex Monteiro.
A Fundação de Cultura e Turismo aproveita para informar que os portões de números 03 e 14, que dão acesso ao Pátio de Eventos, ficarão fechados todas as terças, quartas e quintas-feiras, com exceção dos dias 23, 28 e 29, por serem vésperas e dias de santos.